terça-feira, 17 de maio de 2016

Presidente do Governo concede tolerância de ponto a 24 de maio na Graciosa

O Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto no dia 24 de maio aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estejam sediados na ilha Graciosa.




O despacho de Vasco Cordeiro, hoje publicado no Jornal Oficial, destaca o profundo significado religioso para a população da ilha Graciosa de que se reveste a Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora da Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora d’Ajuda, a qual se realiza desde 1717.



GaCS

Publicado por: George Correia

sábado, 14 de maio de 2016

Diretor Regional do Desporto entrega troféus da XV Gala do Desporto Açoriano na Graciosa

O Diretor Regional do Desporto entrega hoje, em Santa Cruz, os troféus atribuídos a personalidades e atletas da ilha Graciosa no quadro da XV Gala do Desporto Açoriano.

Nesta cerimónia, que decorrerá no auditório da Escola Básica e Secundária, António Gomes vai entregar o prémio "Personalidades" a Jorge António Medeiros Borges e Cunha e a José Manuel Gregório Ávila, que completam 30 anos como dirigentes da Associação de Desportos da Ilha Graciosa.

Na categoria de "Resultados e Classificações Nacionais do Desporto Escolar", será galardoada Mainara Edelgidia da Silva Rodrigues, aluna da Escola Básica e Secundária da Graciosa, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de MegaSalto, no escalão de Infantis B femininos.

A Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do desporto escolar e do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional através do trabalho desenvolvido, reconhecendo assim o Governo dos Açores o seu valor social.

Para este efeito, foi criado um modelo descentralizado de entrega dos troféus, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.


GaCS

Publicado por: George Correia

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fases interilhas dos XXVII Jogos Desportivos Escolares decorrem a partir de hoje na Graciosa e em Santa Maria

As ilhas Graciosa e Santa Maria recebem, a partir de hoje, as fases interilhas do ensino secundário, nas modalidades de Futsal masculino e Voleibol feminino, no âmbito dos XXVII Jogos Desportivos Escolares, que decorrem sob o lema “A Escola é Minha!”.

Na modalidade de Futsal masculino, a Fase Interilhas arranca hoje, pelas 18h00, na ilha Graciosa, numa organização do Serviço de Desporto desta ilha, prolongando-se até sábado.

Esta fase conta com a participação de meia centena de atletas da Escola Básica e Secundária da Graciosa, da Escola Secundária das Laranjeiras, que se sagrou vencedora da Fase de Ilha de São Miguel, e da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, que venceu a Fase de Ilha do Pico.

Por sua vez, a ilha de Santa Maria será palco da Fase Interilhas de Voleibol feminino, que decorrerá entre sexta-feira e domingo, envolvendo cerca de 70 participantes, incluindo os elementos da organização.

Organizada pelo Serviço de Desporto de Santa Maria, esta fase contará com a participação da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, da Escola Secundária da Ribeira Grande, vencedora da Fase de Ilha de São Miguel, da Escola Básica e Secundária da Graciosa e da Escola Básica e Secundária da Madalena, do Pico.

Nestes jogos, além das provas desportivas e da componente social, os participantes estarão ainda envolvidos, dentro das orientações do ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, em sessões de formação sobre “Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva” e “Violência no Namoro”.



GaCS
Publicado por: George Correia

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Governo dos Açores adjudica obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, adjudicou a obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa, pelo valor global de cerca de meio milhão de euros, à Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A..

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 240 dias e prevê diversas intervenções de consolidação das infraestruturas do porto, designadamente no lado exterior do molhe cais.

O projeto contempla ainda intervenções na superstrutura e no pavimento do cais, na fundação do cais do topo, no paramento e no muro-cortina, bem como a reabilitação da rede de iluminação.

Com esta obra, o Governo dos Açores pretende, além de reparar os estragos causados por intempéries, consolidar as estruturas afetadas, prevenindo situações futuras, e melhorar as suas condições de utilização, contribuindo, assim, para uma maior segurança dos profissionais da pesca e das suas embarcações.



GaCS
Publicado por: George Correia