Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Reservatório de água em Santa Cruz está aberto ao público

AVISO
RESERVATÓRIO DE ÁGUA
A Câmara Municipal informa que se encontra aberto à população o Reservatório de Água sito na Rua Eng. Manuel Rodrigues Miranda, na freguesia de Santa Cruz da Graciosa, de segunda a sexta-feira, das 13:30 horas às 17:00 horas.
O Reservatório de Água mostra a forma como a população conseguiu contornar o problema dos fracos recursos de água, criando assim estruturas que não são comuns nas restantes ilhas açorianas, justificando a sua importância como património e parte da história da Ilha Graciosa.
Hoje em dia, apesar de desativadas, uma variedade de construções ligadas à captação, armazenamento e distribuição de água constitui um interessante tema no campo da Arquitetura.
A forma como foram implementadas e construídas, assim como os materiais utilizados, revelam a criação de uma resposta competente quanto à necessidade de lidar com a escassez da água.

GaCS
Publicado por: George Correia

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Festival de Coros da Ilha Graciosa decorre este fim de semana

Integrado no Ciclo Musical de Outono, este sábado e domingo realiza o Festival de Coros da Ilha Graciosa que conta com a participação do Coral Notas Livres de Vendas Novas e o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa.
 
No sábado, 24 de Outubro, pelas 21h00, no auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, actuarão o Coro da Matriz e o Coral Notas Livres de Vendas Novas.
No dia seguinte, domingo, o Coro de Vendas Novas realizará um 2º concerto no Centro Cultural da Graciosa, pelas 21h00, com um programa diferente do primeiro.
O Festival de Coros da Ilha Graciosa 2015 é organizado Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa.


Publicado por: George Correia

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Campanha SOS Cagarro contribui para conservação da espécie a nível mundial, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou, em Ponta Delgada, a importância da Campanha SOS Cagarro para a conservação dos cagarros que nidificam nos Açores, salientando que se trata de uma iniciativa “respeitada internacionalmente" e que projeta a Região "como um caso de sucesso no que respeita a iniciativas de conservação da natureza”.
“Cerca de 65% da população mundial desta ave marinha reproduz-se nas nossas ilhas e, portanto, o sucesso do destino Açores também é reconhecido pelos cagarros como destino de lua de mel”, salientou Fausto Brito e Abreu, que falava quinta-feira na sessão de abertura da Campanha SOS Cagarro 2015.

O Secretário Regional do Mar sublinhou “a responsabilidade especial da Região para a conservação desta espécie”, acrescentando que o objetivo é tornar a campanha “mais relevante, fazendo uso cada vez melhor dos dados científicos que são recolhidos”.

Brito e Abreu referiu ainda a necessidade de “sensibilizar os turistas para colaborarem nas brigadas noturnas, que podem ser encaradas como uma atividade turística diferente”.

A Campanha SOS Cagarro, que se realiza desde 1995, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, sendo operacionalizada pelos Parques Naturais de Ilha.

Esta iniciativa que se realiza todos os anos, de 15 de outubro a 15 de novembro, permite salvar milhares de juvenis desta espécie.

Esta campanha apresenta uma vertente de educação ambiental, com exposições, sessões em escolas e ações conjuntas com a PSP, GNR e escuteiros para sensibilização dos condutores, e uma vertente de conservação da natureza, em que são organizadas brigadas noturnas de salvamento de cagarros em todas as ilhas, bem como iniciativas de anilhagem de aves para facilitar o estudo da espécie.


Durante a campanha SOS Cagarro 2014 foram registados e salvos 2.841 cagarros, tendo estado envolvidos mais de três centenas de parceiros e cerca de 2.500 pessoas, entre voluntários e público-alvo de ações de sensibilização.


Anexos:
201S.10.16-SRMCT-SOSCagarro.mp3

GaCS

Publicado por: George Correia