Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Abertas as candidaturas à atribuição das Tascas/Restaurantes para as Festas do Senhor Santo Cristo de 2015

A Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2015 informa todos os interessados que se encontram abertas as candidaturas à atribuição das Tascas/Restaurantes na Praça de São Francisco. 

Assim, para concorrer à exploração de uma Tasca/Restaurante durante as Festas do Senhor Santo Cristo, deve apresentar uma proposta em carta fechada até ao dia 13 de abril, segunda-feira, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, sendo o valor mínimo de aluguer destes espaços 200 euros.

Os envelopes devem estar identificados com nome e contacto telefónico e serão abertos no dia 15 de abril, quarta-feira, na presença de todos os candidatos. 

Para mais informações, por favor contacte a Câmara Municipal.

CMSCG

terça-feira, 24 de março de 2015

Graciosa, Corvo e Flores aderem à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras

O Governo dos Açores vai formalizar a adesão das Reservas da Biosfera da Graciosa, Corvo e Flores à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras durante a conferência desta rede que decorre a partir de hoje em Attard, na ilha de Malta.

O Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, participou, esta manhã, na sessão de abertura desta conferência, que reúne cerca de meia centena de participantes, entre representantes da UNESCO e de Reservas da Biosfera de cerca de duas dezenas de países de todos os continentes, e que foi presidida pelo Ministro do Ambiente da República de Malta, Leo Brincat.

O programa dos trabalhos deste encontro internacional inclui, na quarta-feira, a apresentação da candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera, cuja proposta de delimitação de áreas foi acordada na reunião da Comissão de Acompanhamento criada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente e que integra representantes das autarquias e da sociedade civil da ilha.

A participação da candidatura das Fajãs de São Jorge neste evento constitui uma oportunidade de promoção da candidatura e da recolha de apoios institucionais de outras reservas e entidades presentes na reunião.

O programa da conferência contempla ainda uma sessão de provas de vários tipos de queijo de São Jorge e de conservas de atum da Fábrica de Santa Catarina.



GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Presidente do Governo concede tolerância de ponto na tarde de Quinta-Feira Santa

O Presidente do Governo concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional no período da tarde de quinta-feira, 2 de abril, considerando a "relevância que a celebração da Páscoa representa para as famílias açorianas".

O despacho assinado por Vasco Cordeiro, hoje publicado em Jornal Oficial, refere que esta tolerância de ponto se destina a "permitir a adequada celebração dessas festividades na Região".



GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 22 de março de 2015

Governo disponibiliza online e em livro compêndio didático sobre “A Água nos Açores”

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, para assinalar o Dia Mundial da Água, disponibiliza a partir de hoje um compêndio didático intitulado “A Água nos Açores”, que reúne informação de fácil consulta e linguagem acessível.

A sensibilização para a problemática da carência de água e dos riscos ambientais associados, bem como a promoção de atitudes sustentáveis, necessárias para a minimização de impactes ao nível da qualidade da água e da degradação dos meios hídricos, são os principais objetivos desta iniciativa.

Esta publicação, que se dirige, especialmente, às crianças e jovens, será distribuída em formato livro a todas as escolas do Ensino Básico dos Açores.

O livro está também disponível online para todos os interessados no endereço eletrónico http://servicos-sraa.azores.gov.pt/grastore/dra/AAguaNosAcores2015.pdf.

O Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992, é assinalado a 22 de março, uma data destinada à discussão sobre os temas relacionadas com este importante bem natural, tendo as Nações Unidas proposto à reflexão para este ano o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”.



GaCS


Publicado por: Jorge m. Gonçalves

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vida e obra de Álvaro Cunhal em exposição no Museu da Graciosa

O Museu da Graciosa informa que se encontra patente ao público até 30 de Abril de 2015, na sala de exposições temporárias desta instituição, a exposição biográfica e documental Álvaro Cunhal. Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro.




Álvaro Cunhal é no século XX e na passagem para o século XXI, em Portugal, uma das personalidades que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana. A exposição foi concebida para a comemoração do centenário do seu nascimento (1913-2013) e pretende evidenciar o percurso de homem, revolucionário, militante e dirigente político desta figura pública.




Museu da Graciosa


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Ministério da Educação alerta escolas para cuidados na observação de eclipse solar

O Ministério da Educação e Ciência alertou hoje as escolas para os cuidados na observação, na sexta-feira, do eclipse total do Sol, que será parcial em Portugal, devido aos riscos de lesões oculares, inclusive cegueira.


Em Portugal, o eclipse começa pelas 08:00 (hora de Lisboa) e termina pelas 10:00, com o seu pico a acontecer pelas 09:00.

Em comunicado, o ministério lembra que a observação do Sol "requer procedimentos de segurança corretos que, a não serem observados, terão como consequência graves riscos para a visão e, no limite, a cegueira". 

Na nota, a tutela adianta que a Direção-Geral de Educação, em colaboração com o Observatório Astronómico de Lisboa e a Direção-Geral da Saúde, enviou hoje às escolas "informação pormenorizada" sobre o eclipse solar e os cuidados a ter durante a observação.

O ministério avisa que o Sol "nunca deve ser observado diretamente sem filtros solares oculares", mais conhecidos como "óculos de eclipses", nem através de óculos escuros, vidros negros fumados, películas ou negativos fotográficos e radiografias.

A observação com óculos de proteção especial "nunca deve exceder períodos de 30 segundos", fazendo-se "sempre intervalos de três minutos de descanso".

A tutela sugere como método seguro de observação do eclipse a projeção da imagem do Sol num cartão, por meio de um orifício, ou a visualização da imagem projetada na sombra das árvores.

O comunicado do ministério esclarece que os alunos podem assistir, na quarta-feira, a uma vídeo-difusão sobre a temática, a partir das 11:00, em http://live.fccn.pt/mec/dge/eclipse.

O eclipse solar de sexta-feira será total apenas no extremo norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé (Dinamarca) e Svalbard (Noruega) e na região Ártica, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. No resto do mundo, será visto como parcial.

Um eclipse do Sol sucede quando a Lua, satélite natural da Terra, se interpõe entre o seu planeta e o Sol, ocultando total (eclipse total) ou parcialmente (eclipse parcial) a luz solar.




Fonte: Lusa / SIC

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 15 de março de 2015

Desfibrilhadores Automáticos Externos nas ambulâncias da Graciosa a partir de abril, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Santa Cruz, a implementação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nas ambulâncias da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa a partir de 15 de abril.

Luís Cabral, que falava na cerimónia comemorativa do 34.º aniversário daquela corporação de bombeiros, frisou que a aquisição dos DAE vai possibilitar “uma maior e mais eficaz capacidade de resposta às necessidades dos graciosenses na área cardiovascular”, permitindo, desta forma, aos bombeiros contribuir “para o reforço da cadeia de sobrevivência”.

“Este é mais um passo significativo que o Governo dos Açores dá na área da emergência pré-hospitalar, que pretende garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória”, afirmou Luís Cabral.

A implementação de DAE na Região Autónoma dos Açores está a cargo do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e visa o reforço de uma resposta integrada ao socorro precoce e evolutivo em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Esse reforço é garantido com a difusão da capacidade de desfibrilhação em veículos de emergência tripulados por não médicos, tornando-se o socorro, efetivamente, mais precoce.

Na sua intervenção, o Secretário Regional da Saúde enalteceu ainda o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da ilha Graciosa.

“Estamos a fazer cada vez mais e melhor para melhorar a vida dos Açorianos e, neste caso em concreto, dos Graciosenses”, salientou Luís Cabral.


Anexos:

GaCS



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 10 de março de 2015

Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária da Graciosa)










































Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária da Graciosa)


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 6 de março de 2015

Hora do Conto na Biblioteca Municipal da Graciosa

A CPCJ da Graciosa e a Câmara Municipal voltam a organizar este ano a Hora do Conto na Biblioteca Municipal. Durante as férias da Páscoa todas as crianças poderão participar nesta atividade que se realizará nos dias 23, 25 e 30 de março e 1 de abril, pelas 15:00.






























Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 3 de março de 2015

Agenda Cultural de Março 2015 do Museu da Graciosa
































































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Concerto do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, Domingo, 8 de Março de 2015, pelas 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa

Concerto do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa - Açores
Domingo, 8 de Março de 2015, pelas 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa realizará um concerto com Fábio Mendes, ao piano e Afonso Granjo, como Maestro convidado.



















Publicado por:  Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 2 de março de 2015

Peça do Mês de Março de 2015 do Museu da Graciosa, um projetor de cinema

Peça do Mês
Denominação  Projetor de cinema
Material   madeira, ferro, chapa, vidro e plástico
Datação  anterior a 1975
Número  8041 G
Fabricante  Cinemeccanica, Milão, Itália, criado em 1920
Função  usado para projeção de filmes
Dimensões  alt. 215 x comp.  90 x larg. 50 cm
Proveniência  doação de Eurico Vieira da Costa, Santa Cruz da                 Graciosa, 1983

Nº inv. MG 65


Dispositivo ótico-mecânico usado para projeção de imagens sobre uma superfície branca e lisa, de 35 mm, constituído por lente, lâmpada e condensador, obturador e bobinas de alimentação e de recolhimento de filmes. Este dispositivo também é conhecido por máquina de cinema.


Museu da Graciosa
Largo Conde de Simas, 17 
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
( +351 295 712429 / 7 +351 295 732427


Publicado por: Jorge M. Gonçalves