domingo, 28 de dezembro de 2014

"Vem aí um novo ano" ... cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes































Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa)

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Receitas médicas aviadas no cartão do cidadão

No próximo ano, o utente do SNS vai precisar apenas do cartão de cidadão para aviar uma prescrição médica ao balcão da farmácia. As receitas sem papel devem chegar no segundo trimestre de 2015, noticia o JN.

Em meados do próximo ano, se tudo correr dentro do expectável, o utente com uma doença crónica, por exemplo, poderá pedir a renovação do receituário no Portal do Utente, ir à farmácia e levantar os medicamentos com o cartão do cidadão, evitando passar no centro de saúde, noticia o JN.

Mais conforto para o utente e menos risco de fraude serão as principais vantagens da desmaterialização da prescrição electrónica, que já esteve em testes no Norte e no Sul.

Quem não tem cartão do cidadão receberá um PIN de dispensa e pode aviar a receita na farmácia. Contudo será dado privilégio ao cartão do cidadão.


Fonte: .jornaldenegocios.pt

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Governo promove boas práticas para impedir disseminação da doença que afeta coelhos na Graciosa

A Diretora Regional dos Recursos Florestais anunciou, em Ponta Delgada, alterações ao calendário venatório em S. Miguel, relativamente à caça de coelho-bravo, bem como iniciativas destinadas a informar a população da Graciosa sobre os comportamentos a adotar na sequência do aparecimento da Doença Hemorrágica Viral entre a população de coelhos nesta ilha.


“A DRRF, que tem acompanhado a evolução da doença através da realização diária de vistorias, recolha e eliminação dos cadáveres, como forma de eliminar potenciais focos infeciosos, vai publicar, até ao final desta semana, um folheto informativo sobre a forma de atuar perante a deteção de animais mortos por esta doença”, revelou Anabela Isidoro, destacando a necessidade de evitar o contacto direto com coelhos mortos, avisar de imediato os Serviços Florestais locais, prevenir a disseminação para os coelhos domésticos e promover a desinfeção de calçado, vestuário, ferramentas e o interior das viaturas.

Com o mesmo objetivo, a Direção Regional de Agricultura está a preparar medidas preventivas para acautelar a disseminação da doença, nomeadamente a colocação de cartazes informativos em locais públicos.

“Esta doença, apesar de muito contagiosa para os coelhos, não é transmitida ao ser humano ou a outras espécies animais”, afirmou Anabela Isidoro, frisando, no entanto, que “não deve ser consumida a carne de coelhos infetados e deve-se proceder à recolha e eliminação dos animais mortos”.

Anabela Isidoro falava terça-feira, no final de uma reunião com representantes de movimentos associativos ligados à agricultura, caça, floresta e ambiente, em que também participou a Federação Agrícola dos Açores, durante a qual foi feito um ponto de situação relativamente ao aparecimento da Doença Hemorrágica Viral (variante RHDHV2) na Graciosa, que originou a interdição de qualquer ato venatório nesta ilha.

Relativamente à necessidade de promover um maior esforço de caça sobre o coelho-bravo em S. Miguel, nas zonas onde esta espécie cinegética tem causado prejuízos nas culturas agrícolas, foi dado parecer positivo nesta reunião, em que também participaram os elementos do Conselho Cinegético de Ilha, à alteração ao calendário venatório.

Nesse sentido, durante o mês de janeiro, a caça ao coelho-bravo estará aberta em toda a ilha de S. Miguel às quintas-feiras, domingos e feriados, até às 15h00, com um limite de seis coelhos por caçador.

Em fevereiro, para direcionar o esforço de caça para zonas de culturas hortícolas, a caça estará aberta na Zona 1 às quintas-feiras, domingos e feriados, do nascer ao pôr-do-sol, com um limite de 10 peças por caçador.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Secretário Regional da Saúde nomeia Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa

O Secretário Regional da Saúde nomeou o novo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, que continua a ser presidido pela médica Carla Alexandra Bettencourt Medeiros, que assume também o cargo de Diretora Clínica.
Carla Medeiros concluiu a licenciatura em Medicina em 2003 na Universidade do Porto, fez o Internato Geral no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e exerceu a atividade de Assistente de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Ponta Delgada.
A partir de 2010, desempenhou as funções de Assistente de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, assegurando também a Saúde Materno e a Saúde Infantil de toda a ilha, bem como o rastreio do Cancro do Colo do Útero e o Planeamento Familiar.

Gina Maria da Silva Dutra Ávila é também reconduzida no cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Gina Ávila foi professora na Escola Preparatória da Praia da Vitória e na Escola Preparatória da Graciosa, ocupou depois o lugar de Vogal Administrativo do Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e, em 2011, passou a exercer as funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

O enfermeiro Paulo José da Cunha Vasconcelos é nomeado Vogal Executivo do Conselho de Administração e Diretor de Enfermagem.

Licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, Paulo Vasconcelos trabalha desde essa altura na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, na área de prestação de cuidados, sobretudo nos serviços de Internamento e Urgência, tendo também desempenhado funções de tutor de estudantes em Ensino Clínico de Cuidados Continuados de Enfermagem e Promoção da Qualidade de Vida.



GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cartoon do Prof. Paulo Gomes sobre a proibição da caça ao coelho na Ilha Graciosa









































Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária da Graciosa)

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 14 de dezembro de 2014

Passeio de Natal Solidário da Moto Club da Ilha Graciosa

O Moto Club Ilha Graciosa promoveu na tarde deste Sábado, dia 13 de Dezembro o último passeio do ano e com verdadeiro espirito de partilha. Os participantes foram convidados a trazer bens alimentares de primeira necessidade para constituir um Cabaz de Natal, o qual foi entregue aos responsáveis pela Delegação da Cáritas da Ilha Graciosa, para posteriormente ser distribuído por famílias carências. 

Após a entrega do Cabaz de Natal, os participantes enfrentaram o frio e fizeram-se à estrada percorrendo várias localidades, acabando o passeio na sede no clube para alguns momentos de convívio.




Fonte: RG

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Entrevista da Sra. Professora Adelaide Teles no Diário Insular de 12-12-2014


















































Fonte: Diário Insular

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Funcionários públicos com tolerância de ponto a 24 e 31 de dezembro

O Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional nos dias 24 e 31 de dezembro, tendo em conta a “relevância que a celebração das festividades de Natal e de Ano Novo representa para as famílias Açorianas”.

O despacho assinado por Vasco Cordeiro tem ainda em conta a “tradição de conceder tolerância de ponto de modo a permitir a adequada celebração dessas festividades” na Região Autónoma dos Açores. 



GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Esclarecimento da Secretaria Regional da Educação e Cultura sobre a Academia Musical da Ilha Graciosa

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, face à notícia sobre o início do ano letivo na Academia Musical da Ilha Graciosa, entende esclarecer o seguinte:

1 - O não arranque das aulas prende-se, ao contrário do que se pretende fazer crer, com o facto de a Direção daquele estabelecimento de ensino não ter entregado ainda a documentação necessária à obtenção do paralelismo pedagógico;

2 - Tal como a Direção da Academia Musical bem sabe, o apoio da Região às instituições de ensino particular, cooperativo e solidário, como é o caso da Academia Musical da Ilha Graciosa, está definido em Decreto Legislativo próprio, que determina um conjunto de condições, entre as quais possuir um quadro docente qualificado e reconhecido pela tutela;

3 - A Academia Musical não reúne as condições previstas na lei para que lhe seja concedido o paralelismo pedagógico e, por consequência, o apoio da Região;

4 - O Governo dos Açores reafirma a sua disponibilidade, logo que sejam preenchidos os requisitos legais, para apoiar a Academia Musical da Ilha Graciosa, na exata medida em que o faz com todos os outros estabelecimentos de ensino particular, cooperativo e solidário;

5 - Todas as outras questões, nomeadamente a segurança do atual edifício, onde funcionam outras instituições, como a escola do 1.º ciclo, estão a ser devidamente avaliadas e tratadas pelos serviços competentes.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

"Pedidos de Natal" cartoon da autoria do Prof. Paulo S Gomes






























Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária da Graciosa)

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

CONCERTO DE NATAL NA GRACIOSA No Centro Cultural a 14 de Dezembro de 2014










































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Nova Farmácia graciosense abre Segunda-feira, dia 15 de Dezembro de 2014

O Posto Farmacêutico, da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, abre Segunda-feira, às 8h30.

O posto a abrir no antigo Centro de Saúde, na Avenida Mouzinho de Albuquerque, terá um horário de funcionamento de Segunda a Sexta, das 8h30 às 18 horas e ao Sábado das 9 às 12 horas.


Recorde-se que há cerca de 2 anos que os graciosenses sentem a falta de medicamentos na ilha e a abertura do posto farmacêutico, tem como o objectivo suprir essa carência.


Fonte: RG

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mais um Cartoon sobre o Ranking das escolas 2014, da autoria do Prof. Paulo Gomes














Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa)


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Peça do Mês de Dezembro de 2014 / Museu da Graciosa











































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Filme de animação "AVIÕES", esta Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014, no Centro Cultural da Graciosa











































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Mais um cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes sobre o surto de sarna na Graciosa






























A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa encontra-se temporariamente encerrada devido a este surto de sarna



Cartoon da autoria do Prof. Paulo Gomes


Publicado por: Jorge M. Gonçalves