segunda-feira, 30 de junho de 2014

Programa das Festas do Senhor Bom Jesus 2014










Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O grupo de teatro graciosense A Semente estreia a peça HOTEL SARILHOS no Centro Cultural da Graciosa, dia 4 de Julho de 2014

Integrado na Temporada de Teatro da Ilha Graciosa 2014, informamos que no dia 4 de Julho de 2014 (6ª Feira), pelas 21h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, o grupo de teatro graciosense A Semente estreia a peça Hotel sarilhos, uma divertida comédia, com texto original de José Almeida.

A acção  desenrola-se num hotel termal de província, no início de mais uma temporada de Verão. Com a chegada dos hóspedes, todos da maior respeitabilidade, o hotel vai ganhando vida. Vicente, dono do hotel, surdo como uma porta, e a sua filha Patrícia, romântica e sonhadora, fazem todos os possíveis para que os seus hóspedes tenham uma excelente estadia. Mas,... conseguirão ?

Ficha técnica: encenação: o grupo e Toni Nobre; cenografia: o grupo; elenco: Ana Félix, Daniela Bettencourt, Fátima Costa, Lúcia Aguiar, Marina Silva, Teresa Ávila, Bruno Silveira, Fernando Aguiar, João Natal, Manuel Osvaldo e Toni Silveira; Duração: 105 minutos; produção: Grupo de Teatro A Semente; assistente de produção: Jorge Cunha; caracterização: o grupo; montagem e operação de luz e som: Fernando Costa.

A Temporada de Teatro da Ilha Graciosa é uma iniciativa do Grupo de Teatro A Semente e conta com o apoio da Direção Regional da Cultura-Museu da Graciosa, Direção Regional da Juventude, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Casa do Povo da Praia e Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.











Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Cartaz oficial da Feira Taurina da Graciosa 2014!






Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Temporada de Teatro da Ilha Graciosa 2014 - Apresentação da peça À Deriva

Integrado na Temporada de Teatro da Ilha Graciosa 2014, informamos que no dia 5 de Julho de 2014 (Sábado), pelas 21h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, será paresentada a peça À Deriva, pelo grupo Ajidanha, de Idanha-a-Nova, do Distrito de Castelo Branco.
À Deriva é uma adaptação livre do texto teatral Em Alto Mar, de Slawomir Mrozek e conta-nos....a história de dois homens e uma mulher perdidos em alto mar, após o que se julga ter sido uma catástrofe natural. O enredo da peça gira em torno da maneira como estes três náufragos, circunscritos ao espaço de uma balsa (jangada) e ao mesmo tempo rodeados pela imensidão do mar, enfrentam o problema da fome.
A Temporada de Teatro da Ilha Graciosa é uma iniciativa do Grupo de Teatro A Semente e conta com o apoio da Direção Regional da Cultura-Museu da Graciosa, Direção Regional da Juventude, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Casa do Povo da Praia e Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.

Jorge António de Medeiros Borges e Cunha
Diretor do Museu da Graciosa
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURAMuseu da Graciosa
Largo Conde de Simas, 17 
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
( +351 295 712429 / 7 +351 295 732427
http://www.culturacores.azores.gov.pt





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Está de volta a animação na Praça Fontes Pereira de Melo às quintas-feiras.

A Câmara Municipal volta a trazer animação à Praça Fontes Pereira de Melo às quintas-feiras. 

Com o objetivo de dinamizar a nossa "sala de visitas" e concomitantemente promover a cultura musical da nossa ilha, o Município convida todos os graciosenses a passarem os serões de quinta-feira da forma mais agradável possível, na nossa Praça, a partir do dia 3 de julho, pelas 22:00.






Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Exposição de fotografia no MUSEU da GRACIOSA

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 13 de Julho de 2014  Memórias da Graciosa - Freguesias da Luz e de Guadalupe. Trata-se de uma exposição de fotografias sobre aspectos sócio-económicos-culturais-religiosos e recreativos destas duas freguesias da Ilha Graciosa.







Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O filme "O LOBO DE WALL STREET" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 20 de Junho de 2014

O filme "O Lobo de Wall Street" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 20 de Junho de 2014

Ficha Técnica:

País: EUA 
Género: Crime, Comédia 
Duração: 180 m 
Classificação: M16
Realização: Martin Scorsese
Interpretação: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey, Rob Reiner, Jon Favreau, Jean Dujardin 

Sinopse
A história verídica do corretor da bolsa nova-iorquino Jordan Belfort. Do sonho americano à ganância empresarial. Belfort passa de ações de pouco valor e dos ideais de justiça para as OPV e uma vida de corrupção, no final dos anos 80. O sucesso excessivo e a sua gigantesca fortuna aos vinte e poucos anos, enquanto fundador da corretora Stratton Oakmont, deram a Belfort o título de O Lobo de Wall Street.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 16 de junho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PISCINA MUNICIPAL ABRE AMANHÃ, DIA 14 DE JUNHO

A Piscina Municipal da Graciosa é uma das zonas balneares mais frequentadas pelos graciosenses e pelos turistas. 

Com água vinda diretamente do mar e com um sistema de renovação de água constante, este é um espaço de que qualquer banhista poderá desfrutar, trazendo a sua família. 

Com capacidade para 406 pessoas, possuí duches interiores e exteriores, bem como sanitários, para além de zona de solário e relvado. 


O valor do bilhete de entrada é de 0,50€ e o valor do aluguer de uma espreguiçadeira é igualmente de 0,50€.


Todas as crianças até aos 10 anos, inclusive, têm acesso gratuito e terão que ser, obrigatoriamente, acompanhados por adultos. 

A Piscina Municipal estará aberta ao público de terça-feira a domingo das 13:30 às 19:30.


CMSCG


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "12 ANOS ESCRAVO" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 13 de Junho de 2014

O filme "12 ANOS ESCRAVO" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 13 de Junho de 2014

12 Anos Escravo) é um filme de drama épico e histórico britânico-estadunidense de 2013 e uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação. A primeira edição acadêmica do livro de memórias de Northup, co-editado em 1968 por Sue Eakin e Joseph Logsdon, cuidadosamente refizeram e validaram a narrativa e concluiu-se que sejam precisas.
Este terceiro filme dirigido por Steve McQueen foi escrito por John Ridley. Chiwetel Ejiofor interpreta Solomon Northup e tem sido muito elogiado por seu trabalho. A filmagem principal teve lugar em Nova Orleães, Louisiana, de 27 de junho a 13 de agosto de 2012, com um orçamento de produção de 20 milhões de dólares. Os locais utilizados foram quatro plantações antebellum históricos: Felicity, Magnolia, Bocage, e Destrehan. Dos quatro, Magnolia está mais próximo nas proximidades da fazenda real onde Northup foi mantido.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Exposição "O Tabaco"

Continua patente ao público no Museu da Graciosa, até 20 deste mês de Junho, a exposição O tabaco, de Marcelo Borges. É uma homenagem aos homens da Ilha de S. Miguel, que insistem em não deixar morrer uma cultura que se confunde com a identidade açoriana. Esta exposição recebeu da Direcção Regional da Cultura uma bolsa para criação artística.













Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 6 de junho de 2014

6º RALI da Ilha Graciosa 18 e 19 de Julho de 2014





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Concerto com Maria Margarita, da Bélgica, no Museu da Graciosa a 10 de Junho de 2014

MUSEU da GRACIOSA - 10 Junho 2014, 21h30, 3ª Feira, Concerto com Maria Margarita, da Bélgica, e documentário, integrado no Azores Fringe Festival.






Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O filme "NON-STOP" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 6 de Junho de 2014

O filme "NON-STOP" vai estar em exibição no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 6 de Junho de 2014

Ficha Técnica:

País: Reino Unido, França, EUA 
Género: Ação, Thriller
Duração: 106 m 
Classificação: M12
Realização: Jaume Collet-Serra
Interpretação: Liam Neeson, JUleanne Moore,Scoot McNairy 



Sinopse

Durante o voo transatlântico entre Nova Iorque e Londres, o US Air Marshall Bill Marks recebe uma série de misteriosas mensagens de texto, ordenando-lhe que instrua o governo a transferir 150milhões de dólares para uma conta off-shore ou um passageiro será morto a cada 20 minutos. O que se segue é um trepidante jogo do gato e do rato com as vidas dos 146 passageiros reféns nesse avião.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Comunicado pré-congresso das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas Convidam Todos a Assistir ao Congresso



“Continue a Buscar Primeiro o Reino de Deus!”
ANGRA DO HEROISMO - As Testemunhas de Jeová estão a convidar todos os seus vizinhos a assistir ao seu congresso anual, a ser realizado no Centro Cultural e de CongressosO programa deste ano terá como tema “Continue a Buscar Primeiro o Reino de Deus!”
Rui Batistaporta-voz do congresso, salienta: “As pessoas de muitas religiões oram pela vinda do Reino de DeusEste congresso irá explicar o que é esse Reino e como ele pode ser uma influência positiva nas nossas vidas. Um dos destaques do programa será a palestra de abertura na sexta-feira de manhã, que mostrará como é que o Reino está a beneficiar as pessoas de hoje”. Acrescenta ainda: “A crença central das Testemunhas de Jeová, com base na evidência bíblica e histórica, é que Jesus Cristo começou a governar como o Rei do Reino de Deus em 1914. Este ano, o programa do congresso marca o centenário desse evento.”
A partir de 21 de Junho, e durante as seguintes semanas, até quinta-feira, dia 17 de Julho, as Testemunhas de Jeová farão um esforço extra para convidar pessoalmente cada morador de todas as ilhas do Grupo Central e Ocidental para assistir ao congresso com elas. Este evento de três dias será realizado em Angra do Heroísmo, começará sexta-feira, 18 de Julho de 2014às 09:20h. A entrada é livre. Os Congressos das Testemunhas de Jeová são custeados totalmente por donativos voluntários.

Todas as 9 congregações das Testemunhas de Jeová da região apoiarão a distribuição local dos convites para o congressoEstima-se que um total de 400 pessoas irão ao Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo durante esse fim-de-semana para assistir ao congresso bíblico.

Em Portugal, haverá 19 congressos em 12 cidadesNo mundo todo, há mais de 7,9 milhões de Testemunhas de Jeová em mais de 113.000 congregações.

Link relacionado:
Congressos anuais das Testemunhas de Jeová: http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/congressos/



 WWW.JW.ORG


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Peça do Mês de Junho no Museu da Graciosa é um Naperon de Frioleira


O naperon com 25 cm de diâmetro foi doado ao Museu da Graciosa em 1993 por D. Arlete Cunha que residia em Bom Jesus, Santa Cruz da Graciosa.

Naperon de frioleira
Rendilheira desconhecida, s/data
Linha de algodão
D. 25,2 cm
10 gr
Proveniência: Doado pela D. Arlete Cunha, Bom Jesus, Santa Cruz Graciosa no ano de 1993

Inventário: MG 2558


A peça de artesanato pode ser apreciada no átrio do Museu da Graciosa, durante o horário de funcionamento da instituição.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 1 de junho de 2014

Agenda Cultural do Museu da Graciosa para Junho de 2014








Publicado por: Jorge M. Gonçalves