Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cinema na Graciosa para o mês de Junho de 2014

Lista de filmes a exibir no Centro Cultural da Graciosa durante o mês de Junho de 2014








































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O filme "Jack Ryan: Agente Sombra" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 30 de Maio de 2014

O filme "Jack Ryan: Agente Sombra" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 30 de Maio de 2014.

Jack Ryan, um jovem analista da CIA, descobre um plano para criar um calapso na economia americana.







Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Animação infantil no Dia da Criança a 31 de Maio na Praça Fontes Pereira de Melo em Santa Cruz da Graciosa

A animação decorre na Praça Fontes Pereira de Melo entre as 10h00 e as 12h00, com insufláveis e atelier de desenhos.
Para celebrar o Dia da Criança, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), em conjunto com os Núcleos Empresariais das Ilhas de São Jorge e Graciosa, está a organizar, no dia 31 de Maio, diversas atividades de animação para os mais novos.
No âmbito das ações Ofereça Açores, os centros urbanos nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, vão ter insufláveis, ateliers de pintura, balões ou jogos tradicionais, entre as 10h e as 13h.
Em Angra do Heroísmo, a animação decorre entre as 10h00 e as 13h00, na Rua da Esperança, junto ao teatro Angrense, e inclui jogos tradicionais, um atelier de artes plásticas, pinturas faciais e insufláveis. Ao longo da manhã serão, ainda, oferecidos doces aos mais novos. A iniciativa tem uma vertente solidária, contribuindo para as crianças do Centro Paroquial de São Pedro.
Na Praia da Vitória, a Praça Francisco Ornelas da Câmara transforma-se num minicampo de golfe, com insufláveis, pinturas faciais e modelagem de balões, entre as 10h00 e as 12h30.
Em São Jorge, vão haver insufláveis e ateliers de trabalhos manuais alusivos ao dia da criança, entre as 09h30 e as 12h30, junto à Câmara Municipal de Velas, e no Cais da Calheta. Na Graciosa a animação decorre na Praça Fontes Pereira de Melo entre as 10h00 e as 12h00, com insufláveis e atelier de desenhos.
O objetivo é evocar o Dia da Criança, que se celebra a 01 de Junho. Enquadrado nas ações “Ofereça Açores” alusivas a esse dia, os estabelecimentos aderentes terão em exposição pinturas dos alunos da Escola Secundária Tomás de Borba, resultantes do concurso “Ofereça Açores - Conheça Dacosta”, que decorreu naquele estabelecimento de ensino no dia 22 de maio.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Parque da Graciosa aberto a 24 de Maio para a atividade de Geocaching


Parque Natural da Graciosa

Em parceria com o Serviço de Desporto, o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca e o Geoparque Açores, convidamo-lo a ir em busca das caches que se encontram em áreas que integram o Parque Natural. Inscrições limitadas até 23 de maio.

In partnership with the Sports Service, the School Sports Club Ilha Branca and Azores Geopark, we invite you to go in search of caches, hidden in areas of the Natural Park. Limited registrations until May 23.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "Mandela, Longo Caminho Para a Liberdade" no Cinema da Graciosa

O filme "Mandela, Longo Caminho Para a Liberdade" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta
Sexta-feira, 23 de Maio de 2014

Sinopse: Esta biografia relembra o percurso de Nelson Mandela, desde a sua infância, em um meio rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul.






 Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Workshop de Fotografia com Jorge Blayer Góis no Graciosa Resort Hotel de 3 a 6 de Junho

Workshop de Fotografia com Jorge Blayer Góis
Aproveite esta oportunidade para melhorar a registar numa fotografia, o que os olhos vêm... com mestria!
03 a 06 junho no Graciosa Resort.
Inscrições limitadas.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Governo concede tolerância de ponto na Ilha Graciosa

O Presidente do Governo concede tolerância de ponto, no dia 24 deste mês, aos trabalhadores da Administração Regional na Graciosa dado o profundo significado religioso, para a população da Ilha, de que se reveste a Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora da Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora d’Ajuda.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Programa "Integra" será apresentado na Biblioteca Municipal da Graciosa no próximo dia 19 de Maio pelas 18h

No próximo dia 19 de Maio pelas 18h a Biblioteca Municipal recebe a apresentação do programa regional "Integra", nas vertentes do Integra + e Integra StartUp, medidas que estão inseridas na "Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial", tendo como objectivo apoiar a contratação de novos trabalhadores, abrangendo empresas com e sem quadro de pessoal.

























Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Cartaz oficial do FESTIVAL ILHA BRANCA 2014






Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Exposição fotográfica de José Nascimento Ávila no Museu da Graciosa até dia 7 de Junho

































Está patente ao público na sala de eventos do Museu da Graciosa, até 7 de Junho de 2014, a exposição de fotografia  Graciosa, quietude e pureza, de José Nascimento Fernandes Ávila. Esta exposição retrata algumas das belezas naturais da Ilha Graciosa, através da câmara do fotógrafo graciosense José Nascimento Fernandes Ávila.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves



Dia Internacional dos Museus no Museu da Graciosa, 18 de Maio de 2014

À semelhança dos anos anteriores, no próximo Domingo, 18 de Maio de 2014, o Museu da Graciosa comemora o Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas à exposição de longa duração e à exposição Graciosa, quietude e pureza, de José Nascimento Fernandes Ávila.


Para o ao de 2014, o tema definido pelo  ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus foi  Museus:as coleções criam conexões.
 

O Museu da Graciosa estará aberto das 14h30 às 17h00, estando todas as pessoas convidadas a participar nestas atividades.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bodo do Espírito Santo de Nossa Senhora da Guia
































Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Museu da Graciosa leva exposição do tabaco à Escola Básica e Secundária da Graciosa

O MUSEU da GRACIOSA esteve esta manhã na Escola
Básica e Secundária da Graciosa com a exposição "O tabaco", de Marcelo Borges, que é uma homenagem aos produtores micaelenses, que insistem em não deixar morrer uma cultura que se confunde com a identidade açoriana.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Novas fases zonais dos Jogos Desportivos Escolares decorrem de 12 a 15 de maio

As escolas básicas e secundárias do Nordeste, em S. Miguel, da Graciosa e da Calheta, em S. Jorge, acolhem, entre 12 e 15 de maio, as fases zonais do 3.º ciclo dos Jogos Desportivos Escolares, iniciativa que este ano assinala a 25.ª edição.

A Fase Zonal A, que decorrerá de 12 a 14 de maio, contará com a participação das comitivas das escolas básicas e secundárias do Nordeste e da Povoação, da ilha de S. Miguel, Mouzinho da Silveira, da ilha do Corvo, e das Flores.

Na Fase Zonal B, que terá lugar de 13 a 15 de maio, participarão as delegações das escolas básicas e secundárias da Graciosa, da Lagoa, em S. Miguel, dos Biscoitos, na Terceira, e Manuel de Arriaga, no Faial.

A Fase Zonal C, que decorrerá de 12 a 14 de maio, terá a participação das comitivas das escolas básicas e secundárias de Velas, da Calheta e do Topo, da ilha de S. Jorge, e de São Roque do Pico.

As fases zonais respeitantes ao 2.º ciclo e ao ensino secundário da edição deste ano dos Jogos Desportivos Escolares, um projeto que se assume como “genuinamente açoriano”, decorreram no mês de abril.

No conjunto das três fases destes jogos, que envolvem atividades artísticas e provas de andebol, voleibol, atletismo e ginástica, estão envolvidos cerca de 400 participantes, incluindo os elementos das comissões organizadoras.

As cerimónias de abertura e de encerramento das fases zonais serão realizadas nos pavilhões das escolas de acolhimento, à exceção da cerimónia de abertura da Fase Zonal B, na ilha Graciosa, que terá lugar na Praça Fontes Pereira de Melo.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Calendário das Festas da Graciosa 2014





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CAMPEONATO REGIONAL DE JOVENS - AÇORES 2014

Disputou-se entre os dias 1 e 5 de maio, na Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel, o Campeonato Regional de Jovens da modalidade de Xadrez. A ilha Graciosa esteve representada pelos jovens Maria Picanço, Nuno Nascimento, Ana Sofia Melo e Carlos Côrte-Real, todos do Clube Desportivo Escolar Ilha Branca.



Pela primeira vez um titulo absoluto de xadrez foi conquistado por um atleta da Graciosa, cabendo o feito ao Sub 18 Carlos Côrte-Real, que irá disputar o Campeonato Nacional do seu escalão em local ainda a designar pela Federação de Xadrez.





CMSCG

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 4 de maio de 2014

Museu da Graciosa - Agenda Cultural para Maio 2014








Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O filme "Wolverine" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Maio de 2014

O filme "Wolverine" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Maio de 2014

Lançamento: 26 de julho de 2013
Dirigido por: James Mangold
Com: Hugh Jackman, Brian Tee, Will Yun Lee mais
Gênero: Ação , Fantasia
Nacionalidade: EUA


Sinopse:

No intuito de aprender as artes marciais, Wolverine viaja até o Japão dos dias atuais para treinar com um mestre samurai. Vulnerável por causa dos acontecimentos em X-Men: O Confronto Final, o herói chega ao seu limite físico e psicológico, tendo que enfrentar os clássicos vilões Viper e Samurai de Prata. Baseado na minissérie dos quadrinhos Eu, Wolverine.










Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Peça do mês de Maio de 2014, no Museu da Graciosa, uma debolhadora mecânica

Peça do mês de Maio no Museu da Graciosa: uma debolhadora mecânica

Feita de: Madeira, ferro e latão

Fabrico: desconhecido, possivelmente no Continente Português

Ano: século XX (1ª metade)
Proveniência: Adquirida a Serafim Mendonça Alves, no ano de 1998, Rebentão, Santa Cruz Graciosa, tendo sido antepossuidor João Ramos.

Função: debulha, separação e limpeza do trigo

Foi conservada e pintada pelo Agostinho Espínola e César Silva, sob a orientação do Director do Museu da Graciosa, Jorge Cunha

Inventário: MG 1155

Debulhadora mecânica cujo exterior apresenta uma caixa aberta, pintada de cor verde, assente sobre dois rodados ligados por um eixo em ferro, com várias rodas de metal incorporadas, ligando uma destas rodas ao motor adjacente, atráves de uma correia. O interior é constituído pelos sistemas de debulha, de separação e de limpeza dos grãos. Na caixa constam as iniciais “FCA” e o “nº 4”. Esta debulhadora, conjuntamente com outra que é propriedade deste Museu, foram as primeiras a vir para a Ilha Graciosa.


Fonte da notícia: Museu da Graciosa