Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

A hora de contar histórias

A HORA DE CONTAR HISTÓRIAS

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, traz até ao público mais pequeno a “Hora do Conto”.

Nos dias 8, 10, 15 e 17 de abril, a Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa vai receber esta iniciativa que visa contar histórias aos mais pequenos.

A entrada é livre e as sessões iniciar-se-ão pelas 15h à exceção do dia 10 de abril, em que a sessão se inicia pelas 16h.

Todas as crianças podem ainda participar, reproduzindo em forma de desenho ou de um pequeno texto a sua interpretação do conto, dando asas à sua imaginação. Os 3 trabalhos mais criativos serão premiados.
Estão todos convidados e por isso perguntamos: Vamos viajar juntos no mundo das histórias?






CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 28 de março de 2014

Iniciativa da Direção Regional da Juventude “Inspira-te, Aprende e Age” arranca na ilha Graciosa

O protocolo de cooperação para a implementação do projeto 'Reconhecer Saberes e Sabores, integrado na iniciativa da Direção Regional da Juventude intitulada 'Inspira-te, Aprende e Age', foi hoje assinado em Santa Cruz da Graciosa, onde arranca esta iniciativa de âmbito regional.

“O Governo dos Açores tem como um dos seus grandes objetivos a criação de políticas de juventude que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, através da aquisição e do incremento de competências-chave, em contexto não formal, indispensáveis na aprendizagem ao longo da vida", afirmou a Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião. 

Nesse sentido, a iniciativa 'Inspira-te, Aprende e Age', que consiste na formação e produção cultural e intelectual dos jovens, destina-se a jovens em risco, fora do sistema de ensino e de apoio social, por abandono ou desinteresse, em risco de exclusão social, com idades entre os 12 e os 30 anos.

“É uma iniciativa que pretende, em parceria com entidades dos 19 concelhos dos Açores, apoiar a criação de projetos específicos destinados a jovens em risco”, salientou Pilar Damião.

Os objetivos estratégicos desta iniciativa passam, entre outros, pela criação de um projeto inovador, cuja temática é de interesse comum aos jovens que integram o grupo em formação para adquirirem competências pessoais e sociais, mas visam também sinalizar as áreas de interesse dos jovens, tendo por base o que gostam ou gostariam de fazer nos seus tempos livres, e descobrir quem são os líderes e as potencialidades dos jovens para os envolver na dinâmica do projeto.

O projeto 'Reconhecer Saberes e Sabores', que marca o arranque desta iniciativa na Região, nasce de uma parceria entre a Direção Regional da Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Cruz da Graciosa, a câmara municipal e outras entidades locais.

Este projeto pretende promover nos jovens graciosenses o contacto com experiências de vida que lhes poderão ser úteis na vida pessoal ou profissional, abrindo perspetivas empreendedoras.



GaCS



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "O Hobbit.. A Desolação de Smaug" no Cinema da Graciosa, Sexta-feira, 28 de Março de 2014

O filme "O Hobbit..A Desolação de Smaug" em exibição no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 28 de Março.
Ficha Técnica:

País: EUA, Nova Zelândia 
Género: Aventura, Drama, Fantástico 
Duração: 61 m 
Classificação: M12 
Realização: Peter jackson 
Interpretação: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage 

Sinopse
O Hobbit: A Desolação de Smaug acompanha a aventura de Bilbo Baggins na companhia de Gandalf e dos treze anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, que procuram retomar a Montanha Solitária e o reino perdido de Erebor.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Noite de Comédia no Centro Cultural, Sexta-feira, 11 de Abril de 2014




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Curso de vinhos nos dias 13 e 14 de abril, no Multiusos da Graciosa




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Jantar Vínico a 31 de Março no Hotel da Graciosa



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial da Árvore na Ilha Graciosa

 

Foi hoje no Dia Mundial da Árvore que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lançou, uma vez mais, a iniciativa de plantar árvores na nossa Ilha, sendo que este ano a escolha recaíu na Avenida Rochela – Lagoa e com a espécie “Metrosídios”. 

Com o intuito, também, de fazer prefalecer o galardão de “Reserva da Biosfera”, detido pela Graciosa à alguns anos, o Município graciosense pôs “mãos-à-obra” e com a ajuda dos pequenos jovens graciosenses da EBI da Praia do 3º e 4º ano, foram assim plantando as 11 árvores presentes ao longo da Avenida Rochela - Lagoa.

Para a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Conceição Cordeiro esta é uma iniciativa de várias que se irão realizar, sendo que o espaço escolhido para este ano deveu-se ao facto de “ a Câmara já ter intervindo neste espaço e estava a necessitar, de facto, de se colocar algumas árvores”, e que “mais árvores serão colocadas e resolvemos comemorar aqui, conjuntamente com a EBI da Praia, tornando este dia apelativo às crianças e falar da importância de plantarmos árvores”, disse Conceição Cordeiro após o evento.

Os jovens participantes conseguiram ter uma tarde diferente contribuindo assim para um ambiente sustentável e com futuro e ainda receberam um brinde pelo seu empenho.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que, tem sido um exemplo nacional no que à separação de resíduos concerne e que ao longo do ano vai promovendo diversas atividades de índole ambiental, traz como prioridade o bem estar dos graciosenses mas também a todos aqueles e aquelas que fazem da Graciosa o seu destino turístico.


CMSCG


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "Thor - O Mundo das Trevas" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, 21de Março de 2014

O filme "THOR: O Mundo das Trevas" será exibido no Centro Cultural da Graciosa esta Sexta-feira, 21 de Março.



Os estúdios da Marvel apresentam o muito aguardado "Thor - O Mundo das Trevas", que dá continuidade às aventuras de Thor -- o Poderoso Vingador -- no grande ecrã, enquanto luta para salvar a Terra e a totalidade dos Nove Reinos de um sombrio inimigo anterior ao próprio universo.

Na sequência de "Thor" e "Os Vingadores" da Marvel, Thor luta para restabelecer a ordem em todo o cosmos. Porém, uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith regressa para mergulhar o universo nas trevas. Perante um inimigo que nem Odin nem Asgard conseguem vencer, Thor embarca na mais pessoal e perigosa aventura que alguma vez enfrentou, que o levará a reunir-se com Jane Foster e irá forçá-lo a sacrificar tudo para nos salvar.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

CURSO DE NADADOR SALVADOR

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa todos os interessados que será ministrado um Curso de Nadador Salvador na Praia da Vitória - Terceira, entre os dias 12 de maio e 14 de junho de 2014.



Os interessados deverão inscrever-se através do telefone 295142500.










CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 19 de março de 2014

Censo anual de Milhafres decorre na Graciosa a 5 e 6 de abril

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 5 e 6 de Abril o IX Censo de Milhafres, uma iniciativa que pretende envolver os cidadãos num projeto que promove o aumento do conhecimento sobre esta espécie de ave de rapina.

O Censo de Milhafres é uma iniciativa de Citizen Science, coordenada anualmente pela SPEA desde de 2006 e que ocorre simultaneamente nos arquipélagos dos Açores e Madeira.

Em termos científicos, tanto o milhafre no arquipélago dos Açores (Buteo buteo rothschildi) como a manta encontrada na Madeira (Buteo buteo harterti) são duas subespécies de uma ave que ocorre no território continental conhecida como águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).

Nos Açores, este censo propõe a participação dos cidadãos num projeto que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres ai existentes permitindo obter informações que de outra forma seriam impossíveis.

Os milhafres, com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, podem ser observados sozinhos ou em grupo, a voar, pairar, pousados no solo ou em cima de muros ou postes bastando apenas saber identificar um milhafre para poder participar nesta iniciativa.

Já na sua 9ª edição, este censo contou com 707 voluntários, tendo permitido avistar 3748 aves nos Açores, em 418 percursos realizados, sendo que estão estimados cerca de 1015 milhafres neste arquipélago.

Este ano, a SPEA volta lançar o apelo à participação neste censo que irá decorrer nos dias 5 e 6 de Abril. Para participar basta efetuar a sua inscrição através do email acores@spea.pt ou através do número de telefone 918536123.

A SPEA agradece a participação de todos os voluntários e espera contar com todos na IX Edição do Censo de Milhafres!
___________________________________________________________


Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afectam.
www.spea.pt
Censo dos Milhafres - http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos-de-aves/censo-de-milhafres-mantas/


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 11 de março de 2014

Romaria Quaresmal da Graciosa 2014

As reuniões de preparação deste ano, começam na próxima segunda-feira, dia 17 de Março, na Igreja de São Mateus, pelas 20h00.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 10 de março de 2014

3 detidos na Graciosa por tráfico de estupefacientes

Na sequência de diligências efetuadas em estreita colaboração entre elementos da Esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa e de elementos da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, no dia 07MAR2014, procedeu-se à apreensão de 3 placas de haxixe, que dariam para 1475 doses individuais, as quais foram transportadas para esta ilha, numa encomenda, via marítima, dissimuladas no radiador de uma viatura automóvel.

Em consonância com o referido, a Esquadra de Santa Cruz da Graciosa, após recolha e análise de informação diligenciou de forma profícua e, identificou três suspeitos, todos do sexo masculino, de 29, 33 e 40 anos de idade, tendo ainda sido apreendidos dois telemóveis aos suspeitos.

Desta forma, as diligências executadas contribuíram para a conservação do sentimento de segurança dos cidadãos desta urbe e, uma vez mais, para a edificação de uma ação ininterrupta da Divisão Policial de Angra do Heroísmo rumo à prevenção e repressão de ilícitos criminais.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sábado, 8 de março de 2014

Esclarecimento: Notícias sobre a alegada falta de apoio por parte do Governo dos Açores à Academia Musical da Ilha Graciosa

Face a notícias sobre a alegada falta de apoio por parte do Governo dos Açores à Academia Musical da Ilha Graciosa, entende a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura esclarecer o seguinte:

1) É falso que o Governo dos Açores, aquando da sua visita à ilha Graciosa no ano passado, se tenha comprometido a atribuir um apoio no corrente ano letivo às atividades da Academia.

2) O apoio da Região às instituições de ensino particular, cooperativo e solidário, como é o caso da Academia Musical da Ilha Graciosa, está definido em Decreto Legislativo próprio, que determina um conjunto de condições, entre as quais possuir um quadro docente qualificado e reconhecido pela tutela.

3) Para que esse apoio ocorra é necessário, como já foi oportuna e frequentemente explicado à direção da Academia, em especial na última visita estatutária, que esta reúna as condições previstas na lei para que obtenha o paralelismo pedagógico.

4) A Academia Musical não reúne as condições previstas na lei para que lhe seja concedido o paralelismo pedagógico e, por consequência, o apoio da Região, o que também já foi por diversas vezes comunicado.

5) O Governo dos Açores está disponível, logo que sejam preenchidos os requisitos legais, para apoiar a Academia Musical da Ilha Graciosa, na exata medida em que o faz com todos os outros estabelecimentos de ensino particular, cooperativo e solidário. Foi exatamente isso que o Governo transmitiu à Academia Musical da Ilha Graciosa na última visita realizada a esta ilha.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 7 de março de 2014

O filme "Capitão Phillips" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Março de 2014

O filme "Capitão Phillips" será exibido no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Março de 2014

Baseado na história real do capitão Richard Phillips, este filme conta a história do capitão (Tom Hanks) que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação.

Dirigido por: Paul Greengrass
Com: Tom Hanks, Catherine Keener, Max Martini, Christopher Stadulis, John Magaro, Yul Vazquez, Michael Chernus e Corey Johnson.
Gênero: Drama
Nacionalidade: USA





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Agenda cultural do Museu da Graciosa para o mês de Março de 2014









Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 5 de março de 2014

Caminhada Dia Internacional da Mulher

Realiza-se no próximo sábado, 8 de março, uma Caminhada destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher.


Esta caminhada terá um percurso de baixa dificuldade e de curta duração.

Será aberta a toda a população, e é uma organização conjunta do Serviço de Desporto da Graciosa, do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa e das Termas do Carapacho, e conta com o apoio do Graciosa Hotel .

O ponto de encontro está marcado para a Praça Fontes Pereira de Melo, em Santa Cruz, pelas 11 horas.

No final da caminhada será oferecido a todos os participantes um "lanche saudável" nas instalações do Graciosa Hotel e serão sorteados, entre os participantes do sexo feminino, circuitos termais e t-shirts, alusivas ao evento.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 3 de março de 2014

Cinema na Graciosa para o mês de Março de 2014




Publicado por:  Jorge M. Gonçalves