Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Governo dos Açores abre concurso para segunda farmácia na Graciosa


O secretário regional da Saúde dos Açores anunciou hoje que vai abrir um concurso para uma segunda farmácia na Graciosa, na sequência das falhas no fornecimento de medicamentos por parte da única que existe atualmente na ilha.

"Dentro dos mecanismos legais que temos como capacidade de resposta a estas situações foi a solução que nos foi apresentada que melhor salvaguarda os interesses da população da Graciosa", frisou o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, em Angra do Heroísmo.

Desde março de 2013, pelo menos, que os habitantes da ilha Graciosa se queixam de falta de medicamentos na única farmácia da ilha.

No início de janeiro, o secretário regional da Saúde disse que a farmácia já tinha sido alvo de quatro inspeções, admitindo, em último recurso, a sua posse administrativa.

Segundo Luís Cabral, a tutela optou, no entanto, por abrir um concurso para o estabelecimento de uma segunda farmácia na Graciosa.

O proprietário da farmácia existente mantém o alvará, mas não poderá concorrer a esta segunda farmácia, de acordo com o secretário.

A inibição é uma "sanção acessória" à nova coima aplicada, na sequência da última inspeção realizada, e surge "por via da demonstração da não capacidade do atual proprietário da farmácia em responder às necessidades da ilha"...



Fonte: LUSA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O filme "ARMADAS E PERIGOSAS" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014

O filme "ARMADAS E PERIGOSAS" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014

Na nova comédia de Paul Feig (realizador de "A Melhor Despedida de Solteira"), Sandra Bullock é a agente do FBI Sarah Ashburn, uma investigatora metódica, com uma excelente reputação e muita arrogância. Melissa McCarthy é Shannon Mullins, uma detective de Boston pouco convencional, desbocada e muito temperamental.

 Nunca tiveram um parceiro de trabalho, muito menos um amigo. Mas quando estas duas personalidades incompatíveis têm de unir forças para capturar um poderoso barão da droga, irão enfrentar não só uma poderosa rede de crime, mas pior do que isso, terão de lutar corpo a corpo.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Autarquia da Graciosa limita número de cães e gatos por habitação

Os habitantes da ilha Graciosa, nos Açores, não poderão ter mais de três animais, entre cães e gatos, em cada moradia, de acordo com o novo Código de Posturas Municipais, aprovado na noite de terça-feira em Assembleia Municipal.


O documento, aprovado apenas com os votos do PS, que gere o município de Santa Cruz da Graciosa, determina, no seu artigo 49.º, que "podem ser alojados" em cada habitação "até dois cães ou três gatos", não podendo no total, "ser excedido o número de três animais".

Manuel Avelar, presidente da única câmara municipal da ilha Graciosa, explicou à Lusa que esta medida visa "chamar a atenção das pessoas" para a necessidade de garantirem "o bem-estar dos seus animais" e para evitar situações de "animais abandonados".

Este argumento é contestado por Bruto da Costa, deputado municipal do PSD, que votou contra o novo código, por entender que estas restrições "não fazem sentido", alegando que "viver num estúdio não é o mesmo que viver num T5".

"Não se deve aferir a qualidade de vida e o bem-estar animal tanto pela sua quantidade, mas sim pelas condições da habitação", insistiu o autarca social-democrata.

O Código de Posturas Municipais da Graciosa determina, no entanto, que o número máximo de animais permitidos "pode ser ultrapassado, até ao máximo de 5 animais adultos", se os donos assim o requererem, mas mediante parecer vinculativo do veterinário municipal e do delegado de Saúde.

Mas o artigo do novo código que mais contestação gerou na Graciosa é o que reduz de 200 para 100 metros a distância mínima a que podem ser instalados "estábulos, cavalariças, viteleiros e pocilgas" em relação às moradias.

Esta alteração gerou mesmo um abaixo-assinado, entregue no município, subscrito por cerca de uma centena de pessoas, que considera que esta redução "viola" a legislação em vigor, além de poder gerar riscos para a saúde pública.

O presidente da autarquia considera, no entanto, que "numa ilha pequena como a Graciosa, 100 metros é uma distância aceitável", tendo em conta as "restrições técnicas e ambientais que são exigidas a este tipo de construções".

O PSD lembra, no entanto, que a legislação regional continua a proibir a instalação de estábulos e pocilgas a menos de 200 metros das estradas regionais, situação que irá gerar uma "diferenciação" entre os habitantes da ilha.

"Ou seja, se viverem junto a uma estrada regional, não podem ter uma pocilga a menos de 200 metros, mas se viverem numa estrada municipal, então já podem ter uma pocilga a 100 metros da porta", alertou Bruto da Costa.

O novo Código de Posturas Municipais da Graciosa tem 169 artigos e deverá entrar em vigor em meados de Fevereiro.


Fonte: Lusa/SOL

Publicado por: Jorge M. Gonçalves


Governo dos Açores adjudica empreitadas de abastecimento de água à agricultura na Ilha Graciosa

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do IROA, SA, adjudicou três empreitadas previstas na Carta Regional de Obras Públicas para a execução de infraestruturas de abastecimento de água à agricultura nas ilhas do Faial, Graciosa e Flores que vão beneficiar mais de 300 explorações.

A construção da rede da Lomba do Cruz Bravo ao Largo Jaime Melo, na ilha do Faial, representa um investimento de 98.412 euros e contempla a execução de uma rede de distribuição de água numa extensão de 2.176 m, 32 ramais individuais e um ponto de distribuição que vai abastecer 16 explorações agrícolas e uma área aproximada de 600 hectares de pastagem permanente localizada na freguesia dos Flamengos.

Na Graciosa, a empreitada de construção do posto de distribuição de água à pecuária na Canada da Rosa e implementação do sistema de controlo nos postos de distribuição do Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) de Santa Cruz/Guadalupe vai permitir a melhoria do fornecimento de água aos agricultores e facilitar uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos existentes nesta ilha.

Trata-se de uma obra que representa um investimento de cerca de 33 mil euros e que vai beneficiar 258 explorações agrícolas e 942 ha de pastagem permanente.

Quanto à empreitada adjudicada na ilha das Flores, representa um investimento de cerca de 84 mil euros e vai beneficiar cerca de 30 explorações agrícolas e uma área aproximada de 180 hectares de pastagem permanente.

O reforço do abastecimento de água à lavoura na zona dos Cedros prevê a instalação de uma rede de distribuição, numa extensão de 2.228, a construção de dois reservatórios, dois pontos de distribuição e 20 ramais individuais.

O reforço do investimento ao nível dos caminhos agrícolas, abastecimento de água à lavoura e energia elétrica às explorações agropecuárias é uma das prioridades estabelecidas pelo Governo dos Açores com o objetivo de contribuir para a redução dos custos de produção e melhoria das condições de trabalho e rendimentos no setor.



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalado na Graciosa bem como nas restantes ilhas dos Açores

Nos Açores, onde existem 13 zonas classificados como de Importância Internacional, o Governo Regional vai assinalar em todas as ilhas o Dia Mundial das Zonas Húmidas, comemorativo da Convenção assinada a 2 de Fevereiro de 1971, em Ramsar, no Irão, com o propósito de promover a cooperação internacional e as ações nacionais para uma gestão racional e sustentável destes sítios.

Estas zonas são de especial importância, pela sua biodiversidade e elevado valor ecológico mas, também, pelas importantes funções de controlo de inundações, reposição de águas subterrâneas, regulação do ciclo da água e mitigação das alterações climáticas, além valores culturais e do potencial recreativo e turístico que representam.

Os 13 sítios dos Açores classificados ao abrigo da Convenção Ramsar, que abrangem uma área total superior a 13 mil hectares, são as lagoas das Fajãs dos Cubres e da Caldeira de Santo Cristo (São Jorge), a Caldeira da Graciosa (Furna do Enxofre, Graciosa), a Caldeira do Faial, o Caldeirão do Corvo, os complexos vulcânicos das Furnas, das Sete Cidades e do Fogo (São Miguel), os ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat, o Planalto Central de Terceira (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão), o Paul de Praia da Vitória (Terceira) e os planaltos Central das Flores (Morro Alto), Central de São Jorge (Pico da Esperança) e Central do Pico (Achada).

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, elaborou um cartaz alusivo à importância das zonas húmidas como local de repouso para as aves migratórias e promoveu a dinamização de ações gratuitas dirigidas ao público em geral.

Assim, destacam-se, no próximo dia 1 de fevereiro, a realização de uma visita guiada à Zona Húmida do Caldeirão – sítio Ramsar, organizada pelo Parque Natural do Corvo para os interessados que se inscreverem junto do Centro de Interpretação Ambiental.

No Faial, o Parque Natural promove um “dia com os Vigilantes da Natureza” que prevê a observação de aves em algumas das zonas húmidas da ilha, com inscrição prévia na Casa dos Dabney - Monte da Guia.

Na Terceira, a Ecoteca vai abordar o tema “Zonas Húmidas e Agricultura”, num percurso interpretativo com grupos de Escuteiros, na Lagoa do Negro, enquanto que na Graciosa o Parque Natural dinamiza um passeio pedestre com observação de aves no sítio Ramsar da ilha, a Caldeira da Graciosa.

No dia 2 de fevereiro, em São Miguel, o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas promove, em parceria com a SPEA- Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, um percurso pedestre guiado denominado “No Reino dos Fungos - Aos Cogumelos!”

No Museu de Santa Maria, o Parque Natural vai inaugurar no dia 3 a exposição “Formigas e Dollabarat – O Santuário” que, após o mês de fevereiro, irá estar patente no Centro de Interpretação Dalberto Pombo, até setembro.

No mesmo dia, o Parque Natural do Pico promoverá um Percurso Interpretativo na Zona Húmida do Planalto Central, direcionado para as empresas de animação turística.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, várias Ecotecas vão ainda dinamizar atividades destinadas ao público escolar, nomeadamente em São Jorge, Terceira e Flores.

A Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território da Direção Regional do Ambiente também assinala a data com a publicação do poster “Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel”.

Os interessados podem obter mais informações sobre os eventos previstos em http://parquesnaturais.azores.gov.pt, assim como saber mais sobre as Zonas Húmidas dos Açores e a sua importância, no Portal do Governo, através dos endereços  



GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Aviso da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que a partir do mês de fevereiro vai proceder à interrupção do fornecimento de água aos munícipes que possuam pagamentos em atraso há mais de 3 meses.


Podem os interessados regularizar a sua situação até o dia 28 de fevereiro de 2014, nos serviços de atendimento ao público da Secção de Águas da Câmara Municipal.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O filme "Blue Jasmine" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014

O filme "Blue Jasmine" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014, pelas 21H30

Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretária Regional da Solidariedade Social - Cancelamento de Agenda

A visita da Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, às obras de construção da creche, jardim-de-infância e centro de atividades ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, que estava prevista para hoje, foi cancelada devido às condições climatéricas adversas que impediram a ligação aérea com a ilha Graciosa.

Uma nova data para esta visita será anunciada oportunamente.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O filme "Epic - O Reino Secreto" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014

O filme  "Epic - O Reino Secreto" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014, às 20h30.

"Epic - O Reino Secreto" é uma aventura repleta de comédia que nos revela um incrível mundo escondido. 
Dos criadores de "A Idade do Gelo" e "Rio", "Epic - O Reino Secreto" conta-nos a história de uma batalha nas profundezas da floresta entre as forças do bem e as forças do mal. Quando uma adolescente se vê, como por magia, transportada para este universo secreto, ela tem de se juntar a um extravagante e divertido bando, e ajudá-los a salvar o seu mundo... e o nosso. 

A versão original do filme conta com as vozes de Beyoncé Knowles, Colin Farrell, Josh Hutcherson, Amanda Seyfried e Johnny Knoxville.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Espécie de gaivota pouco comum nos Açores foi registada na ilha Graciosa

Um exemplar adulto de gaivotão-branco ou gaivota-hiperbórea (Larus hyperboreus), espécie pouco comum nos Açores, foi descoberto no Picadeiro da Graciosa, onde foi recolhido e, posteriormente, libertado por um Vigilante da Natureza do Parque Natural de Ilha.

Este foi apenas o terceiro exemplar registado na ilha Graciosa desta espécie, que é a maior gaivota que nidifica no Ártico, mas que, com condições atmosféricas adversas de vento e frio, como as registadas recentemente, surge ocasionalmente nos Açores.

O gaivotão-branco, embora raro, é uma das várias espécies de gaivotas que ocorrem no arquipélago, além da subespécie endémica açoriana denominada gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis).

O registo das espécies de aves não comuns avistadas nos Açores pode ser reportado e consultado na Internet em dois sítios dedicados a esta temática, o Aves dos Açores (http://azores.avesdeportugal.info) e o Azores Bird Sightings (http://azoresbs.weebly.com).




GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Governo Regional admite tomar posse da farmácia da Graciosa

O governo regional admite tomar posse administrativa da farmácia da Graciosa para resolver o problema da crónica falta de medicamentos na ilha.

"Não é essa a nossa vontade, mas se se verficar que o fornecimento de medicamentos está em causa é uma das opções que podemos tomar", disse, hoje, à Antena 1 Açores, o secretário regional da saúde, Luís Cabral.

A única farmácia da ilha Graciosa já foi alvo de vários inspeções.

Fonte: ANtena 1 Açores


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme “Elysium” no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2014

O filme "Elysium" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 10 de Janeiro, às 21h30

No ano de 2159, duas classes de pessoas existem: os ricos, que vivem em uma estação espacial intocada pelo homem chamado Elysium, e o resto, que vivem em uma Terra superpovoada e arruinada. As pessoas da Terra estão desesperadas para escapar do crime e da pobreza do planeta, e elas, criticamente, necessitam do cuidado médico disponível em Elysium -- mas alguns em Elysium vão fazer de tudo para impor as leis anti-imigração e preservar o estilo de vida luxuoso de seus cidadãos. O único homem com a oportunidade de trazer a igualdade a esses mundos é Max (Matt Damon), um cara comum desesperado para chegar a Elysium. Com sua vida em jogo, ele relutantemente assume uma missão perigosa -- que o coloca contra a secretária Delacourt (Jodie Foster) -- mas se tiver sucesso, ele poderá salvar não apenas a sua própria vida, mas a de milhões de pessoas na Terra também.








Publicado por: Jorge M. Gonçalves



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Programas "Hoje é Domingo" e "Graciosa.fm", despedem-se da antena da Rádio Graciosa

"Uma decisão difícil", é assim que Aristides Silva, Helder Medina e Tiago Correia transmitem no seu comunicado conjunto para o fim das emissões dos programas radiofónicos "Hoje é Domingo" (25 anos) e "Graciosa.fm" (3 anos) que foram, até ao passado Domingo, transmitidos na Rádio Graciosa.

O Comunicado enviado para os orgãos de comunicação social na Graciosa refere que, "Esta tomada de posição deve-se ao facto de que a gerência desta mesma rádio não permite a transmissão dos programas se não tirar partido dos mesmos, exigindo um valor monetário por hora para que os programas pudessem continuar, valor esse que deveria ser arrecadado pelos locutores.", o que para os locutores não é uma posição justa "Tendo em conta que, nenhum dos locutores usufrui de qualquer tipo de apoio para realizar os seus programas, entendemos ser injusta esta posição da gerência. Aliás o trabalho que por nós é feito é de puro voluntariado e sempre a pensar nos nossos ouvintes. "

Num comunicado de duas páginas, os três emblemáticos locutores pedem "desculpa" por não terem divulgado em antena, no passado Domingo, que não fariam mais programas mas, foi-lhes impossível tal comunicação.

Ao "Graciosa.fm" e "Hoje é Domingo", sabemos que junta-se a saída da antena do programa "Envelhecer com Dignidade" (3 anos), de Mariza Oliveira que já este Sábado também não realizará a sua emissão que seria a última antes das férias da mesma.

Pode consultar esta notícia em pormenor aqui neste link:  http://tcf.blogs.sapo.pt/549919.html

Fonte: TC.F

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Subida de preço nos combustíveis dos Açores

As recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos registadas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na subida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas sem chumbo de 95 e 98 octanas, um cêntimo por litro no preço máximo do gasóleo agrícola e um cêntimo por quilo nos preços máximos do gás e do fuelóleo.

A gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,44 euros por litro e a gasolina sem chumbo de 98 octanas passa a ter o preço de 1,51 euros por litro.

O gasóleo agrícola passa a custar 0,84 euros por litro.

O preço do gás em garrafas de 26 litros ou mais passa a ser de 1,41 euros por quilo, enquanto o fuelóleo passa a custar 0,61 euros por quilo.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de sexta-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Termas e hotel da ilha Graciosa reabrem a 15 de fevereiro

As termas do Carapacho e o hotel da Ilha Graciosa deverão reabrir a 15 de fevereiro depois de terem sido encerrados preventivamente, no final de novembro, devido a bactérias na água da unidade hoteleira.
 “O que está previsto é abrir no dia 15 de fevereiro o hotel e as termas”, adiantou Carlos Brum, responsável pela empresa que gere o hotel e as termas, que encerraram preventivamente no final de novembro de 2003.
O Graciosa Resort & Business Hotel encerrou devido à presença de bactérias na água desta unidade hoteleira de quatro estrelas e depois de diagnosticado um caso da doença do legionário num hóspede.
Carlos Brum disse que por "uma questão de precaução" as termas foram também encerradas depois de ter sido detetado o caso da doença do legionário no hóspede do hotel. A estância termal, localizada na freguesia da Luz, onde se realizam tratamentos de patologias do foro reumático e dermatológico, deve reabrir em simultaneo com o hotel.
"Já temos as análises do hotel em que está tudo ok, não há problemas", disse, acrescentando que vão ser necessárias "algumas obras no hotel" ao nível dos "tanques e estruturas das águas".
O responsável admitiu ainda que o encerramento da unidade hoteleira teve "muitas repercussões", também "em termos de turismo para a Graciosa", pois "foi necessário cancelar algumas reservas".

Fonte: AO

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Boletim Informativo do Museu da Graciosa para o mês de Janeiro de 2014

Boletim Informativo do Museu da Graciosa com uma sinopse das atividades agendadas por esta instituição para o corrente mês de Janeiro de 2014


Peça do mês Relógio de parede
1 a 31 Janeiro, Museu da Graciosa



Autor desconhecido 1920-25
Madeira, vidro, cobre, ferro e latão
A 55,5 x L 38,2 x Esp 11 cm 2782 Kg

Proveniência: adquirido a Juvenal Martins, Santa Cruz Graciosa, 14021991
Inventário: MG 1614


Coleção do 1º Semestre Moinhos de café na coleção do Museu da Graciosa

Moinhos de café manuais, de uso doméstico, usados na moagem dos grãos, técnica que consiste em reduzir os grãos de café a pó.



Mostra expositiva Memórias da Graciosa. Freguesia de São Mateus
1 a 31 Janeiro, Museu Graciosa

Trata-se de uma mostra fotográfica sobre a freguesia de São Mateus, que pretende resgatar costumes, hábitos de vida e aspetos socioeconómicos, culturais e recreativos desta freguesia.



Mostra Bibliográfica Natália Correia- Uma mulher intemporal
1 a 31 Janeiro 2014, Museu da Graciosa

No âmbito das comemorações dos 20 anos de falecimento de Natália Correia, o Museu da Graciosa apresenta uma mostra documental, fazendo uma viagem pela vida da escritora açoriana, debruçando-se sobre a sua produção literária, vida politica e social.


 A escola vai ao Museu
14 de Janeiro de 2014

Visita orientada e comentada à exposição de longa duração do Museu da Graciosa, seguida de palestra pelo Diretor do Museu da Graciosa
Destinatários: alunos da EBSG




Exposição 12 meses, 12 peças
15 a 31 de Janeiro


De 15 a 31 de Janeiro de 2014. o Museu Da Graciosa apresenta “12 meses, 12 peças”, uma exposição que reúne as Peças dos Meses do ano de 2013.Através de um percurso feito no interior do Museu, o visitante pode observar objetos de fabrico artesanal local, nacional, mas também estrangeiro, que vão do século XV até ao século XX. No percurso proposto pelo Museu, o visitante pode contemplar peças de artilharia, indumentária, meios de transporte, objetos de arte sacra, música e utilitários.



 O Museu vai à Escola Mostra de Memórias da Graciosa-Freguesia de São Mateus
16 de Janeiro de 2014


O Museu vai à Escola insere-se nas atividades desenvolvidas pelo Museu da Graciosa que visam contribuir para um melhor acesso dos alunos ao património cultural e as manifestações culturais.


Museu da Graciosa
Santa Cruz da Graciosa

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Um "Relógio de Parede" é a Peça do Mês de Janeiro de 2014 no Museu da Graciosa

Relógio de parede é a peça do mês de Janeiro de 2014 no Museu da Graciosa

Autor desconhecido
1920-25
Madeira, vidro, cobre, ferro e latão
A 55,5 x L 38,2 x Esp 11 cm
2782 Kg
Proveniência: adquirido a Juvenal Martins, Santa Cruz Graciosa, 14021991
Inventário: MG 1614


Relógio constituído por um mostrador, mecanismo e um pêndulo, inseridos numa caixa de madeira em forma de um paralelepípedo, ornamentada nas faces com entalhes moldados e recortados com desenhos vegetalistas e cornucópias, com porta de vidro com fecho. O mostrador contém um calendário com numeração romana e dois ponteiros.

Jorge António de Medeiros Borges e Cunha
Diretor do Museu da Graciosa
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURAMuseu da Graciosa
Largo Conde de Simas, 17 
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
( +351 295 712429 / 7 +351 295 732427