Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Lista de filmes de Cinema da Graciosa para o mês de Janeiro de 2014





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Museu da Graciosa deseja a todos os seus parceiros, amigos e público em geral, um Feliz Natal e um excelente ano de 2014.

Museu da Graciosa deseja a todos os seus parceiros, amigos e público em geral, um Feliz Natal e um excelente ano de 2014.



Jorge António de Medeiros Borges e Cunha

Diretor do Museu da Graciosa

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURAMuseu da Graciosa
Largo Conde de Simas, 17 
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
( +351 295 712429 / 7 +351 295 732427






Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Luís Neto Viveiros anuncia instalação de mais 1.500 metros de cortinas de abrigo na ilha Graciosa

O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou hoje, na Graciosa, que o Governo dos Açores vai dar continuidade no próximo ano à compartimentação de pastagens nesta ilha, através da instalação de mais cerca de 1.500 metros de cortinas de abrigo na Serra Branca.

“A Secretaria Regional dos Recursos Naturais pretende também, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, iniciar os trabalhos para a construção de um muro de suporte e de uma charca no Caminho Florestal da Caldeira, tendo em vista a captação das águas desta via e a criação de um plano de água livre que servirá de apoio ao abastecimento de água às pastagens da Caldeira”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional, que falava durante uma visita à Mata dos Castanheiros, cuja recuperação foi concluída este ano no âmbito do Plano de Gestão do Perímetro Florestal da Caldeira, salientou que esta intervenção foi realizada com recurso à contratação de trabalhadores ao abrigo do programa PROSA, cujos contratos vão ser renovados.

Nas ações de valorização do Parque Florestal da Caldeira, integradas no Plano de Gestão do Perímetro Florestal da Graciosa, foi recuperada a antiga mata de castanheiros, com uma área de cerca de três hectares, que se encontrava fortemente invadida por conteira e incenso.

Estas ações permitiram ainda recuperar os muretes em pedra de proteção aos castanheiros.

Além da recuperação desta mata, importante pelo valor patrimonial dos exemplares, pela arquitetura rural envolvente e pela produção de castanha que representa, o Serviço Florestal da Graciosa criou um novo espaço adjacente ao Parque Florestal da Caldeira, diversificando as suas valências e oferecendo mais espaço para quem ali se desloca.

Luís Neto Viveiros visitou também as pequenas obras de sustentação de taludes em áreas de derrocadas levadas a cabo no Caminho Florestal da Caldeira, onde está a ser adotada uma solução semelhante à utilizada nos muros do Caminho do Barreiro\Vales, fortemente afetado pelas intempéries do inverno passado, com recurso a técnicas de Engenharia Natural.

Estas técnicas são reconhecidas como tendo diminuto impacto ambiental, pretendendo o Governo dos Açores incrementar a sua utilização na Região.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Luís Neto Viveiros em reunião com a Direção da Associação dos Pescadores Graciosenses

O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou hoje que o Governo dos Açores vai, em conjunto com as associações do setor, reanalisar os critérios de atribuição e renovação de licenças atribuídas a embarcações para pesca entre as três e as seis milhas da costa de outras ilhas, em caso de incumprimento.

Luís Neto Viveiros, que falava à saída de uma reunião com a Direção da Associação dos Pescadores Graciosenses, salientou que, além “das indicações para o reforço da fiscalização”, o Executivo vai "em conjunto com os pescadores e com as suas associações, repensar os critérios com que estas autorizações são concedidas, no sentido de, no futuro, precaver situações de prevaricação”, ou seja, de pesca não autorizada até a três milhas da costa.

O Secretário Regional considerou positiva a reunião de trabalho, acrescentando que permitiu “analisar questões que têm a ver com o funcionamento da própria associação” e “ algumas preocupações relativamente aos problemas que se colocam no dia-a-dia aos pescadores na ilha da Graciosa”.

Anexos:
2013.12.18-SRRN-ReuniãoDireçãoAssociaçãoPescadoresGraciosenses.MP3
GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Governo dos Açores aprova contrato para as obras de requalificação da Adega da Graciosa

O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou, em Santa Cruz, que o Governo dos Açores vai assinar em janeiro um contrato de financiamento, no âmbito do PRORURAL, para as obras de requalificação das instalações da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa.

“Vai permitir que, no seguimento da aprovação do projeto e da assinatura que vai ocorrer no próximo mês de janeiro, se possam dar início às obras”, afirmou Luís Neto Viveiros, que falava segunda-feira no final de uma reunião com a Direção da Adega e Cooperativa Agrícola.

O projeto de remodelação e modernização, no valor de cerca de um milhão de euros, considera as áreas de produção vinícola e de comercialização de alho e de meloa da ilha Graciosa.

O Secretário Regional salientou que a Adega “faz parte da cultura da ilha Graciosa” e da sua atividade económica, frisando, no entanto, que é necessário aliar este projeto de investimento à “cooperação dos diferentes associados”, em “particular da vinha”, através da retoma e do incremento da produção.

Luís Neto Viveiros afirmou que o Governo vai manter os incentivos aos projetos de investimento (programa VITIS), os apoios à conservação de curraletas e lagidos da cultura da vinha e ainda as ajudas a inscrever no POSEI para a agricultura.

“São apoios a que os agricultores da Graciosa podem recorrer”, frisou, anunciando que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais também vai criar, em 2014, um sistema de proteção e incentivo à reutilização produtiva das zonas de currais de vinha dos Açores.

O novo sistema, na sequência da iniciativa parlamentar recentemente aprovada, vai ser desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente e tem em vista o reforço dos apoios à criação de atividades relacionadas com a produção de vinho e com a paisagem da vinha.

Numa outra reunião, o Secretário Regional analisou com as direções da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa e da Associação dos Jovens Agricultores Graciosenses as oportunidades e desafios da nova Política Agrícola Comum (PAC) e do futuro POSEI, reiterando o empenho do Governo dos Açores na defesa do reforço das ajudas previstas, face ao impacto do fim do regime de quotas leiteiras em 2015.

Anexos:
2013.12.18-SRRN -AdegaGraciosa.MP3

GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Unidade de Saúde da Graciosa apresenta Campanha Solidária de Natal de recolha de bens para crianças




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, de visita à Ilha Graciosa

Programa da visita do Secretário Regional dos Recursos Naturais à Ilha Graciosa

TERÇA-FEIRA, DIA 17:


15H45 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, reúne-se com a Direção da Adega Cooperativa da Graciosa.

Local: Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa, em Santa Cruz.


QUARTA-FEIRA, DIA 18:


08H45 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, reúne-se com a Direção da Associação de Pescadores Graciosenses, seguindo-se uma visita ao Porto de Pescas.

Local: sede da associação, no Porto de Pescas da Praia, em Santa Cruz.


10H45 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, visita os trabalhos de requalificação da Mata dos Castanheiros e a arborização de pastagens degradadas, no âmbito do Plano de Gestão do Perímetro Florestal da Caldeira

Local: Reserva Florestal de Recreio da Caldeira, na Vila de São Mateus da Caldeira, Concelho de Santa Cruz da Graciosa.

11H15 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, visita o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre.

Local: Vila de São Mateus da Caldeira, Concelho de Santa Cruz da Graciosa.


GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O filme "Rush - Duelo de Rivais" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013

O filme "Rush. Duelo de Rivais" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013



1976. O inglês James Hunt (Chris Hemsworth) e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) são duas estrelas da Fórmula 1. A rivalidade entre os dois é lendária, dentro ou fora da pista. Cada um representa uma equipa: McLaren "versus" Ferrari. Realizado por Ron Howard ("Apollo 13", "Uma Mente Brilhante") e escrito por Peter Morgan, este é um filme biográfico que, acompanhando a temporada de Fórmula 1 de 1976 (que se iniciou a 25 de Janeiro e terminou a 24 de Outubro de 1976), nos revela como os dois homens se defrontaram numa corajosa disputa pelo título que quase roubou a vida de um e que, por muito pouco, não destruiu a existência do outro.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Actuação do Quarteto de Sopro na Furna de Enxofre, este Sábado, 14 de Dezembro de 2013


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Museu da Graciosa acolhe a mostra bibliográfica "Natália Correia. Uma mulher intemporal" e estará patente ao público até 15 de Janeiro de 2014

 O Museu da Graciosa acolhe a mostra bibliográfica "Natália Correia. Uma mulher intemporal" e estará patente ao público neste museu até 15 de Janeiro de 2014

Esta mostra que se insere nas comemorações dos 20 anos do falecimento de Natália Correia, apresenta documentos, fotografias e mais de 30 livros, foi inaugurada no dia 6 do corrente mês de Dezembro, integrada no 30º Aniversário do Museu da Graciosa.

 A inauguração foi precedida da leitura de poemas da escritora açoriana, feita por Manuel Jorge Lobão e João Natal, e contou também com a apresentação de uma nota biográfica da escritora e uma abordagem e comentários aos conteúdos da exposição, feita por Jorge Cunha, Director do Museu da Graciosa.
A mostra é uma produção da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e pode ser visitada no Museu da Graciosa, nos dias úteis, das 9h00 às 17h30.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Museu da Graciosa comemora hoje o 30.º aniversário

O Museu da Graciosa comemora hoje o seu 30.º aniversário, data que será assinalada a partir das 21H00 com a inauguração da mostra bibliográfica “Natália Correia. Uma Mulher Intemporal”, a que se seguirá uma sessão de leitura de poemas por Manuel Jorge Lobão e João Natal Bettencourt.

Estas iniciativas inserem-se igualmente no âmbito das comemorações regionais do aniversário do nascimento (90 anos) e da morte (20 anos) da grande escritora açoriana.

O programa comemorativo do 30.º aniversário do Museu da Graciosa inclui ainda um momento musical com o Quarteto de Saxofones da Filarmónica Recreio dos Artistas e um Graciosa d’Honra.

No sábado, 7 de dezembro, numa iniciativa deste museu, vai realizar-se, a partir das 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, o tradicional Concerto de Natal, que reúne a participação dos vários grupos da ilha, nomeadamente, o Grupo Coral de Nossa Senhora da Luz, o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, o Coro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Rancho de Natal de Guadalupe.

A par deste espetáculo e também alusiva à quadra natalícia, a iniciativa do museu intitulada “Peça do Mês” dá particular destaque em dezembro a um presépio de autor desconhecido, datado do início do século XX, composto por diversos materiais, como papel, barro, folhas, palhas, conchas e algodão.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "Os Croods" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013

O filme " Os Croods" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013, pelas 20H30.


Comédia e aventura pré-histórica que acompanha a primeira família do mundo na viagem das sua vidas logo que foi destruída a caverna que os protegia de todos os perigos. Viajando ao longo de espetaculares cenários naturais, os Croods descobrem um incrível mundo novo repleto de criaturas fantásticas que mudarão as suas vidas para sempre.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Concerto de Natal no Centro Cultural da Graciosa no Sábado, 7 de Dezembro de 2013, pelas 20h30

O Museu da Graciosa informa que no próximo Sábado, 7 de Dezembro de 2013, pelas 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa,  levará a efeito o tradicional Concerto de Natal, com a  participação do Grupo Coral de Nossa Senhora da Luz, do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, do Coro de Nossa Senhora de Guadalupe e do Rancho de Natal de Guadalupe.
























Publicado por: Jorge M. Gonçalves