Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Volta à Ilha de barco a 1 de Junho de 2013

Para mais informações consultar aqui este link: http://www.azores.gov.pt/GRA/SRRN-cigam/


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Inauguração da Praça e do novo Parque Infantil a 4 de Junho, a partir das 9:30

A inauguração da Praça Fontes Pereira de Melo e do novo Parque Infantil será inaugurado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a 04 de junho, a partir das 9:30. 

A Câmara Municipal e a CPCJ da Graciosa vão promover diversas atividades para os mais novos. Os graciosenses estão todos convidados para participar.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O filme "O IMPOSSÍVEL" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 31 de Maio

O filme "O IMPOSSÍVEL" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 31 de Maio, pelas 21H30

Ficha Técnica:

País: Espanha
Género: Drama, Thriller
Duração: 114 m 
Classificação: M12
Realização: Juan Antonio Bayona
Interpretação: Ewan McGregor, Naomi Watts, Tom Holland

Sinopse


Maria, Henry e os seus três filhos viajam até à Tailândia para passarem as suas férias de inverno, esperando encontrar alguns dias de descanso num paraíso tropical. 
Mas na manhã de 26 de dezembro, enquanto a família relaxa na piscina após as festividades de Natal da noite anterior, um ruído aterrador surge vindo do centro da terra. Enquanto Maria permanece paralisada de medo, vê uma enorme parede de água negra, que se abate sobre todo o hotel, aproximar-se em sua direção.



O Impossível - Filme completo (legendado)

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O filme "LINCOLN" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

O filme "PRESIDENTE LINCOLN" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de
Maio


CINEMA - LINCOLN 
Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Drama
Duração: 150m
Classificação: M12
Realização: Steven Spielberg
Interpretação: Daniel Day-Lewis, Joseph Gordon-Levitt, Walton Goggins

Sinopse


"Lincoln" é adaptado do livro biográfico «Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln», de Doris Kearns Goodwin, mas em vez de retratar toda a vida do presidente norte-americano centra-se apenas nos seus últimos quatro meses de vida, nomeadamente na abolição da escravatura e no fim da Guerra Civil Americana. A votação renhida na Câmara dos Representantes pela 13ª emenda, que ilegaliza a escravatura, é um dos pontos centrais do filme.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Procissão de Nossa Senhora do Guadalupe ao Monte da Senhora da Ajuda



Ocorreu hoje na Ilha Graciosa mais uma procissão tradicional de Nossa Senhora do Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora da Ajuda em Santa Cruz.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança comemorado na Graciosa a 1 de Junho de 2013

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Dia Europeu dos Parques Naturais celebrado na Ilha Graciosa

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, associa-se este ano, pela primeira vez, à comemoração do Dia Europeu dos Parques Naturais, que se celebra sexta-feira, 24 de maio.

Nesta comemoração, criada pela Europarc Federation para promover a gestão sustentável das áreas protegidas na Europa, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais desafia os açorianos a participar no concurso subordinado ao tema 'O meu parque. A Minha Paixão. A Minha História'.

Com esta iniciativa, pretende-se que os participantes partilhem a sua paixão pela natureza, seja através de uma história, uma canção, uma fotografia, um filme, um poema ou qualquer outro formato.

Os trabalhos podem ser entregues diretamente nos serviços dos Parques Naturais, enviados por correio eletrónico para o endereço parquesnaturais@azores.gov.pt ou para parkpassion@europarc.org, até 3 de junho.

O prémio europeu, a que se candidatam todos os trabalhos enviados para os Parques Naturais dos Açores, será divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

Este desafio é lançado também para as pessoas que integram as equipas que trabalham nas áreas protegidas.

Associado a este desafio, cada Parque Natural irá ainda comemorar esta efeméride com um evento de divulgação de uma ou várias das suas Áreas Protegidas, que podem ser conhecidos no endereço eletrónico parquesnaturais.azores.gov.pt.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia da Região Autónoma dos Açores



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota informativa da Câmara Municipal sobre a recolha de resíduos

A Câmara Municipal informa todos os Munícipes que no próximo dia 20 de maio (segunda-feira) não será efetuada recolha de resíduos indiferenciados por ser feriado. A empresa Equiambi também não recolherá o vidro e o papelão no comércio nesta segunda feira, sendo a recolha levada a cabo na quarta feira, dia 22 de maio.

Na sexta feira, dia 24 de maio, foi concedida tolerância de ponto pelo que a recolha de indiferenciados será efetuada no sábado, dia 25 de maio.



CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O filme "DJANGO LIBERTADO" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 17 de Maio

O filme "DJANGO LIBERTADO" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 17 de Maio


segunda-feira, dia 13 de maio de 2013
CINEMA - DJANGO LIBERTADO 
Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Acção, Western
Duração: 165 m
Classificação: M16
Realização: Quentin Tarantino
Interpretação: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Kerry Washington, Quentin Tarantino

Sinopse
Passado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, conta-se a história de Django, um escravo vendido a um caçador de recompensas alemão para ajudar na captura dos irmãos assassinos Brittle. O seu sucesso leva Schultz a libertar Django, mas os dois homens decidem permanecer juntos. Apesar de aperfeiçoar as suas capacidades de caça, Django mantém-se focado num objectivo: encontrar e resgatar Broomhilda, a sua mulher que perdeu no comércio de escravos há muitos anos atrás.
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Governo dos Açores concede tolerância de ponto a 24 de maio na Graciosa


O Governo dos Açores, por despacho do seu Presidente, Vasco Cordeiro, concedeu tolerância de ponto a 21 de maio aos trabalhadores da administração pública regional cujos serviços estejam sedeados nas ilhas de S. Jorge, Pico e Faial e, no dia 24 de maio, aos trabalhadores cujos serviços tenham sede na ilha Graciosa.

A tolerância de ponto concedida aos trabalhadores da administração pública regional das ilhas do ‘Triângulo’, segundo despacho hoje publicado no Jornal Oficial, tem em consideração o “profundo significado” que a celebração do Espírito Santo tem para o Povo Açoriano, sendo o seu culto celebrado em toda a Região.

No caso das ilhas de S. Jorge, Pico e Faial, “tradicionalmente, as festividades que lhe são dedicadas prolongam-se para além da segunda-feira do Espírito Santo”, que este ano ocorre no dia 20 de maio, o que justifica a tolerância de ponto no dia seguinte.

O Jornal Oficial também publica hoje um despacho assinado pelo Presidente do Governo que concede tolerância de ponto no dia 24 de maio aos trabalhadores da administração pública regional cujos serviços estão sedeados na ilha Graciosa.

A decisão tem em consideração “o profundo significado religioso para a população da Ilha Graciosa de que se reveste a Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora da Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora d’Ajuda”, que se realiza nesta ilha dos Açores desde 1717.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 14 de maio de 2013

Adelaida Teles vai receber a Insígnia Autonómica de Dedicação que lhe será atribuída na próxima Segunda-feira na Cidade da Horta durante a Sessão solene do Dia dos Açores


A Sessão Solene do Dia dos Açores, que se realiza segunda-feira na cidade da Horta, numa organização conjunta do Governo Regional e da Assembleia Legislativa, ficará assinalada pela imposição de 37 Insígnias Honoríficas, sendo que uma delas será atribuída à Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

As insígnias açorianas, cujo regime jurídico foi aprovado em 2002, “visam distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.

Nos Açores existem quatro espécies de insígnias honoríficas: a Insígnia Autonómica de Valor, a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, a Insígnia Autonómica de Mérito (com as categorias de Mérito Profissional, Mérito Industrial, Comercial e Agrícola e Mérito Cívico) e a Insígnia Autonómica de Dedicação.

A Insígnia Autonómica de Valor, a mais importante, destina-se a agraciar “o desempenho, excecionalmente relevante, de cargos nos órgãos de governo próprio ou ao serviço da Região” ou de “feitos cívicos de grande relevo”.

Por sua vez, a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, que é a segunda na hierarquia, visa distinguir “os atos ou a conduta de excecional relevância” de cidadãos portugueses ou estrangeiros que “valorizem e prestigiem a Região no País ou no estrangeiro”, que “contribuam para a expansão da cultura açoriana ou para o conhecimento dos Açores e da sua história” ou que “distingam-se pelo seu mérito literário, científico, artístico ou desportivo”.

A Insígnia Autonómica de Mérito tem por objeto distinguir “atos ou serviços meritórios praticados por cidadãos portugueses ou estrangeiros no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas”.

Esta insígnia divide-se nas categorias de Mérito Profissional (“destinada a agraciar o desempenho destacado em qualquer atividade profissional, quer por conta própria, quer por conta de outrem”), Mérito Industrial, Comercial e Agrícola (“destinada a agraciar aqueles que, tendo desenvolvido a sua atuação nas áreas industrial, comercial ou agrícola, se hajam destacado por relevantes serviços para o seu desenvolvimento ou por excecionais méritos na sua atuação”) e Mérito Cívico (“destinada a agraciar aqueles que, em resultado de uma compreensão nítida dos deveres cívicos, contribuíram, de modo relevante, para os serviços à comunidade, nomeadamente nas áreas de ação social e cultural”).

Por último, a Insígnia Autonómica de Dedicação “visa destacar relevantes serviços prestados no desempenho de funções na Administração Pública, bem como agraciar aqueles funcionários que demonstrem invulgares qualidades dentro da sua carreira e que, pelo seu comportamento, possam ser apontados como exemplo a seguir”.

De acordo com a legislação que instituiu as insígnias honoríficas açorianas, são deveres dos agraciados, em todas as circunstâncias, “prestigiar a Região” e “dignificar a insígnia por todos os meios”.

É a seguinte a lista das personalidades e instituições, hoje aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, a quem serão impostas Insígnias Autonómicas na Sessão Solene comemorativa no Dia dos Açores:

Insígnia Autonómica de Valor (1):
- Carlos Manuel Martins do Vale César

Insígnia Autonómica de Reconhecimento (12):
- António Clemente Pereira da Costa Santos
- Ariel Edison Guadalupe Cabrera (a título póstumo)
- Artur Teodoro de Matos
- Francisco Cota Fagundes
- Heitor Miguel Medeiros Sousa
- Manuel Edward de Mello (a título póstumo)
- Maria João da Câmara da Silva
- Mário João de Oliveira Ruivo
- Meaghan Benfeito
- Nuno Duarte Gil Mendes Bettencourt
- Seminário Episcopal de Angra
- Vasco Manuel Pimentel Pereira da Costa

Insígnia Autonómica de Mérito Profissional (3):
- Augusto Pamplona Monjardino (a título póstumo)
- Dinis Manuel Pacheco Martins
- Vasco Augusto Sodré Aguiar

Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola (5):
- Artur Ribeiro Ramos
- Emiliano Arruda de Castro Carneiro (a título póstumo)
- João Batista dos Santos
- José Aurélio Martins Mendonça
- Luís Alberto Meireles Martins Mota

Insígnia Autonómica de Mérito Cívico (9):
- António José Pimentel Cassiano
- Fernanda Correia Garcia Trindade
- Filarmónica Lira Corvense
- Fundação Faialense
- José Cardoso Romeiro
- José Simões Borges (a título póstumo)
- José Soares Nunes
- Júlio da Rosa
- Obra Social Madre Maria Clara – Açores

Insígnia Autonómica de Dedicação (7):
- Adelaide Maria Medina Teles
- Ana Paula de Medeiros Andrade Constância
- Arminda Maria Ávila Pimentel da Silveira
- Carlos Alberto Marques
- Francisco da Encarnação Afonso
- José Costa Melo
- Maria de Simas Cardoso 



GaCS

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pauleta visita a Ilha Graciosa este fim de semana no âmbito do projeto "Um Pontapé Solidário"

A Câmara Municipal vai promover, no próximo sábado, dia 11 de maio, pelas 17 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma sessão solene para homenagear o atleta Paulo Miguel Carreiro Resendes, Pauleta, que estará de visita à nossa ilha no âmbito do projeto "Um Pontapé Solidário."

Esta sessão é aberta a todos os graciosenses que pretendam estar presentes na homenagem ao grande atleta açoriano.


CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo durante as últimas semanas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas sem chumbo 95 e 98 e do gasóleo rodoviário, um cêntimo por litro nos gasóleos agrícola e pescas e um cêntimo por quilo no preço do gás.

Assim, a gasolina de 95 octanas passa a ter um preço de 1,45 euros por litro e a gasolina de 98 octanas desce para 1,52 euros por litro.

O gasóleo rodoviário passa a ter um preço de 1,28 euros por litro, enquanto o litro do gasóleo agrícola passa a custar 0,85 euros e o do gasóleo pescas desce para 0,64 euros.

O gás em garrafas de 26 litros ou mais passa a ter um preço de 1,42 euros por quilo.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de sexta-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 8 de maio de 2013

OZ O Grande e Poderoso, no cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 10 de Maio de 2013

O filme "OZ O Grande e Poderoso" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 10 de Maio pelas 21H30

Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Ação, Aventura, Fantasia
Duração: 130 m
Classificação: M12
Realização: Sam Raimi
Interpretação: James Franco, Michelle Williams, Rachel Weisz, Zach Braff, Bruce Campbell, Michelle Williams, Mila Kunis

Sinopse


Quando Oscar Diggs, um medíocre mágico de circo de ética questionável, é levado do empoeirado Kansas para a Terra de Oz, fica convencido que ganhou a lotaria e que está a um passo da fama e da fortuna. Isto, até conhecer as três bruxas, Theodora, Evanora e Glinda, que não estão assim tão convencidas de que ele é realmente o grande feiticeiro por quem todos esperavam. Arrastado com relutância para os problemas épicos relacionados com a terra de Oz e os seus habitantes, Oscar terá agora que distinguir o bem do mal antes que seja tarde demais. Recorrendo às suas artes mágicas através da ilusão, perspicácia – e ainda um pouco de feitiçaria – Oscar transforma-se não apenas no Grande Feiticeiro de Oz mas também num homem melhor.





Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Jovens graciosenses e de todas as restantes ilhas dos Açores celebram o Dia da Europa

O Governo dos Açores assinala quinta-feira, 9 de maio, o Dia da Europa com uma iniciativa que envolve a participação de jovens de todas ilhas, selecionados através do concurso de trabalhos multimédia 'Cidadania Europeia: Um Olhar Açoriano'.



Neste concurso, lançado no início do ano no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, participaram 19 equipas, constituídas por três alunos do ensino secundário ou profissional (bem como do 3.º ciclo, no caso do Corvo), que apresentaram trabalhos multimédia originais, em formato de som e imagem, com uma duração máxima de três minutos.
O júri do concurso, que teve como convidados Teresa Tomé, realizadora da RTP/Açores, e Manuel Bernardo Cabral, professor e cineasta, avaliou os trabalhos tendo por base critérios como a criatividade, originalidade, impacto visual e comunicativo e correção de conteúdos, tendo selecionado as nove equipas que participam nas celebrações do Dia da Europa.
O programa comemorativo, que vai decorrer na Escola Secundária de Lagoa, na ilha de São Miguel, inclui, a partir das 9h30, a final do concurso 'Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia'
As nove equipas finalistas, constituídas por três alunos e um professor, disputam um prémio que inclui uma deslocação a Bruxelas para visitar as principais instituições europeias.
Esta final será dosputada pelas equipas 'Eurocorvinos', da EBS Mouzinho da Silveira, no Corvo, 'Jovens Ocidentais', da EBS Padre Maurício de Freitas, nas Flores, 'Os Arriagas', da ES Manuel Arriaga, no Faial, 'Os Milhafres', da EBS de S. Roque, no Pico, 'Bugaboos 2.0', da EBS da Calheta, em S. Jorge, 'Os Lilases', da EBS Tomás de Borba, na Terceira, 'A.M.A.Europa', da EBS da Graciosa, 'Andrómeda', da ES da Ribeira Grande, em S. Miguel, e 'Eurotiks', da EBS de Santa Maria.
O programa inclui ainda, a partir das 11h00, uma sessão comemorativa, com a exibição dos melhores trabalhos do concurso multimédia, intervenções e entrega de prémios.
A iniciativa inclui também momentos de declamação de poesia e de execução de música tradicional por alunos dos clubes Europeu, de Teatro e de Música da Escola Secundária de Lagoa.

GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Aviso de chuva no Grupo Central - Proteção Civil


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:



Para o Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 13UTC de 08-05-2013 e as 19UTC de 08-05-2013.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.



GaCS


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O filme "AS PALAVRAS" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 3 de Maio pelas 21H30

O filme "AS PALAVRAS" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 3 de Maio pelas 21H30

Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Drama, Romance
Duração: 97 m
Classificação: M12
Realização: Brian Klugman, Lee Sternthal
Interpretação: Bradley Cooper, Dennis Quaid, Olivia Wilde, Jeremy Irons, Zoe Saldana, Bradley Cooper, Dennis Quaid

Sinopse
No pico do seu sucesso, um Homem Misterioso descobre Rody e confronta-o com a revelação de que é ele o verdadeiro autor do romance. O Homem conta-lhe as belas mas trágicas memórias da sua juventude na Paris dos pós Segunda Guerra Mundial que levaram à criação do livro. Vendo que um outro homem pagou o preço da verdade e da visão da história, Rory é levado a confrontar as questões essenciais da criatividade, da ambição e das escolhas morais que tomou.
Escrita como uma história dentro de outra história, a vida de Rory é também ela uma criação ficcional.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

A Graciosa vai estar representada, a convite da UNESCO, no seminário 'O Papel das Reservas da Biosfera no Desenvolvimento Local' e na 11.ª reunião anual da REDBIOS

As três Reservas da Biosfera dos Açores - Corvo, Graciosa e Flores – vão estar representadas, a convite da UNESCO, no seminário 'O Papel das Reservas da Biosfera no Desenvolvimento Local' e na 11.ª reunião anual da REDBIOS, que decorre de 3 a 10 de maio na Região Autónoma do Príncipe, em S. Tomé e Príncipe.

A reunião anual da REDBIOS, Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO, junta reservas de Portugal (Açores e Madeira), Espanha (Canárias), Guiné Bissau, Marrocos, Mauritânia e Senegal, assim como representantes das autoridades destes países, das regiões e da UNESCO.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais faz-se representar neste evento pela Direção Regional do Ambiente, através do Diretor de Serviços da Conservação da Natureza.

O seminário 'O Papel das Reservas da Biosfera no Desenvolvimento Local' pretende ser um contributo da REDBIOS junto das comunidades locais e contará, entre outros, com oradores da UNESCO e dirigentes das diversas Reservas da Biosfera.

O programa 'O Homem e a Biosfera MAB' (do inglês, Man and the Biosphere) pretende harmonizar a conservação da diversidade natural e cultural com o desenvolvimento social e económico local.

A atribuição do galardão de Reserva Mundial da Biosfera constitui o reconhecimento internacional não só das riquezas patrimoniais locais, como também das atividades e setores que promovam o desenvolvimento sustentável local.

As Reservas da Biosfera procuram integrar três funções principais, que passam pela conservação do património natural e cultural e pelo desenvolvimento económico sustentável.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para chuva forte nos grupos Central e Oriental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Devido à passagem de uma superfície frontal oclusa pelos grupos Central e Oriental, prevê-se a ocorrência de precipitação pontualmente FORTE.

Para o Grupo Central:

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO pontualmente FORTE
No período entre as 12UTC de 02-05-2013 e as 21UTC de 02-05-2013

Para o Grupo Oriental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO pontualmente FORTE
No período entre as 20UTC de 02-05-2013 e as 06UTC de 03-05-2013

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.




GaCS

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Maios da Ilha Graciosa 2013

Dois dos melhores MAIOS que encontrei na Ilha Graciosa, neste Dia do Maio de 2013


VER AQUI NESTE LINK TODOS OS RESTANTES MAIOS:




Publicado por: Jorge M. Gonçalves