Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O filme "A SAGA TWILIGHT: AMANHECER - PARTE 2" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 1 de Março de 2013

O filme "A SAGA TWILIGHT: AMANHECER - PARTE 2" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-Feira, 1 de Março, pelas 21H30

Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Aventura, Drama, Fantasia
Duração: 115
Classificação: M12
Realização: Bill Condon
Interpretação: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Maggie Grace, Dakota Fanning, Nikki Reed


Sinopse
Quando acorda, Bella já se encontra transformada em vampira, deixando o amado Edward fascinado coma sua beleza. Com uma velocidade e um auto-controlo incomum, Bella nunca se sentiu tão viva.


Jacob vê o seu destino marcado por Renesmee, a excepcional filha de Edward e Bella. Renesmee é um elo de ligação para esta família alargada, o que desencadeia as forças que ameaçam destruí-los a todos. Os Volturi, acreditam que a filha de Bella e Edward constitui uma ameaça ao seu poder e existência.


A renegada vampira Irina convoca este clã e juntos preparam-se para destruir essa potencial ameaça. De modo a protegerem a sua família, Bella, Edward e os Cullens - com a ajuda de todos os aliados que conseguem encontrar - preparam-se assim para a batalha final.


FILME COMPLETO PODE SER VISTO AQUI NA SUA TOTALIDADE:



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte em todo o arquipélago


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e na sequência do aviso anterior, se prevê um agravamento do estado do tempo nos Açores.

Assim, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 27-02-2013 e as 18UTC de 28-02-2013.

Para o Grupo Central

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 17UTC de 27-02-2013 e as 18UTC de 28-02-2013.

Para o Grupo Oriental

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 03UTC de 28-02-2013 e as 18UTC de 28-02-2013.

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente a limpeza dos sistemas de drenagem, e aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.





GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nos grupos Ocidental e Central


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma superfície frontal fria com atividade forte, associada a uma depressão muito cavada localizada a noroeste do arquipélago, deverá provocar um agravamento do estado do tempo nos Açores.

Assim, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 03UTC de 27-02-2013 e as 18UTC de 28-02-2013.

Para o Grupo Central

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 03UTC de 27-02-2013 e as 18UTC de 28-02-2013.

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente a limpeza dos sistemas de drenagem, e aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Proteção Civil alerta para previsão de mau tempo nos grupos Ocidental e Central


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e na sequência de um sistema frontal de
atividade moderada a forte que deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas
ilhas dos Grupos Ocidental e central, pelo que se preveem as seguintes condições:


PARA O GRUPO CENTRAL

PRECIPITAÇÃO com chuva entre 10 a 20 mm/h e aguaceiros entre 25 a 40 mm/6h
No período entre as 09UTC de 2013-02-24 e as 00UTC de 25-02-2013
VENTO sul Rajada Máxima entre 85 a 100 km/h
No período entre as 09UTC de 2013-02-24 e as 00UTC de 25-02-2013
TROVOADA
No período entre as 09UTC de 2013-02-24 e as 00UTC de 25-02-2013
AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas de sudoeste entre 6 a 7m
No período entre as 09UTC de 2013-02-24 e as 00UTC de 25-02-2013

PARA O GRUPO OCIDENTAL

PRECIPITAÇÃO com chuva entre 10 a 20 mm/h e aguaceiros entre 25 a 40 mm/6h
No período entre as 22UTC de 2013-02-23 e as 13UTC de 24-02-2013
VENTO sul Rajada Máxima entre 85 a 100 km/h
No período entre as 22UTC de 2013-02-23 e as 13UTC de 24-02-2013
TROVOADA
No período entre as 22UTC de 2013-02-23 e as 13UTC de 24-02-2013
AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas de sudoeste entre 6 a 7m
No período entre as 22UTC de 2013-02-23 e as 13UTC de 24-02-2013

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções

Fonte: SRPCBA - Açores
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Ilha Graciosa tem maior taxa de recolha de cartão e papel do país


O município da ilha Graciosa, recolheu em Dezembro de 2012 a maior quantidade de papel e cartão por habitante no país, um feito que o presidente atribui ao "trabalho pedagógico" desenvolvido porta a porta.


Os números da Sociedade Ponto Verde, entidade que organiza a gere a retoma e valorização de resíduos de embalagens em Portugal, indicam que em Dezembro último o município de Santa Cruz da Graciosa conseguiu recolher 66,8 quilos de cartão e papel por habitante, mais do que qualquer outra zona do país.

Para o autarca Manuel Avelar (PS), este sucesso resulta do "trabalho pedagógico feito porta a porta" nos últimos dois anos, vincando que apesar de "satisfeito" com os resultados obtidos numa ilha com 4.393 habitantes "há sempre algo a melhorar".

"Praticamente 100% das casas nós visitamos. Uma vereadora e os nossos técnicos do ambiente fizeram um trabalho de base, que continuamos no final do ano passado em algumas zonas", afirmou Manuel Avelar à agência Lusa, acrescentando que o município, em colaboração com o núcleo da Câmara do Comércio, voltou a escrever uma carta aos comerciantes locais, dado que "são eles os que mais produzem resíduos ao nível do cartão e papel".

O autarca referiu que na Graciosa, ilha classificada como Reserva da Biosfera, existem actualmente oito ecopontos, cobrindo todas as freguesias e localidades, sendo a recolha porta a porta feita todas as semanas.

Segundo Manuel Avelar, o lixo indiferenciado é recolhido à porta dos munícipes graciocenses às segundas, quartas e sexta-feiras, o cartão e papel às quartas, as embalagens às terças e o vidro às quinta-feiras.

"Continuamos a trabalhar para manter este 'ranking'. Somos poucos, mas muito empenhados", afirmou Manuel Avelar, acrescentando que na recolha do vidro o município foi o quinto a nível nacional em Dezembro de 2012.

A recolha selectiva na Graciosa começou a ser feita em 2011. Desde então, a autarquia tem apostado fortemente no despertar da consciência ambiental da população e em concursos para atrair a atenção dos mais novos para a importância da reciclagem.

O autarca reconheceu, também, que a abertura do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, em Junho de 2012, contribuiu para despertar o cuidado com a separação do lixo e para que a ilha ficasse mais limpa, uma vez que foram encerradas várias lixeiras a céu aberto.

A obra, da responsabilidade do Governo Regional, custou cinco milhões de euros e faz parte de um conjunto de sete centros de processamento instalados em outras ilhas mais pequenas do arquipélago, que permitiram passar a valorizar localmente os resíduos orgânicos, sendo que os restantes são exportados para fora.

Lusa/ SOL
Fonte: Sol.sapo.pt
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Artigo de opinião "Engraxador bem-falante" da autoria do Deputado José Ávila

Engraxador bem-falante



Renato da Cunha Bettencourt Neves

(08/11/1936 – 10/10/1988)

Via o Renato todos os dias, saltitando entre o quiosque da Praça Fontes Pereira de Melo e os baixos da casa do senhor Belchior. Era nesse dois sítios que estava quase sempre.

O único ofício que lhe conheci foi o de engraxador. Com um banco e a sua caixa, que servia para arrumar os utensílios da profissão e de base para colocar o pé com o calçado à espera de atenção, procurava os clientes, sobretudo aos domingos, na Praça Fontes Pereira de Melo, para lhes dar brilho nos sapatos. Enquanto limpava, dava graxa e polia, o Renato conversava com os seus clientes, que eram todos seus conhecidos, sobretudo sobre futebol.

No entanto o Renato, enquanto rapaz, serviu em várias casas de Santa Cruz. Cuidava dos quintais, tratava dos animais e fazia as “voltas” necessárias àquelas famílias. Nesse tempo ficou conhecido por “guarda-joias”, talvez devido a alguma inconfidência logo aproveitada pelos especialistas em atribuir alcunhas.

Era um homem magro e de baixa estatura, podendo mesmo classificar-se com franzino. Andava bem penteado, muito à conta da brilhantina que lhe alisava o cabelo. No canto da boca via-se quase sempre um cigarro que também lhe amarelava os dedos.

Com o advento da democracia em 1974, os partidos de então, e eram muitos, faziam incursões por estas ilhas debitando as suas ideias em inúmeras sessões de esclarecimentos. O Renato, impulsionado por aquilo que era uma autêntica novidade para todos os graciosenses, levou isso a peito de tal maneira que, quando bebia uns “copitos” a mais, era vê-lo por cima do quiosque da praça em animado “comício” para deleite dos transeuntes, sobretudo os notívagos, que faziam da praça a sua sala de estar.  

Empenhava-se muito naquelas suas intervenções, mas não ofendia ninguém. Quando queria reforçar uma ideia ou mesmo repeti-la usava sempre a expressão “ou que seja”, o que levou algumas pessoas a tratá-lo assim, pois, como se sabe e já aqui foi referido, as alcunhas na Graciosa, por vezes, surgem do nada.

Era adepto do Graciosa Futebol Clube, onde chegou a jogar. Certo dia, o treinador mandou-o, na segunda parte, saltar do banco para jogar a ponta de lança. O defesa Reinaldo Tristão, pai e avô de dois guarda-redes do mesmo clube, colocou-lhe a bola no meio campo e o Renato, com o seu passo miudeiro, isolou-se e correu em direção à baliza à guarda do Antero. Quando se viu só à frente da guarda-redes do Santa Cruz Sport Clube desferiu um remate e o Antero, fazendo o que lhe competia, atirou-se para o lado esquerdo e defendeu … a bota de travessas do Renato, enquanto a bola seguiu, menos veloz mas mais certeira, em direção à baliza, fazendo assim um golo de antologia, que o seu autor nunca mais esqueceu, nem nunca deixou de contar sempre que se falava de futebol.

O Renato, ainda novo, teve necessidade de receber tratamento na vizinha Ilha Terceira. Foi aí que acabou por encontrar-se com a morte de uma forma trágica e inesperada.



De: José Ávila, Deputado PS /Ilha Graciosa
Texto publicado no (Blog Oficial): http://temponovo.blogspot.pt


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Agitação marítima em todo o arquipélago durante as próximas horas - Proteção Civil


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e na sequência do aviso anterior se preveem as seguintes condições:

PARA O GRUPO OCIDENTAL

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas noroeste de 6 m
No período entre as 23UTC de 21-02-2013 e as 07UTC de 22-02-2013

PARA O GRUPO CENTRAL

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas noroeste de 6 m
No período entre as 23UTC de 21-02-2013 e as 07UTC de 22-02-221013

PARA O GRUPO ORIENTAL

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas noroeste de 6 m
No período entre as 23UTC de 21-02-2013 e as 07UTC de 22-02-2013


Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.





GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "ARGO" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 22 de Fevereiro

O filme "ARGO" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 22 de Fevereiro, pelas 21H30


Ficha Técnica:

País:EUA
Género: Drama, Thriller
Duração: 120 m
Classificação: M12
Realização: Ben Affleck
Interpretação: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin, Tate Donovan, Clea DuVallv

Sinopse
Teerão (Irão), 4 de Novembro de 1979. A embaixada norte-americana é tomada de assalto por um grupo revolucionário iraniano que faz cinquenta e dois reféns, seis dos quais conseguem fugir e são acolhidos na casa do embaixador canadiano. A CIA é alertada por várias fontes no local que se os revolucionários encontrarem os seis funcionários vão executa-los, sendo assim, envia para o terreno Tony Mendez (Ben Affleck), um agente especialista em fugas que arquiteta um plano arriscado para os tirar do país.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para agitação marítima, chuva e vento forte em todo o arquipélago


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e, na sequência do aviso anterior, se preveem as seguintes condições:

Para o Grupo Ocidental

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Ondas de oeste de 6 a 8 metros.

PRECIPITAÇÃO com chuva entre 10 a 20 mm/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Aguaceiros pontualmente Fortes.

VENTO oeste entre 65 a 74 km/h e rajada máxima entre 85 a 100 km/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 21UTC de 21-02-2013

Para o Grupo Central

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Ondas de oeste de 6 a 8 metros.

PRECIPITAÇÃO com chuva entre 10 a 20 mm/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Aguaceiros pontualmente Fortes.

VENTO oeste entre 65 a 74 km/h e rajada máxima entre 85 a 100 km/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 21UTC de 21-02-2013

Para o Grupo Oriental

PRECIPITAÇÃO com chuva entre 10 a 20 mm/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Aguaceiros pontualmente Fortes.

VENTO oeste entre 65 a 74 km/h e rajada máxima entre 85 a 100 km/h
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 6 a 7 m
No período entre as 07UTC de 21-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo durante as últimas semanas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na subida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas sem chumbo 95 e 98, um cêntimo no preço do gasóleo rodoviário, dois cêntimos no preço dos gasóleos agrícola e pescas e dois cêntimos por quilo no preço do gás butano.

Assim, a gasolina de 95 octanas passa a ter um preço de €1,52 por litro e a gasolina de 98 octanas um preço de €1,59 por litro.

O gasóleo rodoviário passa a ter um preço de €1,34 por litro, enquanto o litro do gasóleo agrícola passa a custar €0,90 e o do gasóleo pescas €0,70.

O gás em garrafas de 26 litros ou mais passa a ter um preço de €1,41 por quilo.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 da próxima sexta-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Actualização do Estado do Tempo


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e na sequência do aviso anterior se preveem as seguintes condições:

PARA O GRUPO OCIDENTAL:

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas de oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013

VENTO Oeste com rajadas máximas entre 85 a 100 km/h
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 21UTC de 21-02-2013

PRECIPITAÇÃO com chuva entre os 10 a 20 mm/h e aguaceiros pontuais entre os 25 a 40 mm/6h, acompanhados de trovoada
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 20-02-2013

PARA O GRUPO CENTRAL:

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas de oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013
Ondas de oeste de 6 a 7 metros, aumentando para 8 metros a partir
das 18UTC do dia 20 de fevereiro.

VENTO Oeste com rajadas máximas entre 85 a 100 km/h
No período entre as 08UTC de 20-02-2013 e as 21UTC de 21-02-2013

PRECIPITAÇÃO com chuva entre os 10 a 20 mm/h e aguaceiros pontuais entre os 25 a 40 mm/6h, acompanhados de trovoada
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 20-02-2013

PARA O GRUPO ORIENTAL:

VENTO Oeste com rajadas máximas entre 85 a 100 km/h
No período entre as 13UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas de oeste entre 6 e 7 m
No período entre as 21UTC de 20-02-2013 e as 23UTC de 21-02-2013

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Intervenção no Parlamento Açoriano do Deputado PS/ da Ilha Graciosa/ José Ávila

Intervenção do Deputado José Ávila (PS / Ilha Graciosa) feita hoje na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.




Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma depressão muito cavada, localizada a norte do arquipélago, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas.

Assim, prevê-se as seguintes condições:

Para o Grupo Ocidental:

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 06UTC de 20-02-2013 e as 18UTC de 21-02-2013
Ondas de oeste de 6 a 7 metros, aumentando para 8 metros a partir das 18UTC do dia 20 fevereiro.

Para o Grupo Central:

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 8 a 9 m
No período entre as 12UTC de 20-02-2013 e as 18UTC de 21-02-2013
Ondas de oeste de 6 a 7 metros, aumentando para 7 a 8 metros a partir das 00UTC do dia 21 fevereiro.

VENTO Oeste com rajadas máximas entre 85 a 100 km/h
No período entre as 08UTC de 20-02-2013 e as 21UTC de 21-02-2013

Para o Grupo Oriental:

VENTO Oeste com rajadas máximas entre 85 a 100 km/h
No período entre as 20UTC de 20-02-2013e as 03UTC de 21-02-2013

AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondas oeste entre 6 e 7 m
No período entre as 20UTC de 20-02-2013 e as 18UTC de 21-02-2013


Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EM BUSCA DO PAINHO-DE-MONTEIRO NA SIC


"Em busca do Painho-de-monteiro" é um documentário sobre uma espécie endémica da Graciosa e será transmitido pela SIC, no próximo domingo, dia 24 de fevereiro, pelas 11 horas. Não perca este episódio do programa "Vida Selvagem"!

"Em busca do Painho-de-monteiro" estreou em Sesimbra, no Finisterra - Arrábida Film & Art Festival, tendo sido condecorado com o segundo prémio na categoria de Natureza e Vida Selvagem.
Foi exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa a 7 de junho de 2012.

Pedro Carvalho, visitante assíduo dos Açores nas suas visitas à ilha Graciosa, acompanha os observadores de aves que procuram o Painho-de-monteiro na ilha Graciosa e conta a história do investigador Luís Monteiro que nos anos de 1990 a identificou como espécie endémica dos Açores. Luís Monteiro, investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que faleceu a 11 de Dezembro de 1999, não chegou a ver o reconhecimento da ave a que ficou associada ao seu nome.
Gaspar Frutuoso relata a existência de muitos painhos no arquipélago, no séc. XVI. No entanto, foram intensamente capturados para extracção de óleo. Na época da baleação eram observados a alimentarem-se dos desperdícios da actividade e a que chamavam de Melro-da-baleia. Apesar de serem observados também nas Flores e Corvo, os estudos do DOP apenas indicam nidificação de espécies nos ilhéus da ilha Graciosa. É no ilhéu da Praia, onde foram colocados ninhos artificiais pelo DOP, que se considera haver maior colónia de painhos-de-monteiro do mundo, com cerca de 100 pares (http://siaram.azores.gov.pt/)

Os residentes da ilha Graciosa que viram o seu acesso ao ilhéu da Praia limitado, hoje vêem o ilhéu e a sua ilha enaltecida neste documentário, o qual coloca a Graciosa nos trilhos dos observadores de aves internacionais, que já visitam a ilha apenas para conhecer esta ave rara, recorrendo aos serviços das empresas marítimo-turísticas.


CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O filme de animação "IMPY NA TERRA DA MAGIA" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 15 de Fevereiro

O filme de animação "IMPY NA TERRA DA MAGIA" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, 15 de Fevereiro.


Ficha Técnica:

País: Alemanha
Género: Animação, Comédia
Duração: 84 m
Classificação: M4
Realização: Reinhard Klooss, Holger Tappe
Interpretação: Hannes Maurer, Anke Engelke, Oliver Kalkofe

Sinopse
Impy é um dinossauro muito esperto que vive com os seus amigos animais falantes na ilha de Tikiwu. Quando uma bonita e desajeitada Panda chamada Babu chega à sua família rapidamente todos se apaixonam por ela, para descontentamento do ciumento Impy, que deixa de ser o favorito da ilha. Ansioso por novos admiradores e aventuras, Impy decide deixar a ilha em segredo, aceitando uma oferta para se juntar ao parque de diversões do astuto empresário Barnaby.

Uma vez no parque, Barnaby revela o seu lado malvado e aprisiona Impy. Mas a sua nova e inteligente irmã Babu vai em seu socorro, juntamente com todos os outros animais de Tikiwu! Só que o regresso a casa está cheio de perigos e para lá chegar os animais são obrigados a enfrentar uma série de atribuladas aventuras.

CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lançou a semana passada um concurso para a conceção do novo logótipo do município e que deverá envolver jovens de todo o território nacional


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lançou a semana passada um concurso para a conceção do novo logótipo do município e que deverá envolver jovens de todo o território nacional.

Esta iniciativa surge no âmbito do processo de criação da marca “Graciosa, Reserva da Biosfera” e que procura promover, bem como conferir maior visibilidade e dinâmica aos recursos naturais, socioeconómicos, patrimoniais, históricos e turísticos do concelho.

Segundo Manuel Avelar “a ideia deste concurso nasceu da necessidade de modernizar a imagem da ilha, ao mesmo tempo que despertaremos a curiosidade de jovens de todo o pais para que tenham a oportunidade de conhecerem melhor a Graciosa, através da investigação que terão de fazer para poderem desenvolver a sua proposta de logótipo. Não nos podemos esquecer que temos como base para o trabalho o facto de a Graciosa ser Reserva da Biosfera, de sermos uma referência ambiental e de termos uma grande riqueza natural, histórica, arquitetónica e marítima.”

Os interessados terão de fazer chegar as suas propostas até ao próximo dia 15 de março.

Seguir-se-á uma exposição de todos os trabalhos na Biblioteca Municipal, onde todos os graciosenses terão a oportunidade de se pronunciarem, através de voto secreto, sobre aquele que considerarem ser o logótipo mais representativo no seu município. A esta votação será acrescentada a votação de todo o executivo municipal, do autor do logótipo em uso no município e do representante da Câmara de Comércio.

Para Manuel Avelar “não faria sentido mudar o logótipo do município, sem ouvir a opinião da população. A imagem vencedora será a nova imagem da Graciosa, logo a nova imagem de todos os graciosenses. É por isso importante que todos se identifiquem com ela e que se envolvam na sua seleção”

O melhor trabalho será premiado com 500€ e um fim de semana para duas pessoas no Graciosa Hotel****.

CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nas próximas horas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, associada a uma depressão localizada a norte do arquipélago, deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas próximas horas.

Assim, prevê-se:

PARA O GRUPO OCIDENTAL
No período entre as 13UTC de 15-02-2013 e as 06UTC de 16-02-2013
VENTO FORTE com direção de SUDOESTE, rodando para OESTE.
No período entre as 06UTC de 15-02-2013 e as 00UTC de 16-02-20
CHUVA POR VEZES FORTE
No período entre as 20UTC de 15-02-2013 e as 12UTC de 16-02-2013
MAR TEMPESTUOSO com ondas de SUDOESTE, passando a NOROESTE.


PARA O GRUPO CENTRAL
No período entre as 21UTC de 15-02-2013 e as 06UTC de 16-02-2013
VENTO FORTE com direção de SUDOESTE, rodando para OESTE.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, recomendando particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina diária e aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sismo de fraca intensidade registado em São Mateus da Graciosa


Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado, esta quarta-feira, nos Açores, com epicentro a cerca de dez quilómetros este da Praia, na ilha Graciosa, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o IPMA revelou que o sismo terá ocorrido cerca das 16.30 horas (17.30 horas no Continente) e foi registado pelas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

O IPMA informou ainda que ainda não recebeu "nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".

Já hoje, cerca das 17.22 horas, um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na região norte do país, com epicentro a cerca de seis quilómetros a oeste de Paredes.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto confirmou não ter havido qualquer tipo de registo de ocorrências resultantes do abalo.


Fonte: (JN) Jornal de Notícias
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Presidente do Governo recebe Presidentes de Câmara em audiências


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, reafirmou hoje que o projeto do Cais de Cruzeiros de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, será repensado e reavaliado, de forma a cumprir a legislação sobre o parque arqueológico e ser integrado nos objetivos de desenvolvimento da Região.

“O que será feito é aquilo com que me comprometi na campanha eleitoral, que, aliás, corresponde ao sentir e às posições expressas pelo Conselho de Ilha e pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, que é a necessidade de repensar e reavaliar este projeto”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência que concedeu à presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O Presidente do Governo salientou que “esse trabalho de reavaliação do projeto será desencadeado”, numa análise da “forma como ele está definido e se integra nos objetivos de desenvolvimento da Região”.

Vasco Cordeiro, que recebeu também em audiência no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, salientou que foi analisada no encontro a forma de melhor conseguir satisfazer as necessidades habitacionais na freguesia da Ribeira das Taínhas, considerando que este processo “é um bom exemplo da cooperação que se pode estabelecer entre o Governo Regional e uma autarquia local na realização deste objetivo que é dar prevalência à reabilitação urbana”.

“O que sai desta reunião é o compromisso da Câmara Municipal de fazer um levantamento na freguesia das habitações abandonadas, degradadas e devolutas para permitir uma intervenção para as colocar em condições de poderem satisfazer as necessidades de habitação social”, afirmou.

O reforço da competitividade das explorações agrícolas deste concelho foi também analisado na audiência, tendo o Presidente do Governo salientado que o executivo está a analisar projetos relativos a caminhos agrícolas e ao abastecimento de água, nomeadamente na freguesia da Ponta Garça, tendo em vista reforçar a competitividade das explorações agrícolas.

Relativamente ao acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, Vasco Cordeiro admitiu que essa pretensão está elencada pelo executivo regional, adiantando que está a ser desenvolvido um trabalho para “definir as melhores soluções”.

 “Não consta do Plano e Orçamento para 2013, mas reconhecemos que é uma necessidade a resolver no concelho, a que o Governo pretende dar resposta durante esta legislatura”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo dos Açores recebeu também em audiência o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com quem analisou, entre outras questões, o processo do matadouro.

Vasco Cordeiro salientou que está a ser ultimado o plano de pormenor para que se “possa avançar” com a construção do matadouro, considerando que este equipamento “vai permitir outras condições para a valorização do setor agropecuário na ilha Graciosa e outras condições para a competitividade da produção de carne na ilha”.

No que se refere aos transportes marítimos, frisou que está a ser concluída a infraestrutura no Porto da Praia que “permitirá que, já em 2013, seja possível na ilha Graciosa a operação sazonal do transporte marítimo de passageiros e de viaturas, retirando todas as potencialidades e benefícios de os navios operarem com as suas próprias rampas e não com as rampas laterais”.

“Em relação à habitação, foi possível acordar um reforço da cooperação entre o Governo Regional e o Município de Santa Cruz, no sentido de se proceder a um levantamento das habitações degradadas, devolutas, que possam ser alvo de recuperação, no sentido de se reforçar os mecanismos para satisfazer os interesses da política de habitação social do Governo”, acrescentou.


Anexos:
2013.02.13-PGR-AudiênciaVilaFrancaCampo.MP3 
2013.02.13-PGR-AudiênciaSantaCruzGraciosa.MP3 
2013.02.13-PGR-AudiênciaAngradoHeroísmo.MP3



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Desfile de Carnaval com as crianças das Escolas Graciosenses hoje em Santa Cruz da Graciosa

Desfile de CARNAVAL das crianças das Escolas Graciosenses, esta Sexta-feira, 8 de Fevereiro, em Santa Cruz da Graciosa




Fotos da autoria de: Paulo Leal


Foto da autoria de: Rui Ataíde
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo durante as últimas semanas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na subida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas sem chumbo 95 e 98 e dois cêntimos por quilo no preço do gás butano.

Assim, a gasolina de 95 octanas passa a ter um preço de €1,50 por litro e a gasolina de 98 octanas um preço de €1,57 por litro.

O gás em garrafas de 26 litros ou mais passa a ter um preço de €1,39 por quilo.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 da próxima sexta-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Secretário Regional da Saúde anuncia contratação de dois médicos para a Graciosa


O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje a contratação de dois médicos, em regime temporário, para a ilha Graciosa e expressou o seu apoio à administração da unidade de saúde, considerando que “está a desempenhar as funções de acordo com as competências que lhe estão atribuídas”.

Luís Cabral, numa referência à alegada contestação à unidade de saúde, afirmou que se disponibilizou para ouvir “todos os cidadãos que o pretendam”, mas acrescentou que não pode fazer qualquer juízo de valor sobre circunstâncias não concretizadas.

O Secretário Regional visitou hoje a ilha Graciosa, no âmbito do percurso que tem vindo a efetuar por todas as unidades de saúde da Região para se inteirar das preocupações de cada uma delas e transmitir as orientações que pretende implementar neste setor.

Na reunião com a administração da Unidade de Saúde, um dos temas abordados foi a situação dos médicos, atendendo a que, atualmente, apenas existiam na ilha dois profissionais.

Esta semana entraram ao serviço dois novos médicos de Clínica Geral, que foram contratados em regime temporário, mas Luís Cabral garantiu que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que a situação seja resolvida de forma definitiva.

Luís Cabral recordou que esta semana foi publicado o diploma que define os incentivos para a fixação de médicos de família na Região, um documento que será amplamente divulgado, “na expectativa de que apareçam médicos que pretendam fixar-se, neste caso, na Graciosa”.

Tal como nas visitas que já realizou a outras ilhas do arquipélago, o Secretário Regional da Saúde também visitou na Graciosa a Associação de Bombeiros Voluntários, acompanhado pelo Diretor Regional da Saúde, Armando Almeida, e pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias.



Anexos:
2013.02.06-SRS-VisitaGraciosa.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, desloca-se à Graciosa esta Quarta-feira para visitas oficiais à Unidade de Saúde bem como ao Quartel de Bombeiros desta ilha


O Secretário Regional da Saúde, LUÍS CABRAL, na Graciosa esta Quarta-feira para efectuar visitas à Unidade de Saúde bem como à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.



QUARTA-FEIRA, DIA 6:


09H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, visita a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Local: avenida Mouzinho de Albuquerque, na Vila de Santa Cruz.

11H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, visita a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Graciosa.

Local: rua das Dores, na Vila de Santa Cruz.


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vítor Fraga diz que investimento no Porto da Praia da Graciosa permitirá maior operacionalidade e melhoria no transporte marítimo


O Secretário Regional do Turismo e Transportes visitou ao final da manhã de hoje o Porto da Praia, na Graciosa, para se inteirar do andamento dos trabalhos da obra de construção da rampa Roll on/Roll off (RO-RO) daquele porto.

Vítor Fraga afirmou aos jornalistas que este investimento de cerca de 710 mil euros vai “permitir o tráfego de mercadorias inter-ilhas de uma forma rápida, segura e eficiente, possibilitando dinamizar o fluxo de mercadorias de e para a Graciosa”.

Na vertente do transporte de mercadorias, o Secretário Regional recordou o apelo que fez aos empresários graciosenses para a necessidade de se “fomentar o mais possível, junto dos empresários locais, a utilização do que já existe ao dispor, nomeadamente a recente tarifa que foi introduzida para produtos frescos no transporte aéreo”, onde é aplicada uma redução de 50% do custo do transporte e que “permite um outro nível de abordagem junto do mercado da Região para escoar os produtos que são produzidos na Graciosa”.

Vítor Fraga manifestou a intenção de “tentar, junto dos operadores privados, sensibilizar para a necessidade de haver uma grande fiabilidade na prestação do serviço” de transporte marítimo de mercadorias.

Um compromisso que o Secretário Regional assegurou ser para “levar a cabo de imediato, com um conjunto de contactos entre os vários operadores privados que servem a ilha Graciosa”.

Vítor Fraga lembrou que, no inverno, “as condições climatéricas são adversas, mas deve haver também o bom senso de ter uma resposta adequada às necessidades e às solicitações que o próprio mercado impõe”.



Anexos:
2013.02.02-SRTT-RampaRoRo(1).mp3 
2013.02.02-SRTT-RampaRoRo(2).mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Graciosa vai beneficiar do Projeto SuperDARN, defendeu Vitor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes


O Secretário Regional do Turismo e Transportes enalteceu hoje a “conjugação de esforços e a cooperação entre as várias entidades internacionais, regionais e locais”, que tornou possível a concretização do Projeto SuperDARN na ilha Graciosa.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos para instalação das infraestruturas deste projeto internacional, salientou que, de facto, “este é o caminho para o desenvolvimento”, uma vez que “só com o trabalho e empenho de todos poderá tornar-se possível o cabal desenvolvimento do nosso arquipélago”.

O Secretário Regional considerou que a implementação do Projeto SuperDARN na ilha Graciosa é mais “um bom exemplo de que, quando se trabalha em conjunto em prol de um objetivo comum, tudo se torna mais fácil e todos beneficiam”.

Neste caso, “beneficia a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos e os seus parceiros associados, que terão na Graciosa um novo e privilegiado ponto de monitorização e de obtenção de dados para aprofundar o seu conhecimento”, e “beneficia também a Universidade dos Açores, que, sendo parceira deste projeto, terá acesso não só aos dados recolhidos como a futuras colaborações diretas com a sua congénere norte-americana”.

Para além disso, salientou Vítor Fraga, beneficia também a ilha Graciosa “e com ela a Região, uma vez que aqui serão investidos cerca de 250 mil euros, 150 mil dos quais representam investimento local, através da construção de infraestruturas próprias, aluguer dos terrenos e criação de infraestruturas públicas ao nível das telecomunicações e da energia”.

Este projeto irá ainda criar um fluxo de visitantes à Graciosa, com a inerente utilização das unidades hoteleiras, de restauração e outros serviços disponíveis, assumindo-se como mais um contributo direto para a dinamização da economia local.

Mas, para Vítor Fraga, uma das maiores, “se não mesmo a maior das mais-valias em termos locais, é a criação de postos de trabalho, uma das grandes prioridades do Governo dos Açores”.

“São iniciativas como esta que dinamizam a nossa economia e criam por isso condições para o nosso desenvolvimento económico sustentável, representando também este investimento uma forte mensagem de confiança aos empresários da ilha Graciosa e um sinal forte do empenho que o Governo dos Açores tem na criação de emprego e que convida todos os agentes dinamizadores a envolverem-se, a persistirem, a juntarem-se ao Governo dos Açores para alcançarmos em conjunto os objetivos desejados”, afirmou o governante.

Para Vítor Fraga, só assim “chegaremos todos ao mais amplo consenso sobre as políticas económicas mais adequadas para a criação de emprego e riqueza, dando continuidade ao desenvolvimento trilhado durante os últimos anos e do qual a Graciosa fez parte integrante, como aqui está bem patente”.

O projeto Super Dual Auroral Radar Network (SuperDARN) resulta de uma colaboração financiada pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos da América, envolvendo quatro instituições com sede nos EUA: o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, a Universidade de Dartmouth, a Universidade do Alaska, Fairbanks, e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Este projeto, que conta com a colaboração do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, consiste na construção de uma cadeia de radares de alta frequência, a latitudes médias, para a medição do plasma na alta atmosfera.


Anexos:
2013.02.02-SRTT-SuperDARN(1).mp3 
2013.02.02-SRTT-SuperDARN(2).mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Governo dos Açores vai apoiar promoção de eventos de interesse turístico para a Graciosa e para a Região


O Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurou que eventos como a Bienal de Fotografia Subaquática e o Open Internacional de Fotografia Subaquática, que têm lugar na Graciosa, são de grande interesse para os Açores, “no contexto da promoção do destino e da captação de fluxos para a ilha Graciosa, trazendo mais-valias para a ilha e para a Região”.

Vítor Fraga, que falava sexta-feira aos jornalistas, no final de uma reunião com a Associação Graciosense de Promoção de Eventos, adiantou que estas iniciativas terão o apoio do Governo dos Açores, através da entrada nos canais de promoção da Associação Turismo dos Açores (ATA).

O governante salientou ainda que a promoção do Destino Açores passará a ser feita de forma a “promover o destino, mas sempre com um objetivo único: o de captar turistas e fluxos turísticos para a Região”.



Anexos:
2013.02.01-SRTT-Agraprome.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Novas obrigações de serviço público trarão maior mobilidade, garante Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que a criação de obrigações de serviço público no transporte marítimo de passageiros e a revisão das obrigações de serviço público do transporte aéreo vão traduzir-se numa “mais-valia em termos da capacidade de mobilidade para todos os açorianos”.

Vítor Fraga, que falava sexta-feira aos jornalistas no final de uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, assegurou que o Governo dos Açores está “fortemente empenhado em encontrar uma solução que satisfaça os anseios da população da Graciosa” relativamente à “problemática dos transportes”.

Num âmbito mais global, segundo o Secretário Regional, a solução passa “pela revisão das obrigações de serviço público relativas ao transporte aéreo e pela criação de obrigações de serviço público no transporte marítimo de passageiros”.

Em relação às obrigações de serviço público do transporte marítimo de passageiros, Vítor Fraga lembrou que “este é um projeto que está contemplado no Programa do Governo”, visando “ter uma empresa regional que preste este serviço e sirva também como entidade reguladora do preço do transporte no circuito inter-ilhas”.

Este é um projeto que está a ser desenvolvido, passando primeiro pela fusão entre a Atlânticoline e a Transmaçor e que, a seu tempo, terá a sua conclusão, afirmou Vítor Fraga.



Anexos:
2013.02.01-SRTT-ReuniãoPresidenteCMSCGraciosa.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, de visita à Graciosa, este Sábado, 2 de Fevereiro


Visita oficial de Vitor Fraga à Ilha Graciosa, este Sábado, 2 de Fevereiro de 2013.

10H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, preside à cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento do terreno para implementação do projeto “SuperDarn - Dual Aurora Network”.

Local: terrenos baldios da Serra Branca, em Santa Cruz da Graciosa.

12H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, visita a obra de construção da rampa Ro-Ro do Porto da Praia, em Santa Cruz da Graciosa.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves