Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Artigo de opinião "Contador de histórias" do Deputado José Ávila


Gabriel Correia Pacheco de Melo

(07/01/1923)

A biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian corria as freguesias carregada de livros, proporcionando aos Graciosenses o acesso à leitura. Para uma grande parte da população esta era a única hipótese de contatar com os livros.

A carrinha, de marca Citroen, tinha um aspeto esquisito. Era forrada com uma espécie de chapa frisada, uma frente proeminente, com formas bem marcadas, mesmo tipo caixote, e com o tejadilho de abrir. Podia parecer invulgar mas era funcional. O seu interior guardava cerca de dois mil livros, meticulosamente arrumados, ficando os infantis nas prateleiras de baixo, os livros de ficção, biografias e de viagens ficavam ao meio e nas prateleiras superiores eram colocados os livros menos requisitados.

Terão sido milhares os livros emprestados nesta ilha por este serviço criado pela Fundação Calouste Gulbenkian que, deste modo, se substituída ao estado numa das suas funções mais básicas. No país foram emprestados por esta instituição cerca de 95 milhões de livros, segundo uma notícia da Lusa/RTP.

A gestão da viatura e do armazém, que deveria ter o triplo da capacidade da biblioteca itinerante, era feita por um auxiliar e também por um encarregado, cuja função mais relevante era a de orientar as escolhas dos leitores. Não se exigia ao encarregado qualquer formação específica, apenas um boa cultura geral, o gosto pela leitura e uma boa capacidade para lidar com o público.

O senhor Gabriel Melo tinha todas essas competências. Durante os vinte e dois anos em que exerceu esta atividade recebia como ninguém os seus “clientes” e incutia-lhes o gosto pela leitura, não só lúdica mas também formativa e informativa.

Foi nesta sua função que tive o primeiro contato com o senhor Gabriel Melo. Ainda me lembro o modo afável com que recebia as crianças e jovens da minha idade e lhes emitia os cartões onde eram registados os empréstimos dos livros. Aliás este seu modo terno e sempre bem-disposto com que tratava as pessoas ainda o acompanha hoje em dia. Era também ele que distribuía gratuitamente os livros de estudo pelos estudantes com mais dificuldades.

O senhor Gabriel fez o liceu no Brasil e é nesse país que inicia o seu percurso laboral. Foi funcionário no Gabinete Português durante alguns meses e depois transita para o Consulado de Portugal em Salvador da Baía onde trabalhou durante dois anos.

Em 1946, quando resolve voltar à sua terra, esteve no Brasil à espera de transporte até Lisboa durante três longos meses. Chegado à capital portuguesa esperou ainda mais dois meses para apanhar navio para os Açores. Eram os resquícios da II Grande Guerra Mundial a ditar as regras numa altura em que faltava tudo. Casa quatro anos depois de cá chegar e desse casamento resultaram três filhos.

Já na sua terra natal desenvolve uma intensa atividade social, sendo um dos fundadores do Clube Central e Recreativo de Guadalupe, de onde nasceram, por sua vez, o Sporting Clube de Guadalupe e a Filarmónica União Progresso de Guadalupe, dos quais também fez parte dos seus corpos sociais.

O surgimento do clube teve uma pequena história. O senhor Gabriel e um amigo, depois de autorizados a utilizar a casa de sua mãe para bailar, preparavam-se para proceder às respetivas limpezas na manhã seguinte. Durante a noite o senhor Gabriel pensou que seria do agrado da população a freguesia poder dispor de um clube definitivo e identifica a atual sede como um dos melhores sítios para a instalar, mesmo estando sem soalho e um pouco degradada. Nessa manhã e antes de procederem às limpezas na casa de sua mãe, conforme estava combinado, seguem até casa do procurador e fecham o negócio por 40 contos. E foi com este impulso que o Clube Central e Recreativo de Guadalupe é fundado a 31 de julho de 1955.

O Sporting Clube de Guadalupe também surge pela vontade deste homem que achava que um clube desportivo na sua freguesia traria algum movimento, apesar de ter sido dissuadido por amigos que o assustaram com os problemas que uma estrutura deste género poderia trazer. Não se atemorizou e procura o terreno para construir um campo de futebol para o clube que ajuda a inaugurar em 22 de abril de 1962.

No ano seguinte, mais precisamente no dia 29 de setembro, juntamente com os Guadalupenses que achavam que a freguesia mais rica e mais populosa da ilha necessitava de uma filarmónica que lhe desse prestígio, ajudou a fundar a Filarmónica União Progresso de Guadalupe.

Foi o primeiro ganadero da Graciosa e, por essa via, foi o percursor das touradas nesta ilha. Com apenas dois toiros promoveu o gosto pela festa brava, que hoje ainda persiste e se encontra enraizado como uma tradição do nosso povo. Também se dedicou á exportação de gado vivo para o continente português durante cerca de 20 anos, atividade que, como se sabe, dinamizava a economia da ilha.

Em 1980 é eleito Presidente da Junta de Freguesia de Guadalupe, cargo que exerce até 1983.

Tem um gosto especial por viagens. Para além de conhecer muito o nosso país, conhece também o Brasil, onde viveu alguns anos, a Espanha, a Itália, o Reino Unido, a França e os Estados Unidos.

Tem um jeito muito especial para contar histórias de todo o tipo, mas distingue-se nas histórias verídicas. Nestes tempos de correria, em que não se pára para pensar e em que as preocupações com questões materiais se sobrepõem às coisas simples da vida, é um prazer ouvir histórias verídicas da nossa e de outras gerações e o senhor Gabriel fá-lo como ninguém. Conta-as umas atrás das outras.

No dia 7 de janeiro de 2013 o senhor Gabriel comemorará o seu nonagésimo aniversário, mantendo uma invejável boa disposição e um espírito jovem, que sempre o tem acompanhado ao longo da sua vida.



De: José Ávila, Deputado PS /Ilha Graciosa
Texto publicado no (Blog Oficial): http://temponovo.blogspot.pt


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Câmara Municipal lança a campanha “Comprar Graciosa”


Foi lançada este mês a campanha “Comprar Graciosa”, uma iniciativa da Câmara Municipal de
Santa Cruz da Graciosa e que pretende incrementar as vendas dos comerciantes da Ilha.

Sobre o principio de “Está tudo aqui... Na sua ilha... Mesmo à sua porta...”, a campanha pretende
demonstrar que a ilha Graciosa é um grande centro comercial, onde residentes e visitantes
podem encontrar tudo o que precisam.

A campanha está baseada num spot rádio, um outdoor no aeroporto e no próprio boletim
municipal.

Para o Presidente da Autarquia, Manuel Avelar, esta campanha é um dever do município e
pretende ajudar a revitalizar o comercio da ilha.



CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil: Previsão de chuva forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo na região dos Açores.

Assim, nestas condições, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:

Precipitação FORTE, no período entre as 15h00UTC de 27/DEZ/2012 e as 00h00UTC de 28/DEZ/2012;
Vento FORTE de Sul (S) rodando para Oeste (W), no período entre as 12h00UTC de 27/DEZ/2012 e as 03h00UTC de 28/DEZ/2012;
Ondas de Sudoeste (SW) de 06 a 07 metros, passando a Oeste (W), no período entre as 00h00UTC de 28/DEZ/2012 e as 12h00UTC de 28/DEZ/2012.

Para o Grupo Central:

Precipitação FORTE, no período entre as 23h00UTC de 27/DEZ/2012 e as 09h00UTC de 28/DEZ/2012;
Vento FORTE de Sul (S) rodando para Oeste (W), no período entre as 21h00UTC de 27/DEZ/2012 e as 06h00UTC de 28/DEZ/2012.

Para o Grupo Oriental:

Precipitação por vezes FORTE, no período entre as 06h00UTC e as 12h00UTC de 28/DEZ/2012;
Vento FORTE de Sul (S) rodando para Oeste (W), no período entre as 03h00UTC e as 09h00UTC de 28/DEZ/2012.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, particularmente aos automobilistas, para que redobrem os cuidados na circulação, e aos pescadores, para  que adotem medidas preventivas de acordo com a previsão meteorológica.

O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Proteção Civil: Previsão de chuva forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e na sequência do comunicado anterior, prevê-se:

PARA O GRUPO OCIDENTAL
Chuva por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 21-12-2012 e as 20UTC de 21-12-2012
Ondas de sudoeste, de 6 a 7 metros
No período entre as 14UTC de 21-12-2012 e as 20UTC de 21-12-2012


PARA O GRUPO CENTRAL
Chuva por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 21-12-2012 e as 18UTC de 22-12-2012


PARA O GRUPO ORIENTAL
Chuva por vezes FORTE
No período entre as 09UTC de 22-12-2012 e as 05UTC de 23-12-2012


Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se também aos pescadores e aos praticantes de náutica de recreio que adotem medidas preventivas, em conformidade com a situação e, aos automobilistas, que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de Proteção Civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação.

Novos avisos serão emitidos sempre que fôr considerado oportuno.


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Galeriacores deseja a todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo


Clique aqui para ver a animação
Click here to see the animation


Publicado por: Jorge M. Gonçalves


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), e, na sequência do comunicado anterior, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 00UTC de 21-12-2012 e as 14UTC de 21-12-2012

Ondas de Oeste, passando a Sudoeste, de 6 a 7 metros
No período entre as 10UTC de 20-12-2012 e as 18UTC de 21-12-2012

Para o Grupo Central

Chuva por vezes FORTE
No período entre as 12UTC de 21-12-2012 e as 18UTC de 22-12-2012

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se também aos pescadores e aos praticantes de náutica de recreio que adotem medidas preventivas, em conformidade com a situação, e aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades e agentes de Proteção Civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação e novos avisos serão emitidos sempre que seja oportuno.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dia Internacional dos Migrantes foi assinalado este domingo na Ilha Graciosa


O Governo dos Açores pretende incrementar a proximidade com as comunidades migrantes residentes no arquipélago e com as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo, afirmou o diretor regional das Comunidades na cerimónia que assinalou o Dia Internacional dos Migrantes.

 “É nosso desígnio promover um trabalho de proximidade com todas as comunidades açorianas, com as mais de 80 nacionalidades diferentes residentes nos Açores, bem como colher da experiência migratória dos regressados bases para uma melhor e mais ampla política de integração", salientou Paulo Teves, que falava no domingo nesta cerimónia realizada em Santa Cruz da Graciosa.

O Diretor Regional assegurou que "encontrarão no Governo dos Açores um parceiro estratégico na integração e preservação da identidade cultural de todos, independentemente de onde vêm e onde estejam”.

De igual modo, salientou a história emigratória dos Açores como fundamental para a integração dos imigrantes na Região, na medida em que o conhecimento, por parte dos açorianos, do projeto emigratório contribui para uma boa integração dos imigrantes nas nove ilhas.

O Governo dos Açores tem, nos últimos anos, colocado o fenómeno migratório na agenda política e pública em prol da importância que as comunidades emigradas, imigradas e regressadas representam na Região.

Nesse sentido, Paulo Teves considerou que celebrar este dia é uma justa homenagem aos milhares de açorianos dispersos pelo mundo, aos que regressaram às suas origens e a todos aqueles que escolheram o arquipélago dos Açores como seu novo lar.

Segundo o Diretor Regional, “os Açores ganharam uma pluralidade cultural sem precedentes", acrescentando que "a Região de onde partiram aos milhares em busca de uma nova oportunidade na vida, hoje vive uma convergência cultural, criando-se novas redes sociais, profissionais e culturais”.

As comemorações do Dia Internacional dos Migrantes realizaram-se na ilha Graciosa, depois de nos últimos anos terem decorrido nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, contando com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

O programa contou com as atuações de Olena Zhuravska Sousa e Alexander Kuklin, que interpretaram canções tradicionais russas, de Sérgio Melo e Daniela Santos, com músicas do Brasil e de Cabo Verde, do Grupo de Violas da Casa do Povo de Guadalupe e de Mainara Silva, uma menina brasileira de 10 anos, residente na Graciosa, que se estreou nos palcos tocando no acordeão músicas tradicionais açorianas.

A 18 de Dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e as Suas Famílias.

Em 2000, este dia foi proclamado o Dia Internacional dos Migrantes e, desde então, tem constituído uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo.

O Governo dos Açores promoveu a celebração deste Dia, fomentando a sã convivência de diferentes povos e culturas no arquipélago, numa homenagem a todos os migrantes açorianos: aos que partiram das ilhas, aos que regressaram e aos que escolheram os Açores como seu novo lar.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

domingo, 16 de dezembro de 2012

Proteção Civil alerta para chuva forte no Grupo Central e agitação marítima em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Instituto de Meteorologia, na sequência do comunicado anterior, emitiram o seguinte aviso:  

Para o Grupo Ocidental

No período entre as 15UTC de 16-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Noroeste de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Central
No período entre as 15UTC de 16-12-2012 e as 21UTC de 17-12-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.

No período entre as 15UTC de 16-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Noroeste de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Oriental 

No período entre as 15UTC de 16-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Oeste de 6 a 7 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina diária.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sábado, 15 de dezembro de 2012

Proteção Civil alerta para agitação marítima em todas as ilhas dos Açores


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Instituto de Meteorologia, na sequência do comunicado anterior, emitiram o seguinte aviso:
                                                       
Para o Grupo Ocidental

No período entre as 06UTC de 16-12-2012 e as 12UTC de 16-12-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 20UTC de 15-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Noroeste de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Central
No período entre as 20UTC de 15-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Noroeste de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Oriental
No período entre as 20UTC de 15-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
Ondas de Oeste de 6 a 7 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina diária.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O filme "BRAVE - INDOMÁVEL (versão portuguesa)" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 14 de Dezembro

O filme "BRAVE - INDOMÁVEL (versão portuguesa)" em exibição no Centro Cultural, esta Sexta-feira, 14 de Dezembro.


País: EUA
Género: Animação, Ação, Aventura
Duração: 100 m
Classificação: M4
Realização: Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell
Interpretação: Daniela Ruah, José Neves, Helena Montez, Natália Luiza, Paulo Oom, Carlos Vieira de Almeida, Pedro Pereira

Sinopse

Brave Indomável acompanha a épica batalha de Merida, habilidosa arqueira e impetuosa filha do Rei Fergus (Billy Connolly) e da Rainha Elinor (Emma Thompson). Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os incontroláveis e poderosos senhores da terra: o carrancudo Lorde Macintosh (Craig Ferguson), o enorme Lord MacGuffin (Kevin McKidd) e o irritante Lord Dingwall (Robbie Coltrane).

As acções de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa (Julie Walters) a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a chamar todas as suas capacidades e recursos - incluindo os seus habilidosos e travessos irmãos trigémeos - e descobrir o significado da verdadeira coragem, para poder travar a terrível maldição antes que seja tarde demais.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Governo dos Açores assinala domingo na Graciosa o Dia Internacional dos Migrantes


O Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, assinala no domingo o Dia Internacional dos Migrantes, numa iniciativa que decorre em Santa Cruz da Graciosa.

Esta efeméride é celebrada a 18 de dezembro, mas será este ano comemorada antecipadamente na Região para coincidir com um dia de descanso semanal e permitir a participação de todos os migrantes.

O evento organizado pela Direção Regional das Comunidades, que visa promover a interculturalidade e sensibilizar a sociedade para os direitos, liberdades e garantias dos migrantes, contará com a presença de cerca de 150 imigrantes de diversas nacionalidades, bem como de emigrantes regressados, residentes na ilha Graciosa.

O Governo dos Açores, ao reunir os migrantes radicados nesta ilha, pretende proporcionar um espaço de diálogo, de convívio e de partilha de vivências, potenciando o conhecimento das similitudes e das diferenças das respetivas raízes culturais.

As comemorações, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, terão início pelas 16h30, no Centro Cultural da ilha Graciosa, contando o programa com as atuações de Olena Zhuravska Sousa e Alexander Kuklin, que interpretarão canções tradicionais russas, de Sérgio Melo e Daniela Santos, com músicas do Brasil e de Cabo Verde, e do Grupo de Violas da Casa do Povo de Guadalupe, que executará músicas tradicionais açorianas e graciosenses.

A 18 de Dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e as Suas Famílias.

Em 2000, este dia foi formalmente proclamado como o Dia Internacional dos Migrantes e, desde então, passou a ser celebrado com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo.

É com este espírito que o Governo dos Açores promove a celebração deste dia, fomentando a sã convivência de diferentes povos e culturas no arquipélago, numa homenagem a todos os migrantes açorianos: os que partiram das ilhas açorianas e os que escolheram os Açores como seu novo lar.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Artigo de opinião "Mais um jornal que morreu" do Deputado José Ávila


O jornal “A União” desapareceu como diário, talvez na qualidade de mais uma vítima desta conjuntura económica desfavorável que atravessamos. Depois de 120 anos a escrever a história e histórias dos Açores, atravessando momentos altos e outros baixos, certamente, encerra assim, sem mais nem menos, um dos ícones da comunicação social da nossa região.

Nesta quadra de Natal, sempre propícia a encontros com familiares e amigos e em que as conversas são, quase sempre, alinhadas por lembranças alegres da nossa infância, recordo este diário vespertino que sempre cobriu a velha secretária lá de casa.

O carteiro deixava na nossa residência um molhe com uma ou duas semanas de edições do jornal, normalmente atadas com um barbante cor de canela. Chegavam-nos desatualizados, mas valia a pena. Abria-nos a janela do mundo.

Foi este jornal que acolheu um suplemento sobre a Graciosa. Foi neste jornal que me habituei a ver e a ler artigos de meu pai ou títulos de secções, ou do próprio jornal, desenhados pelo seu punho. Foi também neste jornal que publiquei pela primeira vez, uma crónica desportiva, no caso, que esperei ansiosamente apenas para a reler e apreciar, embevecido, o meu nome escrito no seu rodapé.

O seu desaparecimento é uma notícia triste para todos nós e ainda para mais recebida nesta altura que devia ser de alegria e de confraternização, altura, também, em que há mais harmonia e em que pensamos mais nos outros.

É triste porque ficamos todos mais pobres. É muito mais triste, ainda, para aqueles que perderam o seu ganha-pão, apesar de terem dado tudo de si para que esta situação nunca acontecesse.

Assim morreu mais um jornal. A nossa democracia ficou muito mais pobre.

De: José Ávila, Deputado PS /Ilha Graciosa
Texto publicado no (Blog Oficial): http://temponovo.blogspot.pt

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil: Previsão de agitação marítima em todo o arquipélago


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão cavada centrada a norte do Arquipélago com um sistema frontal associado, vai provocar um aumento significativo da agitação marítima, que começará no Grupo Ocidental e se estenderá aos grupos Central e Oriental.

Assim, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas
No período entre as 18UTC de 13-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA Ondas de Oeste, passando a Noroeste, de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Central

No período entre as 00UTC de 14-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA Ondas de Oeste, passando a Noroeste, de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Oriental

No período entre as 22UTC de 14-12-2012 e as 00UTC de 17-12-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA Ondas de Oeste de 6 a 7 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina diária.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Museu da Graciosa promove concerto de Natal, esta Quinta-feira, 13 de Dezembro, no Centro Cultural


O Museu da Graciosa promove, esta quinta-feira, dia 13, um Concerto de Natal, que decorrerá no centro cultural de Santa Cruz da Graciosa.

O espetáculo conta com as participações do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, sob a direção musical do maestro César Silva, e do Rancho de Natal de Guadalupe. Do programa previsto fazem parte canções tradicionais da época, bem como os Reis de Natal, fruto de recolhas locais efetuadas pelo referido Rancho.

Este concerto, que terá lugar pelas 21h00, conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Santa Cruz e da Associação dos Amigos do Museu da Graciosa.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Este Sábado, 8 de Dezembro, visitas à Furna do Enxofre são gratuitas

Este Sábado, 8 de Dezembro, visitas à Furna do Enxofre com entrada gratuita

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Concerto de Natal da AMIG, Sexta-feira, 14 de Dezembro

Concerto de Natal da Academia Musical da Ilha Graciosa, Sexta-feira, 14 de Dezembro pelas 20h00 no Salão Nobre da Academia,  São Mateus, Ilha Graciosa.

Depois do concerto serão entregues as notas referentes ao 1.º período lectivo da Escola de Música da AMIG


AMIG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

NOITE MEMORÁVEL EM LISBOA


Decorreu na passada sexta-feira, dia 30 de novembro, na casa dos Açores em Lisboa, a “"noite graciosense", uma iniciativa da Casa dos Açores com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

Para o efeito, foram convidados o escritor Victor Rui Dores e o fotógrafo José Nascimento Fernandes Ávila, que apresentaram os mais recentes trabalhos dedicados à Graciosa, nomeadamente a obra "A Graciosa Ilha", da autoria de ambos, e a exposição de fotografia "Graciosa, quietude e pureza", inaugurada aquando das últimas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Numa das iniciativas mais participadas de sempre na já longa história da Casa dos Açores em Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar, aproveitou o momento para destacar o apoio que autarquia tem dado à população graciosense, bem como os projetos Vida Ativa, +65 e Ninho de Empresas, projetos que serão lançados oficialmente já no início de 2013.

Numa noite considerada memorável por Manuel Avelar, destaque para a elevada comparência dos jovens graciosenses que estudam na região de Lisboa e que foram desafiados a criarem, em conjunto com a autarquia, projetos que possam não só contribuir para a sua fixação na sua ilha, mas também para que se possa desenvolver um concelho mais feliz.



CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Câmara Municipal da Graciosa assina protocolos com algumas instituições locais


No âmbito do desenvolvimento cultural e desportivo que esta câmara pretende continuar a promover na nossa Ilha, foram hoje, dia 6 de novembro, assinados, nos Paços do Concelho, os Protocolos entre o Município e o Sport Club Marítimo, o Santa Cruz Sport Clube e a Academia Musical da Ilha Graciosa.


Estes Protocolos haviam sido aprovados em Reunião Camarária a 18 de outubro e pela Assembleia Municipal a 26 de novembro.



CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Concerto de Natal , dia 13 de Dezembro, no Centro Cultural da Graciosa


O Tradicional Concerto de Natal realizar-se-á no próximo dia 13 de Dezembro (5ª feira), pelas 21h00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, e terá a participação do Rancho de Natal de Guadalupe e do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, este sob a direcção musical do maestro César Silva.


O Concerto de Natal é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, contando com o apoio logístico da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Artigo de opinião "Uma receita que não serve" do Deputado José Ávila


A receita que o Governo da Republica nos quer impor para a resolução desta crise não está a resultar, já sabemos. O valor da redução das despesas neste momento só serve para pagar juros a taxas altas que nos são impostas pelas instâncias internacionais que nos emprestam o dinheiro.

Não há dúvidas que, hoje, os portugueses estão muito mais pobres, com milhões a viver no limiar da pobreza e com o aparecimento, todos os dias, de novos pobres. O défice teima em não diminuir, apesar de sermos massacrados todos os dias como mais impostos, mais cortes e com o anúncio de mais despedimentos. Ainda assim e apesar de todo este sufoco a nossa dívida continua a aumentar, sem data anunciada para estancar.

Fico ainda mais preocupado, quase sem reação, quando oiço, nas visitas que os nossos governantes fazem a Bruxelas ou a Berlim, os líderes europeus a tecerem elogios a esta via, chegando mesmo a referir que vamos no bom caminho. Os portugueses acham que este governo nos está a levar, não por um caminho, mas antes por um beco sem saída, ao contrário desses branqueadores do sofrimento dos outros.

Dizem os entendidos que bastava, por exemplo, pagarmos a mesma taxa de juro que a Alemanha paga para gerir a sua dívida pública, para resolvermos esta situação aflitiva com que nos encontramos.

É claro que esta solução nunca interessará aos poderosos e percebemos bem porquê. Esses países continuarão, assim como está, a usufruir de taxas vantajosas para gerir as suas dívidas, algumas semelhantes à nossa, enquanto nós temos de nos “virar” para cumprir as nossas responsabilidades.

Será este, então, o bom caminho que nos indicam? Não creio.

De: José Ávila, Deputado PS / Ilha Graciosa /
(Blog Oficial) http://temponovo.blogspot.pt/

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil: Chuva forte nos grupos Central e Ocidental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal com ondulações de atividade moderada a forte, associada a uma depressão cavada localizada a sudoeste dos Açores e em deslocamento para norte, prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo no arquipélago.

Assim, prevê-se:

PARA O GRUPO CENTRAL

Precipitação por vezes FORTE
No período entre as 18UTC de 2012-12-06 e as 15UTC de 2012-12-07

PARA O GRUPO OCIDENTAL

Precipitação por vezes FORTE
No período entre as 18UTC de 2012-12-06 e as 09UTC de 2012-12-07

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente que se proceda à limpeza dos sistemas de drenagem.

Recomenda-se ainda, aos automobilistas, que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades e agentes de proteção civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CAMPANHA DE RECOLHA DE BENS ALIMENTARES

Participe nesta campanha natalícia da CPCJ de recolha de bens alimentares! A sua ajuda é enorme por mais pequena que seja!


CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

NATAL Da GRACIOSA, este Sábado, 8 de Dezembro, na Praça de Santa Cruz da Graciosa

No dia 8 de dezembro, sábado, venha passar uma tarde agradável, repleta de atividades, que a Câmara Municipal preparou para si!


CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O filme "O LEGADO DE BOURNE" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Dezembro

O filme "O LEGADO DE BOURNE" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Dezembro pelas 21H30


Ficha Técnica: 

País: EUA
Género: Acção, Thriller
Duração: 135 m
Classificação: M12
Realização: Tony Gilroy
Interpretação: Jeremy Renner, Scott Glenn, Stacy Keach, Edward Norton, Rachel Weisz, Albert Finney, David Strathairn, Joan Allen

Sinopse
Após Jason Bourne revelar publicamente o projeto Treadstone, Eric Byer (Edward Norton) é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo dos Estados Unidos neste e em outros projetos sigilosos. Um deles chama-se Outcome, um projeto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força de seus agentes através de remédios tomados periodicamente. Com o fim do Outcome, seus agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. Aaron Cross (Jeremy Renner) é um deles, mas consegue escapar sem que Byer perceba. Em busca de respostas, ele vai à casa da doutora Martha Shearing (Rachel Weisz) e a salva da morte certa. Juntos, eles precisam encontrar um meio de sobreviver ao mesmo tempo em que Aaron, sem seus remédios habituais, começa a sentir os efeitos colaterais da abstinência forçada.

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estado do tempo vai sofrer agravamento gradual, alerta Proteção Civil


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada, prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo no arquipélago, começando esta noite pelas ilhas do Grupo Ocidental.

Assim, na sequência do aviso anterior, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

Precipitação por vezes FORTE
No período entre as 22UTC de 2012-12-03 e as 06UTC de 2012-12-04

Vento FORTE com rajadas
No período entre as 00UTC de 2012-12-04 e as 04UTC de 2012-12-05
Direção de sul rodando para sudoeste

Mar TEMPESTUOSO relativo a altura significativa das ondas
No período entre as 12UTC de 2012-12-04 e as 00UTC de 2012-12-06
Ondas de sudoeste passando a oeste.

Para o Grupo Central

Precipitação FORTE
No período entre as 10UTC de 2012-12-04 e as 19UTC de 2012-12-04

Vento FORTE com rajadas
No período entre as 04UTC de 2012-12-04 e as 00UTC de 2012-12-05
Direção de sul rodando para sudoeste

Para o Grupo Oriental

Precipitação por vezes FORTE
No período entre as 21UTC de 2012-12-04 e as 10UTC de 2012-12-05

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente que se proceda à guarda de todos os objetos soltos junto às edificações e espaços ao seu redor, à limpeza dos sistemas de drenagem e à consolidação dos telhados, portas e janelas.

Recomenda-se também aos pescadores e aos praticantes da náutica de recreio que adotem medidas preventivas, em conformidade com a situação.

Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades e agentes de Proteção Civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

AVISO METEOROLÓGICO: Chuva por vezes forte

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada, prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo no Arquipélago, começando esta noite pelas ilhas do Grupo Ocidental. Assim emite-se:

 **PARA O GRUPO ORIENTAL** Precipitação por vezes FORTE No período entre as 21UTC de 2012-12-04 e as 10UTC de 2012-12-05

 **PARA O GRUPO CENTRAL** Precipitação por vezes FORTE No período entre as 10UTC de 2012-12-04 e as 19UTC de 2012-12-04 Vento FORTE com rajadas No período entre as 04UTC de 2012-12-04 e as 00UTC de 2012-12-05 Direcção de Sul rodando para sudoeste

 **PARA O GRUPO OCIDENTAL** Precipitação por vezes FORTE No período entre as 22UTC de 2012-12-03 e as 06UTC de 2012-12-04 Vento FORTE com rajadas No período entre as 00UTC de 2012-12-04 e as 04UTC de 2012-12-05 Direcção de Sul rodando para sudoeste Mar TEMPESTUOSO relativo a altura significativa das ondas No período entre as 12UTC de 2012-12-04 e as 00UTC de 2012-12-06 Ondas de sudoeste passando a oeste.

Nestas circunstâncias, o SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza. De entre estas, recomenda-se que se proceda : • À guarda de todos os objetos soltos junto às edificações e espaços ao seu redor; • À limpeza dos sistemas de drenagem; • À consolidação dos telhados, das portas e das janelas. Recomenda-se, também, aos pescadores e aos praticantes da náutica de recreio que adotem medidas preventivas, em conformidade com a situação. Recomenda-se, ainda, aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação. O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades e agentes de proteção civil, continuam a acomp

SRPCBA
Publicado por: Jorge M. Gonçalves