Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Exposição de fotografia no Museu da Graciosa: "Memórias da Graciosa - freguesia de Guadalupe"


 Está patente ao público no átrio do Museu da Graciosa a exposição:  "Memórias da Graciosa - freguesia de Guadalupe". Trata-se de uma mostra  fotográfica, que pretende resgatar valores, saberes, costumes, hábitos da vida e da história do povo desta freguesia graciosense.

A exposição encontra-se patente ao público no Museu da Graciosa até ao dia 31 do próximo mês de Dezembro e resulta de uma parceria entre o Museu, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa e a Associação dos Amigos do Museu da Graciosa.



Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Governo dos Açores decide acionar o FUNDOPESCA


O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, anunciou hoje a convocação para 10 de dezembro do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA, para ativar este apoio criado nos Açores com o objetivo de compensar os pescadores.

A “baixa de capturas” e, consequentemente, “alguma diminuição de rendimentos” foram as razões avançadas por Luís Neto Viveiros para, em declarações aos jornalistas após uma audiência com a Direção da Federação das Pescas dos Açores, justificar a decisão de, pela segunda vez este ano, acionar o FUNDOPESCA.

“Pretendemos também fazer uma revisão das atuais regras [de funcionamento] do FUNDOPESCA, que serão avaliadas em sede própria e de acordo com novas necessidades e um novo enquadramento”, revelou.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Federação das Pescas dos Açores, presidida por José António Fernandes, consideram como valor provável de apoio a atribuir aos pescadores que se enquadrem nos critérios deste fundo a atribuição de 50% do salário mínimo regional.

A audiência para apresentação de cumprimentos, que decorreu na Quinta de São Gonçalo, em Ponta Delgada, permitiu ainda analisar alguns dos desafios que se colocam ao setor das pescas.



Anexos:
2012.11.30-SRRN-FUNDOPESCA.MP3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Artigo de opinião "Contra tudo e contra todos" do Deputado José Ávila


O Orçamento Geral do Estado para 2013 foi aprovado esta semana na Assembleia da República. Ao que dizem os jornalistas e muitos especialistas na matéria, alguns da área política da maioria, este é o pior Orçamento de que há memória.

Na discussão deste importante documento verificou-se que os partidos desta coligação, que governa o país, cortaram a direito e fizeram orelhas moucas aos que escolheram as ruas para demonstrarem o seu descontentamento por estas políticas e também à oposição, que apresentou algumas propostas no sentido de aligeirar este sufoco fiscal a que vamos estar expostos no próximo ano, mas sem qualquer resultado.

Tem crescido o número de pessoas idóneas, de todos os quadrantes políticos incluindo os partidos que estão no poder, que se tem insurgido contra estas medidas ao ponto de as considerarem inconstitucionais e apelarem ao Presidente da República no sentido deste vetar o Orçamento, coisa que ninguém acredita, tal a passividade que o mais alto magistrado da nação tem demonstrado nos últimos tempos.

Os novos escalões do IRS vão provocar um aumento enorme de impostos que vamos começar a sentir já no início do próximo ano quando forem aplicadas as novas tabelas de retenção na fonte. O Governo da República fez algumas manobras de diversão no sentido de disfarçar este brutal aumento da carga fiscal, mas em 2013 só irá encontrar mais contestação e mais desilusão devido a este aumento desmesurado e disfarçado.

Os subsídios por morte foram cortados a metade do atual. O subsídio por doença será reduzido tal como o subsídio de desemprego, que será de mais difícil acesso. Alguns pensionistas pagarão mais impostos do que os trabalhadores no ativo.

E mesmo assim a economia vai encolher, o défice vai aumentar, o desemprego continuará a crescer e as famílias a empobrecer.

Graciosa, 29 de novembro de 2012.
José Ávila

Blog Oficial do Deputado José Ávila:  www.temponovo.blogspot.pt

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Corpo do Dr. Vasco Rodrigues estará esta Quinta-feira em câmara-ardente na Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa

Apenas uma breve nota informativa deste jornal para alertar os pacientes e amigos do falecido que estejam interessados ou desejarem acompanhar as exéquias fúnebres do Doutor Vasco Rodrigues.

 O seu corpo vai estar esta Quinta-feira em câmara-ardente na Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa a partir das 8H30 e o cortejo fúnebre será pelas 15h00.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

NOITE GRACIOSENSE EM LISBOA A 30 DE NOVEMBRO

A Casa dos Açores de Lisboa, sita na Rua dos Navegantes, n.º 21, vai organizar uma noite graciosense no dia 30 de novembro, pelas 21:30. Apareça e divirta-se!


CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "SELVAGENS" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 30 de Novembro

O filme "SELVAGENS" a exibir no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 30 de Novembro pelas 21H30


Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Crime, Drama, Thriller
Duração: 131 m
Classificação: M16
Interpretação: Blake Lively, Taylor Kitsch, Aaron Johnson, Benicio Del Toro, John Travolta, Salma Hayek, Emile Hirsch, Mía Maestro

Realização: Oliver Stone

Sinopse
Baseado no best-seller de Don Winslow, o filme conta a história de dois amigos – Ben (Johnson), um Budista pacifista, e Chon (Kitsch), um ex-SEAL da Marinha e ex-mercenário – que gerem um lucrativo negócio de marijuana no Sul da Califórnia, onde também partilham o amor da belíssima Ophelia (Lively). Tudo parecia correr bem até que um Cartel Mexicano, liderado pela impiedosa Elena (Hayek) e o seu braço direito Lado (Del Toro), decide forçar uma parceria, que acabará por colocar à prova o laço inquebrável entre os três amigos. Com a relutante ajuda de um agente corrupto (Travolta), Ben e Chon, irão travar uma batalha selvagem e aparentemente impossível de vencer contra o Cartel


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dr. Vasco, médico de família na Graciosa suicidou-se esta tarde junto do antigo Centro de Saúde da Vila de Santa Cruz da Graciosa

Tive conhecimento agora mesmo da triste notícia que o Dr. Vasco Rodrigues, médico de família nesta ilha há já muitos anos, apareceu morto esta tarde junto às antigas instalações do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa. Segundo me contaram parece que estava enforcado numa árvore mesmo junto ao antigo Centro de Saúde.

O Dr. Vasco Rodrigues há algum tempo atrás acusou o antigo governo dos Açores de perseguição política e na altura criticou também severamente o Governo Regional e o Director Regional de Saúde por não o ter escolhido para dirigir os destinos da nova Unidade de Saúde da Graciosa. Para além disso julgo saber que também tinha dívidas avultadas por pagar a um amigo na Graciosa a quem tinha pedido dinheiro emprestado para fins desconhecidos.

Por enquanto desconhece-se as razões que o levaram a suicidar-se mas sem dúvida que estas aqui referidas devem de certeza ter algo a ver com o sucedido.

Para que conste aqui publicamente, também partilho da opinião dele, o Dr. Vasco como estava aqui há muitos mais anos e tinha maior experiência devia ter sido escolhido para delegado de saúde desta ilha. Em vez disso escolheram uma médica sem nenhuma experiência para ocupar esse cargo. (Até onde chega a incompetência humana e o jogo sujo da política!!!.)


Aos seus familiares, a Galeriacores envia sentidos pêsames.

Devido à realização da autopsia a data do funeral ainda não foi marcada.


Paz à sua alma!

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sábado, 24 de novembro de 2012

Site extensão (Multiply) da Galeriacores onde estão alojadas mais de 9000 fotos vai ser encerrado em Dezembro


Lamento informar que o site de extensão da Galeriacores (MULTIPLY) onde estão alojados todos os nossos albúms fotográficos de temática açoriana vai encerrar em Dezembro. São cerca de 180 albums e mais de 9000 fotos de temáticas graciosenses e açorianas.

Temos muitas fotos importantes da Graciosa bem como das outras ilhas. Algumas são tão importantes que já fazem parte da nossa história e passado recente e encontram-se efectivamente distribuídas por várias categorias de albúms. Gostaria, por exemplo, de destacar o albúm da CJIGRACIOSA (Centro de Juventude e Informática da Graciosa) onde muitas crianças da altura foram fotografadas. Hoje, muitas dessas crianças que, aliás, era costume visitar o Centro de Informática, já estão casados e sem dúvida que vão gostar de ter acesso a todas essas fotos da sua infância. Mas há também muitos outros tipos de albúms com muitas fotos igualmente importantes que vale a pena aproveitar e não deixar perder. Temos também, por exemplo, fotos das várias coroações de Toronto (Canadá) e de algumas outras comunidades açorianas da Nova Inglaterra bem como de Rhode Island, Providence e Califórnia.

Recordo que o site extensão (MULTIPLY) da Galeriacores onde estão alojadas muitas informações de temática graciosense bem como muitas fotos dos últimos 10 anos, infelizmente vai ser encerrado em Dezembro. Até lá poderão visitar o site e fazer o download a algumas dessas fotos que queiram ter. Lembrem-se que a partir de Janeiro do próximo ano as fotos simplesmente deixarão de existir.

O site GALERIACORES vai continuar a existir na plataforma do GOOGLE  mas a partir de Dezembro próximo como foi aqui referido ficará por conseguinte sem os muitos recursos às muitas informações bem como às cerca de 9000 fotos desta e das outras ilhas dos Açores. 

As fotos podem ser encontradas aqui nestes links:





Um pouco de história sobre a GALERIACORES:

Recorde-se que o site Galeriacores foi criado a 11 de Março de 2001 no antigo servidor da MSN Groups da Microsoft . Vale a pena salientar que este site foi sem dúvida um dos primeiros a aparecer no contexto de sites da Internet sobre temática graciosense, sem dúvida também que a Galeriacores foi pioneira a divulgar informações  para todo o mundo sobre a Graciosa e os Açores. Foi ao longo dos anos uma importante fonte de recursos informativos sobre a nossa ilha, particularmente e sobretudo para os nossos emigrantes que se encontram lá longe da sua terra natal. De salientar também que fomos ao longo dos anos visitados por pessoas literalmente oriundas de países do mundo inteiro. Desde essa altura muitas fotos foram tiradas e adicionadas ao site e são essas fotos que vão simplesmente ser suprimidas (deleted) bem como todas as outras informações da plataforma informática do MULTIPLY já a partir do mês de Dezembro próximo. É pena mas sobre essa realidade nada podemos fazer, ou seja, o servidor "Multiply" foi comprado por uma empresa chinesa e vai ser transferido para TAIWAN. (Não tenham dúvidas, a China ainda vai comprar tudo e vai ser dona de tudo...LOL...)

Entretanto, a Galeriacores chegou a uma altura e foi obrigada a migrar para o servidor "Multiply" que, aliás, tem funcionado até ao presente a partir do Estado Norte Americano da Flórida. Por vários motivos e embora a Galeriacores tenha continuado a existir nesse servidor passou também a existir paralelamente numa das maiores plataformas informáticas de alojamento do Google onde continua actualmente alojada. E ainda bem que foi assim, se eventualmente não tivesse migrado novamente para o servidor do Google estaria hoje sem hipótese de salvaguardar.

Aproveito para enviar um grande abraço a todos os nossos emigrantes e todos os que nos visitam. Um grande bem haja e um amistoso abraço do sempre amigo

Jorge M. C. Gonçalves

Clique sobre este gif para visitar a página principal do site

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

KaraOke Night no Sport Club Marítimo, este Sábado, 24 de Novembro

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil: Chuva e vento forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia e na sequência do aviso anterior, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental
No período entre as 02UTC de 22-11-2012 e as 18UTC de 22-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 02UTC de 22-11-2012 e as 02UTC de 23-11-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA ondas de noroeste passando a norte.
No período entre as 02UTC de 22-11-2012 e as 22UTC de 22-11-2012
VENTO direção de sudoeste rodando para nordeste com rajadas da ordem dos 90 km/h.

Para o Grupo Central
No período entre as 09UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 10UTC de 22-11-2012 e as 21UTC de 22-11-2012
VENTO direção de quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 km/h.
No período entre as 15UTC de 22-11-2012 e as 02UTC de 23-11-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA ondas de norte.

Para o Grupo Oriental
No período entre as 15UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 17UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
VENTO direção de quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 km/h.
No período entre as 15UTC de 22-11-2012 e as 02UTC de 23-11-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA ondas de oeste/sudoeste.

Recomenda-se aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

Recomenda-se também aos pescadores que adotem medidas preventivas de acordo com a previsão meteorológica.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Proteção Civil: Precipitação forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o
Instituto de Meteorologia e na sequência do aviso anterior, prevê-se:


Para o Grupo Ocidental
No período entre as 00UTC de 22-11-2012 e as 18UTC de 22-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 06UTC de 22-11-2012 e as 02UTC de 23-11-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA Ondas de noroeste passando a norte.
No período entre as 03UTC de 22-11-2012 e as 22UTC de 22-11-2012
VENTO direcção de sudoeste rodando para nordeste (Rajadas da ordem dos 90 km/h).


Para o Grupo Central
No período entre as 09UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 10UTC de 22-11-2012 e as 21UTC de 22-11-2012
VENTO direcção de quadrante sul (Rajadas da ordem dos 90 km/h).


Para o Grupo Oriental
No período entre as 15UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE.
No período entre as 17UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
VENTO direcção de quadrante sul (Rajadas da ordem dos 90 km/h).


Recomenda-se aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

Recomenda-se também aos pescadores que adotem medidas preventivas de acordo com
a previsão meteorológica.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir
da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

O filme "Magic Mike" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 23 de Novembro

O filme "Magic Mike" será exibido no Centro Cultural da Ilha Graciosa, esta Sexta-feira, 23 de Novembro pelas 21:30


Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Comédia, Drama
Duração: 110 m
Classificação: M12
Realização: Steven Soderbergh
Interpretação: M Matthew McConaughey, Channing Tatum, Olivia Munn, Adam Rodriguez

Sinopse
Mike é um empreendedor, um homem cheio de talentos e com muito charme, que passa os dias a perseguir o Sonho Americano por todos os ângulos possíveis e imaginários, desde construir telhados de casas, passando pela reparação de carros, até ao design de mobília para o seu condomínio na praia de Tampa. Mas à noite ele é simplesmente… mágico.
Magic Mike tem sido o rei do Club Xquisite há vários anos, com o seu estilo original e os seus passos de dança sempre à frente. Quanto mais as mulheres o adoram, mais elas gastam, o que deixa Dallas, o dono do clube, muito feliz.
Quando Mike conhece Kid, rapidamente se apercebe do seu potencial e decide torná-lo seu protegido, ensinando-lhe toda a arte da dança, das festas, de como atrair mulheres e ganhar dinheiro fácil. Não demora muito até a nova aquisição do club conquistar as suas próprias fãs, à medida que o verão abre todo um novo mundo de diversão, amizade e bons momentos...

Publicado por: Jorge M. Gonçalves

PEDDY PAPER NA PRAÇA FONTES PEREIRA DE MELO

O Pólo Local de Prevenção e Combare à Violência Domestica da Graciosa, com a colaboração da Câmara Municipal, vai promover um peddy paper, no dia 24 de novembro, pelas 11:00 horas, no âmbito da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

Proteção Civil: Previsão de chuva forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal com atividade moderada a FORTE, prevê-se um agravamento do estado do tempo nas próximas horas:

                                             
Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 00UTC de 22-11-2012 e as 18UTC de 22-11-2012
Precipitação por vezes FORTE.

No período entre as 06UTC de 22-11-2012 e as 02UTC de 23-11-2012
AGITAÇÃO MARÍTIMA Altura Significativa das Ondas entre 6 a 7 metros, de noroeste passando a norte


Para o Grupo Central:
No período entre as 09UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
Precipitação por vezes FORTE.


Para  o Grupo Oriental:
No período entre as 15UTC de 22-11-2012 e as 00UTC de 23-11-2012
Precipitação por vezes FORTE.


Recomenda-se aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

Recomenda-se também aos pescadores que adotem medidas preventivas de acordo com a previsão meteorológica.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir
da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

terça-feira, 20 de novembro de 2012

domingo, 18 de novembro de 2012

AVISO METEOROLÓGICO


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, devido à aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações em deslocamento para E/SE de actividade moderada prevê-se:

PARA O GRUPO CENTRAL
No período entre as 17 horas locais de 18-11-2012 e as 11 horas locais de 19-11-2012
Precipitação por vezes FORTE.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



SRPCBA
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Campanha SOS Cagarro salvou este ano 114 cagarros na Ilha Graciosa


A campanha SOS Cagarro, que decorreu nos Açores entre 1 de outubro e 15 de novembro, permitiu salvar este ano cerca de 2.000 cagarros juvenis em todas as ilhas do arquipélago.

A informação foi avançada nesta sexta-feira pelo Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, ao apresentar os resultados da campanha, no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar, que hoje se assinala.

Durante a campanha, que compreendeu ações de sensibilização, brigadas noturnas de salvamento e ações de anilhagem e libertação de aves, foram ainda recolhidos 177 cagarros mortos e 29 feridos.

Este ano, as ilhas de São Jorge (485), São Miguel (423), Pico (361) e Faial (242) lideraram o número de salvamentos de cagarros juvenis, enquanto Terceira (161), Graciosa (114), Corvo (106), Flores (62) e Santa Maria (46) apresentaram os valores mais baixos.

Conforme indicou Frederico Cardigos, na edição deste ano da campanha SOS Cagarro estiveram envolvidas, no conjunto das nove ilhas, 4.594 pessoas e 249 instituições, o que torna esta iniciativa numa das "maiores ações ambientais, de caráter regular, do País".

Comparativamente com anos anteriores, houve menos salvamentos nesta campanha, o que pode ser atribuído à diminuição, estimada em um terço, do número de aves nidificantes e ao eventual maior sucesso do primeiro voo dos cagarros juvenis, dadas as condições climatéricas que se verificaram no arquipélago.

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar destacou também a elevada percentagem (9%) de cagarros encontrados mortos, adiantando que este fenómeno ocorreu essencialmente em troços de estrada das ilhas do Pico e de São Jorge que atravessam áreas de nidificação.

Segundo referiu, tal facto suscita um maior cuidado por parte dos condutores e poderá levar, no futuro, a uma redução pontual da iluminação pública nessas vias.

Atropelamento e colisão, destruição do habitat de nidificação, poluição e predadores e plantas invasoras são as causas principais da mortalidade dos cagarros juvenis no arquipélago.

O cagarro, cuja subespécie borealis nidifica sobretudo nos Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Berlengas, é a ave marinha mais abundante nas ilhas açorianas, ainda que, a nível mundial, a sua situação de conservação seja considerada "desfavorável".

Atualmente, a população açoriana nidificante de cagarros corresponde a cerca de 52% da população mundial da espécie (Calonectris diomedea) e a 74% da população mundial da subespécie (Calonectris diomedea borealis).

Há estimativas que indicam que, se nada fosse feito pelos cagarros nos Açores, a população daquela que é a maior pardela a nidificar no hemisfério Norte poderia diminuir em 30% até 2050.

A 3 de outubro de 1991, numa decisão histórica na proteção do cagarro nos Açores, a Câmara Municipal do Corvo deliberou apagar a iluminação pública dos caminhos às 00:30 horas entre 13 de outubro e 10 de novembro "para proteger as pardelas de bico amarelo".

Mais tarde, em março de 1993, numa iniciativa do Doutor Luís Monteiro, que contou com a colaboração ativa do Governo Regional e dos Amigos dos Açores, foram lançadas as campanhas "Um espaço para os garajaus" e "A escola e o cagarro".

Na sequência destas iniciativas, em 1995, foi criada pelo Doutor Luís Monteiro a campanha SOS Cagarro, no âmbito do projeto LIFE "Conservação das comunidades de aves marinhas dos Açores", tendo como parceiro o Governo Regional.

Atualmente, a campanha SOS Cagarro, que se desenvolve em duas vertentes - Educação Ambiental e Conservação da Natureza - e tem como principal objetivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade, é coordenada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.



Anexos:
2012.11.16-DRAM-BalançoCampanhaCagarro.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

JAZZORES 2012 no Centro Cultural da Graciosa a 20 de Novembro


Venha ao Centro Cultural assistir ao grande concerto integrado no Festival de Jazz dos Açores, que terá lugar no dia 20 de novembro, pelas 21:30.


Fonte: CMSCG
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

NOITE GRACIOSENSE EM LISBOA


A Casa dos Açores de Lisboa, sita na Rua dos Navegantes, n.º 21, vai organizar uma noite graciosense no dia 30 de novembro, pelas 21:30. Apareça e divirta-se!

Fonte: CMSCG
Publicado por: Jorge M.Gonçalves

Dia Nacional do Mar assinalado na Graciosa e restantes ilhas dos Açores


O Dia Nacional do Mar, que se comemora sexta-feira, dia 16, é este ano assinalado em todas as ilhas da Região, com atividades dinamizadas pelos Parques Naturais de Ilha ou entidades parceiras.

O mote comum às celebrações é a referência às áreas marinhas protegidas, especialmente tendo em atenção que os Parques gerem 44 áreas e que este item foi identificado num recente estudo como uma tipologia que ainda não merece o reconhecimento da comunidade açoriana. Será também dada ênfase ao balanço da “Campanha SOS Cagarro 2012”, que termina precisamente amanhã, dia anterior às comemorações.

Assim, no Corvo, realiza-se uma ação de sensibilização relativa à segurança no mar, numa parceria entre o Parque Natural do Corvo e a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e feito um balanço da campanha SOS Cagarro 2012, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, às 21h00.

As turmas do 7º ano da Escola Básica e Secundária das Flores irão assinalar esta data com uma Visita de Estudo ao Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão nos dias hoje e amanhã. Nesta ilha será também realizada, pelas 14h30 do dia 16, uma limpeza costeira no Calhau da Dura, junto do Porto Comercial das Lajes das Flores. Toda a população está convidada a participar nesta ação.

Para assinalar o Dia Nacional do Mar, e inserido do Programa Parque Aberto 2012, o Parque Natural do Faial organiza, no dia 17, pelas 14h00, o circuito interpretativo “Caminho dos Baleeiros”. No mesmo dia, pelas 10 horas, com organização do Observatório do Mar dos Açores, será realizada uma limpeza subaquática no Porto da Horta.

Na Graciosa, também no âmbito do programa Parque Aberto, será inaugurada, pelas 14 horas do dia 16, a exposição "Ilhéu da Praia — a Terra dos Painhos de Monteiro". Durante a inauguração será feito um balanço da “Campanha SOS Cagarro 2012”. Esta exposição poderá ser visitada até ao dia 31 de dezembro no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, entre as 14h00 às 17h30.

Em São Jorge, são promovidas duas sessões de esclarecimento, uma amanhã, dia 15, na Escola Profissional de São Jorge e outra no dia seguinte, na Escola Secundária da Calheta. Estas sessões terão a colaboração da Delegação Marítima das Velas.

No Centro de Artes e Ciências do Mar, nas Lajes do Pico, será realizada uma atividade dirigida às crianças do 1º ciclo do concelho, entre as 09h00 e as 16h00 do dia 16. Esta iniciativa é organizada pelo Parque Natural do Pico e pela a CulturPico, e serão abordados os temas áreas protegidas marinhas e biodiversidade do Pico.

O Dia Nacional do Mar será também comemorado na ilha Terceira com a realização do Trilho Pedestre Costeiro Raminho-Fajã da Serreta. Durante este percurso, que se iniciará às 10 horas, serão abordadas temáticas relacionadas com o mar, como a poluição, as aves marinhas do arquipélago, especialmente focando a campanha SOS Cagarro. Esta atividade é dedicada às escolas.

Em São Miguel, o Dia Nacional do Mar será comemorado com um passeio pedestre no “Trilho interpretativo da Vigia de São Pedro”, percurso pedestre que percorre a orla costeira desde São Vicente até Calhetas. Durante este passeio, a iniciar às 10 horas, serão abordadas temáticas relacionadas com o mar, como a conservação da natureza, poluição e será feito o balanço da “Campanha SOS Cagarro 2012”.

Nesta atividade poderão participar as turmas do 3º Ciclo e Secundário, Escolas Profissionais e outras instituições. O ponto de encontro é nas piscinas naturais dos Poços de São Vicente e terá uma duração aproximada de três horas.

Na ilha de Santa Maria será exibida uma exposição fotográfica intitulada “Santa Maria Subaquática”, nno Clube Asas do Atlântico, composta por 15 fotografias da autoria de fotógrafos locais. A cerimónia de inauguração decorrerá às 21 horas e inclui um balanço da “Campanha SOS Cagarro 2012”.

O Dia Nacional do Mar evoca a “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

Esta Convenção é particularmente importante já que é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.



GaCS

domingo, 11 de novembro de 2012

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Comemora-se o Dia de S. Martinho este Domingo, 11 de Novembro


O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.

Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo.

A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.


Lenda de S. Martinho: 
O Dia de S. Martinho faz-nos lembrar a sua lenda. Não a conheces? Ora lê. 

O "Verão" de S. Martinho também é conhecido por "Verão dos Marmelos".


Magusto: 
É a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova. 

Dois provérbios: 
- No dia de S. Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho. ou
- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho. 
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

Assar castanhas: 

Como se preparam as castanhas para assar?
- Molham-se (não tem que ser, mas ajuda a que o sal agarre).
- Dá-se um golpe em cada uma (retalhar).
- Põe-se sal.
- Põe-se um pouco de erva-doce (dá um sabor muito bom).
- Põem-se dentro do fogareiro (ou num tabuleiro no forno, ou no calor de uma fogueira). 

Quanto tempo demoram as castanhas a assar?
Um quarto de hora, aproximadamente. 

A castanha: 
A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto. 

No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo. 

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. 

Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo. 

Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc.


Fonte: http://www.junior.te.pt
Publicado por: Jorge M. Gonçalves

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O filme "MADAGÁSCAR 3" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 9 de Novembro

O filme "MADAGÁSCAR 3" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 9 de Novembro.


Ficha Técnica:

País: EUA
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 93 m
Classificação: M4
Realização: Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon
Interpretação: Bruno Nogueira, José Pedro Gomes, Fernando Ribeiro e Sónia Tavares

Sinopse:
Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa e Glória, a hipopótamo regressam ainda mais determinados a voltar a Nova Iorque, enquanto o Rei Juliano, Maurício e os Pinguins anseiam por mais uma fantástica aventura! Nesta jornada que vai levá-los pela Europa, encontram o disfarce perfeito: um circo itinerante, que eles tratam de reinventar ao estilo Madagáscar.


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA


Publicado por: Jorge M. Gonçalves

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Membros do XI Governo dos Açores


A composição do XI Governo Regional dos Açores, que toma posse na próxima terça-feira, dia 6, na cidade da Horta, é a seguinte:



Presidência do Governo
Vasco Ilídio Alves Cordeiro

Vice-Presidente do Governo
Sérgio Humberto Rocha de Ávila

43 anos. Nasceu em Angra do Heroísmo.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Deputado à Assembleia da República de Outubro de 1995 a Novembro de 1996, tendo integrado a Direção do Grupo Parlamentar do PS, onde foi responsável pelas áreas de Economia e Finanças e pelas relações com as Regiões Autónomas.

Foi Diretor Regional da Segurança Social entre Novembro de 1996 a Dezembro de 1997 no VII Governo Regional.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de Dezembro de 1997 a Novembro de 2004.

Desempenhou, desde 2004, funções como Vice-Presidente dos IX e X Governos dos Açores.



Secretária Regional da Solidariedade Social
Maria da Piedade Lima Lalanda Gonçalves Mano

51 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Doutorada em Ciências Sociais, especialidade Sociologia, pela Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais, depois de ser Licenciada em Etnologia (Antropologia Cultural) pela Université Paul Valery – Montpellier – França.

Foi Professora Coordenadora, desde 2004, do quadro docente da Escola Superior de Enfermagem/Universidade dos Açores, instituição onde leciona desde 1984.

Foi eleita vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre 2001 e 2005, e, desde 2005, é membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, onde liderou a bancada enquanto deputada municipal.

Assumiu o cargo de gestora do Projeto, cofinanciado pelos Fundos EFTA, “Velhos Guetos, Novas Centralidades”, que decorreu em Rabo de Peixe, entre 2006 e 2008.

Foi Deputada Regional na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nas VIII e IX Legislaturas, durante as quais integrou a Comissão Permanente dos Assuntos Sociais, a Comissão Eventual para a Revisão da Lei Eleitoral, e a Comissão Eventual para o Estudo e Elaboração das Propostas Legislativas Necessárias ao Desenvolvimento e Operacionalização da Terceira Revisão do Estatuto Político-Administrativo da RAA.

Presidiu à Comissão Eventual para analisar a aplicação do Rendimento Social de Inserção na RAA entre Setembro 2010 e Março 2011.

É membro do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, desde Junho 2007 e Presidente da Assembleia Geral da Associação Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada, desde 2003.


Secretário Regional da Saúde
Luís Mendes Cabral

33 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Master em Medicina Subaquática e Hiperbárica, pela Facultat de Medicina da Universitad de Barcelona.

Pós-graduação em Ciências da Dor, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Tem como experiência profissional, designadamente, a de Coordenador do Centro de Treino Internacional da American Heart Association; Assistente hospitalar de Anestesiologia do Hospital do Divino Espírito Santo; Coordenador da Unidade de Medicina Hiperbárica do Hospital do Divino Espírito Santo e de Diretor do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo, EPE.

É Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Medicina Hiperbárica e Subaquática desde 2009, bem como, Membro da European Society of Anaesthesiology (ESA) desde 2006 e Membro da European Underwater & Baromedical Society (EUBS) desde 2005.

Tem diversas apresentações nacionais e internacionais, bem como diversos trabalhos publicados, nas áreas da Saúde Materna e Infantil, da Medicina Hiperbárica, do Tratamento da Dor e da Anestesiologia.

À data da indigitação desempenhava funções, desde Abril de 2012, de responsável Clínico do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura
Luiz Manuel Fagundes Duarte

Tem 58 anos. Nasceu em Angra do Heroísmo.

É Licenciado em Filologia Românica e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica, pela Universidade de Lisboa, e Doutor em Linguística Portuguesa, pela Universidade Nova de Lisboa.

A sua produção científica originou a publicação de mais de uma centena de títulos, incluindo ensaios, edições críticas e artigos científicos em revistas de especialidade, na sua maior parte, tendo como objeto questões de teoria e prática da filologia e assuntos relacionados com a edição crítica das obras de importantes escritores portugueses de várias épocas.

Proferiu conferências em reuniões científicas e ministrou cursos de especialidade em diversas Universidades em Portugal e no Estrangeiro.

Foi Diretor Regional da Cultura no Governo Regional dos Açores, entre 1996 e 1999, e Deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2011, eleito pelos Açores.

Na Assembleia da República, integrou a Comissão de Educação e Ciência, e depois seu Presidente, e ainda as Comissões de Negócios Estrangeiros, de Defesa Nacional, e de Orçamento e Finanças, bem como a Comissão Eventual de Acompanhamento de “Porto, Capital Europeia da Cultura, 2001”, e o Grupo de Trabalho para os Assuntos Culturais da Assembleia da República, de que foi Presidente.

Membro da Delegação Portuguesa à Assembleia Parlamentar da NATO, integrou a respetiva Comissão de Ciência e Tecnologia e o Conselho Bilateral Ucrânia-NATO.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação.

À data da nomeação exercia funções de Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Secretário Regional do Turismo e Transportes
Vítor Manuel Ângelo de Fraga

42 anos. Nasceu em Vila Nova do Corvo.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.

Possui também Master, pela Universidade Católica, em Marketing e Vendas e em Qualidade no Atendimento, Liderança e Motivação de Equipas.

Foi administrador e gestor em empresas regionais, nacionais e internacionais como a Visabeira, Vodafone e Alliance Healthcare.

À data da indigitação desempenhava, funções de Vogal do Conselho de Administração do Grupo SATA, responsável por toda a área operacional, compras, logística e pelo lançamento do Centro de Formação Aeronáutico dos Açores, na ilha de Santa Maria.


Secretário Regional dos Recursos Naturais
Luís Nuno Ponte Neto de Viveiros

54 anos. Nasceu em Lisboa.

Licenciou-se em Engenharia Zootécnica, pela Universidade dos Açores.

Exerce, desde 1991, funções dirigentes na administração regional no âmbito dos departamentos competentes em matéria de agricultura, de onde é quadro em topo de carreira.

Coordenou e desenvolveu projetos experimentais na área das pastagens, forragens e produção leiteira.

Coordenou e presidiu a várias feiras e congressos regionais e nacionais no âmbito da agricultura e pecuária.

Tem, igualmente, diversos trabalhos apresentados nas áreas da Produção de Carne, da Produção Leiteira e do Planeamento Agrícola, nos Açores.

À data da indigitação desempenhava funções de Diretor do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.

Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas
Rodrigo Vasconcelos de Oliveira

36 anos. Nasceu em Ponta Delgada.

Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, tendo obtido o grau de Mestre em Relações Internacionais na Universidade dos Açores, com a dissertação “O Mandado de Detenção Europeu e o Espaço de Liberdade, de Segurança e de Justiça”.
É advogado, tendo suspendido a sua atividade profissional em 2006, quando tomou posse como Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa no IX Governo dos Açores.

Foi, igualmente, membro do Conselho Nacional da Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses.

Exerceu, entre 2003 e 2009, funções docentes nas disciplinas de Direito Internacional Público e de Direito Internacional Privado do curso de Estudos Europeus e Política Internacional, na Universidade dos Açores.

Desempenhou, desde 2008, funções como Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, do X Governo dos Açores.




GaCS
Publicado por: Jorge M. Gonçalves