sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O filme "Um homem com sorte" a exibir na Graciosa, esta Sexta-feira, 28 de Setembro

O filme "Um Homem Com Sorte" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 28 de Setembro.


REALIZAÇÃO: Scott Hicks
ARGUMENTO: Will Fetters
TEXTO: Nicholas Sparks
ATOR / ATRIZ: Blythe Danner,  Charles Ferguson,  Riley Thomas Stewart,  Taylor Schilling,  Zac Efron




O Sargento da Marinha dos Estados Unidos, Logan Thibault, regressa da sua terceira viagem de serviço ao Iraque, com a certeza que traz consigo a única coisa que o mantém vivo, uma fotografia que encontrou de uma mulher que não conhece. Ao descobrir que o seu nome é Beth e onde vive, ele aparece à sua porta e acaba por ficar a trabalhar com a família dela no canil local. Apesar da desconfiança inicial de Beth e das complicações da sua vida, surge um romance entre os dois, dando a Logan a esperança de que Beth poderá ser muito mais do que apenas o seu amuleto da sorte.


Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia Mundial do Turismo assinalado na Graciosa bem como em todas as outras ilhas dos Açores


Os Açores vão assinalar o Dia Mundial do Turismo esta quinta-feira com diversas atividades em todas as ilhas. Da música à degustação de produtos regionais ou à dança, são várias as iniciativas previstas.

Assim, em São Miguel está prevista uma ação promocional nas Portas do Mar bem como a oferta de chá nas unidades hoteleiras. Na ilha Terceira serão desenvolvidas atividades de animação de rua em Angra do Heroísmo, receção de voos com entrega de flores e a oferta de miniaturas de alfenim nas unidades hoteleiras.

Nas Flores e no Corvo decorrerão provas de produtos típicos nos portos, oferta de flores de papel e de porta-chaves de crochet nas unidades hoteleiras, bem como a atuação de grupos folclóricos.

Os turistas que chegarem ao Faial vindos de Lisboa receberão hortênsias secas. Nesta ilha vai assistir-se também a atuações de grupos folclóricos e haverá provas de produtos regionais nos postos de turismo.

O folclore será igualmente uma das animações no Pico, onde serão distribuídas gerberas no aeroporto, e feitas degustações de queijo nos postos de turismo.

Na Graciosa, em São Jorge e em Santa Maria também não faltarão flores para receber quem chega aos aeroportos, ofertas de produtos regionais nas unidades hoteleiras e atuações de grupos locais.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em um cêntimo por litro no preço máximo das gasolinas 95 e 98 e de um cêntimo por litro no preço máximo do gasóleo pescas e na subida em dois cêntimos por quilo no preço máximo de venda do fuel.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 11 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior também em 21 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

O gasóleo agrícola tem um preço máximo por litro inferior em 21 por cento em relação ao mercado nacional e o gasóleo pescas um preço máximo por litro inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 23 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 15 por cento para a gasolina 95, e em menos 16 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 8 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 16 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de quinta-feira.




GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Furacão Nadine regressa aos Açores


O furacão Nadine, que provocou um agravamento do estado do tempo nos Açores na semana passada, voltou a ganhar força, inverteu a sua trajetória e os meteorologistas admitem que volte a passar pelo arquipélago no final desta semana.

«Existe alguma probabilidade de voltar a passar pelos Açores, há vários modelos que apontam para isso», afirmou Diamantino Henriques, delegado do Instituto de Meteorologia nos Açores, em declarações à Lusa, acrescentando que os efeitos do Nadine devem fazer-se sentir a partir de sexta-feira.

Diamantino Henriques frisou que «não é muito vulgar» um furacão seguir este comportamento, mas recordou que «estes movimentos erráticos são próprios destas tempestades».


Fonte: TVI24.iol.pt
Publicado por: Jorge Gonçalves

Museu da Graciosa juntamente com os restantes museus dos Açores promovem atividades integradas nas Jornadas Europeias do Património 2012


A Direção Regional da Cultura associa-se, através dos museus da Rede Regional de Museus dos Açores, às Jornadas Europeias do Património 2012, que terão lugar em Portugal nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países. O seu objetivo é sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do Património.

Para as Jornadas Europeias do Património 2012 foi proposto o tema “O Futuro da Memória”, com o qual se pretende realçar a importância do Património enquanto memória do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel na construção do futuro.

No âmbito desta temática, os museus dos Açores promovem diversificadas atividades que integram as referidas Jornadas.


O Museu de Santa Maria organiza uma palestra sob o tema “O aeroporto de Santa Maria, seu passado e futuro”, a apresentar pelo arquiteto José Manuel Fernandes, que terá lugar no Centro de Interpretação Dalberto Pombo no dia 29 de setembro pelas 21h00.

No mesmo dia, pelas 15h00, o Museu Carlos Machado realiza uma visita orientada à exposição “Arte Portuguesa no Museu Carlos Machado. 1840-2010”, pela comissária da exposição, Sílvia Massa.

O Museu de Angra do Heroísmo, entre as 12h00 e as 14h30 do dia 28 de setembro, promove a atividade “Esgrafitando o Futuro da Memória”, que consiste na realização de um almoço, servido no claustro do antigo Convento de São Francisco, subordinado ao tema “A contemporaneidade do século de ouro da marcenaria açoriana”. Durante a refeição serão projetadas imagens de móveis esgrafitados produzidos nos Açores, nos séculos XVI e XVII. Seguindo a mesma temática, entre as 14h00 e as 16h00, serão efetuadas visitas à exposição do “Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.

O Museu da Graciosa organiza a exposição de fotografia e vídeo "Memórias da ilha Graciosa - freguesia da Luz", que pode ser visitada na Escola Básica e Secundária da Graciosa, de 28 a 30 de setembro, das 10h00 às 15h00.

No dia 28 de setembro, às 10h00, o Museu Francisco de Lacerda realiza uma conferência intitulada "Agricultura Tradicional - Que Futuro?”, proferida pelo engenheiro Manuel Soares Mariante. O público-alvo desta conferência são os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, das 09h00 às 17h30, o público em geral pode ainda visitar a exposição "Janelas Para o Passado", patente no museu.

O Museu do Pico promove, no dia 24 de setembro, a atividade intitulada “A vinha e o vinho – memória e identidade”, que consiste numa visita guiada ao Museu do Vinho, destinada a 25 representantes de Geoparques do Mundo.

Por último, o Museu da Horta organiza o “Roteiro Manuel de Arriaga”, que se realiza na zona histórica da cidade da Horta, e uma visita guiada à Casa Manuel de Arriaga. Esta atividade, que se destina a crianças dos 6 aos 14 anos, está agendada para o dia 29 de setembro, das 10h00 às 12h30.




GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia do Agricultor celebrado na Graciosa

Publicado por: Jorge Gonçalves

Proteção civil: novo aviso de mau tempo nos grupos Central e Oriental


Na sequência do aviso anterior o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia prevê-se:

Para o Grupo Central:
Precipitação por vezes FORTE, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012;
Vento de Nordeste MUITO FORTE, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012;
Mar tempestuoso com ondas de Nordeste de 06 a 07 mt, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012.

Para o Grupo Oriental:
Precipitação por vezes FORTE, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012;
Vento de Nordeste MUITO FORTE, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012;
Mar tempestuoso com ondas de Nordeste de 06 a 07 mt, no período entre as 11h00UTC de 21/SET/2012 e as 21h00UTC de 21/SET/2012.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.

Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "A Idade do Gelo 4" em exibição no Centro Cultural, esta Sexta-feira, 21 de Setembro

O filme "A Idade do Gelo 4" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 21 de Setembro


A Idade do Gelo 4: Deriva Continental

Título original:
Ice Age 4: Continental Drift
De: Steve Martino, Mike Thurmeier
Com: John Leguizamo (Voz), Josh Peck (Voz), Queen Latifah (Voz), Ray Romano (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6

Outros dados:

EUA, 2012, Cores, 94 min.

Quando Scrat, o mais teimoso e persistente esquilo da História da Terra, desencadeia mais uma série de eventos cataclísmicos à escala planetária, Manny (voz de Ray Romano), Diego (Denis Leary) e Sid (John Leguizamo) são empurrados para mais uma perigosa aventura. Desta vez, à deriva numa ilha de gelo e separados do resto do clã, os três acabam capturados por um grupo de piratas mal-encarados decididos a impedir o seu regresso a casa. Pelo meio, Sid ainda encontrará os seus antepassados e Diego descobrirá o amor de Shira (Jennifer Lopes), uma linda tigre-dentes-de-sabre.
Realizado por Steve Martino e Mike Thurmeier, é o quarto episódio da divertida saga "Idade do Gelo", iniciada em 2002, por Chris Wedge e Carlos Saldanha.




Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Proteção Civil: agravamento do estado do tempo - atualização


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia às 21h00UTC de hoje, quinta-feira 20 de setembro, o centro da tempestade tropical Nadine encontrava-se a cerca de 186 km a sudoeste da ilha de S. Miguel, deslocando-se para este-sueste a cerca de 17 km/h.

Prevê-se que às 09h de amanhã esteja localizado aproximadamente a cerca de 360 km a sudoeste da ilha de S. Miguel.

Assim, prevê-se um ligeiro agravamento das condições meteorológicas de tempestade tropical pelo menos nas próximas 27 horas, com ventos até 75 km/h, rajadas até 105 km/h, precipitação forte e ondas entre 7 e 8 metros para as ilhas dos Grupos Central e Oriental.

Agitação marítima de sul sudoeste rodando para nordeste, entre 7 e 8 metros para as ilhas do Grupo Oriental.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.
Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Proteção Civil: agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago


Na sequência do aviso anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
Mar tempestuoso de Nordeste, ondas de 06 a 07 mt, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 13h00UTC de 21/SET/2012.

Para o Grupo Central:
Precipitação FORTE, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 09h00UTC de 21/SET/2012;
Vento MUITO FORTE de Nordeste, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 19h00UTC de 21/SET/2012;
Mar tempestuoso de Nordeste, ondas de 08 a 09 mt, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 09h00UTC de 21/SET/2012.

Para o Grupo Oriental:
Precipitação FORTE, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 17h00UTC de 21/SET/2012;
Mar tempestuoso, ondas de 08 a 09 mt, no período entre as 21h00UTC de 20/SET/2012 e as 17h00UTC de 21/SET/2012.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.
Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.


O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Proteção Civil: agravamento do estado do tempo nos grupos Ocidental e Central


Na sequência do aviso anterior o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se que a tempestade tropical NADINE se encontre a 280 km a sul da ilha das Flores, aproximadamente às 00h00UTC de quinta-feira em deslocamento para leste.

Nestas condições prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
Trovoadas frequentes e dispersas, no período entre as 06h00UTC de 19/SET/2012 e as 15h00UTC de 20/SET/2012;
Precipitação FORTE, no período entre as 06h00UTC de 19/SET/2012 e as 15h00UTC de 20/SET/2012;
Vento muito forte LESTE rodando para NORDESTE, no período entre as 06h00UTC de 19/SET/2012 e as 15h00UTC de 20/SET/2012;
Mar tempestuoso de quadrante LESTE, no período entre as 06h00UTC de 19/SET/2012 e as 15h00UTC de 20/SET/2012.

Para o Grupo Central:
Trovoadas frequentes e dispersas, no período entre as 15h00UTC de 19/SET/2012 e as 00h00UTC de 21/SET/2012;
Precipitação FORTE, no período entre as 15h00UTC de 19/SET/2012 e as 00h00UTC de 21/SET/2012;
Vento SUESTE rodando para NORDESTE, no período entre as 15h00UTC de 19/SET/2012 e as 00h00UTC de 21/SET/2012;
Mar tempestuoso de quadrante LESTE, no período entre as 15h00UTC de 19/SET/2012 e as 00h00UTC de 21/SET/2012
.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos pescadores e aos automobilistas, que redobrem os cuidados na atividade diária.
Mais informação em, www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Graciosa, Santa Maria e Faial acolhem recitais de canto e piano integrados na Temporada de Música 2012


No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados três recitais de Canto e Piano, com Elisa Borges (soprano), Jorge Vaz de Carvalho (barítono) e Carla Seixas (piano), nas ilhas Graciosa, Santa Maria e Faial.

Na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, terá lugar, no Auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, pelas 11h30, o primeiro recital destinado aos alunos da escola. Será comentado por Jorge Vaz de Carvalho que, para além da reconhecida carreira como músico, tem também uma larga experiência como professor universitário. Em Santa Maria, no dia 22, será realizado o segundo recital no Clube Asas do Atlântico, pelas 21h30, e por fim, no dia 24, no Teatro Faialense, à mesma hora.

As obras em programa dividem-se em duas épocas distintas: a primeira parte do recital será dedicada ao período do Classicismo, com várias árias de ópera do compositor W. A. Mozart (1756-1791) e a segunda parte será consagrada ao compositor alemão R. Schumann (1810-1856), um dos maiores representantes do Romantismo, onde serão interpretados alguns dos seus duetos para canto e piano.

Elisa Borges, soprano, teve o seu primeiro papel em 2004, protagonizando a ópera estúdio “O Barbeiro de Sevilha” de G. Rossini, no papel de Rosina. Em 2009 foi aprovada em primeiro lugar no teste para integrar o Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, do qual passou a fazer parte em janeiro de 2010. Atualmente estuda técnica e interpretação vocal sob a orientação do Professor Jorge Vaz de Carvalho.

O barítono Jorge Vaz de Carvalho teve a sua estreia como cantor lírico, em 1984, no Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa. Desde então, interpretou inúmeros papéis principais, sobretudo em óperas de Mozart, Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Gounod, Massenet ou Wagner, em países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, China e Macau, Croácia, Espanha, França, Israel, Itália ou Japão.

Serão ambos acompanhados pela pianista Carla Seixas, que já se apresentou muitas vezes em recital nos Açores e cuja carreira já é conhecida do público açoriano.

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

domingo, 16 de setembro de 2012

Proteção Civil: chuva forte e trovoadas nos grupos Central e Oriental


Na sequência do comunicado anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros
dos Açores e o Instituto de Meteorologia prevêm:

PARA O GRUPO ORIENTAL
No período entre as 14UTC de 2012-09-16 e as 03UTC de 17-09-2012
Chuva Forte.
No período entre as 14UTC de 2012-09-16 e as 03UTC de 17-09-2012
Trovoada Frequente e Dispersa.

PARA O GRUPO CENTRAL
No período entre as 14UTC de 2012-09-16 e as 03UTC de 17-09-2012
Chuva Forte.
No período entre as 14UTC de 2012-09-16 e as 03UTC de 17-09-2012
Trovoada Frequente e dispersa.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta
natureza.

Recomenda-se, particularmente aos automobilistas, que redobrem os cuidados na
circulação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O filme "O Ditador" será exibido na Graciosa, esta Sexta-feira, 14 de Setembro

O filme "O Ditador" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 14 de Setembro.


Realização do Filme O Ditador:
Larry Charles

Elenco do Filme O Ditador: Sacha Baron Cohen, Ben Kingsley, Anna Faris, Megan Fox, John C. Reilly e B. J. Novak



O filme O Ditador, no original The Dictator, é o mais recente filme de Sacha Baron Cohen, ator e comediante mais conhecido pelas personagens Ali G e Borat. O filme O Ditador estreia em Portugal no dia 17 de Maio de 2012.

Como parte de uma manobra de marketing, Sacha Baron Cohen apareceu na 84ª edição dos Óscares como General Aladeen, personagem principal do filme O Ditador.




Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Via Verde do AVC pronta a avançar nos Açores


O protocolo de atuação face ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), destinado aos hospitais e unidades de saúde de ilha, com vista à normalização de procedimentos nesta matéria, é divulgado amanhã.

O anúncio foi feito pela Diretora Regional da Saúde no discurso proferido na sessão de abertura da “IV Bienal de Cardiologia da Terceira”. Segundo Sofia Duarte o protocolo em causa “visa assegurar o melhor tratamento disponível ao doente com esta patologia, com a fixação de normas e procedimentos uniformes, de modo a que atempadamente haja o devido encaminhamento destas situações”.

As normas definidas permitem identificar os sinais de alerta no sentido de confirmar se se está perante um doente candidato à Via Verde do AVC.

São também fixados os requisitos no âmbito da abordagem pré-hospitalar do AVC, no sentido de ocorrer a triagem correta, o transporte rápido para Unidade de Saúde ou Hospital, a manutenção dos parâmetros fisiológicos e a deteção e tratamento das complicações precoces.

Recorde-se que a Via Verde Coronária está já implementada em toda a Região, desde o dia 1 de Julho de 2011.

Segundo a Diretora Regional da Saúde, estas vias verdes – previstas no Plano Regional de Saúde -- representam “um valorizado avanço na melhoria da acessibilidade dos utentes com estas patologias e trará manifestas vantagens para os utentes do Serviço Regional de Saúde em termos de eficácia e eficiência da prestação dos cuidados”
“Este foi um processo exigente, tendo em conta a dispersão geográfica e os diferentes níveis de resposta das unidades de saúde, e foi alcançado através da sensibilização dos profissionais de saúde, de ações de formação e por fim do estabelecimento dos protocolos clínicos mais adaptados à nossa realidade arquipelágica, mérito do gestor deste programa, com o seu empenho e rigor profissionais”.

Na mesma ocasião, Sofia Duarte elogiou a comissão organizadora pela realização desta “IV Bienal de Cardiologia da Terceira”, sublinhando que eventos científicos como o presente, que contam com a presença de personalidades que são referências indubitáveis nestas temática, contribuem, não só para uma troca de experiências e discussão científica, como também para a consciencialização da própria opinião pública para problemas de saúde, que constituem atualmente uma das principais preocupações em termos de políticas de saúde a nível global.


Anexos:
2012.09.13-DRS-BienalCardiologiaTerceira.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na subida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas 95 e 98 e de um cêntimo por litro no preço máximo dos gasóleos rodoviário, agrícola e pescas.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 13 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior também em 13 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

O gasóleo agrícola tem um preço máximo por litro inferior em 22 por cento em relação ao mercado nacional e o gasóleo pescas um preço máximo por litro inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 26 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 15 por cento para a gasolina 95, e em menos 16 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 9 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 17 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de quinta-feira.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Festa de São Pedro Gonçalves este fim de semana


Sábado, dia 15 

17H30  - Tourada à Corda na Rua do Corpo Santo
22H00 - Filarmónica Artista Faialense
23H30 - Alma Nova


Domingo, dia 16 

17H00 - Missa Solene com bênção das obras de restauro
18H00 - Desfile de filarmónicas
18H30 - Procissão
21H30 - Filarmónica Recreio dos Artistas


Nota: Quem pretender trazer o seu barco enfeitado deverá fazê-lo no sábado depois das 13H00.



Publicado por: Jorge Gonçalves

Proteção civil: novo aviso de agravamento do estado do tempo para os grupos Central e Oriental


Na sequência do comunicado anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Instituto de Meteorologia prevêm:

PARA O GRUPO ORIENTAL:

No período entre as 22UTC de 2012-09-11 e as 14UTC de 12-09-2012
CHUVA FORTE.
No período entre as 22UTC de 2012-09-11 e as 14UTC de 12-09-2012
TROVOADA frequente e dispersa.


PARA O GRUPO CENTRAL:

No período entre as 22UTC de 2012-09-11 e as 14UTC de 12-09-2012
CHUVA FORTE.
No período entre as 22UTC de 2012-09-11 e as 14UTC de 12-09-2012
TROVOADA Frequente e dispersa.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta
natureza.

Recomenda-se, particularmente aos automobilistas, que redobrem os cuidados na
circulação.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Proteção civil: chuva forte e trovoadas para os grupos Central e Oriental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o
Instituto de Meteorologia, a depressão centrada às 12 UTC a leste dos Açores, e em deslocamento para sudoeste, irá condicionar o estado do tempo no arquipélago com ocorrência de precipitação, que poderá ser por vezes forte, e trovoada.
Assim emite-se:

PARA O GRUPO ORIENTAL:

No período entre as 18UTC de 2012-09-11 e as 06UTC de 12-09-2012
PRECIPITAÇÃO FORTE.
No período entre as 15UTC de 2012-09-11 e as 03UTC de 12-09-2012
TROVOADA FREQUENTE E DISPERSA.

PARA O GRUPO CENTRAL:

No período entre as 15UTC de 2012-09-11 e as 03UTC de 12-09-2012
PRECIPITAÇÃO FORTE.
No período entre as 15UTC de 2012-09-11 e as 03UTC de 12-09-2012
TROVOADA FREQUENTE E DISPERSA.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCs
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O filme "Branca de Neve e o Caçador" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Setembro

O filme "Branca de Neve e o Caçador" (Snow White and the Huntsman) será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 7 de Setembro


Direção: Rupert Sanders

Elenco: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Bob Hoskins, Ray Winstone, Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Sam Claflin, Eddie Marsan, Lily Cole, Vincent Regan

Duração: 127 minutos
Ano: 2012
País: EUA
Classificação: 12 anos


Nova versão do lendário conto «A Branca de Neve e o Caçador», a história de brance de Neve, a única pessoa na terra mais bela que a rainha má, que fará de tudo para a destruir. A jovem Branca de Neve aprende a arte da guerra com um caçador, que supostamente teria a missão de a matar, e ameça o reino desta raínha do maléfico.

Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Secretário da Cultura de passagem pela Ilha Graciosa

Esta Terça-feira, dia 4 de Setembro, pelas 11H00 -

 O Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, visita a exposição Vida e Obra de Manuel Machado Ávila, 1916-2001 e a obra da Casa das Debulhadoras.



Local: Museu da Graciosa.




GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves