Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Açores desenvolvem projetos estruturantes na Graciosa na área da climatologia


Os Secretários Regionais da Presidência, André Bradford, e da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, receberam hoje, em audiência, o promotor do projeto de instalação da Estação para Medição da Radiação Atmosférica (ARM), na ilha Graciosa, do Departamento de Energia do Governo dos EUA.



Após o encontro, José Contente referiu a satisfação do Governo Regional pelo facto da estação móvel do projeto ARM passar a definitiva, uma mais-valia para a ilha Graciosa e também para a Universidade dos Açores. O governante realçou que a partir do trabalho que tem vindo a ser feito pelo professor Brito de Azevedo, “se possa alargar mais a investigação, a pesquisa e a recolha de dados científicos no domínio da climatologia”.


De acordo com o Secretário Regional da Presidência, espera-se que no verão de 2013 o processo de instalação e operacionalidade da estação fixa este concluído.


“O Governo dos Açores só tem que estar satisfeito por mais este projeto estruturante e pelas oportunidades científicas com impacto na Região, neste caso na Graciosa, um processo que resulta da boa relação dos Açores com os EUA”, acrescentou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.


José Contente sublinhou que este é um investimento de 14 milhões de dólares, suportado pelos EUA e com a comparticipação do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, através das infraestruturas terrestres. O projeto poderá incluir ainda a construção de edifício contíguo à estação e que funcionará como um centro de divulgação e receção de investigadores e cientistas que visitem a estação.


O governante relembrou que a Graciosa, para além da estação que é operada remotamente para a deteção de ensaios nucleares, dará agora continuidade ao projeto ARM e na área da climatologia há um outro projeto em desenvolvimento, o SuperDarn, que integra os Açores na Rede Internacional de Radares para o Estudo da Atmosfera Superior da Terra, projetos que José Contente considera “estruturantes” para os Açores e, defende, “está a nascer um polo de investigação importante na área da climatologia”.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.


Esta atualização consiste na subida em dois cêntimos por litro das gasolinas e gasóleos, e em dois cêntimos por quilo no gás para consumo doméstico e no fuel.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 14 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior em 11 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

Os gasóleos agrícola e pescas têm um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 22 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 6 por cento para a gasolina 95, e em 10 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 2 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 11 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta quinta-feira.


GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

7º Censo de Milhafres: 24 e 25 de março

A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) precisa de voluntários na Ilha Graciosa para o CENSO de Milhafres

Nos dias 24 e 25 de março dezenas de voluntários voltam à estrada para mais um censo de milhafres, de modo a continuar a recensear os indivíduos da maior ave de rapina do arquipélago dos Açores e avaliar o estado das suas populações. O Censo de Milhafres é um projeto que deve a sua existência a um trabalho quase inteiramente voluntário, sendo de destacar o contributo dos 614 cidadãos que têm vindo a assegurar a recolha de dados desde o início da iniciativa, em 2006.

A Cidadania Ambiental ou Citizen Science, como também é conhecida, apela e alerta o cidadão comum para as temáticas ambientais, que por vezes não têm nos meios tradicionais, o destaque e a relevância que seria desejável.

Coordenado anualmente pela SPEA, este Censo tem como objetivo envolver o público em geral num projeto científico e obter mais dados sobre as populações de milhafres/mantas existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A conservação e manutenção da biodiversidade, em particular das espécies que se encontram ameaçadas, em risco de extinção ou das quais pouco se sabe, assume um maior valor, quando a participação é de todos.

Text Box: Foto: Milhafre Buteo buteo rothschildi © Joaquim Teodósio/SPEAEste ano o Censo irá decorrer no fim de semana de 24 e 25 de março.

Para participar não é necessário ter conhecimentos específicos, para além de conseguir identificar um milhafre.

Em 2011 participaram 199 cidadãos, foram percorridos mais de 3100 km e avistadas 959 aves em 9 ilhas, sendo o objetivo para este ano superar esses valores, por isso se apela à participação de todos os cidadãos que queiram ser cientistas por um dia.

Só com essa preciosa ajuda será possível obter estimativas mais fiáveis do número de milhafres/mantas existente nos dois arquipélagos.

Nos dois arquipélagos, desde o início do Censo, nas seis edições realizadas desde 2006, já participaram mais de 600 cidadãos, foram avistados 3221 milhafres/mantas e percorridos cerca de 10 500 km, nos 375 percursos realizados. Estima-se que o total de milhafres/mantas seja cerca de 1500 aves nos dois arquipélagos (1300 nos Açores e 200 na Madeira e no Porto Santo).

Para mais informações consulte a página do projeto:

http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos-de-aves/

A SPEA agradece a participação de todos os voluntários e espera contar com todos mais uma vez, este ano! Marque já na sua agenda. Participe e divulgue!

Censo dos Milhafres - http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos-de-aves/censo-de-milhafres-mantas/

Nos Açores esta espécie é conhecida por Milhafre ou Queimado, ocorrendo a subespécie Buteo buteo rothschildi. Na Madeira é conhecida por Manta e corresponde à subespécie Buteo buteo harterti. No território continental ocorre a subespécie Buteo buteo buteo.

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afetam.

www.spea.pt

Para mais informações contatar:

- Carla Veríssimo (Açores): carla.verissimo@spea.pt; 918536132

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Portuguese Society for the Study of Birds

SPEA Açores Azores Tel. +351 296 559 224
Escola Básica Lomba do Carro Fax. +351 296 559 224
9650-320 Povoação - Portugal E-mail acores@spea.pt www.spea.pt

Publicado por: Jorge Gonçalves

Curso e colóquio na ilha Graciosa


O Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores desenvolve na ilha Graciosa, entre 29 e 31 de Março, o colóquio “Termalismo na ilha Graciosa: Valências Terapêuticas e Oportunidades de Desenvolvimento” e o curso “Geofarmácia e Cosmética”.


Na sequência dos trabalhos que o Inova-Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores vem desenvolvendo no Projecto Termaz e que visam a valorização dos recursos endógenos da Região e, em particular, do termalismo açoriano, decorrerá a 29 e 31 de Março deste ano o Colóquio “Termalismo na Ilha Graciosa: Valências Terapêuticas e Oportunidades de Desenvolvimento” e o Curso “Geofarmácia e Cosmética”.

Serão apresentadas as acções e os estudos que o Inova tem vindo a realizar em parceria com várias entidades, instituições científicas e empresas, em particular realce para os trabalhos, visando o desenvolvimento de formulações e aplicações dermocosméticos de lamas e pedra pomes.

Estes e outros conteúdos técnico-científicos serão pormenorizados no âmbito do Curso Geofarmácia e Cosmética, com componente teórica e sessão prática especialmente dedicados a estas temáticas, de relevante interesse económico e de promoção de um Turismo de Saúde e Bem-Estar.

Aberto a todos os interessados, mediante uma inscrição prévia no local do evento, a participação no curso está limitada a um máximo de 30 participantes, mediante a inscrição e pagamento prévios.

O colóquio e as sessões teóricas do curso terão lugar no Hotel Graciosa e as sessões práticas decorrerão nas Termas do Carapacho.

Em curso está a acreditação do curso “Geofarmácia e cosmética” por parte da Ordem dos Farmacêuticos, o qual é especialmente dirigido a técnicos de gabinetes de estética, SP e de termalismo, de fisioterapia e medicina de reabilitação, farmacêuticos e outros profissionais de áreas afins.


Fonte: Jornal Diário / Expressodasnove

Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "A Saga Twilight - Amanhecer Parte 1" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Março


O filme "A Saga Twilight - Amanhecer Part 1" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Março, pelas 21:30


País: EUA
Género: Drama, Fantasia, Romance, Thriller
Duração: 117 m
Classificação: M12
Realização: Bill Condon
Interpretação: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Dakota Fanning, Michael Sheen, Maggie Grace, Nikki Reed, Sarah Clarke, Mía Maestro


Bella Swan e Edward Cullen viajam até ao Rio de Janeiro para passarem a sua lua-de-mel. Pouco tempo depois, Bella fica a saber que está grávida de uma menina, mas também que não poderá desfrutar calmamente da chegada da filha, pois a boa nova desencadeia uma série de complicações entre as comunidades de lobos e vampiros.





Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo promove concurso “Regiões Ultraperiféricas: a projeção da Europa no mundo”


O Governo dos Açores promove, até ao próximo dia 13 de Abril, a realização de um concurso de trabalhos multimédia intitulado “Regiões Ultraperiféricas: a projeção da Europa no mundo”, destinado a alunos do ensino secundário e profissional da Região.



A iniciativa integra-se na Presidência dos Açores da Conferência das RUP e está aberta à participação de todos os jovens, até aos 20 anos, que frequentem o 10º ao 12º ano do ensino secundário da Região (bem como o 3º ciclo da Escola Básica Integrada do Corvo) e níveis equivalentes do ensino profissional, em equipas formadas por três elementos, acompanhados por um professor.


Os alunos devem apresentar trabalhos originais, em qualquer formato multimédia (som e/ou imagem) e com uma duração máxima de 3 minutos, os quais, numa primeira fase, competirão entre si ao nível de cada ilha, sendo apuradas nove equipas para a final – uma por cada ilha.


Para além do prémio para os vencedores da final - uma viagem a Bruxelas, incluindo visitas às instituições da União Europeia –, as nove equipas finalistas ficarão apuradas para participarem no programa de Comemorações do Dia da Europa, havendo ainda prémios para o melhor trabalho multimédia, bem como para os segundos e terceiros classificados.


Com mais esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende fomentar o interesse e a participação dos alunos da Região em atividades e temas relacionadas com a União Europeia, promovendo, em 2012, a reflexão dos jovens açorianos em torno das Regiões Ultraperiféricas.


Visando igualmente estimular a criatividade dos alunos e a utilização de novos meios audiovisuais e de comunicação, as comemorações do Dia da Europa, depois das ilhas do Faial, Terceira, Flores e Graciosa, decorrerão, em 2012, na ilha de São Miguel.


Os trabalhos deverão ser enviados até ao próximo dia 13 de Abril para o Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa (Palácio da Conceição, 9504-509 Ponta Delgada) ou para o endereço de correio eletrónico ssraece@azores.gov.pt.


O regulamento e mais informações acerca do concurso “Regiões Ultraperiféricas: a projeção da Europa no mundo” foram enviadas a todas as escolas secundárias e profissionais da Região, estando igualmente disponíveis na página de internet:


http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srp-ssraece/textoImagem/Dia+da+Europa+2012.htm



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O filme "As Aventuras de Tintin: O SEGREDO DE LICORNE" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de Fevereiro


O filme "As Aventuras de Tintin: "O Segredo de Licorne" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 21:30


Título original:
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
De:
Steven Spielberg
Com:
Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg
Género:
Animação, Comédia, Aventura
Classificação:
M/6
Outros dados:
Nova Zelândia/EUA, 2011, Cores, 102 min.
Links:
Site Oficial

Depois de, numa feira de antiguidades, encontrar uma réplica de um velho barco designado de "Licorne", o destemido Tintin (Jamie Bell) é arrastado para uma grande aventura em busca de algo inesperado. Ao investigar aquela miniatura, descobre o mapa de um tesouro muito antigo, frustrando os planos de Ivan Ivanovich Sakharine (Daniel Craig), um salteador que está convencido de que o jovem se terá aliado ao velho pirata Rackham. Com a ajuda de Milou, o seu fiel amigo de quatro patas, do capitão Haddock (Andy Serkis, o Gollum da trilogia "O Senhor dos Anéis"), um lobo-do-mar de péssimo feitio, e da dupla Dupond e Dupont (Simon Pegg e Nick Frost), dois polícias desastrados mas cheios de boas intenções, o repórter vai atravessar desertos e tempestades, na busca de um navio afundado, comandado por um antepassado de Haddock, que contém um valioso tesouro e uma terrível maldição.

Com realização de Steven Spielberg e produção de Peter Jackson e Kathleen Kennedy, o filme baseia-se na mais carismática personagem criada, em 1929, por Hergé (1907-1983), centrando a sua trama em três histórias independentes: "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível". Em versão animada, recorre às técnicas "performance capture" em 3D, que permite que os gestos e as emoções dos actores sejam reproduzidos nas suas personagens digitais.




Publicado por: Jorge Gonçalves

Estados Unidos não querem emitir mais vistos de imigração em Portugal


A embaixada em Lisboa e o consulado geral em Ponta Delgada (Açores) vão deixar de emitir vistos de imigração para portugueses, passando o processo a ser assegurado pela representação norte-americana em Paris (França).

As mudanças «dizem respeito apenas aos vistos de imigração, mantendo-se os demais procedimentos relativamente a vistos de não¿imigrante para turismo, negócios, ensino e outros fins».

A decisão já gerou polémica, com o conselheiro das Comunidades Portuguesas em Newark a culpar os diplomatas portugueses, «que não prestam para nada».

«Isso só representa a qualidade dos diplomatas portugueses que estão nesta terra. (¿) Sempre vieram, e continuarão a vir para aqui, para esta terra, para governar a vida deles e não a dos imigrantes que estão aqui», criticou, em declarações à agência Lusa, José João Morais, conselheiro das Comunidades Portuguesas em Newark.

Antecipando «um impacto muito grande na comunidade» com esta alteração da política de concessão de vistos, que entra em vigor em março, José João Morais lamentou: «Nós aqui fazemos tanto pelos americanos, pelo Governo americano, (¿) e depois tratam-nos desta maneira».

Mas as culpas, frisou, são mais dos diplomatas portugueses ¿ que não têm «capacidade» para lidar com um país «muito difícil» como os Estados Unidos - do que dos políticos americanos. E as mesmas culpas estendem-se a figuras como o Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros, que «a única coisa que vêm cá [aos Estados Unidos] fazer é gastar dinheiro e passear», criticou.

O presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas considera que a decisão dos Estados Unidos de obrigar os portugueses que queiram emigrar a deslocarem-se a Paris «é uma forma burocrática de dificultar» a obtenção de visto.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, Fernando Gomes, disse que só tomou conhecimento da alteração hoje, através da comunicação social portuguesa.

Reconhecendo que o Governo dos EUA tem uma política restrita em relação à imigração, Fernando Gomes considera, porém, que esta medida «é uma forma de dificultar» a concessão de vistos e de restringir as entradas no país.

O modelo atual «funcionava e funcionou durante tantos anos», sublinhou, destacando ainda o custo económico que a alteração implica. A maioria dos candidatos portugueses à emigração para os EUA tem origem nos Açores e o facto de passarem a ter de se deslocar a Paris tem «um custo acrescido desnecessário», critica.

Também o Governo dos Açores considerou que a decisão dos EUA de centralizar na Embaixada em Paris as entrevistas para obtenção de visto de imigrante por residentes em Portugal não respeita as «relações históricas e afetivas» com o arquipélago.

«Consideramos que não é uma boa notícia, não é um tratamento satisfatório para a região tendo em atenção a relação histórica e afetiva que nos une», afirmou André Bradford, secretário regional da Presidência, em declarações à Lusa.

André Bradford salientou que apenas meia centena de açorianos pede anualmente visto de imigrante para os EUA, mas frisou que os residentes no arquipélago são obrigados a um» custo adicional» com esta decisão das autoridades norte-americanas, já que são obrigados a deslocar-se ao continente.

Nesse sentido, o secretário regional da Presidência revelou que o Governo dos Açores «já desenvolveu diligências no sentido de procurar soluções que permitam um tratamento adequado e justo» para os açorianos que pretendam obter o visto de imigrante nos EUA.

Uma das soluções, segundo André Bradford, pode passar pela «deslocação periódica aos Açores de um funcionário consular norte-americano», o que permitiria «evitar a deslocação dos açorianos a Paris».


Fonte: TVI24
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS DA GRACIOSA 2012

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS DA GRACIOSA 2012

O desfile passou esta manhã, 18 de Fevereiro, pelas principais ruas do centro da Vila de Santa Cruz da Graciosa




Fonte: Artmedina1959
VIDEO DE: HELDER MEDINA
MONTAGEM DE: ARISTIDES SILVA

Publicado por: Jorge Gonçalves

Carnaval da Graciosa 2012



Carnaval da Graciosa 2012

17 - sexta-feira

- Filarmónica Recreio dos Artistas

Baile

- Filarmónica União Popular Luzense

Apresentação de Fantasias de Grupo

- Santa Cruz Sport Clube

Baile Trapalhão

- Sociedade Filarmónica União Praiense

Baile de Máscaras

- Sociedade Recreativa da Vitória

Apresentação de Fantasias de Grupo


18 - sábado


- Filarmónica União Popular Luzense

Baile

- Graciosa Futebol Clube

Apresentação de Fantasias de Grupo

- Sociedade Filarmónica União Praiense

Apresentação de Fantasias de Grupo

- Sport Club Marítimo

Apresentação de Fantasias de Grupo

- Sporting Clube de Guadalupe

Baile


19 - domingo


- Filarmónica Recreio dos Artistas

Baile

- Filarmónica União Popular Luzense

Baile

- Irmandade do Espírito Santo de Nossa Senhora da Esperança

Baile

- Santa Cruz Sport Clube

Apresentação da Fantasia de Grupo

- Sociedade Filarmónica União Praiense

Baile

- Sociedade Recreativa da Vitória

Baile


20 - segunda-feira


- Filarmónica União Popular Luzense

Baile tipo Assalto

- Graciosa Futebol Clube

Baile tipo Assalto

- Irmandade do Espírito Santo de Nossa Senhora da Esperança

Baile tipo Assalto

- Sociedade Filarmónica União Praiense

Baile com jantar

- Sociedade Recreativa da Vitória

Baile tipo Assalto

- Sport Club Marítimo

Baile tipo Assalto

- Sporting Clube de Guadalupe

Baile tipo Assalto


21 - terça-feira


- Filarmónica União Popular Luzense

Baile

- Irmandade do Espírito Santo de Nossa Senhora da Esperança

Baile

- Sociedade Filarmónica União Praiense

Baile

- Sociedade Recreativa da Vitória

Baile



CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves