Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Queda de meteoro na Ilha Graciosa / Ofereço uma recompensa de 150 Euros a quem encontrar o meteorito



Na passada Segunda-feira, 12 de Março, por volta das 20h00 (8:00 pm) ocorreu a queda de um meteoro no interior da Ilha Graciosa, mais ou menos entre os Funchais e o Guadalupe. Trata-se de um fenómeno muito raro pois que a maioria das pessoas em geral nascem e morrem sem nunca terem observado ou testemunhado semelhante coisa à excepção de estrelas cadentes que na maioria dos casos ocorrem muito longe de nós.


Este, porém, ocorreu bastante próximo de mim (na altura eu encontrava-me no lugar da minha residência (Dores, Santa Cruz da Graciosa) e portanto tive a felicidade de o testemunhar naquela noite mesmo do meu jardim que era onde eu me encontrava nesse momento. De salientar que esta foi a minha primeira vez e confesso que é uma experiência verdadeiramente sensacional sobretudo para alguém como eu que sou coleccionador e me dedico ao estudo destes fenómenos desde algum tempo atrás. Gostaria também de sublinhar que até ao momento ainda não descobri se houve mais alguém a testemunhar este evento.

Creio que o meteorito, a julgar pelo tamanho da bola de fogo, será provavelmente da classe dos condritos simples (mais ou menos de 8 a 12 cm de tamanho) e um peso inferior a 900 (?) gramas, terá explodido durante a queda mesmo antes de atingir o solo e terá chegado ao ponto de impacto já em mais de um bocado devido à dita explosão que referi. Digo isto porque pude verificar que o fogo se apagou a sensivelmente uns 25 metros do solo e isso confirma que tenha havido de facto uma explosão fazendo com que o meteoro tenha ficado fracturado.

Aproveito para, através deste meio, pedir a todos os que tenham terras entre os Funchais e Guadalupe que se eventualmente encontrarem algum fragmento do meteorito para me contactar o mais depressa possível para este e-mail: Galeriacores@gmail.com


Para quem nunca viu um meteorito, estes por norma são pretos no exterior e muito pesados para o tamanho que têm devido ao ferro e outros metais presentes no seu respectivo interior. O interior do meteorito normalmente costuma ser de uma cor mais clara.

Ofereço 150.00 € de recompensa a quem conseguir encontrar os fragmentos deste meteorito. Muito obrigado pela vossa atenção.


Publicado por: Jorge Gonçalves

3 comentários:

  1. Olá primo tudo bem????
    Puxa vejo que a nossa pequena ilha está a ficar grande em acontecimentos!!! Lol espero que tenhas sorte e que alguem encontre alguns fragmentos desse meteorito, mas penso que será um pouco impossivel uma vez que nem a localização exacta se sabe e com as dimensoes X peso que calculas ter peve ser praticamente confundivel com uma simples e normal pedra!!! Mas os meus parabéns já o que conseguis-te ver para muitos é um enorme achado!!! Bjs para todos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,

    Concordo contigo, encontrar este meteorito não vai ser tarefa fácil dado que existem muitas divisões, muitas pastagens com erva grande e também muitas terras incultas um pouco por todo o lado, enfim, é como tu dizes quase impossível

    ResponderEliminar
  3. O que torna este meteorito realmente tão importante é o facto da sua queda ser talvez a única a ser testemunhada na história da Graciosa (já encontrei alguns no passado mas já se encontravam com alto grau de intemperismo ou desagregação) e isto fará com que automaticamente adoptasse o nome da nossa ilha e portanto ficaria depois a chamar-se "Meteorito da Graciosa" porque é assim que funciona com a queda de um meteorito qualquer a nível mundial. Mas é claro que para tal é preciso ele ser encontrado primeiro e agora com a chuva vai infelizmente dificultar todo o esforço.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo vosso comentário