quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O filme "Trust Perigo Online" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Dezembro


O filme "TRUST perigo online" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 2 de Dezembro.


Sinopse:

Bem instalados e em segurança na sua casa dos subúrbios, Will e Lynn Cameron costumam dormir bem de noite, confiando que os seus filhos estão protegidos. Will, em particular, sente-se confortável com o facto de ele e Lynn terem criado três crianças brilhantes, e que depois das portas estarem fechadas e o alarme ligado nada – absolutamente nada – poderá fazer mal à sua família.

Quando a sua filha de 14 anos, Annie, faz um novo amigo online, um rapaz de 16 anos chamado Charlie, que conheceu num “chat room” de voleibol, Will e Lynn não pensam muito no assunto, falando apenas com a filha sobre essa amizade, assumindo no entanto ser normal entre adolescentes que comunicam pela Internet.

Mas depois de várias semanas de comunicação, Annie fica cada vez mais seduzida por Charlie, já não podendo passar sem ele. Aos poucos, descobre que ele não é quem diz ser. No entanto, continua completamente intrigada por ele, mesmo após o seu segredo ser revelado. Uma revelação devastadora, com implicações para toda a sua família, desencadeando uma série de acontecimentos que irão mudar as suas vidas, de uma forma que ninguém poderia prever.

Realizado por David Schwimmer, Trust – Perigo Online é interpretado pelos nomeados para Óscar® Clive Owen e Catherine Keener, pela estreante Liana Liberato e ainda por Noah Emmerich e pela nomeada para Óscar® Viola Davis. O filme foi escrito por Andy Bellin e Robert Festinger e produzido por by Tom Hodges, Ed Cathell III, Dana Golomb, David Schwimmer, Robert Greenhut e Heidi Jo Markel.



Publicado por: Jorge Gonçalves



Execução do melhoramento de abrigo do porto de pescas da Praia da Graciosa agendado para 2012


O Subsecretário Regional das Pescas anunciou hoje que no próximo ano irá iniciar-se a ampliação dos portos de Rabo de Peixe, da Povoação e do Porto Judeu, a construção do cais de pescas em São Roque do Pico e a execução do melhoramento de abrigo do porto de pescas da Praia da Graciosa.



Marcelo Pamplona, que falava no debate do Plano e Orçamento da Região para 2012, adiantou que serão construídos no próximo ano três novos entrepostos frigoríficos na ilha de São Miguel, um de grande capacidade em Ponta Delgada e outros dois de média capacidade em Vila Franca e na Ribeira Quente.

Com o reforço do investimento na requalificação da rede de frio, pretende-se conseguir uma melhoria gradual na qualidade de conservação e o aumento da capacidade de armazenamento dos produtos da pesca, de forma a aproveitar as oportunidades que surjam nas capturas e nos circuitos de comercialização de pescado congelado e transformado.

Também, no próximo ano, no sector das pescas, irá continuar a apoiar-se os armadores na modernização das suas embarcações, de modo a possibilitar uma melhoria na conservação do pescado a bordo e a permitir a instalação de novos equipamentos e estruturas, que permitam diversificar e valorizar as capturas.

O Subsecretário das Pescas referiu, também, que a sustentabilidade das águas dos Açores não pode ser assegurada isoladamente pela Região, pois estamos inseridos num contexto europeu, e por isso, disse Marcelo Pamplona, “temos de trabalhar de forma articulada e integrada, para aproveitar as oportunidades que nos aparecem no âmbito deste novo ciclo da política comum de pescas que se aproxima”.

Marcelo Pamplona sublinhou, também, que “o novo regulamento orientador da política comum de pescas deu um passo em frente na defesa dos nossos interesses, porque, a nível comunitário, foi consolidado o direito que a Região tem uma área de protecção especial de 100 milhas e, ao mesmo tempo, abriu caminho para se poder prolongar a zona de protecção até às 200 milhas por via dos regulamentos que irão gerir as diversas pescarias exercidas pelas frotas europeias”.

O Governante lembrou, que o investimento previsto no plano para o sector das pescas constitui uma oportunidade de valorização da nossa Região, por via do desenvolvimento de um sector produtivo que tem no território marítimo dos Açores um meio de sustentação económica.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: aviso de chuva por vezes forte


O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, se prevê:


Para o Grupo Oriental


No período entre as 02UTC de 2011-11-30 e as 15UTC de 01-12-2011

Períodos de chuva por vezes FORTE, com 10 a 20 mm/h.


Para o Grupo Central


No período entre as 02UTC de 2011-11-30 e as 09UTC de 01-12-2011

Períodos de chuva por vezes FORTE, com 10 a 20 mm/h.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, que poderão ser consultadas em www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba/.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

sábado, 26 de novembro de 2011

Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário já está em vigor


O novo Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário entrou em vigor esta sexta-feira.



O Estatuto foi publicado em Diário da República na passada quinta-feira, tendo entrado em vigor um dia após a referida publicação.

O diploma, (Decreto Legislativo Regional n.º 32/2011/A) vem clarificar os direitos e deveres do aluno, visando melhorar a segurança e acautelar a tranquilidade das escolas, de forma a permitir aos professores e Conselhos Executivos uma melhor gestão das suas escolas, com outras competências.

O novo estatuto prevê o reforço do relato das ocorrências em contexto escolar, uma vez que a denúncia passa a poder ser feita por toda a comunidade educativa e não apenas por alguns elementos, como acontecia anteriormente.

O diploma reforça também a autoridade das escolas, quer ao nível da gestão da escola, quer ao nível dos directores de turma e do professor.

No que diz respeito ao regime de coimas aos pais e encarregados de educação, estas só poderão aplicadas quando se verificar que o encarregado de educação tenha revelado negligência consistente e sistemática e que esta negligência seja comunicada às autoridades competentes.

Assim, ao prever a aplicação de coimas, o Estatuto do Aluno vem dotar o sistema educativo regional de uma nova forma de promover um acompanhamento mais activo do percurso educativo dos alunos por parte dos pais e encarregados de educação, embora fique claro que esta ferramenta apenas será aplicada em situações extremas.

O Estatuto do Aluno recém-publicado clarifica ainda o dever de respeito da autoridade do professor e as questões relativas às faltas, reduzindo para metade o que estava instituído até agora e limitando a possibilidade do aluno faltar injustificadamente.

O diploma agiliza e simplifica também os procedimentos disciplinares, ao eliminar formalidades consideradas desnecessárias. O novo Estatuto prevê que o procedimento disciplinar instaurado contra um aluno do ensino básico ou secundário deve ser célere e envolver, logo que possível, os pais e encarregados de educação, de forma a garantir eficácia.

São também instituídos através deste diploma, os prémios de mérito, que visam distinguir os alunos que revelem atitudes exemplares de superação das suas dificuldades, que alcancem resultados escolares excelentes, que produzam trabalhos académicos de excelência, que desenvolvam iniciativas exemplares de intervenção na comunidade educativa ou que revelem mérito desportivo.


GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O filme "AMOR ESTUPIDO E LOUCO" no cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, 25 de Novembro


O filme "Amor estúpido e louco" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, 25 de Novembro.


Sinopse:


Cal Weaver está a viver o sonho americano: tem um bom emprego, uma boa casa e filhos excelentes. Cal tem a surpresa da vida dele quando a esposa, Emily, diz querer o divórcio. A sua vida perfeita desmorona-se rapidamente. Cal destaca-se no universo dos solteiros, pois não sai com ninguém há décadas. Passando as noites deprimido num bar local, Cal é acolhido sob a asa de um jovem sedutor professional, Jacob Palmer. Para tentar ajudar Carl voltar a viver, Jacob abre-lhe os olhos para as diversas opções que tem diante dele: mulheres sedutoras, bebidas masculinas e estilo. Os dois percebem que não são os únicos à procura de amor nos sítios errados: o filho de 13 anos de Cal está apaixonado pela sua ama de 17 anos, Jessica, que, por sua vez, tem uma paixoneta por Cal. Entretanto, Jacob, que devia ter todas as respostas, não sabe o que fazer quando se apaixona por Hannah, uma jovem capaz de resistir aos seus encantos, mas que arrisca nele. E apesar da renovação de Cal, o coração não muda e leva-o sempre ao ponto de partida.


Título Original: Crazy, Stupid, Love

De:
Glenn Ficarra, John Requa
Com:
Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone
Género:
Drama, Comédia
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 2011, Cores, 118 min.
Links:
Site Oficial





Publicado por: Jorge Gonçalves

Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.



Esta actualização consiste na diminuição em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 11 por cento.

No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença é de menos 13 por cento em relação ao preço verificado no mercado nacional.

Os gasóleos agrícola e pescas têm um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 24 por cento e 23 por cento, respectivamente, em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento.

No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 22 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 5 por cento para a gasolina 95, e em 10 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 4 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 13 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta quinta-feira.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: actualização da informação meteorológica


Na sequência do comunicado anterior, efectua-se a actualização da informação meteorológica.



Nestas condições prevê-se:


Para o Grupo Ocidental:


Precipitação contínua por vezes FORTE entre 21 a 40 mm/1h, no período entre as 18h00UTC de 23/NOV/2011 e as 06h00UTC de 24/NOV/2011;

Vento Sul (S), relativo a velocidade média de 65 a 74km/h, com rajadas que poderão atingir os 90km/h, no período entre as 21h00UTC de 23/NOV/2011 e as 06h00UTC de 24/NOV/2011.


Para o Grupo Central:


Precipitação contínua por vezes FORTE entre 21 a 40 mm/1h, no período entre as 00h00UTC e as 18h00UTC de 24/NOV/2011.


Vento Sul (S), relativo a velocidade média de 65 a 74km/h, com rajadas que poderão atingir os 90km/h, no período entre as 18h00UTC de 23/NOV/2011 e as 03h00UTC de 24/NOV/2011.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.


Mais informação em, www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Concurso "Eco Freguesia, freguesia limpa" com 4 freguesias galardoadas na Graciosa


A implementação do concurso de limpeza pública “ECOFreguesia - Freguesia Limpa” já permitiu retirar perto de 100 toneladas de resíduos, revelou esta manhã, em Rabo de Peixe, na ilha de S. Miguel, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses.



O governante, que presidiu à cerimónia de entrega e hasteamento da bandeira às freguesias vencedoras da edição deste ano do concurso, enalteceu que este é um número notável e que distingue a capacidade dinamizadora e empenhada com que as comunidades locais agarraram este projecto.


Esta é uma tarefa das mais complicadas, assume Álamo Meneses, porque depende exclusivamente do comportamento de cada um, a preservação do meio ambiente, uma protecção que deve começar logo dentro de casa.


Segundo disse, os lixos acumulados nas ribeiras e nas bermas das estradas são um dos graves problemas ambientais com que a sociedade açoriana actualmente se debate, um flagelo com uma componente estética desadequada mas, por outro lado, tem uma vertente mais séria reflectindo-se de forma negativa na qualidade da água.


Contrariando essa tendência, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar felicitou o trabalho e a dedicação da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe na limpeza da costa daquela vila piscatória, ao mesmo tempo que contribuiu para a educação ambiental junto da população local.


A entrega deste galardão é para Álamo Meneses, uma homenagem e um símbolo público de orgulho, pelo esforço que cada freguesia desenvolveu premiando, igualmente, o envolvimento da comunidade e o trabalho realizado pelos habitantes na remoção dos resíduos.


O governante deixou, porém, uma palavra de apreço àquelas juntas de freguesias que não conseguiram cumprir os critérios do concurso, incentivando-as a continuar o trabalho meritório, para que no próximo ano sejam contempladas com o galardão.


Na edição deste ano, houve um aumento significativo de juntas de freguesia a receberem o prémio, mais 11 do que na edição anterior. Assim, das 123 freguesias participantes, 82 alcançaram o galardão, um exemplo da forte entrega e vontade das comunidades neste projecto, enalteceu Álamo Meneses.


A atribuição deste prémio anual, que consiste num certificado e numa bandeira que as juntas de freguesia poderão ostentar, o Governo Regional pretende distinguir os esforços das autarquias galardoadas, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos no espaço público da sua localidade.


Em S. Miguel, para além da freguesia de Rabo de Peixe, foram também galardoadas as freguesias da Ribeira Chã, da Achadinha, da Ajuda da Bretanha, da Fajã de Cima, de Arrifes, de São José, de São Roque, de São Vicente Ferreira, das Sete Cidades, da Maia, da Conceição, dos Fenais da Ajuda, da Lomba de São Pedro e do Pico da Pedra.


Em Santa Maria, Santa Bárbara e Santo Espírito foram as freguesias distinguidas, enquanto, que na ilha Terceira foram premiadas a Feteira, a Ribeirinha, a Terra Chã, as Doze Ribeiras, o Porto Judeu, Santa Bárbara, São Bartolomeu dos Regatos, São Mateus da Calheta, Serreta, Posto Santo, Altares, Agualva, Fontinhas, Quatro Ribeiras, Santa Cruz e o Porto Martins.


Já na ilha da Graciosa foram galardoadas; Guadalupe, Nossa Senhora da Luz, Santa Cruz e São Mateus (Praia), e em São Jorge foram contempladas a Calheta, o Norte Pequeno, a Ribeira Seca, Santo Antão, o Topo, o Norte Grande, os Rosais, Santo Amaro, a Urzelina e as Velas.


No Pico, as autarquias abrangidas foram a Calheta de Nesquim, a Piedade, as Lajes do Pico, a Ribeirinha, a Criação Velha, a Candelária, a Madalena, São Caetano, a Prainha, Santa Luzia e Santo António.


No Faial, a Conceição, a Praia do Almoxarife, a Ribeirinha, o Capelo, Castelo Branco, os Cedros, os Flamengos, a Matriz, Pedro Miguel, a Praia do Norte e Salão foram as freguesias distinguidas.


Destaque ainda, para a atribuição deste prémio às juntas de freguesia da Fajãzinha, das Lajes das Flores, da Fajã Grande, da Fazenda, do Lajedo, da Lomba, do Mosteiro, da Caveira, dos Cedros, de Ponta Delgada e de Santa Cruz, na ilha das Flores e também, à Câmara Municipal do Corvo.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

domingo, 20 de novembro de 2011

Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta actualização consiste no aumento em dois cêntimos por litro no preço máximo dos gasóleos rodoviário, agrícola, pescas e do fuel.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 11 por cento.

No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 13 por cento em relação ao preço verificado no mercado nacional.

Os gasóleos agrícola e pescas terão um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 24 por cento e 23 por cento, respectivamente, em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento.

No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente será de menos 21 por cento.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 4 por cento para a gasolina 95, e em menos 9 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 3 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 12 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta segunda-feira.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ana Paula Marques visita habitações na Graciosa


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visitou hoje, na ilha Graciosa, habitações que estão a ser alvo de reabilitação por parte do Governo, no âmbito de um contrato ARAAL de colaboração que envolve a Vice-Presidência do Governo, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.


Nos termos daquele contrato, o executivo açoriano comparticipa em 600 mil euros as obras de recuperação de cerca de trinta habitações degradadas, em várias freguesias do concelho de Santa Cruz da Graciosa, no âmbito do programa de reabilitação urbana.


Segundo a governante regional, trata-se de mais uma medida de apoio às famílias, com vista, neste caso concreto, a proporcionar melhores condições de habitabilidade.



GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ana Paula Marques visita, esta Sexta-feira, as obras de reabilitação na Graciosa


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visita esta Sexta-feira às 9h00 da manhã as obras de reabilitação de duas habitações da Feteira, no âmbito do contrato ARAAL celebrado entre o Governo Regional e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.


Local: lugar da Feteira, n.º 48, na Freguesia de São Mateus, e caminho Manuel Gaspar, n.º 49, na Freguesia de Guadalupe.


GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo investe mais de 2,3 milhões em creche, jardim-de-infância e CAO na ilha Graciosa


O Governo dos Açores vai investir mais de 2,3 milhões de euros na construção de uma creche, jardim-de-infância e centro de actividades ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, anunciou hoje, naquela ilha, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.


Falando durante o lançamento da primeira pedra daquele equipamento, a que presidiu, em representação do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, Ana Paula Marques considerou que a obra em causa “contribuirá para o desenvolvimento desta comunidade e para uma gestão mais eficaz destas três valências da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa”.


O novo espaço, que reunirá num único edifício estas três valências, vai permitir uma melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como o alargamento significativo da capacidade da creche e jardim-de-infância de 63 para 110 lugares.


“Com este alargamento, vamos dar resposta às muitas situações que se encontram em lista de espera, as quais não tem sido possível atender dada à exiguidade dos espaços onde funcionam actualmente”, realçou a governante regional.


Referindo-se a alguns dos investimentos do executivo açoriano na área social, na ilha Graciosa, Ana Paula Marques deu como exemplos as obras de remodelação das instalações do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa e respectiva cozinha, orçadas em mais de 903 mil euros, bem como o apoio atribuído à Santa Casa da Misericórdia da Praia da Graciosa de cerca de 300 mil euros, destinado à remodelação de quatro moradias para idosos, cuja obra já foi inaugurada.


Ana Paula Marques aproveitou ainda a ocasião para anunciar que o Governo dos Açores vai apoiar o Centro Social e Paroquial da Luz para a instalação de um centro de dia.


Além dos apoios para a realização de obras, o Governo, segundo Ana Paula Marques, garante o financiamento das várias valências da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, através de transferências mensais que, no ano passado, totalizaram mais de 770 mil euros.


Nestes tempos marcados por uma conjuntura sócio-económica difícil, e sem esquecer o contributo das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias para o desenvolvimento dos Açores, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social manifestou, também, a sua convicção de que estas instituições conseguirão dar resposta aos desafios que as mudanças sociais exigem através de uma gestão criteriosa dos seus recursos.


GaCS

Publicado por: Jorge Gonçalves