segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, visita Ilha Graciosa



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, de visita à ilha Graciosa


Terça-feira, dia 1 de Março


14H30 - O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, visita a obra de construção do Centro de Processamento e Valorização de Resíduos da Ilha Graciosa.Local: lugar do Quitadouro, em Santa Cruz.


Quarta-feira, dia 2 de Março


10H30 - O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, está presente na cerimónia do hasteamento da Bandeira Quality Coast, que certifica destinos costeiros de excelência.Local: porto comercial da Praia da Graciosa.


GaCS



Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Festival Ilha Branca 2011

Vídeo/Cartaz com os artistas do «FESTIVAL ILHA BRANCA 2011» integrado nas grandes festas do SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES / Ilha GRACIOSA, Açores




De 12 a 16 de Agosto / Ilha Graciosa, Açores


Artistas do «Festival Ilha Branca 2011» integrado nas grandiosas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Vila de Santa Cruz da Graciosa, Açores.


Sexta-Feira 12 de Agosto - Slimmy
Sábado 13 de Agosto - Paulo Gonzo
Domingo 14 de Agosto - Corvos
Segunda-Feira 15 de Agosto - Abba Gold Europe


Domingo 14 de Agosto - Fadista Carminho

CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Juntas de Freguesia graciosenses aderiram este ano ao programa ECO-Freguesia



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a dinamizar o Concurso “Eco-Freguesia, freguesia limpa”.

As actividades tiveram início a 14 de Janeiro, com a abertura das inscrições, e terminam a 30 de Setembro de 2011, com a avaliação dos trabalhos efectuados.

Esta é a segunda edição do concurso que, no ano de 2010, premiou 71 autarquias nos Açores.

O concurso “Eco-Freguesia, freguesia limpa” tem como objectivos principais reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesias nas áreas de limpeza, a sua capacidade de dinamizar acções participativas e abrangentes, que incluam a generalidade dos cidadãos interessados, e a eficiência na remoção e no encaminhamento para destino final dos resíduos abandonados que se encontram no seu território.

O Concurso “Eco-feguesias, Freguesia limpa” premeia o bom desempenho dos cidadãos e das entidades intervenientes.

Depois do sucesso em 2010, este ano candidataram-se 122 Juntas de Freguesia, mais dez que no ano passado, abrangendo novamente as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores. Assim, até ao próximo dia 12 de Março, decorrerá a primeira visita de avaliação por parte do Júri. Esta visita às freguesias inscritas servirá para avaliar a situação de referência e delinear duas estratégias: uma adequada à limpeza e outra adequada à sensibilização ambiental. A Junta poderá utilizar estas estratégias ou, livremente, encontrar caminhos alternativos para cumprir os objectivos estabelecidos.

Para além da ilha do Corvo que apenas tem uma unidade administrativa, também as ilhas Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores aderiram na totalidade ao Concurso. As ilhas Terceira (73% ), São Miguel (64%) e Santa Maria (40%) seguem-se em termos de adesão.

Para o responsável pela Direcção Regional do Ambiente, João Carlos Bettencourt, “tentamos implementar um espírito de melhoria constante que, com o aumento de inscritos registado, parece-nos estar a ser atingido”.



GaCS/SRAM
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Os Miúdos Estão Bem" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 25 de Fevereiro




O filme "Os Miúdos Estão Bem" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, pelas 21h.


País: EUA
Género: Comédia, Drama
Duração: 106m
Classificação: M16
Realização: Lisa Cholodenko
Interpretação: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo
Hora: 21h


Sinopse
Nic e Jules estão casadas e partilham uma acolhedora casa no Sul da Califórnia com os seus filhos adolescentes, Joni e Laser. À medida que Joni se prepara para partir para a Universidade, Laser, com 15 anos, pressiona-a para que lhe faça um grande favor: que o ajude a encontrar o pai biológico de ambos - foram concebidos através de inseminação artificial. Embora algo contrariada, Joni honra o pedido do irmão e consegue entrar em contacto com o "bio-pai" Paul, um bem-disposto empresário da restauração. Dão por si atraídos pelo estilo descontraído do solteirão - especialmente em contraste com Nic, uma médica de princípios que há muito estabeleceu as regras lá em casa. Jules, que tem andado à procura de uma nova carreira em paisagismo, sente também uma empatia com Paul e à medida que ele vai entrando nas suas vidas, um novo e inesperado capítulo inicia-se para todos, ao mesmo tempo que laços familiares são definidos, redefinidos e re-redefinidos.



Publicado por: Jorge Gonçalves

Exposição de Fantasias e Fotografias do Séc. XX

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que a partir do dia 20 de Fevereiro estará patente na Casa Etnográfica de Guadalupe uma Exposição de Fantasias e Fotografias Antigas do século XX, que poderá ser visitada de Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e aos Domingos a partir das 14:00.

CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

Cartaz do Bailinho de Carnaval da Ribeirinha


Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo promove 19 acções de formação para motoristas de Táxi



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, no âmbito da sua responsabilidade para garantir formação profissional aos taxistas, informa que já está publicada a calendarização para os cursos a decorrer em 2011.

Para este ano estão previstas 19 acções de formação nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico, Santa Maria, São Jorge, Graciosa e Flores, através da NORMA Açores, entidade credenciada por este departamento governamental para o efeito, e financiada pelo Fundo Social Europeu.

Todos os anos os taxistas das diversas ilhas dos Açores têm a possibilidade, de forma gratuita, de frequentar as formações e obterem, por esta via, o respectivo Certificado de Aptidão Profissional. Desde 2008, 2009 e 2010 foram já realizadas 41 acções de formação, no total de 2800 horas, e abrangeu 831 motoristas de táxi açorianos.

Recorde-se que com a publicação do Decreto-Lei n.º 263/98, de 19 de Agosto, foi estatuída a obrigatoriedade do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) para o exercício da profissão de Motorista de Táxi, com o objectivo de assegurar a desejável melhoria da qualidade deste serviço de transporte público de passageiros, bem como o incremento da segurança na circulação dos veículos utilizados nesse transporte.

A certificação da aptidão profissional do Motorista de Táxi - processo destinado a comprovar as competências do indivíduo adequadas ao exercício da profissão - visa assegurar o desejável incremento da qualidade na prestação do serviço de transporte de passageiros, quer na perspectiva da relação entre o motorista e o passageiro e no seu consequente bem-estar, quer na perspectiva da segurança na circulação rodoviária dos táxis.

O candidato que possua experiência profissional suficiente na condução de veículos automóveis e que tenha complementarmente adquirido qualificações adequadas através da formação profissional, poderá ter acesso ao CAP pela via da experiência profissional complementada por curso de formação profissional contínua de actualização - “Tipo II” (com a duração mínima de 20 horas).

A estruturação da formação, teórica e prática, pretende potenciar a aquisição de competências consideradas nucleares do perfil profissional de Motorista de Táxi, com vista à inserção profissional do formando.

Entre os diversos conteúdos programáticos destacam-se os módulos em geografia do território; comunicação e relações interpessoais e inglês elementar e segurança e higiene no transporte.


GaCS/VS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Censos 2011



Em Março de 2011 ocorrerão, em Portugal, as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo: os Recenseamentos da População e da Habitação, vulgo Censos.


Vão ser recenseados todos os cidadãos e todos os edifícios destinados à habitação.


Pela primeira vez, em Portugal, a resposta aos Censos poderá ser dada pela Internet, na senda das melhores práticas internacionais.


A página de resposta aos Censos na Internet é:
http://www.censos2011.ine.pt/


CMSCG



Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Presidente do Governo anuncia novo resgate leiteiro no valor de 4 milhões de euros



Um resgate leiteiro para este ano e para o próximo no valor de 4 milhões de euros, soluções para os lavradores em maiores dificuldades que serão objecto de um levantamento, o arranque em breve do Parque de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel e a sintonia de posições quanto ao aumento do preço do leite ao produtor foram os principais resultados da audiência que Carlos César concedeu hoje no Palácio de Santana à Federação Agrícola dos Açores.

Para o Presidente do Governo “não há duvida que na economia em geral e também no sector agrícola, existem dificuldades que advêm sobretudo do aumento de alguns custos de produção, que se repercutem numa economia agrária como a dos Açores que é assente na fileira do leite. Assim sendo, é fundamental o preço do leite pago ao produtor seja minimamente compensador do aumento desses custos. E nós estamos agora numa fase em que essa compensação não é feita por inteiro, daí resultam dificuldades acrescidas para as explorações leiteiras. Mas é preciso ter em conta também que essas dificuldades são sobretudo acrescidas para um universo de produtores e de explorações agrícolas., que têm na maior parte dos casos problemas que têm a ver com ou com falta de qualidade na produção ou com falta de dimensão e escala na sua produção, ou com investimentos que foram mal avaliados”.

Em declarações aos jornalistas no final do encontro, Carlos César garantiu que o Governo tem para esses efeitos vários tipos de soluções.” No caso daquelas explorações que fizeram investimentos que não deviam e que estão desequilibradas, temos de avaliar em cada caso se vale a pena ajudá-las através de linhas de reestruturação financeira e de desendividamento, ou pura e simplesmente se essa empresas devem abandonar o mercado. Nas restantes é fundamental continuar a induzir na estrutura agrária regional dimensão e qualidade. E a forma de o fazer é sobretudo através de instrumentos como os regastes, para além de outros como o do financiamento da compra de terras por rendeiros, da mecanização e da formação em geral”.

Para o Presidente do Governo, “nós estamos empenhados em todas essas áreas em fazer um grande esforço, por exemplo através do resgate, e portanto estamos a intervir do ponto de vista estrutural na defesa da economia do sector”.

No que diz respeito à diligência concreta sobre o preço do leite, o Presidente do Governo, acompanhado neste encontro pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, entende que “ é possível e que é desejável que a indústria corresponda a este esforço que está a ser feito de melhoria de qualidade e de produção por parte dos nossos produtores de leite na Região. E entendemos que era importante que se procedesse a um aumento intercalar independentemente da sazonalidade que é praticada nos preços e que melhorasse a posição em geral dos nossos produtores do ponto de vista do seu rendimento. Estamos convencidos que a indústria o compreende, estamos também a desenvolver diligências no sentido deste diálogo entre os produtores e os industriais seja um diálogo mais fecundo e com melhores consequências, estamos também esperançados de que na negociação e na concertação que a nível nacional decorre, incluindo também as redes de distribuição, que têm sede nacional, possam transmitir outro enquadramento para que também na Região o preço do leite possa ser melhorado por via desse impulso da negociação a nível nacional”.

"O que é importante que se saiba", acrescentou Carlos César, "é que a Federação Agrícola dos Açores e o Governo Regional actuam com uma cumplicidade que é importante na defesa da fileira do leite, na defesa do rendimento dos produtores e na reestruturação do nosso sector agrícola que tem sido sucessivamente fortalecido do ponto de vista estrutural. A dimensão média das explorações, a qualidade das produções, têm tido avanços extraordinários nestes últimos anos, sem os quais a nossa estrutura agrícola não teria podido resistir da forma como está a resistir, às situações de dificuldades no mercado internacional que são de todos conhecidas".



GaCS/ SF
Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção civil: vento muito forte no Grupo Ocidental e agitação marítima nos grupos Ocidental e Central



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria com ondulações provocará vento MUITO FORTE no grupo Ocidental e um aumento da agitação marítima nos grupos Ocidental e Central.

Para o Grupo Ocidental
No período entre as 11 horas locais de 2011-02-21 e as 11 horas locais de 2011-02-24
Ondas de Sudoeste de 4 a 5 metros

No período entre as 23 horas locais de 2011-02-21 e as 08 horas locais 2011-02-22
Direcção de Sul com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada máxima entre os 85 e 100 Km/h

Para o Grupo Central

No período entre as 23 horas locais de 2011-02-21 e as 23 horas locais de 2011-02-22
Ondas de Sudoeste de 4 a 5 metros

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina diária.

Mais informação em,
www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Feira de Gastronomia de 12 a 27 de Fevereiro



Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Exposições, concertos, teatro e iniciativas pedagógicas animam Museu da Graciosa




A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, apresenta três exposições distintas, que podem ser visitadas nas suas instalações, entre os meses de Fevereiro e Março.

Encontram-se patentes "O Carnaval da Graciosa" (de 8 de Fevereiro a 12 de Março), "Equipamento doméstico graciosense" (de 14 de Fevereiro a 31 de Março) e "Ernesto Veiga de Oliveira, um Etnólogo nos Açores" (de 16 a 31 de Março).

Por seu turno, o Serviço Educativo do Museu tem programadas diversas iniciativas, dirigidas a públicos específicos, de entre as quais se destacam "A Escola vai ao Museu", que decorrerá até 31 de Março e "O Museu vai aos Lares de Idosos", nos dias 3 e 4 do mesmo mês. Na primeira, serão realizadas actividades subordinadas ao tema "A Arquitectura da água", bem como visitas guiadas à exposição permanente; na segunda, será disponibilizada a mostra de fotografia "O Carnaval da Graciosa".

Em parceria com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa e a Ecoteca da Graciosa, o Museu promoverá ainda diversas iniciativas: o "Passaporte para a leitura", que disponibilizará uma biblioteca itinerante com recurso às novas tecnologias, que irá percorrer todas as localidades da ilha, o Concerto da Primavera, a realizar no dia 20 de Março e ainda o Festival de Teatro da Graciosa, onde participará o grupo local "A Semente" e que terá início a 27 do mesmo mês.


GaCS/DRaC
Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: vento forte e ondas de 6 a 7 metros nos grupos Ocidental e Central



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão complexa centrada sobre o Atlântico, tem gerado um fluxo relativamente intenso, provocando agitação marítima FORTE, nestas condições prevê-se:

Para o Grupo Ocidental, no período entre as 11:00h de 18/02/2011 e as 12:00h de 20/02/2011:
Ondas de Oeste, de 6 a 7 metros;
No período entre as 18:00h de 18/02/2011 e as 10:00h de 19/02/2011:
Vento FORTE, de Sudoeste, rodando para Oeste.

Para o Grupo Central, no período entre as 11:00h de 18/02/2011 e as 12:00h de 20/02/2011:
Ondas de Oeste, de 6 a 7 metros;

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina
diária.

Mais informação em,
www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O filme "Imparável" no Cinema da Graciosa esta, Sexta-feira, dia 18 de Fevereiro



O filme "Imparável" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, pelas 21h00.




País: EUA
Género: Acção, Thriller, Drama
Duração: 97m
Classificação: M12
Realização: Tony Scott
Interpretação: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson
Hora: 21h




Sinopse
Chris Pine é Will, um entre vários num grupo de jovens contratados por uma companhia ferroviária para substituir trabalhadores mais velhos, mais experientes e mais dispendiosos... Para ele o trabalho não é mais que um trampolim e um cheque ao fim do mês. No seu primeiro dia faz equipa com Frank, que não tarda será dispensado mesmo adorando os comboios e o seu trabalho. Após uma série de percalços, um enorme comboio - "A Besta" -, sem condutor e repleto de químicos perigosos, arranca desenfreado da estação, de tal forma grande e com tal ímpeto que vaporiza tudo no seu caminho. Várias agências governamentais tentam, sem sucesso, parar o comboio que ameaça destruir uma pequena cidade localizada numa das curvas. Mas apesar das suas diferenças, Frank e Will juntam forças e colocam as suas vidas em risco a fim de travar o desastre. Frank contribui com a sua experiência e Will com a sua força e ousadia, a coragem e capacidade de ambos são tudo o que têm para dirigir o comboio descontrolado a um final de fazer cortar a respiração.



CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Carnaval da Graciosa 2011





CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo autoriza extensão aos Açores de licença nacional para gestão de resíduos de pilhas e acumuladores



O Governo dos Açores autorizou a extensão, ao arquipélago, da licença nacional concedida à ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos para gerir o sistema integrado de resíduos de pilhas e acumuladores na Região.

A decisão consta de um Despacho do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, hoje publicado em Jornal Oficial, e produz efeitos nos Açores a partir de amanhã.

Nos termos deste Despacho, que altera algumas das cláusulas da licença concedida pelo Governo da República para o Continente português, a rede açoriana de recolha de pilhas e acumuladores quer portáteis quer industriais incorporáveis em equipamentos eléctricos e electrónicos “deve abranger as nove ilhas e tendencialmente os 19 municípios”.

O documento impõe ainda que a rede de recolha de pilhas e acumuladores no arquipélago deva ser estruturada “a partir da conjugação entre os centros de recepção, Depositrões, pontos de retoma e pontos de recolha”, podendo ser alargada a outros locais, como os Centros de Resíduos dos Açores e os operadores regionais de gestão de resíduos.

Para além da obrigação de “estimular a adesão e fidelização dos produtores regionais de pilhas e acumuladores ao sistema integrado por ela gerido”, a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos deverá ainda promover anualmente “acções de sensibilização, formação, comunicação e informação na Região Autónoma dos Açores, preferencialmente em colaboração com entidades regionais como por exemplo a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e ainda disponibilizando material promocional a esta entidade”.

“Assegurar a monitorização do sistema integrado na Região Autónoma dos Açores, acompanhando de perto a actividade dos centros da REDE ERP existentes nos Açores, e disponibilizar informação relativa ao contributo da Região para o cumprimento dos objectivos de gestão e valorização” são outras das “condições especiais” desta licença.

A referida associação deverá reportar também à Direcção Regional do Ambiente através do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR) “informação sobre a gestão de resíduos, as actividades realizadas em território regional, informação sobre os pontos de recolha regionais que celebrem contrato de adesão à REDE ERP e os Depositrões, incluindo a lista das entidades com quem celebrou contrato”.


GaCS/FG
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Boletim Municipal - II Semestre 2010



A Câmara Municipal informa todos os munícipes que já se encontra online o Boletim Municipal do II Semestre de 2010.


Para download, menu Boletim Municipal por favor entre em contacto com a Câmara. (os serviços responsáveis pelas actualizações no site oficial da CM esqueceram-se de publicar o respectivo link).

CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Aprovado novo regime de ajudas aos agricultores para fazer face ao custo acrescido dos adubos



As ajudas a conceder aos agricultores açorianos para fazer face ao custo acrescido do adubo e correctivos alcalinizantes serão sujeitas, nas candidaturas de 2011, a um novo regime.

Deste novo regime de ajudas, aprovado por Portaria da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, podem beneficiar todos os agricultores em nome individual ou colectivo que utilizem adubo e/ou correctivos alcalinizantes nas terras agrícolas em produção da sua exploração, até a um montante máximo individual de 10.000 euros.

Nos termos do diploma, que revoga a Portaria n.º 7/2003, de 20 de Fevereiro, a ajuda ao adubo é atribuída, anualmente, por hectare e por cultura, calculada de acordo com os valores constantes do seu Anexo I.

No caso do candidato, no ano a que respeita a candidatura, utilizar adubo de disponibilidade controlada, na percentagem mínima de 25% de adubo potencialmente apoiado, tem uma majoração de 65% da ajuda atribuída.

Por sua vez, a ajuda aos correctivos alcalinizantes é atribuída anualmente, no montante de 0,08€/Kg de correctivo alcalinizante adquirido, até ao limite de 4.000 Kg/ha/ano.

A formalização das candidaturas é efectuada, junto dos Serviços de Desenvolvimento Agrário (SDA), durante o período em que decorrer a apresentação dos pedidos de apoio/pagamento às Medidas do Eixo 2 do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores.

Este regime de ajudas visa fazer face ao custo acrescido do adubo derivado dos encargos com o transporte marítimo para a Região Autónoma dos Açores.

Face a essa realidade, o Governo dos Açores considera que “é de toda a justiça estabelecer apoios destinados à diminuição dos custos de aquisição de fertilizantes, sem prejuízo de se estabelecerem regras tendentes a uma utilização racional de adubo, consentânea com a preservação do meio ambiente e defesa da saúde pública”.


GaCS/FG
Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: ondulação forte em todo o arquipélago



Na sequência do aviso anterior, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que segundo o Instituto de Meteorologia, está previsto:

Para o Grupo Ocidental, Central e Oriental até às 01:00h de 17/02/2011:
Ondas de noroeste de 6 a 7 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Recomenda-se particularmente aos pescadores que redobrem os cuidados e atenção na sua faina
diária.

Mais informação em,
www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Comemoração do 100.º Aniversário


A Cãmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa associou-se à comemoração do 100.º Aniversário do nosso concidadão e ente querido - Manuel da Silva Ataíde Mendes, que terá lugar no dia 15 de Fevereiro de 2011.



CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Governo empenhado numa gastronomia saudável



O Secretário Regional da Saúde esteve ontem presente no jantar de abertura da feira de gastronomia Sabores de Inovação - Graciosa Best Food Awards 2011, que inclui a promoção de uma alimentação saudável.

Na ocasião Miguel Correia lembrou que “um dos objectivos do Plano Regional de Saúde é promover estilos de vida saudáveis, uma medida transversal a muitos dos programas, como por exemplo no âmbito da prevenção e controlo das doenças cardiovasculares, da diabetes e luta contra a obesidade ou das doenças oncológicas."

Investindo na promoção da saúde e na prevenção da doença, não só se ganha qualidade de vida como se conseguirá, no futuro, diminuir gastos no Serviço Regional de Saúde.

O Governo Regional está, por isso, fortemente empenhado na sensibilização dos cidadãos para as vantagens de uma alimentação saudável.

O Secretário da Saúde voltou a sublinhar a importância de se criar um menu saudável na restauração colectiva, uma vez que há cada vez mais pessoas que se interessam por uma alimentação mais saudável e é importante que possam encontrar nos restaurantes pratos que vão de encontro ao seu estilo de vida. Há pessoas que não frequentam os restaurantes e desse modo já o podem fazer.

Também do ponto de vista turístico interessa incentivar esta prática, para dar resposta a novos hábitos de muitos cidadãos que nos visitam.

A Graciosa tem vários programas de promoção da saúde e pode por isso apostar em outros nichos de mercado, em termos turísticos, referiu Miguel Correia.

A feira de gastronomia Sabores de Inovação - Graciosa Best Food Awards 2011 é promovida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e decorre em quatro restaurantes da ilha, até ao dia 27.


GaCS/RC
Publicado por: Jorge Gonçalves

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Obras do novo centro de saúde da Graciosa decorrem em bom ritmo



O Secretário Regional da Saúde visitou hoje as obras do novo Centro de Saúde da Graciosa constatando que os trabalhos decorrem em bom ritmo.

Já se podem ver as estruturas do que será o novo centro de saúde, um empreendimento que, segundo Miguel Correia, será uma obra de referência que mostra o empenho deste Governo em melhorar as condições de acesso à saúde e responder cada vez melhor às necessidades dos açorianos.

O Secretário da Saúde registou, ainda, o facto de a obra incluir uma grande participação de empresas dos Açores, desde a empresa projectista, a empresa construtora e a própria fiscalização, além da utilização de materiais açorianos, o que é motivo de congratulação para a Região.

O novo Centro de Saúde da ilha Graciosa, orçado em sete milhões de euros, terá o dobro da área construída em relação ao actual e será uma estrutura com melhores condições a todos os níveis.

Desde logo, espaços mais amplos nos serviços de urgência, permitindo uma resposta mais adequada, quer no atendimento 24 horas por dia, quer nas situações de emergência. Oferecerá, de igual modo, melhores condições ao nível do internamento, com um total de 16 camas.

Disporá, também, de consultórios médicos mais amplos e com melhores equipamentos, tanto para as consultas de especialidade como para o atendimento dos médicos de família à população.

O novo centro de saúde terá ainda ginásio de fisioterapia, serviços técnicos de radiologia e laboratório e uma área dedicada à delegação de saúde.

A obra deverá estar concluída no início de 2012.


GaCS/RC
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jantar de abertura da feira de gastronomia este Sábado, dia 12 de Fevereiro



Este Sábado no Restaurante, Quinta das Grotas, pelas 19H30, terá início o jantar de abertura da feira de gastronomia Sabores de Inovação - Graciosa Best Food Awards 2011.


Neste jantar haverá uma promoção de alimentação saudável com a presença do Dr. Miguel Correia, O Secretário Regional da Saúde.





Publicado por: Jorge Gonçalves

José Contente apela ao uso apropriado da linha de emergência “112”




No dia europeu dedicado ao número de emergência “112”, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos faz o apelo aos cidadãos para que não utilizem o 112 erradamente e considerou “serem irresponsáveis aqueles que ocupam a linha ‘112’ com chamadas sem objectivos de pedidos de ajuda ou socorro”.

De acordo com o governante, em 2010 foram registadas mais de cem mil chamadas mas uma grande parte foram chamadas falsas. Perante esta situação o Secretário Regional apela à correcta utilização do número de emergência porque há recursos e meios que são operacionalizados em vão.

O Grupo Oriental registou quarenta mil chamadas para o “112” e os restantes grupos, em conjunto, mais de 62 mil chamadas.

Recorde-se que a primeira proposta de “112/n.º de socorro” foi apresentada na Conferência Europeia dos Correios e Telecomunicações – CEPT, em 1972, anterior, portanto, à própria constituição da União Europeia. Anos mais tarde a Directiva 2002/22/CE consagra o “112” em toda a UE.

Portugal está a desenvolver o atendimento do “112” de maneira a que fiquem apenas quatro centrais de emergência, nomeadamente Açores, Norte, Sul e Madeira.

José Contente referiu ainda que Governo Regional continua a melhorar o socorro às populações com o recurso a ambulâncias medicalizadas e com o pessoal cada vez mais qualificado para responder às emergências solicitadas.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa recomenda ainda a atitude correcta perante uma chamada para a linha de emergência média e quais as informações que os utentes devem fornecer para um serviço mais eficaz, rápido e seguro, nomeadamente a identificação da situação; o número de telefone do qual está a ligar; a localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência; a gravidade aparente da situação; o número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro; as queixas principais e as alterações que observa; e a existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.


GaCS/VS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Miguel Correia visita a obra do novo Centro de Saúde este Sábado



Este Sábado, dia 12 de Fevereiro pelas 16H30 - O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, visita as obras de construção do novo centro de saúde da Graciosa e também às 19H30 vai participar na abertura da «Feira de Gastronomia 2011».

Local: canada das Terras da Vila, em Santa Cruz.

Às 19H30 - O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, está presente no jantar de abertura da feira de gastronomia Sabores de Inovação - Graciosa Best Food Awards 2011 que inclui a promoção de alimentação saudável.

Local: restaurante Quinta das Grotas.


Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Protecção Civil: Ventos fortes e agitação marítima prolongam-se nos grupos Ocidental e Central



Na sequência do aviso anterior, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que:

Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 03h00 e as 15h00 UTC de 10/FEV/2011 - Vento Oeste (W) de 65 a 74km/h, com rajadas que poderão atingir os 90km/h.

No período entre as 03h00 UTC de 10/FEV/2011 e as 12h00 UTC de 13/FEV/2011 - Ondas de Oeste (W) de 4 a 5 metros.

Para o Grupo Central:
No período entre as 03h00 UTC de 10/FEV/2011 e as 00h00 UTC de 13/FEV/2011 - Ondas de Oeste (W) de 4 a 5 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atlanticoline apresenta viagens temáticas para este ano


A Atlânticoline apresentou ontem a operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores para este ano, que decorre entre 17 de Maio e 2 de Outubro, com uma aposta nos fins-de-semana e viagens temáticas.

Para esta operação, Carlos Reis, presidente da empresa, afirmou que “não há intenção de aumentar os preços”, apesar de admitir que poderão ocorrer “alguns ajustamentos” no tarifário, que ainda não está decidido em definitivo.

A operação deste ano volta a ser feita com os navios Express Santorini (17 de Maio a 2 de Outubro) e Hellenic Wind (9 de Junho a 10 de Setembro), apresentando, entre outras novidades, a realização de viagens temáticas e a preocupação de permitir a passagem de fins-de-semana inteiros em várias ilhas.
Este é o caso entre S. Miguel e Santa Maria ou entre a Graciosa e a Terceira, mas também entre as ilhas dos grupos Central e Oriental, permitindo os horários deste ano sair na sexta-feira ao final do dia e regressar apenas no domingo à noite.

Novidade é também o facto de não se realizarem viagens entre as ilhas aos sábados e às terças-feiras, depois dos estudos realizados pela empresa concluírem que não se justificam as viagens nestes dois dias.
Os horários serão especialmente ajustados às principais festas de cada ilha e o Porto da Praia da Vitória funcionará como “placa giratória para todos os transbordos que forem necessários”.


A Atlânticoline vai fazer este ano uma aposta especial na ilha das Flores, que é a viagem mais longa da operação, com cerca de oito horas de viagem a separar o Faial das Flores, sendo esta uma das viagens temáticas que vai organizar.

Esta viagem temática, denominada ‘Paraíso Ocidental’, prevê a saída de Ponta Delgada à sexta-feira com destino às Flores, de onde o navio sairá no domingo à noite de regresso a S. Miguel.

Outra viagem temática é denominada ‘Açores a Pedalar’ e vai decorrer entre 1 e 5 de Setembro, prevendo “cinco dias, cinco ilhas, cinco percursos”.

A ‘Escapadinha a Santa Maria’, que se realiza a 9 e 23 de Julho e a 13 e 27 de Agosto, é outra das sugestões temáticas, permitindo sair de manhã de Ponta Delgada e regressar à noite.A quinta viagem temática é a ‘Peregrinação ao Senhor Santo Cristo’ e decorre a 27 de Maio, permitindo condições especiais para quem pretende participar nesta grande festa religiosa de S. Miguel.

Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ana Paula Marques visita obras na Graciosa



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou hoje, as obras de remodelação e ampliação do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz e as obras de remodelação e adaptação de quatro moradias para idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Ana Paula Marques, que se fez acompanhar pela Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, considerou que as mesmas decorrem a “bom ritmo”.

Referindo-se à segunda fase das obras de remodelação e reabilitação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, orçada em 500 mil euros, a governante regional salientou a importância deste investimento que se insere na estratégia desenvolvida pelo Governo no âmbito da rede de equipamentos e serviços sociais, e que tem como objectivo proporcionar melhores condições às pessoas idosas.

As obras em causa visam a adaptação das instalações sanitárias para pessoas portadoras de deficiência, eliminação de barreiras arquitectónicas, colocação de nova pavimentação, remodelação da cozinha, incluindo a implementação do HACCP, plano de emergência e detecção de incêndios e pintura de interior e exterior do edifício.

Remodelação das instalações eléctricas, instalações de dados e voz, sistema solar térmico para aquecimento de água e aquecimento central e construção de garagem e acesso de modo a permitir a instalação de painéis termodinâmicos, em alternativa ao maciço em betão para respectiva fixação são outras das intervenções previstas.

Face à empreitada em curso, torna-se necessário a reprogramação da abertura do concurso público para as obras de construção de uma creche e de um centro de actividades ocupacionais para deficientes, tendo em conta que as alterações ocorridas no lar de idosos, nomeadamente a remodelação da cozinha vai permitir que a mesma sirva todas as valências desta instituição, não sendo, por isso, necessário construir mais uma cozinha, evitando, assim, o desperdício de recursos.

Já as obras de remodelação e adaptação de quatro moradias, de tipologia T1, para idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, que contam com um investimento de cerca de 300 mil euros, deverão estar concluídas até ao último trimestre deste ano.

Com estas iniciativas, o Governo visa reforçar a oferta de equipamentos de apoio à infância e ao idoso na ilha Graciosa.



GaCS/SM
Publicado por: Jorge Gonçalves

Secretária Regional, Ana Paula Marques, visita obras no Lar de Idosos da Santa Casa


Esta Terça-feira, dia 8 de Fevereiro,
16H00 - A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visita as obras de remodelação e reabilitação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.
17H00 - A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visita as obras de remodelação e adaptação de quatro moradias para idosos da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Graciosa.

Local: rua Dr. Brito de Albuquerque, em São Mateus da Praia.
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "A Tempo e Horas" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 11 de Fevereiro



O filme "A Tempo e Horas" será exibido esta Sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h00.


País: EUA
Género: Comédia
Duração: 100m
Classificação: M12
Realização: Todd Phillips
Interpretação: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx, Juliette Lewis
Hora: 21h


Sinopse
Downey é Peter Hihman, um feliz (mas ansioso) homem que irá ser pai pela primeira vez, dentro de alguns dias. No entanto, nem tudo corre bem: Peter não consegue apanhar o vôo que parte de Atlanta, pelo que se vê obrigado a fazer a viagem de regresso a casa com um aspirante a actor, Ethan Tremblay. Contudo, aquilo que seria uma simples viagem de carro, torna-se numa sucessão de surpreendentes acontecimentos...





Publicado por: Jorge Gonçalves

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Protecção Civil: chuva forte em todo o arquipélago



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa, que segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria, com ondulações a deslocar-se para nordeste, irá atravessar todo o arquipélago provocando precipitação por vezes forte. Assim, prevê-se:

Para o GRUPO OCIDENTAL
No período entre as 08:00 de 2011-02-05 e as 20:00 de 05-02-2011
Chuva por vezes forte e trovoada.
No período entre as 14:00 de 2011-02-05 e as 02:00UTC de 06-02-2011 dispersas.

Para o GRUPO CENTRAL
No período entre as 19:00 de 2011-02-05 e as 08:00 de 06-02-2011
Chuva por vezes forte e trovoada.
No período entre as 02:00 de 2011-02-06 e as 08:00 de 06-02-2011 dispersas.

Para o GRUPO ORIENTAL
No período entre as 07:00 de 2011-02-06 e as 14:00 de 06-02-2011
Chuva por vezes forte.
Recomendam-se as precauções habituais nestas situações.



GaCS/SRPCBA/SF
Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preços dos combustíveis voltam a subir



As alterações recentemente introduzidas no sistema fiscal associado aos biocombustíveis, cujos produtores deixaram de ter isenção de pagamento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) no início de 2011, o que levou a uma subida significativa do seu preço à entrada na refinaria, assim como as alterações verificadas no preço do petróleo nos mercados internacionais vão levar a um aumento do preço dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Este aumento é de um cêntimo por litro para as Gasolinas e para o Gasóleo Pescas e de dois cêntimos por litro para os Gasóleos Rodoviário e Agrícola e de dois cêntimos por quilo para o gás.

De recordar que os biocombustíveis integram, com o objectivo de redução da emissão de gases com efeitos de estufa e devido às normas comunitárias em vigor, a composição do gasóleo, sendo que o fim da isenção de pagamento do ISP implicou um acentuado aumento, no continente, do preço de venda ao público do gasóleo da ordem dos quatro cêntimos por litro.

No caso da Região, este aumento é inferior ao registado a nível nacional em dois cêntimos por litro.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença dos preços praticados nos Açores para o mercado nacional será de menos 12,2 por cento e menos 12 por cento respectivamente. No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 15,3 por cento.

Os preços dos gasóleos Agrícola e Pescas terão uma diferença, para o mercado nacional, de menos 21,8 por cento e de menos 19 por cento, respectivamente.

Por fim, no caso do gás para consumo doméstico, o seu preço por quilo terá um preço 43,4 por cento inferior ao mercado nacional. O fuel terá, também por quilo, um preço 27,5 por cento inferior ao que é praticado no continente português.

Todos os combustíveis mantêm um preço máximo na Região significativamente inferior ao que se regista no mercado nacional assim como na Madeira, sendo que em comparação com este arquipélago os preços praticados nos Açores são inferiores em menos 4,4 por cento para a gasolina 98, menos 10,9 por cento para a gasolina 98, menos 5,6 por cento para o gasóleo rodoviário e em menos 11,7 por cento para o gasóleo agrícola.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 do dia 4 de Fevereiro.


GaCS/NM
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Governo promove concurso “Açores: 25 Anos na União Europeia”




O Governo dos Açores promove, a propósito das comemorações dos vinte e cinco anos da adesão de Portugal à Comunidade Europeia, a realização de um concurso de trabalhos multimédia destinado a alunos do ensino secundário.

Intitulado “Açores: 25 Anos na União Europeia”, a iniciativa está aberta à participação de todos os jovens que frequentem o 10º ao 12º ano do ensino secundário da Região, bem como o 3º ciclo da Escola Básica Integrada do Corvo, em equipas formadas por três elementos, acompanhados por um professor.

Os alunos devem apresentar a concurso trabalhos originais, em qualquer formato multimédia ( som e/ou imagem ) e com uma duração entre 1 e 3 minutos, os quais, numa primeira fase, competirão entre si ao nível de cada ilha. Serão apuradas, assim, nove equipas para a final, a qual consistirá numa sessão de perguntas relacionadas com a União Europeia, a decorrer no próximo mês de Maio, na ilha Graciosa, integrada nas Comemorações do Dia da Europa.

Os trabalhos deverão ser enviados até ao próximo dia 1 de Abril, para o Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa ( Palácio da Conceição, 9504-509 Ponta Delgada ) ou para o endereço de correio electrónico
ssraece@azores.gov.pt.

Para além do prémio para os vencedores da final - uma viagem a Bruxelas, incluindo visitas às instituições da União Europeia –, as nove equipas ficam apuradas para participarem no programa de Comemorações do Dia da Europa, na ilha Graciosa, havendo ainda prémios para o melhor trabalho multimédia, bem como para os segundos e terceiros classificados.

Com mais esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende fomentar o interesse e a participação dos alunos da Região em actividades relacionadas com a União Europeia, promovendo, e, 2011, a reflexão dos jovens açorianos sobre os vinte e cinco anos de participação no projecto europeu.

Visando igualmente estimular a criatividade dos alunos e a utilização de novos meios audiovisuais e de comunicação, a iniciativa do Governo dos Açores visa dar continuidade à descentralização das comemorações do Dia da Europa, as quais, depois das realizações nas ilhas de São Miguel, Faial, Terceira e Flores, decorrerão, este ano, no grupo central do arquipélago.

O regulamento e mais informações acerca do concurso “Açores: 25 Anos na União Europeia” está disponível página de internet:
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srp-ssraece


GaCS/GSsRAECE
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Comer, Orar e Amar" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 4 de Fevereiro



O filme "Comer, Orar e Amar" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 21h00.




Título Original: Eat Pray Love
Intérpretes: Julia Roberts, James Franco, Javier Bardem, Richard Jenkins, Viola Davis
Realização: Ryan Murphy
Género: Drama/Romance
Classificação: M12
Duração: 2h13m
Hora: 21h


Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deseja – um marido, uma casa, uma carreira bem sucedida. Mas ainda sim, como muitas outras pessoas, sente-se perdida, confusa e em busca do que realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert saí da sua zona de conforto, arriscando tudo para mudar de vida, embarcando numa jornada à volta do mundo que se transforma numa procura por auto-conhecimento. Nas suas viagens descobre o verdadeiro prazer da gastronomia em Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo.


Publicado por: Jorge Gonçalves

Feira de Gastronomia na Graciosa de 12 a 27 de Fevereiro

Publicado por: Jorge Gonçalves