segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aprovada a orgânica e quadro de pessoal da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa




O Serviço Regional de Saúde passa a integrar, a partir de amanhã, duas novas Unidade de Saúde de Ilha (USI), a do Faial (USIFaial) e a da Graciosa (USIGraciosa).

As orgânicas e os quadros de pessoal destas duas novas Unidades de Saúde de Ilha foram aprovados por dois decretos regulamentares regionais hoje publicados em Jornal Oficial

A decisão enquadra-se no Programa do X Governo dos Açores, que prevê a “implementação de medidas que prossigam com a racionalização dos recursos, procedendo-se a alterações estratégicas da estrutura do Serviço Regional de Saúde”.

Com a criação destas duas novas Unidades de Saúde de Ilha, o Governo pretende “consolidar a estrutura organizativa e o funcionamento dos serviços”, de modo a “obter ganhos de eficácia e eficiência na gestão”.

Nos termos destes diplomas, a USIFaial e a USIGraciosa, constituídas respectivamente pelo Centro de Saúde da Horta e pelo Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, são pessoas colectivas de direito público, dotadas de autonomia administrativa e financeira, e exercem a sua actividade sob a superintendência e tutela do membro do Governo Regional com competência na área da saúde.

Por sua vez, a coordenação, orientação e avaliação do funcionamento destas duas USI compete à direcção regional competente em matéria de saúde, sem prejuízo das competências legalmente cometidas à SAUDAÇOR - Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, S. A., e à Inspecção Regional de Saúde.

À semelhança das suas congéneres anteriormente criadas, estas duas USI têm como missão “a promoção da saúde na sua área geográfica, através de acções de educação para a saúde, prevenção e prestação de cuidados na doença”, podendo ainda “prestar cuidados de saúde diferenciados e desenvolver actividades de vigilância epidemiológica, de formação profissional, de investigação em cuidados de saúde, de melhoria da qualidade dos cuidados e de avaliação dos resultados da sua actividade”.

De acordo com as respectivas orgânicas, quer a USIFaial quer a USIGraciosa integram serviços de prestação de cuidados de saúde e serviços administrativos e a sua acção é dirigida aos indivíduos, famílias, grupos e comunidade residentes nessas duas ilhas e aos nelas deslocados temporariamente.


GaCS/FG
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia Mundial das Zonas Húmidas



Em pleno Ano Internacional das Florestas e 40.º aniversário da Convenção de Ramsar, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, associa-se a estas comemorações internacionais, promovendo na Região um conjunto de iniciativas alusivas à temática.

Assim, um pouco por todas ilhas irá decorrer um programa diversificado de actividades dirigidas a diferentes públicos-alvo, que incluirá percursos de interpretação ambiental e visitas a sítios classificados, exposições, palestras, a distribuição de folhetos e cartazes, a divulgação junto dos meios de comunicação locais, a realização de jogos e o lançamento da 1.ª edição da newsletter do Parque Natural do Faial.

A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um tratado inter-governamental adoptado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar. Por esse motivo, é geralmente conhecida como "Convenção de Ramsar" e representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação, sendo que se comemora anualmente no dia 2 de Fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

A Convenção entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 150 países contratantes em todos os continentes. Encontram-se designados pelas partes contratantes cerca de 1600 sítios de importância internacional, cobrindo aproximadamente 134 milhões de hectares de zonas húmidas. Segundo o texto aprovado pela Convenção, zonas húmidas são definidas como "zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros".

Na Região Autónoma dos Açores, encontram-se classificados 12 sítios ao abrigo desta Convenção: Lagoas das Fajãs dos Cubres e da Caldeira de Santo Cristo; Caldeira da Graciosa (Furna do Enxofre); Caldeira do Faial; Caldeirão do Corvo; Complexo Vulcânico das Furnas; Complexo Vulcânico das Sete Cidades; Complexo Vulcânico do Fogo; Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat; Planalto Central de Terceira (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão); Planalto Central das Flores (Morro Alto); Planalto Central de São Jorge (Pico da Esperança) e Planalto Central do Pico (Achada).


GaCS/SRAM
Publicado por: Jorge Gonçalves

Feira do livro usado na Escola Básica e Secundária da Graciosa


Entre os dias 17 de Janeiro e 1 de Abril de 2011, irá decorrer a recolha de livros usados para posteriormente se realizar uma Feira do Livro Usado, que serão vendidos a um preço simbólico.


Quem quiser doar livros, deverá entregá-los na portaria da Escola Básica e Secundária da Graciosa.


Conto com o seu donativo


A professora responsável


Márcia Fonseca


Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reforma antecipada no sector agrícola



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas aprovou, mais sete projectos no âmbito da Reforma Antecipada.

Tendo como beneficiários os agricultores a título principal com idade compreendida entre os 55 e os 64 anos de idade que pretendam cessar a actividade agrícola e transferir as suas explorações a agricultores mais jovens, esta medida favorece o emparcelamento agrícola das explorações ou parcelas de modo a permitir uma maior viabilidade económica das mesmas.

Os projectos agora aprovados (um em Santa Maria, um em São Miguel, um na Terceira, dois em São Jorge, um no Pico e um no Faial) dizem respeito a um montante de investimento de mais de 570 mil euros, a que corresponde uma área libertada de cerca de 110 hectares para as novas explorações.

No âmbito da Medida Reforma Antecipada do PRORURAL instrumento de apoio em vigor desde 2007, é de salientar que já foram aprovadas 57 candidaturas nos Açores a que corresponde um montante de investimento total de cerca de 3,9 milhões de euros e uma área libertada de 795 hectares.

Esta medida, em conjugação com Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), tem permitido o rejuvenescimento e o redimensionamento fundiário das explorações agrícolas.

O aumento da competitividade das explorações agrícolas, através do apoio ao emparcelamento agrícola e da reestruturação fundiária, continua a ser uma das prioridades do Governo dos Açores, na medida em que a propriedade da terra é um dos principais factores de estabilidade económica e social das explorações agrícolas, contribuindo, de forma significativa, para a implementação das medidas estruturais de modernização das explorações e para garantia de melhores níveis de produção.


GaCS/MS
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As alterações registadas no preço do petróleo nos mercados internacionais vão levar a um aumento de dois cêntimos no preço dos combustíveis na Região



As alterações registadas no preço do petróleo nos mercados internacionais vão levar a um aumento de dois cêntimos no preço dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Todos os combustíveis continuarão a ter um preço máximo na Região significativamente inferior ao que se regista no mercado nacional.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença dos preços praticados nos Açores para o mercado nacional será de menos 13,7 por cento e menos 13,4 por cento respectivamente. No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 16,3 por cento.

Os preços dos gasóleos Agrícola e Pescas terão uma diferença, para o mercado nacional, de menos 23,9 por cento e de menos 22 por cento, respectivamente.

Por fim, no caso do gás para consumo doméstico, o seu preço por quilo terá um preço 45,9 por cento inferior ao mercado nacional, enquanto o fuel terá, também por quilo, um preço 24,6 por cento inferior ao que é praticado no continente português.

Os novos preços entram em vigor às 00H00 do dia 26 de Janeiro.


GaCS/NM
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "A Rede Social" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 28 de Janeiro



O filme "A Rede Social" será exibido, esta Sexta-feira, dia 28 de Janeiro, no Centro Cultural da Graciosa, pelas 21h00.




País: EUA
Género: Drama
Duração: 121m
Classificação: M12
Realização: David Fincher
Interpretação: Andrew Garfield, Jesse Eisenberg, Rashida Jones, Justin Timberlake
Hora: 21h


Sinopse
Certa noite no ano de 2003, o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, senta-se ao computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, cedo se tornou numa rede social à escala mundial, o FACEBOOK que revolucionou a forma de comunicar. Seis anos e 500 milhões de amigos depois, Mark Zuckerberg é o mais novo bilionário da História... mas para este empresário, o sucesso vai trazer-lhe também problemas pessoais e legais.




Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Governo promove até Outubro o Ciclo de Conferências "Açores: 100 anos de República"



No âmbito do programa das Comemorações do Centenário da República promovido pela Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, decorrerá entre Janeiro e Outubro de 2011 o Ciclo de Conferências “Açores: 100 anos de República”. As conferências realizar-se-ão em todas as ilhas dos Açores.

A conferência na Ilha Graciosa está agendada para o dia 25 de Maio de 2011 no, Museu da Graciosa, pelas 21h00: "O Federalismo como ideal da República em Teófilo Braga e Manuel de Arriaga". O conferencista será, José Luís Brandão da Luz .
Implantada a 5 de Outubro de 1910, a República é uma árvore cujas raízes mergulham na história do oitocentismo português – como o demonstram as biografias de Teófilo Braga e Manuel de Arriaga –, mas cujos braços se erguem abertos à modernidade do século XX. A programação deste Ciclo de Conferências procura abranger as diferentes gerações e expressões do republicanismo em Portugal, destacando os temas e protagonistas de maior interesse para o público açoriano.

O calendário do Ciclo de Conferências “Açores: 100 Anos de República” pode ser consultado em
http://pg.azores.gov.pt/drac/cca.




GaCS/DRaC
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Inspecção Administrativa Regional inspecciona actividades no Município de Santa Cruz da Graciosa




O plano de actividades da Inspecção Administrativa Regional (IAR) para 2011 contempla a realização de inspecções à actividade dos órgãos e serviços de seis municípios das ilhas de São Miguel, Graciosa, Pico e Flores.

De acordo com o extracto, hoje publicado em Jornal Oficial, do plano de actividades da IAR para o corrente ano, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa, Madalena, São Roque do Pico e Lajes das Flores são os municípios cujos órgãos e serviços verão inspeccionada durante o corrente ano a sua actividade.

Homologado pelo Vice-Presidente do Governo, o plano de actividades da IAR inclui ainda inspecções à Escola Básica e Integrada Mouzinho da Silveira, no Corvo, e à actividade dos órgãos da freguesia dos Biscoitos, município da Praia da Vitória.


GaCS/FG
Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo promove concurso sobre a Floresta



Governo promove concurso sobre a Floresta

No âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove o concurso “À procura das árvores notáveis dos Açores”.

Para esta iniciativa foram convidadas a participar todas as escolas do 1º Ciclo, do ensino público e privado, na identificação de numa árvore notável, na localidade associada a cada escola.

Com todas as participações validadas pelo júri, será elaborada uma publicação, a lançar até final do ano lectivo, com oferta de um exemplar por escola participante.

Esta acção tem como objectivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação destas árvores notáveis, facilitar-lhes o conhecimento da riqueza botânica da sua localidade, despertando neles diferentes sensibilidades, que os tornem mais atentos para a importância da floresta nos Açores.


GaCS/MS
Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Gru - O Maldisposto" no cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 21




O filme "Gru - O Maldisposto" será exibido esta Sexta-feira, dia 21 de Janeiro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h.






País: EUA
Duração: 95m
Realização: Pierre Coffin, Chris Renaud
Género: Animação, Comédia
Classificação: M6
Interpretação: Steve Carell, Jason Segel, Russell Brand, Julie Andrews
Hora: 21h


Sinopse
Num feliz bairro suburbano, rodeado por pequenas cercas brancas, com roseiras floridas, encontra-se uma casa negra com a relva morta. Sem o conhecimento dos vizinhos, escondido por baixo desta casa, existe um vasto esconderijo secreto...Rodeado por um pequeno exército de Mínimos está Gru, planeando o maior golpe na história do mundo! Ele vai roubar a Lua!... Gru adora tudo o que é maléfico. Armado com o seu arsenal de raios de encolher, raios de congelar e veículos de guerra para terra e ar, ele arrasa todos aqueles que se atravessam no seu caminho; até ao dia em que encontra três pequenas orfãs que vêm nele algo que ninguém mais viu: um potencial Pai. O maior vilão do mundo encontra o seu maior desafio: três pequenas meninas chamadas Margo, Edith e Agnes.








CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Governo avança com auxílio extraordinário aos agricultores afectados pelo mau tempo




O Governo dos Açores vai avançar com a atribuição de um auxílio extraordinário destinado ao restabelecimento do potencial de produção agrícola e/ou à compensação por perdas relevantes na produção das explorações afectadas pelas intempéries e condições climáticas adversas verificadas no decorrer do ano agrícola 2009/2010 .

A concessão desse auxílio extraordinário é justificada pelo Executivo açoriano com o facto de algumas produções agrícolas regionais e/ou estruturas produtivas terem sido penalizadas pelas “condições climáticas ocorridas na Região Autónoma dos Açores, que se verificaram de forma persistente desde Dezembro de 2009, pontual e localizadamente com características de intempéries”.

Nos termos de uma portaria da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, os apoios a conceder englobam as despesas destinadas a repor e/ou compensar os prejuízos com a perda ou destruição, parcial ou total, de sementeiras, culturas, plantações agrícolas e/ou colheitas, bem como com a reposição de muros de pedra e/ou vedações.

O apoio governamental abrange igualmente os prejuízos que os agricultores tenham tido com a perda de solo e/ou remoção de entulho e com as perdas de equipamentos e infra-estruturas associados ao aparelho produtivo agrícola e pecuário.

Não são consideradas elegíveis as despesas directamente relacionadas com amortizações, bem como com o pagamento de juros ou impostos de qualquer natureza.

A mesma portaria determina ainda que os apoios serão concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável, de acordo com os prejuízos elegíveis, no montante de 75% do valor dos danos ocorridos no potencial produtivo das explorações e de 50% das perdas directas de produção.

A apresentação da candidatura e respectivo pedido de pagamento deverá ser efectuada, nos próximos 30 dias, junto dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de ilha, os quais disponibilizarão os respectivos formulários.

As candidaturas recepcionadas serão remetidas depois à Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário acompanhadas dos relatórios das vistorias realizadas, bem como da análise das condições de elegibilidade.

Todo o processo de candidatura será coordenado pela Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário, que poderá solicitar informações ou documentos adicionais comprovativos da elegibilidade dos apoios a conceder, os quais, devidamente instruídos, submeterá à aprovação do Secretário Regional da Agricultura e Florestas.


GaCS/FG

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Concurso de limpeza pública quer limpar os Açores até final de Agosto



As mais de 150 Juntas de Freguesia existentes nos Açores podem candidatar-se, a partir desta sexta-feira, à segunda edição do concurso de limpeza pública “Eco-Freguesia: freguesia limpa”.

Dirigido a todas as freguesias do arquipélago, este concurso é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da Direcção Regional do Ambiente, e tem como objectivo promover, até final de Agosto, a remoção geral dos resíduos não controlados.

Com esta iniciativa, o Governo açoriano pretende “reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesias e a colaboração das populações nas áreas de limpeza, remoção e encaminhamento para destino final dos resíduos” que estejam abandonados em espaços públicos.

O concurso visa igualmente premiar “o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes” e a sua realização é justificada pelo Executivo “pela crescente importância para o bem-estar das populações”.

Incentivo ao voluntariado, retirada de resíduos do espaço público, encaminhamento dos resíduos para destino final adequado e promoção da qualidade do ambiente e da saúde pública são as quatro vertentes deste concurso, que este ano conhece a sua segunda edição.

Ao apresentar hoje, na Horta, a segunda edição do “Eco-Freguesia: freguesia limpa”, o Director Regional do Ambiente classificou esta iniciativa como “um projecto fundamental para a limpeza” do arquipélago.

João Bettencourt adiantou ainda que, face à experiência recolhida no primeiro concurso, realizado em 2010, foi decidido nesta segunda edição “apertar um pouco mais os critérios de avaliação” no sentido de melhorar o concurso. A título de exemplo, o Director Regional do Ambiente referiu não ser aceitável que um local objecto de limpeza, no âmbito deste concurso, se veja transformado dias depois em nova lixeira.

Outra das novidades referidas por João Bettencourt prende-se com a existência de dois júris, um de âmbito local, a exemplo do que já existia, e um júri novo, de âmbito regional, com o propósito de homogenizar a avaliação das várias candidaturas.

Este ano, pela primeira vez, a selecção dos premiados será feita com base em critérios de “esforço na limpeza” e de “esforço na sensibilização”.

A inscrição, voluntária e gratuita, neste concurso, que é exclusivamente destinado às Juntas de Freguesia, decorre até 12 de Fevereiro e poderá ser feita através do endereço electrónico
eco_freguesia@azores.gov.pt ou via fax, para o número 295 403 801 . A ficha de inscrição está disponível na Página Resíduos do Portal do Governo dos Açores com o endereço http://www.azores.gov.pt/ e na plataforma online de serviços da SRAM designada DO.IT em http://serviços.sram.azores.gov.pt/doit/.

Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março, decorrerá a primeira visita por parte do júri de avaliação.

As Juntas de Freguesia concorrentes deverão proceder depois, até 31 de Agosto, à retirada de todos os resíduos dos espaços públicos, suportando a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar os custos da entrega em destino licenciado, ao que se seguirá, entre 1 e 30 de Setembro, a visita final para avaliar os locais limpos.

A divulgação dos premiados e a entrega dos prémios – um certificado e uma bandeira, que a Junta de Freguesia distinguida poderá hastear durante um ano – decorrerá durante o mês de Novembro.



GaCS/FG
Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção civil: mau tempo nos Grupos Ocidental e Central



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa, que segundo o Instituto de Meteorologia uma depressão centrada a NW (noroeste) dos Açores, em fase de cavamento com um sistema frontal associado, em deslocamento para ENE (este-nordeste) irá provocar para as próximas horas uma alteração das condições meteorológicas assim prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 23:00h de 14/01/2011 e as 05:00h de 15/01/2011:
Precipitação entre 10 e 20 mm/1h com chuva pontualmente FORTE.

No período entre as 14:00h de 14/01/2011 e as 08:00h de 15/01/2011:
Vento com direcção de sudoeste, com velocidade média de 65 a 74 Km/h e rajada máxima de 85 a 100 Km/h.

No período entre as 12:00h de 14/01/2011 e as 23:00h de 15/01/2011:
Agitação marítima com altura significativa das ondas entre 4 e 5 metros.


Para o Grupo Central:
No período entre as 02:00h de 15/01/2011 e as 11:00h de 15/01/2011:
Vento com direcção de sudoeste, com velocidade média de 65 a 74 Km/h e rajada máxima de 85 a 100 Km/h.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

Site "SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores" disponibiliza novos conteúdos



Continuando a senda da divulgação da riqueza ambiental dos Açores, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, prossegue a construção do site SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores, como ferramenta de divulgação e de fácil acesso ao público em geral, cujo público alvo a comunidade escolar.

O SIARAM é uma plataforma multimédia, disponível online, e em actualização contínua, que permite a visualização, pesquisa e download livre dos seus conteúdos, desde que para fins educativos e não comerciais.

A partir desta data o SIARAM disponibiliza novos conteúdos multimédia, vídeos, áudios e fotografias, do seguinte:

- Barreiro da Faneca, um marco surpreendente na paisagem de Santa Maria e na paisagem dos Açores.

- Ribeira do Maloás, um dos principais locais de interesse geológico da região, situada na zona Sul de Santa Maria.

- Jazida Fossilífera da Pedra que Pica em Santa Maria, uma das jazida mais interessantes do pais.

- Abordagem técnica e cultural aos Poços de Maré na Ilha do Pico. Os Poços de Maré são marcos da história dos recursos hídricos da região.

- Dalberto Pombo, deu um imenso contributo na valorização dos aspectos naturais dos Açores, sobretudo em Santa Maria, onde viveu grande parte da sua vida e onde faleceu em 2007. Este naturalista também é homenageado no site e a partir de agora pode-se saber um pouco mais sobre a sua vida e sobre os trabalhos que desenvolveu nos Açores.

- Estão disponíveis novos conteúdos sobre centros de interpretação que existentes na Região. Lugares onde se divulgam aspectos relacionado com as questões ambientais dos Açores. Nesta actualização passa a estar disponível informação sobre o Jardim Botânico do Faial, Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (São Miguel), Observatório Microbiano dos Açores (São Miguel), Observatório Astronómico de Santana Açores (São Miguel) e Centro de Interpretação Dalberto Pombo (Santa Maria).

- São disponibilizadas ainda imagens sobre a Ribeira do Engenho, em Santa Maria, e um vídeo de Manuela Martins, sobre o Naturalista Luís da Rocha Monteiro.

Os novos conteúdos podem ser acedidos em link:
http://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html


GaCS/SRAM
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O filme "A Cidade" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 14 de Janeiro




O filme "A Cidade" será exibido esta Sexta-feira, dia 14 de Janeiro, no Centro Cultural da Ilha Graciosa pelas 21h.


País: USA
Género: Crime, Drama, Thriller
Realização: Ben Affleck
Duração: 125m
Classificação: M12
Interpretação: Blake Lively, Jon Hamm, Ben Affleck, Rebecca Hall, Chris Cooper
Hora: 21h


Sinopse
Há mais de 300 assaltos a bancos por ano, em Boston. E um bairro chamado Charlestown tem produzido mais assaltantes do que qualquer outro sítio nos EUA. Um deles é Doug MacRay (Ben Affleck). Mas há uma diferença em Doug: ele teve a oportunidade de escolher outra vida, mas preferiu seguir as pisadas do pai e tornou-se o líder de um perigoso gang. A única família que Doug tem são os seus parceiros do crime, especialmente Jem (Jeremy Renner), quem ele considera um irmão. Contudo, tudo muda quando, no último trabalho, Jem faz um refém: a gerente do banco Claire Keesey (Rebecca Hall). Quando eles descobrem que ela vive em Charlestown, Jem fica nervoso e tenta descobrir se Claire se apercebeu de alguma coisa. É aí que Doug interfere e começa a desenvolver uma relação com a gerente. Doug quer sair da cidade mas tem o FBI, liderado pelo Agente Frawley (Jon Hamm), cada vez mais perto, e o amigo Jem a questionar a sua lealdade. Doug tem agora de decidir se vai trair os amigos ou perder a mulher que ama.








CMSCG
Publicado por: Jorge Gonçalves

Disponíveis listagens provisórias dos resultados das candidaturas ao Incentivo ao Arrendamento



Já estão disponíveis para consulta as listagens provisórias dos resultados das candidaturas à segunda fase de candidatura ao Incentivo ao Arrendamento, cujo período decorreu entre 1 de Setembro a 15 de Outubro de 2010.

Os interessados poderão aceder às listagens no site do Governo dos Açores, nos postos de atendimento da RIAC, na Direcção Regional de Habitação e nos serviços de Habitação das diversas ilhas dos Açores.

Foram aprovadas, provisoriamente, 237 candidaturas, representando um apoio mensal do Executivo açoriano de cerca de 45.500 mil euros, o qual visa contribuir para a melhoria do rendimento disponível das famílias abrangidas.

O número de candidaturas aprovadas nesta II fase representa um crescimento de 38% face às candidaturas aprovadas no período transacto.

Das 237 candidaturas agora aprovadas, cerca de 51% correspondem a processos de agregados jovens, 33% de agregados monoparentais e 15% de famílias monoparentais jovens.

O pagamento dos apoios iniciar-se-á no mês seguinte ao da publicação das listagens definitivas, que deverá ocorrer até final deste mês.


GaCS/SM
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pousadas de Juventude dos Açores a partir de hoje no site "Hostelworld.com"



As Pousadas de Juventude dos Açores integram a partir de hoje a oferta do site de reservas “Hostelworld.com”.

As Pousadas de Juventude situadas em S. Miguel, Terceira e Pico, assim como as unidades de São Jorge e Santa Maria, quando a sua construção estiver concluída, integram a lista daquele que é considerado o maior site no mundo para este tipo de alojamento, com cerca de dois milhões de visualizações por ano.

Depois de em Novembro do ano passado as Pousadas de Juventude dos Açores terem integrado a rede “Hostelling International”, mais direccionada para o turismo jovem, o passo, agora dado, vai ao encontro do desenvolvimento da estratégia de internacionalização destas unidades de alojamento existentes nos Açores, definida pelo Governo dos Açores, que assim ganham maior visibilidade no mundo do turismo em geral e do juvenil em particular.

A integração no site “Hosteworld.com” permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, possa reservar a sua estadia nos Açores.


GaCS/LFC
Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo empenhado em criar oportunidades para os jovens



A criação de novas oportunidades para os jovens açorianos é uma das prioridades do Governo, reiterou hoje, em Angra do Heroísmo, o Director Regional da Juventude.

“Mais do que retórica, essa aposta consuma-se em factos”, disse Bruno Pacheco aludindo a diversos programas já lançados nesse sentido e referindo que a presente situação económica deve ser motivo para mais empreendedorismo e mais oportunidades.

O Director Regional, que falava na cerimónia comemorativa do 34º aniversário da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, sublinhou uma nova iniciativa, o Ciclo de Conferências DRJ, cuja primeira ocorreu, precisamente nessa sessão, subordinada ao tema Risco e Resiliência na Adolescência, a cargo de Celeste Simões.

Outra iniciativa de “apoio aos jovens açorianos para o desenvolvimento dos seus projectos de vida” é a criação dos Gabinetes de Assessoria ao Jovem, cuja primeira unidade está em fase de instalação na Academia de Juventude da Terceira.

Esses gabinetes, explicou, têm diversas vertentes de apoio, entre as quais, precisamente, “o apoio aos jovens no desenho dos seus caminhos”.

Bruno Pacheco sublinhou que o êxito destes instrumentos de apoio depende em muito de parcerias entre o Governo Regional e outras entidades institucionais e privadas, pelo que está prevista a assinatura de protocolos em diferentes áreas da actividade educacional, social e económica.

Os primeiros desses documentos foram assinados precisamente hoje, com a Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, com a Rede Valorizar, com a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) e com a empresa municipal Praia em Movimento.



GaCS/FA
Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Protecção Civil: chuva forte e agitação marítima nos Grupos Central e Oriental



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e no seguimento do aviso anterior, prevê-se:

Para o Grupo Central

No período entre as 00 horas locais de 2011-01-07 e as 11 horas locais de 2011-01-07
Chuva por vezes forte

No período entre as 21 horas locais de 2011-01-06 e as 06 horas locais de 2011-01-07
Ondas de Oeste de 5 a 6 metros

Para o Grupo Oriental

No período entre as 03 horas locais de 2011-01-07 e as 14 horas locais de 2011-01-07
Chuva por vezes forte

No período entre as 21 horas locais de 2011-01-06 e as 06 horas locais de 2011-01-07
Ondas de Oeste de 4 a 5 metros


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Protecção Civil: vento forte e agitação marítima em todo o arquipélago



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

No período entre as 09 horas locais de 2011-01-06 e as 16 horas locais de 2011-01-06
VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h com rajada entre os 100 e 130 Km/h
Direcção de Oeste

No período entre as 09 horas locais de 2011-01-06 e as 20 horas locais de 2011-01-06
Ondas de Oeste de 5 a 6 metros

Para o Grupo Central

No período entre as 09 horas locais de 2011-01-06 e as 19 horas locais de 2011-01-06
VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h
Direcção de Oeste

No período entre as 09 horas locais de 2011-01-06 e as 20 horas locais de 2011-01-06
Ondas de Oeste de 5 a 6 metros

Para o Grupo Oriental

No período entre as 17 horas locais de 2011-01-06 e as 22 horas locais de 2011-01-06
VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h
Direcção de Oeste

No período entre as 09 horas locais de 2011-01-05 e as 20 horas locais de 2011-01-06
Ondas de Oeste de 4 a 5 metros

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Governo congratula-se com certificação internacional da Estação de Infra-sons da Graciosa



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos congratula-se com a certificação internacional da Estação de Radionuclídeos dos Açores, implementada na ilha Graciosa e destinada á monitorização de ensaios nucleares.

A Estação de Radionuclídeos dos Açores, incluída na rede internacional da CTBTO (Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares) recebeu a certificação internacional pelo Internacional Monitoring System Division da Provisional Technical Secretariat (PTS), sedado em Viena.

A equipa da PTS esteve nos Açores a 23 de Dezembro e avaliou toda a infra-estrutura e equipamentos da RN53, em Ponta Delgada.

Integrada na rede mundial de observação, a estação da Graciosa fornece informação para o centro internacional de dados, localizada em Viena, Áustria.

A estação de monitorização, um investimento na ordem dos dois milhões de euros, foi criada com o objectivo de garantir o cumprimento do estipulado no tratado para a proibição de ensaios nucleares, constituindo-se como um elemento potenciador de projectos de investigação científica baseados em tecnologia de ponta.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos manifestou satisfação perante a certificação internacional da Estação, enquanto “projecto de ponta estruturante e qualificante para os Açores porque coloca a Região, uma vez mais, numa importante rede mundial”.

A manutenção e operação da estação está a cargo do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Sísmicos da Universidade dos Açores (CVARG).

Uma vez mais as características específicas da ilha Graciosa - que do ponto de vista geológico possui áreas planas e uma vegetação densa, que garante a protecção dos equipamentos de ponta – foram determinantes para a ser o local escolhido para a implantação desta nova infra-estrutura.


GaCS/VS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Exposição “República: Ideais e Valores” no Museu da Graciosa



A exposição itinerante “República: Ideais e Valores” foi inaugurada no dia 3 de Janeiro, no Museu da Graciosa, no âmbito do programa das Comemorações nos Açores do Primeiro Centenário da República Portuguesa, promovido pela Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura.

Esta exposição integra treze painéis que evidenciam alguns dos valores e dos ideais que serviram de bandeira aos que se empenharam na construção de um novo regime. Os textos utilizados na exposição, extraídos da imprensa regional de várias ilhas, permitem conhecer o modo como os açorianos se entrosaram nesse movimento.

Os conteúdos ressaltam o espírito patriótico que levedou no regime, bem como um novo universo simbólico em torno da bandeira, do hino, da moeda, dos feriados e da toponímia.

Outros temas, como a relação do Estado com a Igreja, a educação, a questão social, a situação da mulher, o papel da maçonaria, a Festa da Árvore ou a Educação Física/Desporto, procuram mostrar divergências ideológicas no seio da sociedade portuguesa, evidenciar as realizações levadas a cabo pelo regime, mas também o que ficou aquém das intenções.

A exposição “República: Ideais e Valores” estará patente no referido Museu, de 3 de Janeiro a 5 de Fevereiro, das 9h00 às 12h00, e das 14h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.



GaCS/DRaC
Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: vento muito forte nos Grupos Ocidental e Central e aumento da agitação marítima em todas as ilhas



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão centrada a NE do Arquipélago dos Açores, irá provocar vento MUITO FORTE nos Grupos Ocidental e Central e um aumento da agitação marítima em todas as ilhas.
Assim prevê-se:

Para o Grupo Ocidental

No período entre as 23 horas locais de 2011-01-05 e as 14 horas locais de 2011-01-06
VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h
Direcção de Oeste

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas
No período entre as 11 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07
Ondas de Oeste passando a Noroeste de 4 a 5 metros

Para o Grupo Central

No período entre as 08 horas locais de 2011-01-06 e as 17 horas locais de 2011-01-06
VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h
Direcção de Oeste

No período entre as 11 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07
Ondas de Oeste passando a Noroeste de 4 a 5 metros

Para o Grupo Oriental

No período entre as 23 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07
Ondas de Oeste de 4 a 5 metros


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/SRPCBA
Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Graciosa é uma das ilhas que vai receber mais apoios do Governo na área da habitação




A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social atribuiu um novo pacote de apoios à habitação no valor total superior a 677 mil euros e que beneficiará 42 famílias das ilhas Graciosa, Terceira, São Miguel, Faial, Flores e Pico.

Concedidos ao abrigo dos programas de apoio à recuperação de habitação degradada e à construção e aquisição de moradias, os novos financiamentos visam proporcionar melhores condições de segurança e de habitabilidade aos agregados familiares abrangidos por estes apoios.

No âmbito do programa de apoio à recuperação de habitação degradada, o Governo investiu mais de 661 mil euros, tendo sido ainda concedido um montante superior a 15 mil euros, através do programa de apoio à construção e aquisição de habitação.


GaCS\SM
Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O filme "Sempre que te vejo" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 7 de Janeiro



O filme "Sempre que te vejo" será exibido no Centro Cultural da Graciosa esta Sexta-feira, dia 7 de Janeiro, pelas 21h.


País: USA, Canadá
Duração: 99m
Realização: Burr Steers
Género: Fantástico, Romance, Drama
Classificação: M12
Interpretação: Zac Efron, Charlie Tahan, Amanda Crew, Kim Basinger, Ray Liotta
Hora: 21h


Sinopse
O marinheiro Charlie St. Cloud (Zac Efron) é adorado pela sua mãe Claire (Kim Basinger) e pelo seu irmão mais novo, Sam (Charlie Tahan), tendo uma bolsa de estudo que o irá levar para longe da sua calma terra, no nordeste do Pacífico. Mas o seu futuro brilhante passa a ser apenas uma miragem quando uma tragédia cai sobre ele e lhe destrói todos os seus sonhos. Depois do inesperado regresso da sua colega do secundário, Tess (Amanda Crew), Charlie passa a crescer dividido entre o cumprir de uma promessa feita há quatro anos ao seu irmão, ou seguir o seu novo amor, redescobrindo o prazer de viver.




CMSCG


Publicado por: Jorge Gonçalves