terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governo investe na promoção da saúde para idosos



O Secretário Regional da Saúde presidiu hoje, à sessão de apresentação pública, na ilha Graciosa, do programa “Por Favor Não Caia”, um projecto inovador de promoção da saúde para idosos.

Trata-se de um programa que utiliza técnicas de “PNF-CHI”, uma ginástica simples que tem dados bons resultados em experiências já desenvolvidas com pessoas idosas.

Além de exercitar os movimentos, os exercícios são concebidos para desenvolver o equilíbrio.

Calcula-se que nos Açores entre cem a duzentas pessoas idosas recorrem aos serviços de saúde, por ano, em consequência de quedas graves.

Miguel Correia voltou a sublinhar que o apoio a este projecto representa, um investimento, uma vez que, além de permitir uma melhor qualidade de vida dos idosos e dos seus familiares evitará gastos em saúde.

Este projecto está já implementado na Terceira e chega, agora, à Graciosa.

Estão inscritas cerca de 250 pessoas nas várias freguesias da ilha. Terão dias dedicados à ginástica sessões para consultas de rotina de controlo da tensão arterial, peso e diabetes e aconselhamentos médicos e de enfermagem.

O programa conta com a colaboração de técnicos das Termas do Carapacho e do Centro de Saúde da Graciosa.

Para o Secretário da Saúde é também um programa de inclusão social, uma vez que proporciona o contacto entre as pessoas.

As pessoas serão encorajadas a participar num estudo científico, com vários períodos de avaliação, para monitorizar os ganhos obtidos ao longo do projecto.

O programa é desenvolvido pela Agência de Angra do Inatel e conta com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.


GaCS/RC

Feira do livro a decorrer na Biblioteca Municipal da Graciosa até o dia 10 de Dezembro


A Feira do Livro está a decorrer na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa até ao dia 10 de Dezembro.


Esta feira pode ser visitada de Segunda a Sexta das 9 às 17 horas.


CMSCG

O filme "O Eterno Solteirão" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 3 de Dezembro




O filme "O Eterno Solteirão" será exibido esta Sexta-feira, dia 3 de Dezembro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h.


País: U.S.A.
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 90m
Classificação: M12
Realização: Brian Koppelman, David Levien
Interpretação: Michael Douglas, Susan Sarandon, Danny DeVito, Mary-Louise Parker, Jesse Eisenberg
Hora: 21h


Ben Kalmen, um cinquentão nova-iorquino, é um ex-vendedor de sucesso de automóveis, que, através das suas más decisões, deitou abaixo o negócio. Ben está prestes a regressar, mas algumas das motivações que o levaram a ceder no seu trabalho ameaçam de novo arrasá-lo. Está divorciado de Nancy, sua namorada desde a faculdade e uma das pessoas que o conhece melhor que ninguém. Apesar de ainda ter tempo para sair com a sua filha Susan e o seu adorado neto, ela corta o contacto quando descobre que o pai anda a encontrar-se com uma das suas amigas. A namorada dele, Jordan, é a filha de um empresário muito influente, que lidera uma empresa de construção automóvel. Se bem conseguir conter a sua arrogância por mais algum tempo, ele vai conseguir regressar em grande. Mas as circunstâncias colocam-no muito próximo da rapariga em que ele não deve tocar, deixando tudo em perigo.







CMSCG

Concerto de Clarinete e Piano agendado para 5 de Dezembro na Ilha Graciosa




Realiza-se um concerto de Clarinete e Piano no dia 5 de Dezembro (Domingo) no Centro Cultural pelas 21h.


Um concerto integrado na Temporada Musical 2010, promovida pela Câmara Municipal e Academia Musical da Ilha Graciosa.


CMSCG

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Governo avança na Graciosa com ronda sobre o novo Sistema de Declaração de Quadros de Pessoal



O Observatório do Emprego e Formação Profissional e a Inspecção Regional do Trabalho começaram esta semana, nas ilhas Terceira e São Jorge, uma ronda sobre o novo Sistema de Declaração de Quadros de Pessoal.

O evento tem como objectivo divulgar a nova metodologia de recolha de informação da actividade social das empresas.

Assim, no próximo dia 29 deste mês, decorre mais uma sessão de divulgação, desta vez na ilha Graciosa, às 15:30 horas, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, seguindo-se nos dias 2, 3 e 16 de Dezembro, em São Miguel, respectivamente no Teatro Ribeiragrandense e na Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

No dia 7 de Dezembro, às 10:30 horas, realiza-se uma outra de sessão de divulgação do novo Sistema de Declaração de Quadros de Pessoal, na ilha de Santa Maria, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Vila do Porto.

Ainda em Dezembro, estão previstas mais duas sessões, uma na ilha das Flores e outra no Faial. Na ilha das Flores, a iniciativa terá lugar no dia 13 de Dezembro, às 20 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz e, na ilha do Faial, no dia 14 de Dezembro, às 20 horas, no Hotel Horta.

A ronda sobre o novo Sistema de Declaração de Quadros de Pessoal culmina no dia 12 de Janeiro, na ilha do Pico.


GaCS\SM

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Edital - Sessão Pública no dia 30 de Novembro


João Manuel Bettencourt Cunha, Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, faz público, de acordo com as disposições aplicáveis, que no próximo dia 30 de Novembro de 2010, pelas 20 horas e 30 minutos, se realizará nos Paços do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, uma Reunião Extraordinária desta Assembleia.


EDITAL 30 de Novembro


CMSCG

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Apresentação do projecto "Por Favor NÃO CAIA"




Apresentação pública do projecto inovador "Por Favor NÃO CAIA", a realizar no dia 30 de Novembro de 2010, pelas 15H30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa. Este projecto encontra-se em fase de implementação e visa contemplar a comunidade de idosos do Concelho de Santa Cruz da Graciosa.



Irão intervir para esclarecimento e apresentação do projecto o Director da Agência do INATEL de Angra do Heroísmo, João Avelar; o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Dr. Manuel Avelar e pelo PNF-Chi® , Dr. Paulo Araújo.

CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Entre Irmãos" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, 26 de Novembro



O filme "Entre Irmãos" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 26 de Novembro, pelas 21h






País: EUA
Género: Drama, Guerra
Duração: 105m
Classificação: M16
Realização: Jim Sheridan Interpretação: Jake Gyllenhaal, Natalie Portman, Tobey Maguire, Sam Shepard
Hora: 21h


Sinopse
Quando um Marine condecorado é dado como desaparecido, a ovelha negra do irmão mais novo toma conta da mulher e das filhas -com consequências que irão abalar as fundações de toda a família. O Capitão Sam Cahill (Tobey Maguire) e o irmão Tommy Cahill (Jake Gyllenhaal) são o complete oposto. Um Marine prestes a embarcar na sua quarta comissão de serviço, Sam é um verdadeiro homem de família, casado com a namorada de liceu, adequadamente chamada Grace (Natalie Portman), com quem tem duas meninas. Tommy, o carismático irmão mais novo, é um jovem à deriva, acabado de sair da prisão, e que rapidamente veste a pele de provocador da família, no jantar de despedida de Sam em casa dos pais, Elsie (Mare Winningham) e Hank Cahill (Sam Shepard), um Marine reformado. Já no Afeganistão, Sam é dado como morto, quando o helicóptero em que seguia é abatido nas montanhas…







CMSCG

Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EDA procede a alterações na Rede Eléctrica em prol da conservação da avifauna dos Açores



O transporte e distribuição de energia eléctrica implicam frequentemente prejuízos ambientais, como por exemplo a morte de aves por colisão ou electrocussão. No âmbito dos seus Planos de Promoção do Desempenho Ambiental (PPDA) [2], supervisionados pela ERSE [3], a EDA e a SPEA têm vindo a desenvolver uma parceria que visa a realização de estudos e trabalhos de compatibilização das linhas eléctricas com as práticas de protecção da avifauna. Deste modo cabe aos consumidores e às empresas do sector unir esforços para solucionar os problemas.

No decorrer do Projecto de Avaliação da Interacção entre a Avifauna e a Rede de Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica dos Açores - Protocolo II (PPDA 2009-2011), são realizadas prospecções a apoios considerados perigosos em todas as ilhas (excepto Corvo, dada a menor dimensão da rede). Deste trabalho resultam listas de prioridades de intervenção em cada ilha, dado existirem apoios que têm vindo a causar maior mortalidade que outros. Assim estas listas tornam-se cruciais para definir quais os locais onde existe a necessidade de intervir em primeiro lugar.Com base na cooperação entre as duas entidades, a EDA elaborou um plano de acções para 2010, com 201 alterações a efectuar.

Uma vez que as aves tendem a pousar nos locais mais altos dos postes, onde a proximidade aos fios eléctricos aumenta a probabilidade de electrocussão, as alterações passam, frequentemente, por afastar esses fios do local de pouso.

Em Santa Maria, a EDA efectuou já 11 das 14 alterações programadas para 2010 e as restantes estão previstas ainda para este ano (Novembro – Dezembro).

Na Graciosa foram já efectuadas todas as alterações previstas a nível de electrocussão para este ano, tendo a SPEA, inclusive, acompanhado de perto esses trabalhos.

Vários apoios que tinham causado mortalidade de milhafres (a espécie mais atingida) têm agora tipologias modernas e mais seguras.

Desde Janeiro de 2010 até à data, foram prospectados 689 apoios, num total de 1335 prospecções, nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, tendo sido encontradas 64 aves electrocutadas. O milhafre é a espécie com maior número de registos, totalizando 40 aves mortas, seguida do estorninho com 13 aves mortas.

São Miguel não apresenta valores de mortalidade por electrocussão nos locais visitados, o que se poderá justificar pelas características técnicas da rede eléctrica, em que a grande maioria das linhas transporta tensões mais elevadas e por isso utiliza estruturas adequadas a estas tensões pelo que a possibilidade de contacto das aves com as estruturas é menor, o que reduz as electrocussões.

No Faial e em São Jorge continuam a obter-se valores baixos, pelo que na continuação do trabalho irá tentar perceber-se a razão de tais diferenças em relação às restantes ilhas.

Santa Maria, Pico, Graciosa e Terceira são as ilhas com maior número de aves electrocutadas, pelo que para além das intervenções já efectuadas este ano em Santa Maria e na Graciosa, é importante dar continuidade aos trabalhos no Pico e na Terceira.

Contudo, os trabalhos não terminam em 2010 e já para 2011 mais alterações estão previstas em todas as ilhas. Tendo como base as listas de prioridades, a EDA está a trabalhar para definir o Plano de Acções para o próximo ano, de modo a evitar ao máximo a electrocussão contínua de aves.

As alterações efectuadas ou a efectuar são monitorizadas pela SPEA e espera-se comprovar nos próximos meses os resultados destas alterações no que diz respeito à diminuição da mortalidade de aves, nomeadamente dos Milhafres.


Fonte: SPEA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O filme "Shrek para Sempre" no Cinema da Graciosa esta 6ª , dia 19 de Novembro




O filme "Shrek para Sempre" será exibido no Centro Cultural da Graciosa esta, Sexta-feira, dia 19 de Novembro, pelas 21h.


País: EUA
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 193m
Classificação: M6
Realização: Mike Mitchel
Interpretação: Mike Myers, Cameron Diaz, Eddie Murphy, Antonio Banderas, Julie Andrews, Justin Timberlake, Jon Hamm
Hora: 21h


Sinopse
Depois de derrotar um dragão maléfico, resgatar uma bela princesa e salvar o reino dos seus sogros, que pode um ogre fazer? Bem, se fores o Shrek, de repente és um pai de família, completamente "domesticado". Em vez de assustar os aldeões, como costumava fazer, o relutante Shrek passa agora a vida a dar autógrafos em forquilhas... Terá este ogre perdido a sua raça? Saudoso dos bons velhos tempos em que se sentia um "ogre à séria", Shrek é levado a fazer um pacto com o falinhas mansas, Rumpelstiltskin. Subitamente, Shrek vê-se numa distorcida versão alternativa de Bué-Bué Longe onde os ogres são perseguidos, Rumpelstiltskin é rei e o Shrek e a Fiona nunca se conheceram. Agora depende de Shrek desfazer o mal que fez, na esperança de salvar os seus amigos, restaurar a ordem no reino e reclamar o seu Verdadeiro Amor.






CMSCG

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Direcção Regional das Comunidades promove reunião de trabalho na Graciosa



A Direcção Regional das Comunidades vai promover vários “Encontros de Trabalho”, de 18 a 29 de Novembro, em todas as ilhas dos Açores, com o objectivo de melhor servir o público-alvo deste Departamento do Governo dos Açores (Emigrantes, Emigrantes Regressados e Imigrantes) e potenciar os recursos existentes.

Com esta iniciativa a Direcção Regional das Comunidades pretende dar a conhecer, às várias entidades convidadas, as suas áreas de intervenção, bem como analisar a possibilidade de desenvolvimento e apoio de projectos conjuntos que visem contribuir para a qualidade de vida das populações migrantes.

Os “Encontros de Trabalho” têm início no dia 18, na ilha de São Miguel, pelas 16h00 (Laboratório Regional de Engenharia Civil); dia 19, em Santa Maria, pelas 16h00 (Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo); dia 22, pelas 18h30 (Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo); dia 23, em São Jorge, pelas 18h00 (Santa Casa da Misericórdia das Velas); dia 25, no Faial e no Pico, pelas 15h00 (Secretaria Regional da Agricultura e Florestas); dia 27, pelas 14h00, nas Flores e no Corvo, (Câmara Municipal de Santa Cruz) e no dia 29, na Graciosa, pelas 18h00 (Auditório do Centro Cultural).


GaCS/LFC

Concerto pelo Coro Infanto-juvenil de São Mateus



O Coro Infanto-juvenil de São Mateus actua no próximo dia 21 de Novembro, Domingo, no Centro Cultural da ilha Graciosa pelas 21h.

Este concerto é integrado na Temporada Musical 2010, promovido pela Câmara Municipal e a Academia Musical da Ilha Graciosa.


CMSCG

Campanha “SOS Cagarro” salvou este ano 3712 aves nos Açores




A campanha “SOS Cagarro”, que decorreu ao longo das últimas seis semanas, permitiu salvar nos Açores 3712 cagarros juvenis, anunciou hoje na Horta o Director Regional dos Assuntos do Mar.

A informação foi avançada por Frederico Cardigos na apresentação pública dos resultados finais desta campanha, uma cerimónia enquadrada nas comemorações nos Açores do Dia Nacional o Mar, que se celebra anualmente a 16 de Novembro.

Segundo referiu na ocasião, o balanço desta campanha, que decorreu entre 1 de Outubro e 15 de Novembro, “é extremamente positivo”, tanto mais que se sabe que os cagarros salvos naquele período nas diferentes ilhas são em maior número do que os 3712 salvamentos registados oficialmente.

Por ilhas, os maiores números de salvamentos registados ocorreram em S. Miguel, Pico e S. Jorge, e os menores na Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo. O número de cagarros mortos correspondeu, em média, a 7% das aves recolhidas.

Frederico Cardigos adiantou ainda que, na campanha de 2010, “houve uma participação bem mais enfática do que no ano passado”, tendo a mesma registado 1.244 colaboradores activos e o envolvimento de 140 empresas.

Como outros pontos positivos, o Director Regional dos Assuntos do Mar destacou um maior número de empresas que este ano aceitaram reduzir a iluminação pública durante a campanha e também o aumento do número de pessoas que se registaram nas brigadas nocturnas.

Para melhor proteger esta ave marinha, advogou também o aumento das áreas de nidificação, a redução da fauna predadora e a diminuição da iluminação costeira durante a campanha “SOS Cagarro”.

“Correu tudo extraordinariamente bem”, sintetizou Frederico Cardigos, e as “pequenas deficiências” que foram detectadas este ano nesta campanha que é emblemática para os Açores serão facilmente corrigidas no próximo ano.

Estimativas apontadas pelo Director Regional dos Assuntos do Mar indicam ainda que se nada fosse feito pelos cagarros nos Açores, a população daquela que é a maior pardela a nidificar no hemisfério Norte poderia diminuir em 30% até 2050.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve anualmente a campanha “SOS Cagarro” visando essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.

Iniciada em 1995, esta campanha desenvolve-se em duas vertentes – a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza – e tem como principal objectivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas
e na sua proximidade.

O cagarro, cuja subespécie borealis nidifica sobretudo nos Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Berlengas, é a ave marinha mais abundante nas ilhas açorianas.

Actualmente, existirão nos Açores entre 500.000 a 700.000 cagarros, entre os quais 188.000 casais reprodutores, correspondendo a cerca de 60 a 65% da população mundial da espécie (Calonectris diomedea) e a 75% da população mundial da subespécie (Calonectris diomedea borealis).



GaCS/FG

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dia Mundial da Diabetes comemorado este Domingo na Graciosa


Dia 14 de Novembro, Domingo, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Para assinalar este dia, o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e o Núcleo de Nutrição e Diabetes da Ilha Graciosa estão a promover várias actividades alusivas ao tema. Estas comemorações terminam a 14 de Novembro com a realização de uma palestra para o publico em geral, às 20h00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, com o tema: "Diabetes Hoje".


CMSCG

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Graciosa vai receber apoios destinados à habitação



A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social aprovou mais um pacote de apoios destinados à habitação, num investimento superior a 778 mil euros.

No âmbito do programa de apoio à recuperação de habitação degradada, o Governo investiu mais de 708 mil euros, tendo sido, ainda, concedido um montante superior a 69 mil euros, através do programa de apoio à construção e aquisição de habitação.

As verbas aprovadas vão abranger 44 famílias oriundas das ilhas do Pico, São Miguel, Terceira, São Jorge, Santa Maria e Graciosa.

Com esta iniciativa, o Governo dos Açores visa, mais uma vez, proporcionar às famílias melhores condições de habitabilidade e de segurança.


GaCS/SM

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O filme "O Escritor Fantasma" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 12



O filme "O Escritor Fantasma" será exibido no Centro Cultural da Graciosa esta, Sexta-feira, dia 12 de Novembro, pelas 21h.


País: França, Alemanha, Reino Unido
Género: Drama, Thriller
Duração: 128m
Classificação: M12
Realização: Roman Polanski Interpretação: Ewan McGregor, Jon Bernthal, Kim Cattrall, Pierce Brosnan, James Belushi, Timothy Hutton
Hora: 21h


Sinopse
Quando um escritor fantasma (Ewan McGregor) concorda em acabar as memórias do antigo Primeiro-Ministro Britânico, Adam Lang (Pierce Brosnan), o seu agente assegura-lhe que esta é a oportunidade da sua vida. Mas o projecto parece controverso logo ao início... O escritor viaja, a meio do Inverno, para uma casa com vista para o mar, numa ilha próxima da costa leste dos Estados Unidos, com o intuito de começar a trabalhar no projecto. Mas no dia seguinte à sua chegada, um antigo ministro acusa Lang de autorizar a captura ilegal de suspeitos terroristas e de os entregar à CIA para serem submetidos a tortura -um crime de guerra. A acusação traz uma multidão de repórteres e manifestantes à mansão da ilha onde Lang vive com a sua mulher, Ruth (Olivia Williams), e a sua assistente pessoal (e amante), Amelia (Kim Cattrall). À medida que o escritor vai avançando com o seu trabalho, começa também a descobrir pistas que apontam para uma ligação sinistra de Lang à CIA... e que, de alguma maneira, esta informação se encontra encoberta no manuscrito que lhe foi entregue.






CMSCG

Feira do Livro na Graciosa

De 16 de Novembro a 10 de Dezembro decorre a Feira do Livro na Biblioteca Municipal. De Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h.


A Feira do Livro tem o apoio da Livraria Adriano G. Figueiredo Herdeiros & Companhia Lda.


CMSCG

Lançamento do Livro "Crónicas Insulares" de Victor Rui Dores

No próximo dia 13 de Novembro, Sábado, haverá o lançamento do livro "Crónicas Insulares" de Victor Rui Dores na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa pelas 21h.


CMSCG

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Presidente do Governo Regional dos Açores em Exercício



O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, exerce a partir de amanhã as funções de Presidente do Governo Regional dos Açores em Exercício.

O Despacho da Presidência do Governo, subscrito por Carlos César, sublinha que Sérgio Ávila manter-se-á no desempenho daquelas funções até ao próximo dia 14 do corrente mês, durante a ausência da Região Autónoma do Chefe do Executivo Açoriano que se desloca a Istambul, na Turquia, para participar na reunião da Assembleia das Regiões da Europa.


GaCS/CM

Boletim Municipal - Especial Verão 2010


A Câmara Municipal da Ilha Graciosa elaborou o Boletim Municipal - Especial Verão 2010.


Este boletim mostra um pouco de todas as actividades relevantes que aconteceram durante o verão na nossa ilha, como é o caso do III Open Fotosub, II Rali Ilha Graciosa, festa do Sr. Santo Cristo dos Milagres e o programa da RTP1 Verão Total.


Veja aqui o Boletim Municipal - Especial Verão 2010


CMSCG

Palestra sobre a diabetes



No próximo dia 14 de Novembro, Domingo, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Para assinalar este dia, o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e o Núcleo de Nutrição e Diabetes da Ilha Graciosa estão a promover várias actividades alusivas ao tema.


Estas comemorações terminam a 14 de Novembro com a realização de uma palestra para o publico em geral, às 20h00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, com o tema: "Diabetes Hoje".


CMSCG

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ilha Graciosa vai ter Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica



A Directora Regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, celebrou hoje um protocolo de cooperação com diversas entidades, para a criação do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da ilha Graciosa.

A iniciativa, que vai, ainda, abranger as ilhas do Pico, São Jorge e Flores, insere-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, o qual prevê a criação de respostas organizadas em rede, ao nível de ilha ou de concelho, particularmente nas ilhas onde ainda não existem respostas especializadas para esta problemática.

Com a constituição destes pólos locais, Natércia Gaspar considera que “a Região está a fazer história” no âmbito das estratégias de prevenção e combate à violência doméstica.

“Na Região está a acontecer um movimento sem precedentes de co-responsabilização social e de tomada de consciência cívica relativamente à urgência de combater o fenómeno da violência doméstica, que para além de ser um crime, é um flagelo social, sobretudo para as vítimas, que são na sua maioria mulheres”, acrescentou.

Na ocasião, a Directora Regional apelou, ainda, à sociedade para a importância da denúncia de situações de violência, recordando que se trata de um crime público.

Aproveitando a cerimónia de assinatura do protocolo para a criação do Pólo Local na ilha Graciosa, Natércia Gaspar anunciou a implementação de Núcleos de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica naquela ilha, aos quais será associada uma valência de acolhimento de emergência para vítimas, num esforço conjunto entre o Governo dos Açores e o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz.

Recorde-se, ainda, que recentemente foi celebrado um protocolo com diversas entidades para a criação de um Pólo Local em Santa Maria.


GaCS/SM

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O filme "Jantar de Idiotas" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, 5 de Novembro


O filme "Jantar de Idiotas" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 5 de Novembro, pelas 21h.


País: U.S.A.
Género: Comédia
Duração: 114m
Classificação: M12
Realização: Jay Roach Interpretação: Steve Carell, Paul Rudd, Zach Galifianakis, Bruce Greenwood
Hora: 21h


Sinopse
Tim (Paul Rudd) é um executivo com grandes ambições de carreira que acaba de receber o seu primeiro convite para o "jantar de idiotas", um evento mensal, realizado na própria casa do seu patrão, que confere "direito à basófia" (e potencialmente mais) ao executivo que convidar o maior tótó . A noiva de Tim, Julie, acha tudo isto de muito mau gosto e ele concorda em não ir ao jantar, até dar de caras com Barry (Steve Carell) -um funcionário das finanças que dedica o seu tempo livre a construir elaborados dioramas com ratos embalsamados - e rapidamente percebe que descobriu o idiota de ouro...







CMSCG

71 Freguesias obtiveram o Galardão ECO Freguesia: freguesia limpa 2010 / A Graciosa foi a única ilha que não foi galardoada



Numa iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), decorreu de 14 de Janeiro a 30 de Setembro de 2010, o programa “ECO Freguesia: freguesia limpa”, ao qual se candidataram 112 Juntas de freguesia, abrangendo as 9 ilhas da Região Autónoma Açores.

O “ECO Freguesia: freguesia limpa” tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de freguesias em colaboração com as populações, nomeadamente na limpeza, remoção e destino final dos resíduos nos seus espaços públicos e com ela pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes. Às Autarquias competia desenvolver os procedimentos e tarefas necessários à classificação, remoção, transporte e entrega dos resíduos em destino final adequado, nomeadamente:

a) Incentivo ao voluntariado, solicitando-se o envolvimento da comunidade a fim de manter a freguesia limpa;

b) Retirada de resíduos do espaço público da freguesia podendo ser abrangidos os quintais, pastagens e terrenos baldios, entre outros;

c) Encaminhamento para destino final de resíduos sendo que os cidadãos, colectiva ou individualmente, fazem chegar à Junta de Freguesia a fim de serem acondicionados e classificados;

d) Saúde Pública, sensibilizar para as questões relacionadas com os roedores e a propagação de doenças.

A avaliação do trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia candidatas foi efectuado por um Júri, constituído por representante da SRAM, da Câmara Municipal do respectivo Concelho e das Organizações não Governamentais locais, na área do ambiente.

Assim, o galardão foi atribuído quando se verificou um claro empenho da Junta de Freguesia na limpeza do espaço público do seu território, demonstrado pela limpeza dos locais públicos, pela motivação dos proprietários dos terrenos privados, pela realização de acções de sensibilização e ainda, pela colaboração com outras entidades para a prossecução destas acções.

Neste contexto, foi atribuído o galardão EcoFreguesia a 71 das 112 freguesias inscritas, o que demonstra o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes, bem como a importância que uma gestão adequada dos resíduos contribui para o bem-estar das populações.
Lista das freguesias premiadas

A lista do número de vencedores por ilha pode ser consultada no Portal do GRA no endereço
http://www.residuos-azores.org/.


GaCS/SRAM

Concerto pela Orquestra da Filarmónica Recreio dos Artistas




A Orquestra da Filarmónica Recreio dos Artistas actua dia 7 de Novembro no Centro Cultural pelas 21h.


Um concerto integrado na Temporada Musical 2010, promovida pela Câmara Municipal e Academia Musical da Ilha Graciosa.


CMSCG

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Agenda cultural de Novembro do Museu da Graciosa



A agenda cultural da Direcção Regional da Cultura para o Museu da Graciosa apresenta duas exposições que estão patentes até ao próximo dia 10 de Novembro.

A decorrer no Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz está uma mostra sobre o acervo da actividade baleeira.

Já o moinho de vento das Fontes recebe uma exposição sobre o acervo relativo ao processo tradicional de trituração de cereais.

Ainda este mês, será concretizado um ateliê de informática, na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, que resulta da colaboração da referida associação com a Ecoteca da Graciosa, dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos meses anteriores.

Integrado na “Açores Temporada de Música 2010”, realiza-se amanhã, dia 3, pelas 21:30 horas, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, um recital de acordeão e violoncelo, com Mika Vayrynen no acordeão, e Jan-Erik Gustafsson no violoncelo.


GaCS/AMP/MG