sábado, 30 de outubro de 2010

Mais de 800 cagarros salvos



Desde o reforço das Brigadas Nocturnas da última segunda-feira, consequência do aumento significativo no número de cagarros detectados pelos Vigilantes da Natureza e alguns colaboradores durante o passado fim-de-semana, foram recolhidos cerca de 700 cagarros em apenas 4 noites em todo o arquipélago. Somados às poucas dezenas que tinham sido encontrados pontualmente um pouco por todas as ilhas ao longo da campanha desde 1 de Outubro, totalizam 818 cagarros salvos até ao momento na Campanha SOS Cagarro deste ano.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está empenhada em aumentar a participação pública e reduzir os níveis de mortalidade do cagarro. O Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, referiu que “Em termos de colaboração, é francamente animador o verificar o elevado nível de participação e com um empenho excepcional, seja de parceiros privados ou das diferentes instituições, mas há ainda que actuar no sentido de minimizar as situações de atropelamento, que continua a figurar como uma das principais ameaças aos cagarros juvenis que tentam o seu primeiro voo a partir das ilhas açorianas. Só este ano, já foram registados 67 cagarros mortos e vários feridos em todo o arquipélago.”

As medidas que foram tomadas este ano começam a revelar-se fulcrais para o sucesso da Campanha SOS Cagarro, nomeadamente a colaboração de diversas entidades que, a pedido da SRAM têm vindo a actuar na prevenção, ao reduzirem a intensidade luminosa em locais que foram identificados como problemáticos em anos anteriores. Várias destas entidades estão empenhadas na Campanha de forma exemplar e, para além de terem colaborado na redução luminosa, sugeriram que técnicos da SRAM trabalhassem em conjunto com as suas equipas para transmitir o conhecimento necessário para ganharem a capacidade de salvar cagarros autonomamente.

Para mais informações sobre o cagarro, sobre a campanha e sobre como participar escreva para cagarro@azores.gov.pt, consulte o site soscagarro.azores.gov.pt ou contacte o seu Serviço de Ambiente de Ilha.



GaCS/SF/SRAM

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O filme "Toy Story 3" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 29 de Outubro



O filme "Toy Story 3" será exibido no Centro Cultural esta Sexta-feira, dia 29, pelas 21h


País: EUA,
Género: Animação Aventura, Comédia
Duração: 103m Classificação: M6
Realização: Lee Unkrich
Interpretação: Tom Hanks, Michael Keaton, Joan Cusack, Whoopi Goldberg, Bonnie Hunt, Tim Allen, Don Rickles
Hora: 21h


Sinopse
Woody e Buzz já aceitaram que o seu dono Andy iria crescer um dia. Mas o que acontece quando esse dia chega? Nesta terceira aventura, Andy está de saída para a faculdade, deixando os seus fiéis brinquedos inquietos quanto ao futuro.







CMSCG

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Temporada de Música traz à Graciosa um dos maiores acordeonistas do mundo



No âmbito da Temporada de Música dos Açores, realizar-se-á na Ilha Graciosa um recital de acordeão e violoncelo, por Mika Väyrynen, e Jan-Erik Gustafsson.

Os concertos terão lugar no dia 3 de Novembro, no Centro Cultural da Graciosa, pelas 21h30 .

Mika Väyrynen, de nacionalidade finlandesa, é considerado um dos maiores acordeonistas do Mundo tendo terminado o seu doutoramento na Academia «Sibelius», em 1997. Venceu oito concursos, incluindo o primeiro prémio da Coupe Mondiale, em Lucerna, na Suíça, em 1989.

Em 2009, o acordeonista finlandês apresentou-se em concerto na ilha de São Miguel e na ilha Terceira através do III MúsicaAçores/Festival de Música Contemporânea. Desta vez fará três recitais com o violoncelista Jan-Erik Gustafsson, também de nacionalidade finlandesa, vencedor de vários concursos e com grande destaque no panorama internacional, dando concertos regulares nas principais salas europeias e dos EUA.

O programa, desde o século XVII ao século XX, apresenta obras de G. F. Händel, P. I. Tchaikovski, A. Scriabin, B. Bartók, A. Piazzolla, S. Gubaidulina, entre outros.

A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.



GaCS/DRaC

Hora muda domingo nos Açores



A chamada “hora de Inverno” entra em vigor nos Açores no próximo domingo, mantendo-se até finais de Março de 2011.

Na Região, a mudança da hora efectua-se atrasando os relógios em 60 minutos quando for uma hora da madrugada de domingo.



GaCS/FG

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sistema Regional de Informação sobre a Água já se encontra disponível para todo o arquipélago




No seguimento do lançamento do Sistema Regional de Informação sobre a Água (SRIA) para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Água, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), disponibiliza agora o acesso a informação no âmbito dos recursos hídricos relativa às restantes ilhas do arquipélago.

Através desta plataforma, acessível através do portal geográfico da SRAM (
http://sig.sram.azores.gov.pt/), passa a estar disponível informação de todas as ilhas dos Açores, informação de base sobre os recursos hídricos da Região, zonas de protecção às origens de água, zonas balneares, redes de monitorização hidrometeorológica, sistemas de abastecimento de águas e sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, estes últimos, provenientes do Inventário Nacional de Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais.

Adicionalmente, será disponibilizada gradualmente toda a rede de monitorização da quantidade e qualidade da água, bem como os títulos de utilização de recursos hídricos atribuídos na Região.



GaCS/SF/SRAM

Concerto do Grupo Choro Raspa de Tacho





O Grupo de Choro Raspa de Tacho, residente em Portugal, está em actividade desde o ano 2001. É integrado por músicos brasileiros que vivem e tocam há já longos anos em Lisboa – Gabriel Godoi e Tércio Borges – e por músicos portugueses com grande paixão pelos sons do Brasil – João Vaz e João Fião. No repertório estão presentes os grandes clássicos do choro, lado a lado com temas originais compostos pelos membros do grupo.

Tércio Borges – cavaquinho
João Vaz – saxofone
Gabriel Godoi – violão 7 cordas
João Fião – percussão


Um concerto promovido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa a não perder no próximo dia 30, pelas 21h30 no Centro Cultural.









CMSCG

Brigadas SOS Cagarro saem para a rua



Como resultado do incremento acentuado de cagarros encontrados nas estradas durante o fim-de-semana passado, principalmente nas “Ilhas do Triângulo”, as brigadas nocturnas da Campanha SOS Cagarro vão iniciar-se em força já a partir desta noite em várias ilhas do arquipélago.

Desde o início da Campanha (a 1 de Outubro) e até à passada 6ª feira, dia 22 de Outubro, tinham sido registados apenas 35 cagarros. Estes cagarros tinham sido contabilizados na sua maioria pelos vigilantes da natureza e alguns colaboradores que, ao longo destas primeiras semanas de campanha, saíram regularmente em patrulha de modo a monitorizar a saída dos cagarros dos ninhos. Durante o fim-de-semana, os registos mais que duplicaram, tendo sido salvos nos últimos 2 dias mais de cinquenta cagarros. Face a este aumento súbito, alguns dos Serviços de Ambiente de ilha consideram estar no momento de iniciar o período de inclusão de colaboradores e voluntários nas acções de patrulha, já que os números encontrados justificam a participação de grupos organizados. Informação sobre as brigadas da Campanha SOS Cagarro e como participar será permanentemente actualizada no site oficial da Campanha SOS Cagarro.

O Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, apelou à prudência dos condutores já que “durante o fim-de-semana, as ilhas do Pico e São Jorge registaram 19 cagarros mortos, atribuindo-se como principal causa a morte por atropelamento. Assim, volto a apelar à atenção dos automobilistas, especialmente quando circularem à noite em estradas costeiras.”

Para qualquer esclarecimento adicional, consultar o site da Campanha em
soscagarro.azores.gov.pt, escrever para cagarro@azores.gov.pt ou contactar os Serviços de Ambiente da sua ilha.



GaCS/DRAM

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Apoio para a realização da Feira Agrícola da Ilha Graciosa



O Governo dos Açores atribuiu à Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo um subsídio no valor de 55.000 euros para apoiar a realização das Feiras Agrícolas e de Actividades Económicas nas ilhas da Graciosa e Terceira

Concedido por portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, este apoio visa “assegurar a logística da exposição, dos concursos, da dinamização e da divulgação agrícola, pecuária, agro-alimentar e do agro-comércio”.

O Secretário Regional justifica a atribuição deste apoio com “a importância das actividades económicas” desenvolvidas pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, “promovendo a interactividade entre o agro-comércio, o agro-alimentar e a base da produção agrícola e da pecuária”.

Alega ainda que actividades como estas permitem “impulsionar a divulgação e a publicitação, bem como um maior domínio do incremento económico, visando a melhoria das produções agrárias e a mobilização das comunidades locais e exteriores a favor dos produtos regionais”.


GaCS/HO/FG

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Governo promove acções de sensibilização sobre Violência de Género



As direcções regionais da Educação e Formação e da Igualdade de Oportunidades e os centros de formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria e da Terceira, São Jorge e Graciosa promovem entre os dias 25 a 28 deste mês, nas ilhas de São Miguel e Terceira, várias acções de sensibilização sobre violência de género.

Inserido no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, o evento arranca em Ponta Delgada, no dia 25 deste mês, às 9 horas, e prolonga-se até ao dia seguinte, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, sendo que a mesma iniciativa decorre nos dias 27 e 28 deste mês, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

As acções de sensibilização serão ministradas por Elena Ayllón Alonso, da Faculdade de Psicologia da Universidade Complutense de Madrid, e destinam-se a docentes do 1º, 2º e 3º ciclos e a outros agentes educativos.

Os eventos terão como duração 15 horas e consistem numa proposta de intervenção para prevenir as acções violentas entre indivíduos do sexo masculino e feminino a partir da melhoria da qualidade das primeiras relações, no início da puberdade.


GaCS/SM

Projecto itinerante promove divulgação da Astronomia nas escolas do arquipélago



O Observatório Astronómico de Santana (OASA), um dos seis centros de Ciência promovidos pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, está a desenvolver um projecto itinerante de divulgação da Astronomia pelo arquipélago dos Açores,

Esta iniciativa pretende levar, de uma forma interactiva e didáctica, o ensino da Astronomia a várias escolas em todas as ilhas dos Açores, no decorrer do ano de 2010.

Apesar das visitas terem como enfoque o público escolar, são também realizadas observações nocturnas dirigidas às populações locais e, assim, divulgar a Astronomia junto de quem normalmente não têm acesso a estes meios técnicos.

A contemplação dos astros, através da observação da Lua, de planetas e constelações, tem atraído dezenas de pessoas às sessões promovidas pelo OASA. Este projecto itinerante iniciou em Fevereiro deste ano e já foram visitadas as ilhas de S. Maria, Faial, Corvo, e a Vila do Nordeste em São Miguel.

Este mês de Outubro o planetário móvel, telescópios e outros equipamentos do OASA percorreram as ilhas de S. Jorge e Pico, ilha onde terminam hoje as actividades. Até ao final do ano o Centro de Ciência dos Açores dedicado à Astronomia visita ainda as ilhas da Graciosa, Terceira e Flores.

Esta iniciativa é financiada pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da medida M4.2.3 - Apoio à realização de eventos para a divulgação científica e tecnológica, e representa um investimento total de cerca de dezasseis mil euros, nomeadamente para a deslocação de dois técnicos do OASA e dos respectivos equipamentos necessários, conseguidos através de uma candidatura espontânea apresentada à Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Desde o inicio do ano até ao mês de Agosto visitaram cerca de mil e quinhentas pessoas participaram das actividades desenvolvidas no decorrer deste projecto.

No período entre 30 de Julho de 2009 e 28 de Julho de 2010, visitaram o Observatório Astronómico de Santana, na Ribeira Grande, perto de doze mil e quinhentas pessoas, 85 por cento destas visitas realizadas fora do recinto do observatório, ou seja, referentes a deslocações a diversas escolas e eventos da região. Do número total de visitas, 60 por cento foram feitas através de marcações, sendo as restantes visitas espontâneas, que ocorreram principalmente em observações nocturnas e eventos promovidos no OASA.


GaCS/VS

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O filme "Cartas para Julieta" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 22 de Outubro



O filme "Cartas para Julieta" será exibido no Centro Cultural esta Sexta-feira, dia 22 de Outubro, pelas 21h.


País: E.U.A.
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 105m
Classificação: M12
Realização: Gary Winick
Interpretação: Amanda Seyfried, Marcia DeBonis, Gael García Bernal, Vanessa Redgrave
Hora: 21h


Sinopse
Uma jovem americana (Amanda Seyfried) viaja até à cidade de Verona (de onde é originária a desafortunada Julieta Capuleto, da conhecida história Romeu e Julieta) e decide aderir a um grupo de voluntários que respondem a cartas endereçadas a Julieta, dando conselhos amorosos aos seus remetentes. Quando responde a uma carta datada de 1957, ela inspira a sua autora (Vanessa Redgrave) a viajar até Itália, em busca da sua paixão perdida, acabando por desencadear uma série de ocorrências que trará amor às suas vidas... mais do que alguma vez imaginaram.







CMSCG

Benção do Relvado Sintético do Campo Municipal da Luz



A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que no próximo dia 23 de Outubro, este Sábado, haverá a benção do Relvado Sintético do Campo Municipal da Luz após o jogo de futebol entre o G. D. Luzense e o Graciosa F.C. que se realiza às 15h30.




CMSCG

Concerto de Jazz com Robert Glasper Trio



No próximo dia 28 de Outubro, Quinta-feira, o Centro Cultural recebe o Festival Jazzores pelas 21h30 com o concerto de Robert Glasper Trio.


Robert Glasper é descrito como um dos melhores pianistas da sua geração. Influenciado pelo hip hop, o gospel e pela música experimental, Glasper evoca o melhor do jazz.


O Festival Jazzores está integrado no Programa dos Açores, Região Europeia 2010


CMSCG

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lançamento do livro "Inventário do Património Imóvel dos Açores. Graciosa. Santa Cruz"



Na sequência do projecto do Inventário do Património Imóvel dos Açores realizado pelo Instituto Açoriano de Cultura, no âmbito de um contrato firmado com o Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, concretiza-se a publicação de um novo livro sobre o Património Imóvel de Santa Cruz da Graciosa, que será apresentado no próximo dia 22 de Outubro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal daquele Concelho.


Como já vem sendo habitual, a apresentação contará com uma conferência sobre o património imóvel do Concelho alvo da publicação, que será proferida pelo consultor do Projecto do Inventário do Património Imóvel dos Açores, Arquitecto João Vieira Caldas.


Com a publicação deste livro – o décimo primeiro da colecção do Inventário do Património Imóvel dos Açores (depois dos de São Roque, Lajes e Madalena da ilha do Pico, de Vila Nova do Corvo, da Horta, da Praia da Vitória, de Vila do Porto, Lajes das Flores, Ribeira Grande e Santa Cruz das Flores) – ficam agora registados e acessíveis ao público em geral os elementos referentes às 166 espécies inventariadas que representam o significativo património arquitectónico deste concelho de Santa Cruz da Graciosa.


O livro, com cerca de 300 páginas, para além de integrar um texto metodológico sobre o projecto, contém ainda textos de Susana Goulart Costa sobre o enquadramento histórico daquele concelho («Graciosa - A Ilha Esquecida»), de José Manuel Fernandes sobre a evolução da estrutura urbana da vila («Santa Cruz da Graciosa, o Concelho – Aspectos do Urbanismo e da Arquitectura»), de Jorge Augusto Paulus Bruno sobre «Arquitectura da Água – na Ilha Graciosa» e de João Vieira Caldas sobre «A Casa da Graciosa». São ainda publicados 12 mapas com a localização genérica dos 166 casos inventariados, as suas respectivas fichas descritivas e um pequeno glossário.


Fonte: CMSCG

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Convite para a apresentação do livro Inventário Imóvel dos Açores. Graciosa. Santa Cruz



O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa convida toda a população para a apresentação do livro "Inventário do Património Imóvel dos Açores. Graciosa. Santa Cruz", durante a qual será proferida uma conferência sobre o tema pelo Arquitecto João Vieira Caldas, que terá lugar no próximo dia 22 de Outubro, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal.


CMSCG

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Direcção Regional dos Assuntos do Mar alerta para a necessidade de salvar os cagarros



O esforço para preservar o cagarro, uma espécie protegida que nidifica nos Açores, continua, através da organização de brigadas nocturnas com o objectivo de salvar as aves que sejam encontradas em risco.

Nesta altura do ano, os cagarros juvenis abandonam os ninhos pela primeira vez, e são muitas vezes atraídos pela luz, sendo encontrados junto às estradas.

“Segundo os investigadores da Universidade dos Açores, apesar de poder haver alguma surpresa, o máximo número de aves que abandona os ninhos pela primeira vez deverá ocorrer no final da próxima semana”, garantiu o Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos.

Desta forma, em todas as ilhas, os vigilantes da natureza estão a analisar, no terreno, se os cagarros já estão a sair dos ninhos, para que as brigadas nocturnas comecem a actuar.

Desde o dia 1 de Outubro, data em que se iniciou a “Campanha SOS Cagarro 2010” ainda não se registou nenhuma ave morta, o que para Frederico Cardigos pode ser explicado por os animais ainda não terem começado a sair massivamente, mas também porque “há um conjunto de entidades incluindo autarquias, EDA, portos e aeroportos, entre outros, que estão a fazer um real esforço de contenção de iluminação”.

Para além destes, o Director Regional afirma haver inúmeras entidades que contribuem para esta acção: “é já impossível, como felizmente acontece todos os anos, nomear todos os que contribuem para esta campanha, mas, para além da Administração Regional, estão envolvidos genericamente os escuteiros, as associações de bombeiros, as escolas, as organizações não governamentais para o ambiente, diversas empresas privadas, as Brigadas SEPNA da Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e, principalmente, centenas de voluntários anónimos”.

Desta forma, é feito um apelo para que a população adiria à iniciativa e que para isso contacte os Serviços de Ambiente da sua ilha para saber mais informações, e poder participar.

No entanto, qualquer pessoa, mesmo não fazendo parte de uma brigada nocturna pode, caso encontre uma destas aves em risco, entregá-la num local de recepção.

Na ilha Terceira, a GNR, a Policia Marítima, os bombeiros de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, os armazéns da Culturangra, os “Securitas” no Porto Pipas e também os Serviços de Ambiente de Ilha, são os locais que recebem estes animais.

Em São Jorge, podem-se entregar nos quartéis de bombeiros, na PSP da Calheta e das Velas, na GNR e na Polícia e Delegação Marítima.

Em São Miguel todos os postos da PSP aderiram a esta campanha.

Na ilha do Pico, as aves podem ser entregues em todos os quartéis de bombeiros.

Na Graciosa, a entrega pode ser feita nos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, na PSP de Santa Cruz, na GNR, na Polícia Marítima, e nos Serviços de Ambiente de Ilha.

Nas Flores, as aves podem ser entregues aos Serviços de Ambiente de Ilha, ao Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e também contactando o vigilante da natureza.

Em Santa Maria, o Serviço de Ambiente de Ilha e as EB1/JI de Almagreira e EB1/JI Sol Nascente são os locais onde podem ser entregues os cagarros resgatados, e também contactando o vigilante da natureza de Santa Maria.

Os Serviços de Ambiente estão também a organizar diversas acções de sensibilização nas escolas do arquipélago, para alertar as crianças e jovens para a importância de salvar esta espécie.

No sítio da internet
http://www.soscagarro.azores.gov.pt/ e também no endereço electrónico cagarro@azores.gov.pt e no Serviço de Ambiente de qualquer ilha, serão disponibilizadas mais informações sobre esta iniciativa.



GaCS/AMP/DRAM

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Governo dos Açores vai aumentar o Complemento Regional de Pensão



O Governo dos Açores vai “adoptar os procedimentos tendentes ao aumento, em 2011, do Complemento Regional de Pensão num valor equivalente ao dobro da inflação que vier a ser apurada relativamente a 2010”.

O anúncio foi feito hoje pelo Secretário Regional da Presidência, ao apresentar o comunicado da reunião do Conselho do Governo, que teve lugar esta semana na ilha das Flores.

Segundo referiu André Bradford, esta decisão enquadra-se no âmbito das medidas já anunciada de compensação às famílias açorianas e tem como pano de fundo “um conjunto de medidas sociais restritivas que se perfilam no plano nacional”.

Conforme foi anunciado na ocasião, o Executivo de Carlos César irá “reformular” também o Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens, “afectando-o preferencialmente e em maior montante, para além dos casos dos 1º, 2º e 3º escalões, a desempregados que tenham perdido o direito ao subsídio de desemprego”.


GaCS/FG

Governo dos Açores avança com dispensa de medicamentos em unidose nas farmácias hospitalares



O Governo dos Açores vai avançar com o projecto de dispensa de medicamentos em unidose pelas farmácias hospitalares do Serviço Regional de Saúde.

A intenção consta de uma proposta de Decreto Legislativo Regional que o Conselho do Governo aprovou esta semana, durante a visita estatutária que efectuou às Flores.

O comunicado final da reunião, hoje apresentado pelo Secretário Regional da Presidência, adianta que a ideia é “reduzir a despesa suportada pelos utentes, mediante a disponibilização da quantidade de medicamentos ajustada ao tratamento prescrito”.

Com esta iniciativa, adiantou André Bradford, pretende-se também “atenuar o desperdício de medicamentos resultante da inadequação das embalagens aos tempos de tratamento, permitindo igualmente diminuir as despesas suportadas pelo serviço regional de saúde”.

Na mesma reunião, o Executivo aprovou ainda um novo regime jurídico regional para as farmácias, “atendendo às alterações ocorridas a nível nacional e às especificidades da realidade regional”.

O novo enquadramento legal “estabelece regras quanto à propriedade das farmácias, direcção técnica, quadros de pessoal, regime de licenciamento e condições de venda de medicamentos, entre outros aspectos relativos à actividade farmacêutica, como seja o princípio da venda em dose única também nas farmácias privadas”.


GaCS/FG

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O filme "Flor do Deserto" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 15 de Outubro



O filme "Flor do Deserto" será exibido esta Sexta-feira, dia 15 de Outubro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h.



País: Reino Unido, Alemanha, Áustria
Género: Drama
Duração: 120m
Classificação: M12
Realização: Sherry Horman
Interpretação: Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Timothy Spall
Hora: 21h



Sinopse
Como num conto de fadas, Waris Dirie, nascida na Somália, tornou-se uma das top-models internacionais mais desejadas. Nascida numa família de pastores nómadas, o fascinante percurso de Waris haveria de a levar dos desertos do nordeste africano às mais prestigiadas passadeiras e revistas de moda de todo o mundo. Aos 13 anos, Waris fugiu de um casamento forçado e percorreu sozinha o deserto durante vários dias até chegar à capital, Mogadishu. Uns parentes enviaram-na rapidamente para Londres, onde serviu como criada na embaixada do seu país, onde passou o resto da adolescência sem qualquer estudos.
Confrontada com a ameaça de regressar a uma Somália devastada pela guerra, Waris vê-se sem casa e sem papéis. Será uma amiga a dar-lhe abrigo. E é quando trabalha num restaurante de fast food que é descoberta pelo fotógrafo de estrelas Terry Donaldson. Logo de seguida, uma ambiciosa agente guia-a no caminho para se tornar modelo. Mas por detrás da fachada de glamour da nova vida de Waris esconde-se um destino terrível. Apesar do seu sucesso, carrega para sempre o peso de um violento segredo de infância.









CMSCG

Governo Regional vai aumentar complementos de abono de família e de pensão




Vão ser reformulados o complemento açoriano do abono de família e o complemento regional de pensão.

Quem o anunciou foi o Presidente do Governo dos Açores, que acrescentou ser intenção do Governo, nos dois casos, ajudar as famílias a enfrentar as dificuldades provocadas pela actual conjuntura económica.

Segundo Carlos César, o complemento regional de pensão, o chamado “cheque pequenino”, será este ano aumentado em, pelo menos, o dobro da inflação, constituindo uma das medidas que o Governo vai incluir no Orçamento para 2011.

Como explicou o governante, esses aumentos só serão possíveis graças à boa gestão das finanças públicas regionais, que faz da região “a entidade pública, entre todas as autarquias, institutos, empresas públicas e governos que paga mais depressa aos seus fornecedores e às empresas.”

Para o Presidente do Governo, o pior que pode acontecer nos Açores é “queremos fazer tudo, encher a barriga de promessas, encomendarmos, adjudicarmos, mandarmos construir e, depois, não termos dinheiro para pagar”, perigo ao qual disse ter-se já referido por diversas vezes e alertado, inclusive, autarquias locais.

A propósito de autarquias, Carlos César afirmou que nos últimos anos tem sido possível consolidar a sua autonomia e as suas capacidades, havendo hoje, sobretudo nas Câmaras municipais, parceiros mais fortes, para também elas poderem desenvolver investimentos de maior vulto e de maior utilidade.

“Nestes últimos quatro anos, as câmaras municipais dos Açores receberam, do Governo da República, mais 24 milhões de euros do que antes recebiam; têm mais fundos provenientes do Governo da República e menos competências do que as autarquias do continente; dispõem de fundos comunitários expressamente cativados pelo Governo Regional para uso exclusivo das autarquias locais, no valor de quase duzentos milhões de euros, enquanto as autarquias locais do continente não têm valores nem fundos comunitários alocados á sua actividade e têm de concorrer caso a caso”, sublinhou.

Por outro lado, se forem comparadas as transferências anuais para as autarquias açorianas com as feitas para as autarquias continentais, verifica-se que as transferências para os Açores são, normalmente, quinze vezes superiores, por aí se dando conta “da colaboração, do valor, da quantidade e da qualidade do nosso apoio às autarquias nos Açores.”

Realçando a vantagem de trabalhar em cooperação, “de remar no mesmo sentido” – de que deu alguns exemplos, até com câmaras de partidos diferentes – o Presidente do Governo lamentou, no entanto, haver “umas câmaras mais empedernidas, mais difíceis, mais ciosas, que atrapalham muita coisa e que gostam de atrapalhar muito o Governo Regional.”

A Carlos César o que interessa é trabalhar para bem dos açorianos, como reafirmou, para logo frisar que são muitas as áreas em que é importante investir, como, por exemplo, na condição ambiental das nossas ilhas, há pouco tempo apontadas como uma das Sete Maravilhas de Portugal, num momento que projectou a região no exterior.

Para que esse investimento possa acontecer é imprescindível, como repetiu, continuar a cuidar bem das finanças públicas e, assim, fomentar o crescimento, dinamizar a actividade económica, levar o progresso a todas as ilhas e ajudar as famílias em dificuldades.

Sendo o contexto actual de crise internacional, originando no país medidas como as que têm sido anunciadas, o Presidente do Governo frisou que tem sido, a esse respeito, muito claro, quer na região, quer na interlocução que tem mantido com o Governo da República.

“Nós, nos Açores, somos portugueses como os outros e sabemos que, por isso mesmo, vamos ter as mesmas medidas aplicadas aos outros. Mas o Governo Regional quer garantir dois aspectos essenciais: um deles é que o Governo da República respeite a Lei de Finanças das Regiões Autónomas – nós exigimos que seja cumprida e não seja suspensa, nesta, como em qualquer outra, circunstância difícil – e nós entendemos também que é nossa obrigação colectiva contribuir em outras áreas que possam ajudar o país a recuperar e a retomara o equilíbrio das suas finanças”, acentuou.

Carlos César falava no decorrer da cerimónia de inauguração, a que presidiu, da nova sede da Junta de Freguesia da Caveira, em Santa Cruz das Flores, uma obra de 167 mil euros custada, em partes semelhantes, pelo Governo Regional e pela Câmara Municipal daquele concelho.



GaCS/CT

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Concerto pela Sociedade Filarmónica União Praiense


A Sociedade Filarmónica União Praiense actuará no dia 16 de Outubro (Sábado) no Centro Cultural da ilha Graciosa pelas 21h. Este concerto é integrado na Temporada Musical 2010, promovido pela Câmara Municipal e a Academia Musical da Ilha Graciosa.



CMSCG

sábado, 9 de outubro de 2010

Protecção Civil - Aviso de mau tempo




O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa, que segundo o Instituto de Meteorologia, na sequência do comunicado anterior, prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 00:00h de 10/10/2010 e as 09:00h de 10/10/2010:
Precipitação com chuva por vezes forte
No período entre as 07:00h de 09/10/2010 e as 00:00h de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 4 a 5 metros.

Para o Grupo Central:
No período entre as 03:00h de 10/10/2010 e as 15:00h de 10/10/2010:
Precipitação com chuva por vezes forte
No período entre as 07:00h de 09/10/2010 e as 03:00h de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 4 a 5 metros.

Para o Grupo Oriental:
No período entre as 07:00h de 09/10/2010 e as 05:00h de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 4 a 5 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

GaCS/SRPCBA


GaCS/SRPCBA

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Graciosa vai ter Pólo de Prevenção e Combate à Violência Doméstica




O Governo dos Açores vai implementar nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Pico, S. Jorge e Flores Pólos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.

A iniciativa insere-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, o qual prevê a criação de respostas organizadas em rede, ao nível de ilha ou de concelho, particularmente nas ilhas onde ainda não existem respostas especializadas para esta problemática.

Com vista à sua concretização, a Directora Regional da Igualdade de Oportunidade, em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, celebrou hoje um protocolo de cooperação com diversas entidades, para a criação do primeiro Pólo Local, que terá lugar em Santa Maria.

Assegurar uma resposta imediata de suporte às vítimas, em cada ilha, numa lógica de co-responsabilização de todas as entidades intervenientes, nas diferentes dimensões do fenómeno da violência doméstica, recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência doméstica, identificar e qualificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas às problemáticas aferidas são alguns dos objectivos destes novos instrumentos de apoio.

Estes pólos congregam entidades públicas e privadas locais, com intervenção directa e indirecta na problemática, na medida em que pela sua proximidade às populações se configuram como agentes privilegiados para prevenir e impulsionar a mudança face ao fenómeno da violência doméstica, esclareceu a Directora Regional.

Segundo adiantou, desde Março, altura em que, o Governo dos Açores aprovou o Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, foram realizadas parcerias com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com a Direcção-Geral de Reinserção Social, com o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e diversas Acções de Formação com o objectivo de qualificar os diferentes profissionais com intervenção no fenómeno nas várias ilhas, onde serão implementados os Pólos Locais, abrangendo até ao momento cerca de 150 profissionais.

Durante este processo foram, ainda, envolvidas e auscultadas 80 entidades públicas e privadas da Região, entre as quais, os Centros de Saúde, instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, PSP e GNR.

“Podemos afirmar hoje, sem complexos, que a Região está agora melhor preparada, do ponto de vista da habilitação dos diferentes profissionais, da consciência das diferentes entidades para a necessidade de um trabalho sério de parceria e em Rede em torno do fenómeno da violência doméstica”, realçou Natércia Gaspar.

Para a Directora Regional, a criação destes pólos locais nas diferentes ilhas “é a melhor resposta que podemos dar a quem, com motivações políticas, critica de forma gratuita, esquecendo-se que este fenómeno não é uma batalha política, é um problema real que afecta maioritariamente mulheres e crianças a quem todos temos que proteger e dar segurança e isso é dever de todos. Se nesta matéria existe alguma batalha é a do respeito pelos direitos e dignidade das mulheres e seus filhos ou filhas!”.

Outra das novidades avançadas por Natércia Gaspar consiste na “criação de estruturas de suporte para que os objectivos dos Pólos sejam conseguidos”.

É neste sentido, que o Governo, em parceria com IPSS e Misericórdias nas diferentes ilhas, vai apoiar, a implementação de Núcleos de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, que terão associados uma valência de acolhimento de emergência para vítimas, num esforço conjunto, entre o Governo e as diversas entidades, de rentabilização dos recursos e valências já existentes.

Assim no próximo ano, as ilhas Santa Maria, Graciosa, Pico, S. Jorge e Flores vão dispor, também, de Núcleos de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e duma valência de acolhimento de emergência onde “as vítimas poderão permanecer enquanto reflectem e avaliam o seu projecto de vida com o devido suporte psico-social”, destacou.

Em simultâneo, e para facilitar o processo de autonomização das vítimas, vai ser alargado a todas as ilhas da Região o Programa de Suporte Económico e Social de apoio às mesmas, que funcionou apenas este ano em S. Miguel e tem como destinatárias todas as vítimas que queiram efectivamente alterar o seu projecto de vida e romper com os ciclos de violência.

Ainda com o objectivo de aumentar a protecção e a segurança das vítimas, a Directora Regional recordou que o serviço de tele-assistência a vítimas de violência doméstica vai ser efectivado na Região, estando o Governo a encetar todas as medidas necessárias para que este sistema seja implementado até ao final do ano, inicialmente, e numa fase de experimentação, em Ponta Delgada.


GaCS\FA/SM

Concerto pelos Sonâmbulos



Os Sonâmbulos actuam hoje, dia 9 de Outubro, pelas 21h no Centro Cultural da Ilha Graciosa.


Este concerto é integrado na Temporada Musical 2010, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Academia Musical da Ilha Graciosa.



CMSCG

Protecção Civil: aviso de mau tempo



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, na sequência do comunicado anterior prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 08 horas de 08/10/2010 e as 12 de 09/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros.

Para o Grupo Central:
No período entre as 08 horas de 08/10/2010 e as 12 de 09/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros,
No período entre as 08 horas de 08/10/2010 e as 00:00 de 09/10/2010:
Vento de noroeste (NW) com velocidade média e rajada máxima entre 65 km/k e 74 km/h.

Para o Grupo Oriental:
No período entre as 07 horas de 08/10/2010 e as 12 de 09/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/FA/SRPCBA

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Três em Lua de Mel

Devido à grande afluência de pessoas na estreia da peça "Três em Lua de Mel" esta será apresentada novamente no próximo domingo, dia 10 de Outubro, pelo grupo de teatro "A Semente" pelas 21h no Centro Cultural. Esta actividade é promovida pela Câmara Municipal, Direcção Regional da Cultura, Museu da Graciosa e Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Graciosa.



CMSCG

Recuperação da instalação eléctrica e do sistema de iluminação da Furna do Enxofre da ilha Graciosa




Ficou concluída esta semana a substituição da instalação eléctrica e do sistema de iluminação interior da torre de acesso e da Furna do Enxofre da ilha Graciosa.

Promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a empreitada, agora concluída, insere-se num conjunto mais vasto de intervenções que visam melhorar as condições de visitação a Furna do Enxofre, enquanto principal ponto de atracção turística da ilha Graciosa.

De referir que já estão a decorrer os procedimentos para a realização da empreitada reabilitação dos espaços exteriores, que irá permitir a melhoria dos acessos ao Centro de Visitantes e Furna do Enxofre.

Desde a inauguração do Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, em Abril do corrente ano, já foram contabilizados cerca de 2.200 visitantes, apesar de no período estival a descida à furna ter estado condicionada devido à frequente elevada concentração de dióxido de carbono no seu interior.

Ostentando a maior cúpula vulcânica da Europa, a Furna do Enxofre insere-se no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, do Parque Natural da ilha, tendo ainda recentemente sido finalista das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.


GaCS/FA/SRAM

O filme "Dia e Noite" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 8 de Outubro


O filme "Dia e Noite" será exibido esta Sexta-feira, dia 8 de Outubro, no Centro Cultural da Graciosa, pelas 21h.


País: E.U.A
Género: Acção, Comédia
Duração: 109m
Classificação: M12
Realização: James Mangold
Interpretação: Tom Cruise, Cameron Diaz, Maggie Grace, Peter Sarsgaard, Marc Blucas, Viola Davis
Hora: 21h


Sinopse
Tom Cruise é um agente secreto enviado numa missão que nunca foi suposto terminar e Cameron Diaz é uma mulher apanhada desprevenida entre o agente e aqueles que ele afirma terem-lhe armado uma cilada. À medida que a sua aventura mundial irrompe num labirinto de encruzilhadas, falsas identidades e fugas impossíveis, acabam por chegar à conclusão de que só podem contar um com o outro.







CMSCG

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Protecção Civil: aviso de mau tempo



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, na sequência do comunicado anterior prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
No período entre as 03 horas de 07/10/2010 e as 09 horas de 08/10/2010:
Vento de noroeste (NW) com velocidade média e rajada máxima entre 65 Km/h e 74 Km/h.
No período entre as 06 horas de 07/10/2010 e as 00 horas de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros.

Para o Grupo Central:
No período entre as 06 horas de 07/10/2010 e as 06 horas de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros.
No período entre as 07 horas de 07/10/2010 e as 08 horas de 08/10/2010:
Vento de noroeste (NW) com velocidade média e rajada máxima entre 65 Km/h e 74 Km/h.

Para o Grupo Oriental:
No período entre as 12 horas de 07/10/2010 e as 12 horas de 10/10/2010:
Agitação marítima com ondas de noroeste (NW) de 5 a 7 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/SRPCBA

sábado, 2 de outubro de 2010

Coro da Matriz de Santa Cruz em digressão pelo País



O coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa está em digressão pelo Norte do País até ao próximo dia 6, com o apoio do Governo dos Açores, onde vai realizar três concertos.

O primeiro é esta noite em Espinho e os outros dois no dia 5, em Vila Verde. Esta digressão insere-se num intercâmbio sócio-cultural que este coro concretiza com o Orfeão de Espinho e com o Coro de Vila Verde. O repertório do Coro da Matriz é constituído essencialmente por canções e músicas açorianas. Sob a direcção do maestro Ricardo Oliveira, o grupo, que integra 34 elementos, será acompanhado pelo Quarteto Tradicional de Cordas da Ilha Terceira. Ao longo da sua existência, o coro da Matriz apresenta-se com grande frequência na ilha Graciosa e no exterior já actuou em Lisboa, Santarém, Coimbra, Leiria, Porto, Guimarães, Viana do Castelo e em Espanha. Na Graciosa já recebeu vários coros portugueses e também estrangeiros, nomeadamente de Espanha e do Brasil.

A presente digressão conta também com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de freguesia de Santa Cruz.




GaCS/FA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bandas da Graciosa, dos Açores e de todo o País tocam o Hino Nacional à mesma hora no dia 5 de Outubro



A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República convidou todas as bandas filarmónicas portuguesas, para festejarem os 100 anos da implantação da República Portuguesa.

No dia 5 de Outubro de 2010, pelas 9h30 (hora dos Açores), as bandas que aderirem a esta iniciativa tocarão o Hino Nacional em uníssono, acompanhando o hastear da bandeira nacional.

A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, associou-se a este projecto, relevando o significado desta iniciativa como celebração da implantação da República Portuguesa e a importância que as filarmónicas representam na dinâmica cultural dos Açores.

Muitas das bandas filarmónicas dos Açores já confirmaram a sua presença para actuarem nas respectivas ilhas, junto à sede da filarmónica, Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, unindo os açorianos ao coro que mobilizará Portugal inteiro, através do Hino Nacional.

Até agora está confirmada a participação das seguintes bandas filarmónicas dos Açores:
Banda Recreio Espirituense (Santa Maria) Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Pico da Pedra, Filarmónica Minerva dos Ginetes, Filarmónica Imaculada Conceição, Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, Filarmónica União Progressista de Vila Franca do Campo, Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira, Banda União dos Amigos das Capelas, Sociedade Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios e Filarmónica Eco Edificante (S. Miguel).

Da Terceira estão inscritas a Filarmónica Nossa Senhora das Mercês, Filarmónica Recreio de Santa Bárbara, Filarmónica União Praiense, Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva e Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas.

Em São Jorge participam a Sociedade Filarmónica Recreio Terreirense, a Sociedade Filarmónica Recreio e Progresso Lavradores de Santo Antão, a Sociedade Filarmónica Recreio de S. Lázaro e a Sociedade Filarmónica Recreio Topense.

Da Graciosa: Filarmónica União Progresso de Guadalupe e Filarmónica Recreio dos Artistas. Do Pico: Sociedade Filarmónica Liberdade Lajense Sociedade Filarmónica Lira Madalense, Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense, Filarmónica Liberdade do Cais do Pico e Sociedade Filarmónica Lira de S. Mateus. Do Faial: Sociedade Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense. Das Flores: Filarmónica União Operária e Cultural de Nossa Senhora dos Remédios.


GaCS/FA/DRaC

Alteração do horário do Cinema


Será exibido hoje, pelas 21h, no Centro Cultural o filme "Soldados da Fortuna". Um filme de acção, aventura e thriller de Joe Carnahan, interpretado por Liam Neeson, Jessica Biel, Quinton 'Rampage' Jackson.

Hannibal Smith e a sua equipa de ex-soldados das Forças Especiais são acusados de um crime que não cometeram. Ao tornarem-se foras da lei, utilizam os seus talentos -e excentricidades -únicos, de forma a limpar os seus nomes e descobrir o verdadeiro responsável.

Eles são os "Soldados da Fortuna".

Um filme a não perder a partir das 21h no Centro Cultural.
CMSCG

Projecto de Regulamento do Conselho Municipal da Juventuda da Graciosa



A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que foi publicado hoje, 1 de Outubro, no Diário da República, o Aviso n.º 19506/2010 referente ao Projecto de Regulamento do Conselho Municipal da Juventude da Graciosa.
cmscg

Agenda cultural de Outubro do Museu da Graciosa




A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, em colaboração com a Ecoteca da Graciosa e com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, promovem, durante o mês de Outubro, um ateliê de informática na sede da referida Associação.

Ainda durante este mês, o Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz recebe uma exposição sobre o espólio da actividade baleeira.

Também no moinho de vento das Fontes estará patente uma mostra sobre o processo tradicional de trituração de cereais.

Integrado no Festival de Teatro da Ilha Graciosa, o grupo de teatro graciosense “A Semente” apresenta a comédia portuguesa “ Três em lua-de-mel”. A representação decorre no Centro Cultural da Ilha Graciosa no dia 10, pelas 21 horas.


GaCS/AMP/MG