quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Voluntários para projecto Avifauna e Linhas Eléctricas nos Açores

VOLUNTARIADO

No âmbito do projecto Avifauna e Linhas Eléctricas dos Açores, uma parceria da SPEA e da EDA (Electricidade dos Açores), realiza-se mais uma série de visitas trimestrais às ilhas do grupo Oriental e Central. O objectivo é procurar aves que possam ter morrido por electrocussão ou colisão nos postes eléctricos.

Entre saltar muros, passar vedações, percorrer pastagens, o caminho até aos postes é sempre uma aventura divertida! Mas nem sempre é fácil encontrar aves ou os seus vestígios (ossos e penas), no meio da terra ou das ervas altas. Por isso, quantos mais olhos melhor! Se gosta de aventuras, de passear no campo e de conhecer as ilhas de um outro ponto de... linha, junte-se a nós! As próximas datas e locais das saídas de campo são:

» 29 de Setembro a 3 de Outubro: Graciosa;

» 4 a 8 de Outubro: Terceira;

» 9 e 10 de Outubro: Faial;

» 11 e 12 de Outubro: Pico;

» 13 a 15 de Outubro: São Jorge.

Junte-se a nós no trabalho de campo! Caso possa colaborar como voluntário nos trabalhos, contacte Carla Veríssimo (918 536 132). Recomendamos levar calçado e roupa apropriados ao trabalho de campo, impermeável e água.


SPEA

Campanha SOS cagarro inicia-se amanhã por todo o arquipélago



Inicia-se amanhã a “Campanha SOS Cagarro 2010” que pretende alertar a população para a necessidade de preservar esta espécie protegida que nidifica nos Açores.

A iniciativa decorre até dia 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico.

Por este motivo, a campanha tem como principal objectivo envolver os açorianos no salvamento destas aves juvenis que sejam encontradas junto às estradas.

A abertura oficial da “Campanha SOS Cagarro 2010” decorre amanhã, pelas 10:30 horas, na Escola Secundária de S. Roque do Pico, numa sessão que conta com a presença de Paulo Henrique Silva, Paulo Freitas, vigilante da natureza, e Carla Silva, técnica do Parque Natural do Pico.

No entanto, a data será assinalada em todas as ilhas, com diferentes actividades.
Na ilha das Flores, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, pelas 2:30 horas, vai ser projectado um filme ambiental para assinalar a iniciativa.

Também o Parque Natural do Corvo, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai realizar várias actividades de sensibilização na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, onde os alunos vão realizar um vídeo sobre como ajudar estas aves.

Na Escola Básica e Secundária de Velas e na Escola Profissional da Ilha de São Jorge decorre uma sessão de abertura dedicada ao tema.

A Rede de Educação Marinha dos Açores (REMA) vai realizar uma oficina intitulada “A viagem”, onde os alunos da Escola EB1/JI de Castelo Branco, no Faial, vão abordar os principais aspectos da vida dos cagarros.

Na mesma sessão os jovens terão contacto com os vigilantes da natureza que vão alertar para o comportamento a ter com a ave. A esta escola será ainda entregue, pelo Parque Natural do Faial, o kit "SOS Cagarro", e puzzles das espécies marinhas dos Açores."
Na ilha Terceira, a Ecoteca de Angra do Heroísmo realiza, pelas 14:30, uma reunião com entidades parceiras e colaboradores.

No auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Santa Maria, irá decorrer uma palestra aberta ao público, com a participação de Joana Pombo, bióloga marinha.

Em São Miguel, no tentorium das Portas do Mar, será projectado um filme sobre o tema, e em seguida serão dados testemunhos de pessoas envolvidas no salvamento destas aves.

No sítio da Internet
http://www.soscagarro.azores.gov.pt/ e também no endereço electrónico cagarro@azores.gov.pt e no Serviço de Ambiente de qualquer ilha, serão disponibilizadas mais informações sobre a campanha deste ano.



GaCS/AMP

O filme "Soldados da Fortuna" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 1 de Outubro


O filme "Soldados da Fortuna" será exibido esta Sexta-feira, dia 1 de Outubro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h.


País: EUA
Género: Acção, Aventura, Thriller
Duração: 117m
Classificação: M 12
Realização: Joe Carnahan
Interpretação: Liam Neeson, Jessica Biel, Quinton 'Rampage' Jackson
Hora: 21h


Sinopse

Hannibal Smith e a sua equipa de ex-soldados das Forças Especiais são acusados de um crime que não cometeram. Ao tornarem-se foras da lei, utilizam os seus talentos -e excentricidades -únicos, de forma a limpar os seus nomes e descobrir o verdadeiro responsável. Eles são os "Soldados da Fortuna".



Informação da Câmara Municipal


A Câmara Municipal informa que desde o dia 29 de Setembro estão a decorrer obras no reservatório da Feiteira I. São obras de reparação de um derrame na conduta de abastecimento ao reservatório.



Pelo que alertamos a população da freguesia de S. Mateus e da freguesia da Luz para o facto de poderem ocorrer variações de pressão ou cortes de água no decorrer desta obra.


cmscg

Termina esta Quinta-feira a Animação de Verão


O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe actua esta Quinta-feira, dia 30 de Setembro, pelas 22h na Praça Fontes Pereira de Melo. Esta será a ultima actuação integrada na Animação de Verão de 2010 que decorreu de Julho a Setembro.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Governo concede apoios nas áreas da habitação e igualdade de oportunidades



Cerca de 680 mil euros é o montante concedido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social no âmbito dos apoios à habitação e à promoção de igualdade de oportunidades.

Ao abrigo dos programas de apoio à recuperação de habitação degradada, aquisição e ou construção e Famílias com Futuro foram atribuídas verbas num total superior a 487 mil euros, abrangendo 15 agregados familiares oriundos das ilhas São Miguel, Terceira e Graciosa, que poderão agora beneficiar de melhores condições de habitabilidade.

Já no âmbito dos apoios à promoção de igualdade de oportunidade, o Governo concedeu mais de 192 mil euros a diversas entidades na Região Autónoma dos Açores.

As verbas, atribuídas, por Portaria, abrangem as Santas Casas da Misericórdia das Lages do Pico, da Praia da Vitória, de Santa Cruz das Flores, a UMAR – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira e o Centro de Terapia Familiar.

Os apoios visam, entre outros, comparticipar as despesas inerentes à implementação de núcleos de atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica, incluindo o acolhimento de emergência nas ilhas do Pico e das Flores, ao desenvolvimento do projecto “Núcleo de iniciativas de prevenção e combate à violência doméstica e promoção da igualdade” e ao desenvolvimento do projecto “Intervenção formativa”, na área da violência doméstica de acordo com o previsto no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.

O valor total autorizado teve, igualmente, como objectivo assegurar o apoio de despesas de funcionamento relacionadas com a integração de indivíduos portadores de deficiência em programas ocupacionais de experimentação laboral, com a integração de indivíduos em situação de exclusão social e pessoas portadores de deficiência em programas ocupacionais para aquisição de competências para a empregabilidade, comparticipar financeiramente o suporte logístico e administrativo necessário para o funcionamento da Equipa Especial e Inter-institucional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica na ilha de São Miguel e ao desenvolvimento das acções necessárias à efectivação e alargamento a outras ilhas do Programa de Reabilitação de Agressores – Contigo.




GaCS/SM

Campanha SOS Cagarro arranca esta semana



A campanha “SOS Cagarro” arranca esta semana nos Açores, com vista, à semelhança de anos anteriores, ao salvamento de milhares destas aves marinhas que se arremessam para terra, normalmente atraídas e encandeadas por luzes.

Com base no êxito das campanhas anteriores, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) conta com a participação cívica e com a colaboração de todas as entidades públicas e privadas que anualmente partilham esforços e contribuem para garantir o sucesso dos cagarros juvenis, ao para abandonar os ninhos pela primeira vez e seguir viagem rumo ao Atlântico Sul.

Neste período do ano, a SRAM reitera a importância de, ao encontrar-se uma ave perdida, proceder ao seu salvamento de modo a evitar que se magoe e que provoque stress ao animal. Apela-se ainda para uma especial prudência por parte dos condutores que circulam em estradas costeiras à noite, sendo esta considerada também uma forma muito importante de participação na campanha.

Todos os anos é entre os dias 1 de Outubro e 15 de Novembro que a Campanha SOS Cagarro tem a sua maior expressão. Contudo, a mensagem que a acompanha é válida todo o ano e em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, ainda com mais propriedade.

A protecção das espécies e a conservação dos habitats dos quais dependem, fazem dos Açores um local rico em valores naturais e com um nível de preservação inigualável, considera a SRAM.

Para estatuto contribuem intervenções directas – limpezas de orla costeira, erradicação de espécies invasoras, melhoria de habitats de espécies sensíveis, entre muitas outras, promovidas e apoiadas pelo Governo Regional – mas também a sensibilização e educação ambientais, que tem registado bons resultados.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apela a que, entre 1 de Outubro e 15 de Novembro haja participação dos cidadãos (voluntários autónomos ou nas Brigadas de Salvamento), escolas, autarquias, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, escuteiros, organizações não-governamentais de Ambiente, entidades privadas e Universidade dos Açores.

Nos próximos dias, a partir dos diferentes elementos coordenadores de ilha, haverá a disseminação de saídas para salvamentos e actividades de educação ambiental associadas à Campanha de 2010.

A SRAM espera, também, que o espírito que se vive durante o período esta campanha seja alargado para todo o ano e que o respeito alcançado pelo cagarro se estenda a toda a biodiversidade do arquipélago.

Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no endereço electrónico
http://soscagarro.azores.gov.pt/ .



GaCS/FA

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Governo estuda possibilidade de atribuir apoio extraordinário aos viticultores açorianos



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas admitiu hoje a possibilidade do Governo dos Açores poder vir a dar algum “apoio extraordinário” aos viticultores açorianos como forma de atenuar as quebras verificadas este ano na produção de uvas.

Segundo afirmou Noé Rodrigues, este foi um ano “muito difícil do ponto de vista climatérico” para as produções agrícolas, com penalizações não só no caso da vinha mas também ao nível das pastagens e da fruticultura, por exemplo.

Sabemos já de uma forma segura quais são as quebras existentes no sector da vinha e do vinho e estamos a verificar da possibilidade de poder dar algum apoio extraordinário a essas situações, esclareceu o governante.

Noé Rodrigues sublinhou todavia que a eventual atribuição desse apoio ainda não está devidamente definida, uma vez que ainda faltam alguns dados, já que a produção de uva acontece em várias ilhas, designadamente no Pico, Terceira, Graciosa e São Miguel.

Seja como for, adiantou o Secretário da Agricultura e Florestas, “já temos uma aproximação muito segura daquilo que são as quebras – que não são as mesmas em todas as lhas – para podermos definir algum apoio de acordo com os enquadramentos financeiros, que também não são muitos nesta altura do ano”.


GaCS/FG

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe actua na Praça Fontes Pereira de Melo esta Quinta-feira, dia 30 de Setembro, pelas 22h. Concerto integrado na Animação de Verão.

CMSCG





Vídeo da autoria do Sr. Manuel Espínola

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Doentes deslocados com melhores condições no continente



O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje que estão garantidas melhores condições para os doentes que se deslocam para tratamentos ao continente.

A capacidade de alojamento convencionado foi duplicada e foi estabelecido um preço especial para os doentes dos Açores em hotéis de Lisboa, Coimbra e Porto.

O alojamento convencionado é particularmente dirigido aos doentes com necessidades especiais e que evidenciam maior fragilidade física ou social.

Até aqui existiam permanentemente 16 quartos, numa residência em Lisboa, que permitiam o alojamento gratuito a 32 doentes. Esta semana foram protocolados mais 17 quartos, que ficam à disposição da Região para apoiar os doentes e familiares que se deslocam para tratamentos em hospitais e unidades de saúde diferenciados.

São seis quartos em Coimbra, dois na “Acreditar”, instituição especialmente vocacionados para crianças e para os pais que as acompanham e quatro na “Casa da Sagrada Família”.

Foram também protocolados dez quartos, no Porto, na Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma residência nova, com jardins à volta, que fica exclusivamente dedicada aos doentes deslocados dos Açores. Neste caso está incluído o apoio de transporte até ao Hospital.

Foi ainda protocolado mais um quarto em Lisboa, também, na “Acreditar”, para crianças, sobretudo, com doença oncológica.

São Instituições de Solidariedade Social que estão, particularmente, vocacionadas para este tipo de apoio.

Os doentes e familiares que os acompanham têm, nestas instituições, o alojamento pago, estão próximas das unidades onde fazem os tratamentos e vão encontrar um relacionamento quase familiar.

Segundo o Secretário Regional da Saúde é esta resposta, que o governo pretende implementar. “Uma resposta que corresponda a um ajuda económica mas, sobretudo, que represente um apoio humano”, considera Miguel Correia.

Foi ainda negociado um preço especial para doentes deslocados numa cadeia de hotéis de três e quatro estrelas nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Segundo o Secretário da Saúde esse preço é enquadrável nos valores actuais das diárias de alojamento.

É intenção, da Secretaria Regional da Saúde, a breve trecho, alargar estes acordos para os doentes que se deslocam inter-ilhas.


GaCS/RC

Teatro "Três em Lua de Mel" este Sábado, dia 25 de Setembro, no Centro Cultural da Graciosa

O Grupo de teatro graciosense "A Semente" apresenta a Comédia "Três em Lua de Mel", original de Jorge de Sousa, no dia 25 de Setembro no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h.

CMSCG

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Animação de Verão de hoje, dia 23 de Setembro, na Vila de Santa Cruz da Graciosa


A Filarmónica União Praiense actua hoje na Praça Fontes Pereira de Melo pelas 22h, em vez da Filarmónica União Progresso de Guadalupe como estava previsto no cartaz da Animação de Verão.

O filme "A Origem" no cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 24 de Setembro



O filme "A Origem" será exibido esta Sexta-feira, dia 24 de Setembro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 22h


País: EUA, Reino Unido
Género: Thriller, Ficção Científica, Acção
Duração: 148m
Classificação: M12
Realização: Christopher Nolan
Interpretação: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Tom Berenger, Michael Caine, Lukas Haas
Hora: 22h


Sinopse
Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos - estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se.









CMSCG

XIII Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores


Tem inicio hoje a XIII Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) no Graciosa Resort & Business Hotel.


Durante a sessão de hoje haverá a entrega da medalha do CMCA à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a entidade colectiva homenageada. Haverá também a divulgação e referência à escolha do "Produto Açoriano de Qualidade" e a entrega desta distinção ao VQPRD "Pedras Brancas" à Adega Cooperativa da Ilha Graciosa.


Durante a sessão de amanha, dia 24, haverá a Cerimónia oficial da entrega da Medalha de Mérito do CMCA a Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores.


No sabado, dia 25, será a sessão de encerramento da XIII Assembleia-Geral do CMCA com a entrega da Bandeira do CMCA ao novo presidente, encerramento da Assembleia Geral com intervenção das Directora Regional das Comunidades, Dra. Rita Dias e por fim, a entrega das Placas alusivas à Assembleia-Geral e Troca de recoradações.


cmscg

terça-feira, 21 de setembro de 2010

XIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores na Graciosa



Realiza-se de 23 a 26 de Setembro, a XIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores. O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades apoia esta iniciativa, na qual estarão presentes doze Casas dos Açores, sediadas em Portugal Continental (Lisboa, Norte, Algarve); Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul); Estados Unidos da América (Nova Inglaterra, Hilmar) e Canadá (Quebeque, Ontário, Winnipeg).

Da programação do encontro destaca-se a entrega da Medalha de Mérito do Conselho Mundial ao Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, no dia 24 de Setembro, a entrega da medalha à Entidade Colectiva homenageada - Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e a distinção do Produto Açoriano de Qualidade – o vinho Pedras Brancas.

A Assembleia Geral das Casas dos Açores reúne anualmente e tem por objectivos promover o debate sobre as dinâmicas e os desafios actuais, a salutar troca de experiências assim como um relacionamento cada vez mais estreito e abrangente entre as Casas dos Açores e as Comunidades onde as mesmas se encontram radicadas, bem como proporcionar aos participantes um maior contacto com a realidade açoriana, permitindo-lhes transportar para junto das nossas comunidades, novas ideias e objectivos renovados decorrentes do Encontro.

Fundado na Horta, em 1997, o Conselho Mundial das Casas dos Açores, tem como principais objectivos congregar as comunidades açorianas e dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das suas respectivas áreas de influência.


GaCS/LFC

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Governo adjudicou a elaboração dos Planos de Gestão de Recursos Hídricos da Graciosa bem como das restantes ilhas do Grupo Central e Ocidental



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, adjudicou à Simbiente Açores a elaboração dos Planos de Gestão de Recursos Hídricos (PGRHI) das ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.

Os Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) que, enquanto instrumentos de planeamento das águas, têm por objectivo constituírem-se como a base de suporte à gestão, à protecção e à valorização ambiental, social e económica das águas, deverão ser elaborados por cada Estado-Membro, para cada região hidrográfica, incluindo um programa de medidas que garanta a prossecução dos objectivos ambientais estabelecidos na Directiva n.º 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro (DQA), transposta para o direito nacional, através da Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro (Lei da Água, LA).

O PGRH assenta na relação entre a identificação de pressões, a avaliação do estado das massas de águas e a elaboração de um programa de medidas que permitam mitigar o impacte das pressões, apresentando como pilar dessa relação o cumprimento dos objectivos ambientais consignados na DQA, a nível comunitário, e pela LA no contexto do direito interno português.

O desenvolvimento do PGRHI será sustentado pela consulta de documentos técnicos e normativos referentes à gestão sustentável e valorização de recursos hídricos à escala local, regional, nacional e comunitária, bem como através de inquéritos on-line, disponíveis a partir do dia 17 de Setembro, através da área de serviços on-line, disponibilizada no sítio de Internet do Governo Regional, no seguinte endereço de correio electrónico:

Os inquéritos disponibilizados tem como data limite de preenchimento o próximo dia 8 de Outubro, e dirigem-se a entidades da Administração Pública Regional e Local, bem como a agentes socioeconómicos considerados relevantes no contexto da caracterização das pressões sobre os recursos hídricos. Esta fase preconiza, assim, a integração de dados provenientes de todas as fontes de informação identificadas.


GaCS/SF/SRAM

sábado, 18 de setembro de 2010

Mais notícias da Graciosa


Acompanhe a cobertura jornalística em vídeo das notícias actuais da nossa ilha e em directo na página "GRACIOSA ONLINE" de Luís Costa. Para aceder ao site basta apenas clicar aqui neste banner da RTP.

Para mais notícias da Graciosa poderá ainda visitar o site da "RÁDIO GRACIOSA"

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso” disponibilizado em plataforma de e.learning para as escolas açorianas



O programa de educação para o empreendedorismo, promovido pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Educação e Formação, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, está disponível em formato de e.learning, para os alunos e professores das escolas açorianas.

Para o efeito, foi criado no sistema de gestão de aprendizagem da Universidade dos Açores, para o ano 2010/2011, a disciplina Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso, onde está colocada toda a documentação do curso de formação de professores que se realizou de 6 a 10 de Setembro p.p., além de materiais de apoio e indicação de sites úteis. Trata-se de uma plataforma MOODLE de ensino e formação, bastante utilizada entre os professores, que permite a realização de fóruns e chats, a partilha de fotografias e vídeos, criação de bases de dados e a publicação de notícias das várias escolas integradas no Projecto.

Em conjunto com o microsite do projecto (
www.edu.empreendedora.azores.gov.pt/) esta plataforma digital pretende estimular o ensino colaborativo e as trocas entre pares.

A próxima fase do projecto é o início de Aulas de Empreendedorismo, baseadas no modelo learning by doing, incluindo uma actividade-chave denominada Empreendedor por um dia, experiência prática que consiste no desenvolvimento de um mini-negócio em contexto real, onde os alunos terão a oportunidade de serem empreendedores pelas ruas da sua cidade, vila ou freguesia.

Simultaneamente serão criados Clubes de Empreendedorismo, entidades responsáveis por dinamizar o empreendedorismo na escola e a construção de uma network com as outras escolas. No final do ano lectivo será organizado o Concurso Regional IdeiAçores em que os alunos têm de formar equipas e escolher uma ideia de negócio, construir um projecto, com base num plano de negócios, apresentando e descrevendo a ideia e preencher uma matriz financeira, de modo a assegurar a viabilidade financeira do projecto.

Neste projecto estão envolvidas 55 professores de escolas açorianas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Profissional, que são acompanhados localmente e à distância por uma equipa de acompanhamento, que monitoriza e controla a execução do projecto, presta apoio logístico, faz a supervisão pedagógica e a avaliação contínua e final.

Com esta iniciativa o Governo pretende fomentar a criação, na Região Autónoma dos Açores, de um ambiente educacional favorável para o surgimento de novas empresas, com empreendedores motivados e persistentes.



GaCS/SF/DRJ

Governo apoia recuperação de habitações degradadas na Graciosa



O Governo dos Açores vai comparticipar em 600.000 euros a realização de obras de recuperação de cerca de 30 habitações degradadas em várias freguesias do concelho de Santa Cruz da Graciosa no âmbito do programa de reabilitação urbana.

A concessão deste apoio, que atinge o valor total do projecto, resulta da celebração de um contrato ARAAL de colaboração, hoje publicado em Jornal Oficial, que envolve a Vice-Presidência do Governo, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e o Município de Santa Cruz da Graciosa.

O financiamento do projecto será assegurado pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, a quem caberá também prestar o apoio técnico que lhe for solicitado pela autarquia graciosense e fiscalizar e acompanhar a aplicação da verba atribuída.

Por sua vez, à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, como dono da obra, competirá designadamente fiscalizar, acompanhar e gerir as obras, garantir que as mesmas seja executadas de acordo com as regras de boa execução e não afectar a comparticipação recebida a fim diferente do que foi acordado.

Nos termos deste contrato, a sua execução deverá ficar concluída até 31 de Dezembro de 2011, sob pena de poder ocorrer a resolução do mesmo, ficando a autarquia obrigada a restituir o montante da participação processado e até àquela data não comprovado.


GaCS/FG

Projecto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior


A Câmara Municipal informa que foi publicado hoje, 17 de Setembro, no Diário da República, o Aviso n.º 18436/2010 referente ao Projecto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.



CMSCG

Projecto de Regulamento Municipal de Edificação Urbana

A Câmara Municipal informa que foi publicado hoje, 17 de Setembro, no Diário da República, o Aviso n.º 18435/2010 referente ao Projecto de Regulamento Municipal de Edificação Urbana.


CMSCG

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Passe social nos transportes públicos em vigor a partir de Janeiro



O Governo Regional dos Açores vai aprovar, ainda no decorrer deste ano, em Conselho do Governo, um conjunto de alterações ao sistema tarifário praticado pelos operadores do sistema de transportes colectivos de passageiros.

Estas alterações visam, principalmente, diminuir os custos para os utentes frequentes e fomentar o uso desses transportes colectivos no âmbito da necessidade demobilidade das pessoas, em alternativa ao transporte individual.

As novas modalidades do designado “passe social”, que estão a ser trabalhadas no âmbito da Secretaria Regional da Ciência e Tecnologia e Equipamentos, vão permitir um maior número de utilizadores e uma redução dos preço, e mobilizam a aplicação de fundos financeiros para a Região.

A entrada em vigor das novas medidas ocorrerá a 1 de Janeiro de 2011, devendo ser tornadas públicas só após a aprovação do Plano Anual Regional e do Orçamento da Região para o próximo ano, na sequência da reavaliação em curso do respectivo impacto financeiro e da sua conformidade com a disponibilidade que então será verificada.Esta iniciativa decorre do Programa do Governo e de uma Resolução entretanto aprovada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, por proposta do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.


GaCS/VS

O filme "Astro Boy" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 17 de Setembro


O Filme de animação para os mais novos "Astro Boy" será exibido no Centro Cultural esta Sexta-feira, dia 17 de Setembro, pelas 22h.


País: Hong Kong, EUA, Japão
Género: Animação, Ficção Científica
Duração: 94m
Classificação: M6
Realização: David Bowers
Interpretação: Freddie Highmore, Kristen Bell, Nicolas Cage, Charlize Theron, Samuel L. Jackson, Bill Nighy, Donald Sutherland, Eugene Levy, Nathan Lane
Hora: 22h


Sinopse
Passado no cenário futurista de Metro City, "Astro Boy" é um filme sobre um jovem robô com poderes extraordinários, criado por um cientista. Alimentado pela energia positiva "azul", Astro Boy possui uma força hercúlea, visão raio-x, velocidade inacreditável e capacidade para voar. Numa viagem em busca da aceitação, Astro Boy vai aprender as alegrias e emoções de ser humano e ganhar força para abraçar o seu destino. Quando descobre que os seus amigos e família estão em perigo, Astro Boy reúne todos os seus super poderes e regressa a Metro City, esforçando-se corajosamente para salvar tudo aquilo que é mais precioso para si e, ao mesmo tempo, perceber o que é necessário para ser um herói.


CMSCG



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Preço dos combustíveis alterado em virtude das oscilações do preço do petróleo nos mercados internacionais



As alterações registadas no preço do petróleo nos mercados internacionais vão levar a uma actualização de um cêntimo por litro nos preços máximos de venda ao público das gasolinas e dos gasóleos na Região Autónoma dos Açores a partir das 00h00 desta quinta-feira.

Todos os combustíveis continuam, no entanto, a ser vendidos na Região a um preço significativamente inferior ao ocorrido no mercado nacional, com diferenças que oscilam entre menos 10,7 por cento no caso do gasóleo rodoviário e menos 39,1 por cento no que diz respeito ao fuel indústria.

As gasolinas de 95 e 98 octanas, passam a ser comercializadas nos Açores a um preço máximo de €1,26 e €1,32 por litro respectivamente, enquanto no continente são comercializadas a €1,40 e €1,46 por litro. Estas diferenças representam, em comparação com o mercado nacional, uma variação de menos 11,4 por cento e menos 11,3 por cento, respectivamente.

O gasóleo rodoviário terá o seu preço máximo de venda ao público fixado em €1,07 por litro, ou seja menos 10,7 por cento em relação ao continente, onde o seu preço por litro é de €1,18.

No caso do gasóleo agrícola o preço máximo fixado para os Açores é de 66 cêntimos por litro, menos 21,5 por cento em relação aos 80 cêntimos por litro praticados no continente.

Para o gasóleo pescas, o preço máximo por litro nos Açores será fixado em 51 cêntimos por litro, o que representa uma diferença de menos 22,7 por cento em relação ao mercado nacional. No continente o preço praticado para este combustível é de 62 cêntimos por litro.

O gás de consumo doméstico terá o seu preço máximo fixado em €1,07 por quilo, ou seja uma diferença de menos 38,1 por cento em relação ao preço no continente, que é de €1,47 por quilo.

No caso do fuel indústria, o seu preço por quilo será de €0,440 por quilo, enquanto que no continente esse valor é de €0,612 por quilo. Nos Açores o fuel indústria custa menos 39,1 por cento quando comparado com o preço praticado no continente.


GaCS/NM

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Concerto da Sociedade Filarmónica União Praiense


A Sociedade Filarmónica União Praiense actua na Praça Fontes Pereira de Melo esta Quinta-feira, dia 16 de Setembro, pelas 22h. Concerto integrado na Animação de Verão.


CMSCG

domingo, 12 de setembro de 2010

Açores conquista vitória em duas categorias



O arquipélago dos Açores foi o grande vencedor das "7 Maravilhas Naturais de Portugal", tendo sido a única região do país que conseguiu duas vitórias na declaração que hoje decorreu em Ponta Delgada.


Na região dos Açores, os portugueses escolheram a Lagoa das Sete Cidades, que venceu a categoria Zonas Aquáticas não Marinhas, derrotando as Portas de Ródão e o Vale do Douro, e a Paisagem Vulcânica do Pico, que ganhou a categoria Grandes Relevos, que disputava com o Parque Natural da Arrábida e o Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela.

Na categoria Praias e Falésias, a maravilha natural eleita foi o Portinho da Arrábida, na região de Lisboa, que venceu o Pontal da Carrapateira e a Praia de Porto Santo.

A Floresta Laurissilva da Madeira venceu a categoria Florestas e Matas, categoria disputada com a Mata Nacional do Buçaco e a Paisagem Cultural de Sintra.

Na categoria Grutas e Cavernas, a vitória foi para as Grutas de Mira de Aire, derrotando o Algar do Carvão e a Furna do Enxofre, ambas nos Açores.

A Ria Formosa, no Algarve, conquistou a categoria Zonas Marinhas, obtendo mais votos que o Arquipélago das Berlengas e a Ponta de Sagres.

Na categoria de Zonas Protegidas, a vitória foi para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que derrotou o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

Os Açores tinham cinco candidatos entre os 21 da lista tornando-se assim uma das regiões portuguesas com mais possíveis maravilhas, tantas como a região Centro do país, seguindo-se Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, com três cada, o Norte e a Madeira, com duas cada, e o Alentejo com a restante.

Reacções

A votação das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" registou 656 356 votos. Este número que excedeu a expectativa de muitos...especialmente de Luís Segadães, Presidente da New 7 Wonders Portugal, e de António Vitorino, Comissário Nacional para as "7 Maravilhas Naturais de Portugal".

Na abertura da cerimónia, António Vitorino destacou a “votação maciça”, considerando que “os portugueses mostraram o apreço que têm pelas paisagens naturais” do país e, em entrevista ao SAPO, confessou estar surpreendido com o número de votos. Numa pequena intervenção, António Vitorino apelou ainda aos portugueses para que assumam “o compromisso de cuidar e preservar estas maravilhas naturais”.

No final da declaração ficial, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, destacou as potencialidades turísticas do arquipélago, sublinhando que o turista que se desloca aos Açores “vem à procura de uma das mais belas e preservadas regiões do mundo”.

Rosa Mota foi uma das convidadas mais aclamadas da noite. Presente na cerimónia, que decorreu em Ponta Delgada, ex-atleta foi efusivamente recebida pelos micaelenses. Todos batiam palmas e gritavam sempre que Rosa Mota passava.

A cerimónia

O espetáculo, que decorreu nas Portas do Mar durante cerca de duas horas, contou com mais de mil convidados, entre os quais o ministro da Economia, Vieira da Silva, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

A produção deste espetáculo, que também foi aberto à população, envolveu mais de três centenas de pessoas de uma dezena de nacionalidades, tendo os preparativos do cenário começado há mais de uma semana.

No palco, com cerca de 1500 metros quadrados, atuaram seis dezenas de artistas num espetáculo de música, dança, luz e efeitos especiais, idealizado por Franco Dragone, um dos maiores produtores de eventos a nível mundial.



Fonte: SAPO Notícias

Carlos César muito satisfeito com duas açorianas entre as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”




A Lagoa das Sete Cidades, na categoria de “Zonas Aquáticas Não Marinhas”, e a Montanha do Pico, na de “Grandes Relevos”, foram ontem à noite anunciadas como duas das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, eleitas através de votação popular que decorreu ao longo de vários meses.

Presente, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, no espectáculo que assinalou o final do concurso, o presidente do Governo dos Açores manifestou o seu contentamento por, em primeiro lugar, a transmissão televisiva, para todo o mundo, do evento permitiu projectar uma imagem dos Açores como “região ambientalmente referenciada, qualificada do ponto de vista do seu património natural e da sua política ambiental, e que, por isso mesmo, mereceu ser a sede e o núcleo central desta eleição.”

Para Carlos César, tratou-se mesmo de um contentamento acrescido pelo facto de que os Açores ganharam o que era legalmente permitido ganhar, ou seja – ironizou – “foi inventada esta história de só poder cada região ganhar em duas categorias, e nós, açorianos, bem sabemos porque é que eles inventaram isso.”

O regulamento do concurso – que impede a eleição de mais de duas “Maravilhas Naturais” por cada região portuguesa – acabou por, eventualmente, prejudicar as outras candidaturas açorianas, como foram os casos da Lagoa do Fogo, da Furna do Enxofre e do Algar do Carvão.

Sublinhando que todas as cinco candidaturas açorianas poderiam ter ganho, admitiu, no entanto, que foi bom terem outras regiões igualmente alcançado a almejada eleição, “para que os outros sintam que vivem, também, em regiões agradáveis”.

Em qualquer caso, o Presidente do Governo realçou a importância do concurso e, também, o espectáculo de encerramento, acompanhado por milhares de pessoas, não só na avenida marginal da cidade, mas “neste extraordinário empreendimento das Portas do Mar, que revolucionou profundamente Ponta Delgada, que a virou para o mar, que lhe deu dimensão atlântica e que lhe permitiu ter esta plataforma de realização de espectáculos de grande dimensão e qualidade.”

Em suma, manifestou-se convicto de que se fala bem dos Açores e que se passa a conhecer a região, sendo mesmo “fundamental que se conheça a razão pela qual é bom ser açoriano, a razão pela qual devemos ter orgulho nos Açores e a razão pela qual aqueles que não são açorianos devem gostar muito dos Açores.”





Gacs/CT

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Reabilitação da rede viária da Graciosa executada perto da totalidade



No âmbito do Plano Rodoviário Regional o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, assinou um contrato de empreitada para a reabilitação da estrada regional da Graciosa, no troço Pedras Brancas – Limeira.

Esta obra, no valor de um milhão de euros, é mais um sinal claro do investimento do executivo açoriano na reabilitação das estradas regionais, substituindo pavimentos antigos por betão betuminoso e adequando a pavimentação às necessidades e tipologia do tráfego actual e futuro.

José Contente, na cerimónia de assinatura do contrato com a empresa Tecnovia Açores, S.A., sublinhou o forte investimento que o Governo dos Açores tem dirigido para todas as ilhas ao nível dos Equipamentos, dando como exemplo o caso da Graciosa, ilha onde já foram investidos mais de oito milhões de euros na reabilitação e manutenção de 80 por cento da rede viária regional.

“A Graciosa é a única ilha dos Açores que tem mais quilómetros de estradas regionais do que superfície em termos de área”, disse o governante, anunciando que, a curto prazo, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá avençar para uma nova empreitada no troço Limeiras - Porto Afonso, “que será a próxima etapa”, referiu.

A reabilitação da empreitada Pedras Brancas – Limeira consiste na intervenção em três quilómetros, com abertura de caixa de estrada nova. O projecto contempla a criação de duas rotundas no lugar das Pedras Brancas, zonas reservadas ao estacionamento, aproveitando áreas sobrantes adjacentes ao pequeno troço ligação entre as rotundas. Será também melhorado o sistema de drenagem existente, mediante a execução de novas travessias e mais poços absorventes.

Assim, os actuais entroncamentos da Pedras Brancas e da Limeira serão alterados para duas rotundas e placa separadora respectivamente, tendo em conta que a geometria actual não é a mais correcta para o fluxo de tráfego.

A obra de reabilitação incluirá os vários troços na freguesia da Luz, desde logo o Largo das Pedras Brancas, o Caminho do Tanque, a Rua Diocleciano Maria da Silva (vulgarmente conhecida por Estrada Nova) e ainda o Caminho da Limeira.

O Secretário Regional acrescentou que esta “é uma obra importante para a economia da ilha porque é uma estrada a necessitar de reabilitação. Nos Governos de Carlos César já intervimos em mais de mil quilómetros de estrada, um investimento sem paralelo superior a 250 milhões de euros, mas nós estamos agora numa fase em que a rede viária regional já não é a primeira das prioridades em matéria de investimento, estamos numa fase de arranjar uma estratégia correcta, que nós esperamos que venha a ser reflectida em próximos quadros comunitários de apoio, que vise a manutenção das infra-estruturas viárias construídas e reabilitadas”.

A empreitada, que terá um prazo de execução de 250 dias, integra ainda trabalhos de terraplenagens, drenagens, pavimentação, obras acessórias, designadamente muro de contenção e integração paisagística das rotundas das Pedras Brancas e na curva do Rebentão da Luz recentemente corrigida, bem como, a sinalização rodoviária de toda a extensão beneficiada

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, referindo-se a uma notícia publicada hoje num semanário regional, reafirmou que “o projecto SCUT em curso na ilha de S. Miguel não trará custos para os utilizadores, como adianta o jornal erradamente na manchete”.



GaCS/VS

O filme "As Vidas dos Outros" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira dia 10 de Setembro



A Azores Film Commission apresenta o filme "As Vidas dos Outros", de Florian Henckel Von Donnersmarck, no âmbito do Ciclo de Cinema A Imagem da Europa. O filme é apresentado esta Sexta-feira, dia 10 de Setembro, no Centro Cultural pelas 22h.


País: Alemanha
Género: Drama
Duração: 137m
Classificação: M12
Realização: Florian Henckel von Donnersmarck
Interpretação: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch
Hora: 22h


Sinopse
No início dos anos 80, na antiga RDA, o bem sucedido dramaturgo Georg, e a sua companheira de muitos anos Christa, uma famosa actriz, são duas das grandes estrelas intelectuais do estado socialista, apesar de, em privado, não concordarem com tudo o que o partido faz. O Ministro da Cultura, que começa a interessar-se por Christa, manda um agente secreto espiar o casal. O agente encarregue da tarefa começa a interessar-se profundamente na vida do casal.







CMSCG

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Animação de Verão com mais actividades


No âmbito da Viagem Anual de Idosos, a Praia em Movimento, EM. escolheu a Graciosa como destino para este ano.

Assim, no dia 09 de Setembro, Quinta-feira, haverá mais animação na Praça Fontes Pereira de Melo, pelo que, a partir das 21:00, teremos em palco o Bailinho de Carnaval do Tio Alcindo do Porto Martins, a banda Alma Nova e o Grupo Stand Up Açores – Stand Up Comedy – Anedotas e outras Coisas Tolas.


CMSCG

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Procissão de Nossa Senhora da Luz

Vídeo da Procissão de Nossa Senhora da Luz.





Da autoria de: Aristides Silva

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ciclo de Cinema «A Imagem da Europa»


A Azores Film Commission apresenta o filme "As Vidas dos Outros", de Florian Henckel Von Donnersmarck, no próximo dia 10 de Setembro às 22h, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, no âmbito do Ciclo de Cinema, A Imagem da Europa.

Um conto extraordinário e thriller político passado na Alemanha de Leste antes da Queda do Muro, sobre o funcionamento da Stassi e a repressão dos cidadãos. 1984, Alemanha de Leste: cinco anos antes da Glasnot e da queda do Muro, a população é mantida debaixo de controlo pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores/denunciadores. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado da Stasi, cuja missão é espiar um famoso escritor, George Dreyman, e a sua esposa, a actriz Christa-Maria Sieland.

Segundo o realizador, Florian Henckel Von Donnersmarck, no filme “cada personagem coloca questões com as quais nos confrontamos todos os dias: como é que lidamos com o poder e com as ideologias? Seguimos os nossos princípios ou os nossos sentimentos? Mais do que qualquer outra coisa, é um drama sobre a capacidade dos seres humanos fazerem o que está certo, não interessa até onde foram no caminho errado”.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, “As Vidas dos Outros”, conquistou três Prémios do Cinema Europeu: Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Argumento e o Prémio do Público nos festivais de Locarno e Vancouver.

Título original: Das Leben der Anderen; Realização: Florian Henckel Von Donnersmarck;

Interpretação: Ulrich Muhe, Martina Gedeck, Sebastian Koch; Género: Comédia dramática;

Duração: 137min.


CMSCG

Concerto do Grupo Musical "Animation"



Os "Animation" actuam na Praça Fontes Pereira de Melo na próxima Quinta-feira, dia 9 de Setembro, pelas 22h. Concerto integrado na Animação de Verão.







CMSCG

O filme "A Saga Twilight - Eclipse" no Cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 2 de Setembro


O filme "A Saga Twilight - Eclipse" será exibido esta Sexta-feira pelas 22H00, dia 2 de Setembro, no Centro Cultural da Graciosa.


País: EUA
Género: Fantástico, Romance, Terror
Duração: 124m
Classificação: M12
Realização: David Slade
Interpretação: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Nikki Reed, Dakota Fanning, Bryce Dallas Howard, Cameron Bright, Sarah Clarke



Sinopse
Bella (Kristen Stewart) volta a estar no centro do perigo quando Seattle é devastada por uma série de mortes misteriosas e um vampiro rancoroso continua a persegui-la em busca de vingança. É neste cenário que Bella terá de escolher entre o amor por Edward (Robert Pattinson) e a amizade com Jacob (Taylor Lautner) - sabendo que a sua decisão irá inflamar a eterna batalha entre vampiros e lobisomens. Com a aproximação do dia da sua graduação, Bella é confrontada com a decisão mais importante da sua vida.


CMSCG


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Museu da Graciosa promove teatro, concertos e exposições em Setembro




A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, em colaboração com a Ecoteca da Graciosa e com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, durante o mês de Setembro promovem um Ateliê de Informática na sede da referida Associação.

Para o corrente mês de Setembro, na Agenda Cultural desta instituição estão previstas três exposições: duas permanentes, uma no Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz, sobre espólio da actividade baleeira e a outra sobre o processo tradicional de trituração de cereais, no Moinho de Vento, das Fontes; e uma temporária, de fotografia de Reginaldo Silva, na Casa do Povo de Guadalupe.

No âmbito da Animação de Verão, que terá lugar na Praça Fontes Pereira de Melo, Vila de Santa Cruz, em parceria com o Município local, para os dias 2, 9, 16, 23 e 30, pelas 22.00 horas, estão previstos, respectivamente, os concertos com o grupo musical Alma Nova, Animation, Sociedade Filarmónica União Praiense, Filarmónica União Progresso de Guadalupe e com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe.

Integrado no Festival de Teatro da Ilha Graciosa, serão apresentadas duas peças: no dia 2, pelas 21.30h, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, o Grupo de Teatro Experimental Magnetense de Meinedo, Lousada, apresentará “Aqui há fantasmas”; e o grupo graciosense “A Semente”, no dia 25, pelas 21.00 h, no referido Centro Cultural da Ilha Graciosa, levará à cena a comédia portuguesa “Três em lua-de-mel”.

Finalmente, no dia 26, pelas 21.30h, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa fará um concerto polifónico, acompanhado pelo “Quarteto tradicional de cordas” da ilha Terceira.



GAcs/SF/DRaC