Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Gasóleo agrícola desce um cêntimo por litro nos Açores



O preço máximo para venda do gasóleo agrícola nos Açores vai descer um cêntimo por litro na sequência das alterações nos preços do petróleo nos mercados internacionais verificadas na última semana.

Assim, este combustível passa a ser comercializado na região a um preço máximo de 58 cêntimos por litro, uma diferença de 21,9 por cento em relação ao preço praticado no continente, onde o gasóleo agrícola é comercializado a 70 cêntimos por litro.

O novo preço do gasóleo agrícola entra em vigor às 00h00 desta segunda feira.




GaCS/NM

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Desporto este fim de semana na Ilha Graciosa com resultados em directo na página de Luís Costa

Graciosa abre serviço de apoio à vítima

A violência doméstica ainda é um crime pouco denunciado às autoridades da Graciosa. Por isso, a criação de um Pólo Operacional de Apoio à Vítima é também o objectivo do encontro. O serviço deve ser implementado ainda no primeiro semestre deste ano.





Fonte: RTP

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Inauguração, esta Sexta-feira, das obras de requalificação na sede da Sociedade Filarmónica União Praiense



A Sociedade Filarmónica de São Mateus (Praia da Graciosa) vai inaugurar esta Sexta-feira pelas 21h30 as obras de requalificação.

Presente nesta cerimónia vai estar a directora regional das Comunidades, em representação do presidente do Governo bem como outros representantes das autarquias locais.
Local: rua Dr. Meneses, n.º 1, em São Mateus da Praia.


GaCS

Graciosa acolhe Estação Internacional para monitorizar ensaios nucleares



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), está a coordenar o processo de instalação de da Estação Internacional de infra-sons IS42, destinada á monitorização de ensaios nucleares.

Integrada na rede mundial de observação, a estação da Graciosa vai fornecer informação para o centro internacional de dados, localizada em Viena, Áustria.

A estação de monitorização foi criada com o objectivo de garantir o cumprimento do estipulado no tratado para a proibição de ensaios nucleares, constituindo-se como um elemento potenciador de projectos de investigação científica baseados em tecnologia de ponta.

Uma vez mais as características específicas da ilha Graciosa - que do ponto de vista geológico possui áreas planas e uma vegetação densa, que garante a protecção dos equipamentos de ponta – foram determinantes para a ser o local escolhido para a implantação desta nova infra-estrutura, um investimento global no valor de 2 milhões de euros.

Dois técnicos da CTBTO (Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares) estão de visita aos Açores para darem início aos trabalhos, no terreno, de instalação da referida Estação.

A equipa reuniu com elementos da SRCTE, ligados à Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, para definição do plano de acção e discussão das questões relacionadas com o início da construção da infra-estrutura.

No seguimento de concurso lançado pelo CTBTO, e após a selecção das empresas no ano transacto, prevê-se agora que a fase de construção da Estação no prazo de seis meses, após a qual se seguirá uma fase de testes, para garantir que a infra-estrutura esteja operacional e seja certificada ainda antes do final de 2010.

A manutenção e operação da estação vai ficar a cargo do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Sísmicos da Universidade dos Açores (CVARG).

A Autoridade Nacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO) reconheceu por sua vez «competências técnicas e científicas» ao CVARG a importância do projecto para a rede de monitorização sismovulcânica dos Açores.


GaCS/VS

Governo implementa melhorias no Perímetro Florestal da Graciosa




A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas está a proceder à requalificação dos núcleos florestais da Caldeira e da Serra Branca através da beneficiação e construção de infra-estruturas, promovendo o correcto ordenamento e usufruto destes espaços por parte da população da ilha Graciosa.
No Núcleo Florestal da Caldeira destacam-se as obras de requalificação do parque de recreio, que está a ser dotado de infra-estruturas condignas à sua utilização, nomeadamente através da construção de sanitários, de um Centro de Interpretação Florestal, da instalação de uma área de recreio infantil, recuperação dos seus miradouros e rearranjo das áreas de merendas, através da instalação de novo mobiliário.

Por outro lado, no Núcleo Florestal da Serra Branca, encontra-se em fase de conclusão a construção de um parque de retém de gado. São várias as centenas de cabeças de gado que dão entrada nas pastagens baldias todos os anos, sendo o Serviço Florestal da Graciosa responsável pelo maneio dos animais durante a sua permanência nestas áreas.

Paralelamente, e no sentido de promover um correcto ordenamento do território, a Direcção Regional dos Recursos Florestais encontra-se a realizar um ensaio com vista à instalação de cortinas de abrigo nesta área.

Pretende-se, com este ensaio, testar diferentes espécies florestais, com vista a avaliar as que são mais indicadas para um futuro projecto de arborização que abranja todo este perímetro florestal.

Além dos benefícios relacionados com a diversificação da paisagem e promoção da florestação numa ilha onde a taxa de arborização ronda apenas os 16 por cento, são diversas as vantagens que estas estruturas podem trazer, nomeadamente ao nível da intercepção de nevoeiros e aumento da água disponível, protecção dos animais nas áreas de pastagem e aumento da produção forrageira.



GaCS/MS

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Governo promove reuniões de trabalho na Ilha Graciosa para divulgação do programa “Contigo"


A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, promove a partir de amanhã (28) até ao dia 29 deste mês, reuniões de trabalho com diversas instituições públicas e privadas da ilha Graciosa, para divulgação do Programa de Reabilitação de Agressores – Contigo – e para a implementação de um Pólo Operacional de Suporte e Apoio às Vítimas.

A reunião de amanhã está agendada para as 15 horas e terá lugar na sala do 1º piso da Biblioteca Municipal da Graciosa, estando prevista, para o dia 29 de Janeiro, às 9:30 horas, uma outra reunião, no mesmo local.

Os eventos contarão com a presença dos responsáveis das instituições locais e respectivos técnicos, dos representantes da Direcção Geral de Reinserção Social, do Instituto de Acção Social, da Policia de Segurança Pública e da Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades.


GaCS\SM

Convenção das Zonas Húmidas celebrado em toda a Região

A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um tratado inter-governamental adoptado a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, relativo à conservação e ao uso racional das Zonas Húmidas com especial ênfase para os diferentes serviços ecológicos prestados. Desde então, e até hoje, já assinaram esta Convenção cerca de 150 países. Nos Açores, existe um conjunto representativo destes ecossistemas, e são 12 os sítios classificados pela Convenção Ramsar.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da Rede Regional de Ecotecas, promove um programa diversificado de actividades para comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Estão agendados percursos de interpretação ambiental, palestras, distribuição de folhetos e cartazes, e exposições sobre a importância destas zonas. As iniciativas, decorrem nas nove ilhas da Região e têm por objectivo sensibilizar a população para as funções e valores das zonas húmidas, particularmente das Zonas Húmidas de Importância internacional (inscritas na lista da Convenção Ramsar).

Em Santa Maria, estará patente ao público, de 1 a 13 de Fevereiro uma exposição fotográfica composta por fotografias de amadores dos Ilhéus das Formigas (sítio Ramsar) e Recife Dollabarat no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo. Durante estes dias realizar-se-à uma breve apresentação sobre os sítios Ramsar e a importância das Zonas Húmidas às escolas interessadas, complementadas com actividades de expressão plástica para as turmas de 1º e 2º ciclos.

Dependente do número de inscrições e das condições meteorológicas, está planeado a realização de um passeio pedestre -“Santa Bárbara – Sol Nascente”-, passando pelo Poço da Pedreira. Este percurso destina-se aos alunos do 2º do 3º ciclo e Ensino Secundário da ilha. Neste local é frequente avistarem-se aves migratórias, como garças-reais e garças cinzentas, uma vez que a acumulação de água no local torna o local propício ao descanso das mesmas. O Poço da Pedreira foi também apontado na Carta de Geosítios da Ilha de Santa Maria como local de interesse geológico. Para alunos do 1º e 2º ciclos será dinamizada apenas a visita ao Poço da Pedreira.

Em S. Miguel as 3 Ecotecas promovem actividades sobre os sítios Ramsar. A Ecoteca da Lagoa local prevê a realização de dois passeios pela Lagoa das Furnas (incluída no Sítio Ramsar do Complexo das Furnas). Um dos percursos decorrerá na manhã do dia 2 de Fevereiro e o outro na manhã do dia 4. Ambos os passeios terão como público-alvo turmas do 8º ano da Escola Básica 1,2,3 das Furnas. Neste passeio serão fornecidas algumas explicações sobre o conceito e importância da classificação Ramsar. Será solicitado aos alunos a recolha de fotografias que, posteriormente e com o auxílio da Ecoteca e docentes, farão parte integrante de uma exposição fotográfica que ficará patente na escola e circulará pelas restantes escolas do Concelho da Povoação.

Na Ribeira Grande, a Ecoteca do Concelho promove uma visita pelo litoral onde existe uma zona de poças de maré importantes para a biodiversidade marinha que, embora não estejam classificadas como Sítio Ramsar, estão incluídos na proposta do Geoparque da Região. Esta zona é acessível a pé e será uma forma de chamar a atenção para a salvaguarda dos sistemas lagunares costeiros.

No concelho de Ponta Delgada, a Ecoteca realiza no dia 2 um percurso de interpretação ambiental nas margens da Lagoa das Setes Cidades (incluída no Sítio Ramsar Complexo Vulcânico das Sete Cidades). A actividade será realizada no período da manhã e tarde, dividindo-se os participantes em 2 grupos. Duas escolas do concelho participarão nesta actividade (EB1/JI Padre José Lindo Cabral das Sete Cidades e EBI Ginetes – ainda por confirmar).

Na ilha Graciosa, a Ecoteca propõe a realização de uma sessão alusiva à efeméride, na Escola Básica da Luz, com o recurso a material multimédia.

No Pico, a Ecoteca da Ilha promove junto das escolas secundárias um percurso de interpretação ambiental acompanhado de um guia ao sítio Ramsar desta ilha – Planalto Central (Achada).

Em S. Jorge, a Ecoteca propõe a realização de um percurso ao Planalto Central (Pico da Esperança) acompanhado de um guia. Este percurso contará com a presença dos alunos da Escola Profissional nesta ilha.

Na ilha do Faial, o Parque Natural do Faial organizará uma visita de estudo ao Jardim Botânico de Pedro Miguel. Este Jardim, a 400 metros de altitude possui uma área com cerca de 60 000 m2. Neste espaço os participantes poderão observar espécies da laurissilva dos Açores e pequenos charcos (zonas húmidas) de regime intermitente, aos quais está associado o Sphagnum, briófito que assume importante papel na regulação do ciclo hidrológico. Estes participantes terão ainda a oportunidade de realizar uma actividade de observação de aves (residentes e migratórias). A referida visita será completada com uma passagem pela zona Ramsar desta ilha, a Caldeira do Faial, onde será realizada uma breve abordagem à Convenção das Zonas Húmidas e à importância de conservação das referidas zonas.

No Grupo Ocidental, a Ecoteca das Flores propõe assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas com a realização de uma visita ao Planalto Central da Ilha das Flores, com um grupo de alunos do 3º ciclo do ensino básico. A visita só se realizará se as condições atmosféricas o permitirem. Caso a actividade não se concretize, realizar-se-á, na Escola EBS das Flores, uma sessão de divulgação dos Sítios Ramsar com destaque para o Planalto Central.

No Corvo, o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo (CIACC) irá realizar um percurso de interpretação ambiental no dia 2 de Fevereiro, com guia, ao sítio Ramsar do Caldeirão do Corvo. Serão convidados a participar os alunos da escola local.

Para mais informações sobre a Convenção Ramsar visite o sítio internet
http://www.ramsar.org/




GaCS/SF/DRA

Filme "Os Substitutos" em exibição esta Sexta-feira na Ilha Graciosa



Esta Sexta-feira, dia 29 de Janeiro, vai ser exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa o filme "Os Substitutos" (The Surrogates). Trata-se de uma obra de Acção e Ficção Científica realizada por Jonathan Mostow cuja classificação é para maiores de 12 anos.


Os agentes do FBI (Bruce Willis e Radha Mitchell) investigam o misterioso assassinato de uma estudante universitária, relacionado com o homem que ajudou a criar um fenómeno de "substituição" tecnológico que permite às pessoas comprar perfeitas versões robóticas de si próprias - máquinas aptas e bem-parecidas, controladas por telecomando, que posteriormente assumem as suas vidas - possibilitando a cada um desfrutar a vida, indirectamente, através do conforto e segurança da sua casa.
O homicídio desencadeia uma investigação para obter respostas: num mundo de máscaras, quem é real? E em quem é que se pode confiar?




Fonte: CMSCG

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Plano Regional de Saúde avança este ano em todas as ilhas dos Açores



O secretário regional da Saúde revelou, hoje, que este ano vai ser implementado o Plano Regional de Saúde, um instrumento essencial ao diagnóstico e à adopção de medidas concretas para prevenir e tratar as principais doenças que afectam os açorianos.

Miguel Correia falava, em representação do presidente do Governo, na cerimónia de encerramento do 50.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.

No campo da diabetes, segundo disse, vai avançar o rastreamento de forma organizada a retinopatia diabética e implementar o rastreio do pé diabético.

Para combater a obesidade infantil, o Executivo vai promover o rastreio de todas as crianças do 5º ano com obesidade infantil de forma a compreender a dinâmica deste problemática e a promover o seu encaminhamento para os serviços de saúde, nomeadamente para consultas de nutrição.

Também a criação do “menu saudável” na restauração colectiva, de modo a que em cada restaurante nos Açores possa haver uma opção clara por uma alimentação saudável, é outra das medidas a implementar.

No foro oncológico, decorre em todo o arquipélago o rastreio do cancro da mama que se tem revelado eficaz e com benefícios claros para as mulheres açorianas.

Em andamento está, igualmente, o rastreio do cancro do colo do útero e está projectadoo o rastreio do cancro do colo-rectal, com vista a identificar e tratar, atempadamente, muitos casos.

Por outro lado os Serviços de Pediatria dos Hospitais vão ser dotados com meios necessários e adequados a um melhor acompanhamento das crianças que sofrem desta patologia.

Para as doenças cérebro-cardiovasculares, a criação da via verde coronária e a via verde do AVC, são outras das novidades, salientou Miguel Correia, fazendo a articulação entre os serviços de atendimento dos Centros de Saúde com as urgências dos hospitais.

Uma ferramenta, que em seu entender, vai permitir um diagnóstico mais rápido dos doentes com enfarte ou com AVC, onde quer que se situem, sendo encaminhados de forma prioritária, já com a terapêutica adequada, para os hospitais da Região.

As potencialidades da medicina nuclear, que a curto prazo será colocada ao serviço dos hospitais da Região e em benefício dos cidadãos, é outra das vertentes em desenvolvimento.

Também a figura do enfermeiro de família cujo projecto-piloto está já a decorrer no Centro de Saúde de Vila Franca, vai partir para o terreno, já a partir do mês de Abril, lembrou o secretário regional.

Uma experiência, que visa compreender as oportunidades e os constrangimentos, de modo a elaborar um diploma legislativo que seja facilmente aplicado na Região Autónoma dos Açores.

No campo das infra-estruturas, Miguel Correia recordou que decorre a construção do Hospital de Angra do Heroísmo e em breve vai avançar as obras no Centro de Saúde de Ponta Delgada.

A adopção destas medidas, na opinião do governante, significa que este será um ano marcante e de mudança, na Saúde nos Açores.

A finalizar, Miguel Correia deixou o desejo de que seja uma realização feita em cooperação com os profissionais, com as instituições de ensino e com as áreas de investigação, colocando a Região na linha da frente das tecnologias no sector da saúde.



GaCS/LM

Agravamento do tempo nas ilhas do Grupo Central



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores revela que é esperado hoje um agravamento do estado do tempo para as ilhas do Grupo Central do arquipélago.

Baseada em informações do Instituto de Meteorologia, a Protecção Civil sublinha que se prevê precipitação por vezes forte no Grupo Central do arquipélago até às 23 horas de hoje.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, por isso, que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/CM

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Acção de formação na Graciosa sobre resíduos


Esta terça-feira, dia 26, haverá pelas 09h00 da manhã uma Acção de Formação sobre o Sistema de Registo de Informação Sobre Resíduos.


Esta formação é promovida pela Direcção Regional do Ambiente e terá lugar na Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

GaCS

Mais notícias da Graciosa publicadas hoje na "Graciosa Online" página de Luís Costa na RTP

Deputado do PSD reclama mais protecção no porto de pescas

O deputado João Costa alertou hoje, segunda-feira, para o "abatimento progressivo" de tetrápodes na entrada do porto de pescas da Graciosa, o que está a provocar uma "substancial diminuição na protecção" de embarcações atracadas no seu interior...

Graciosa é pioneira na transferência de embriões em bovinos

Começou ontem, domingo, a 4ª fase do programa de transferência de embriões em bovinos. Os jovens produtores de leite da Graciosa, que aderiram ao projecto, estiveram reunidos para preparar as próximas etapas. O programa inovador para melhorar a raça Holstein Frísia foi implementado na Graciosa há 2 anos. Dos 32 animais que já nasceram, 30 são fêmeas. A taxa de gestação aproxima-se dos 63%...

Rali da Graciosa já é federado

O II Rali da Graciosa vai para a estrada nos dias 9 e 10 de Julho. A grande novidade deste ano é a realização de uma especial nocturna no centro de Santa Cruz, para além do reconhecimento da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting...

Veja aqui neste link os vídeos da RTP sobre estas notícias

Fonte: RTP

domingo, 24 de janeiro de 2010

É hoje inaugurada a Casa Mortuária da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe



A inauguração da nova Casa Mortuária da Paróquia de Nossa Senhora do Guadalupe na Ilha Graciosa está marcada para este domingo pelas 12h30 da tarde.


A representar o Governo Regional dos Açores vai estar presente o secretário regional da Saúde bem como outros representantes das autarquias locais.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Desporto este fim de semana na Ilha Graciosa com resultados em directo na página de Luís Costa

Governo comparticipa aquisição de alimento pecuário fibroso aos agricultores graciosenses até ao montante máximo de 280 toneladas

O Governo dos Açores vai comparticipar este ano a aquisição de produto de categoria fibrosa destinado à alimentação do efectivo pecuário da Região até a um montante máximo de 11.000 toneladas.

A decisão consta de uma portaria do secretário regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, e destina-se a fazer face aos desequilíbrios que as quebras anormais na produção forrageira, causadas pelo mau tempo, originaram na gestão dos stocks de alimentos existentes para os efectivos pecuários.

Este apoio extraordinário consistirá numa ajuda, por cada quilograma de alimento importado, de cinco cêntimos nas ilhas de S. Miguel e Terceira e de sete cêntimos nas restantes ilhas.

Nos termos do diploma agora publicado podem beneficiar desta ajuda todos os operadores económicos que fabricam ou importam aquele produto.

As entidades cuja aquisição de produto fibroso se destine à revenda e tenha sido objecto de ajuda, bem como as que produzem e comercializam, obrigam-se a deduzir a ajuda recebida aquando da fixação do preço final do produto ao agricultor, a qual deverá constar da factura, e a permitir o acesso de todos os agricultores que se lhes dirijam, para a aquisição de produto objecto de ajuda.

O montante máximo do produto a adquirir foi distribuído pelas diferentes ilhas do seguinte modo: Santa Maria – 185 toneladas; São Miguel – 5.650 toneladas; Terceira – 2.445 toneladas; Graciosas – 280 toneladas; São Jorge – 740 toneladas; Pico – 785 toneladas; Faial – 595 toneladas; Flores – 275 toneladas; Corvo – 45 toneladas.


GaCS/FG

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Salário Mínimo na Região Autónoma dos Açores subiu para 498,75 euros

O Salário Mínimo na Região Autónoma dos Açores, em vigor a partir de 1 de Janeiro, subiu para 498,75 euros. Esta Retribuição mínima mensal garantida, nos Açores, representa mais 5% do que o Salário Mínimo Mensal no Continente português.

De acordo com os dados dos Quadros de Pessoal declarados pelas empresas açorianas, esta subida abrange 5.479 trabalhadores, ou seja, 9,5% dos trabalhadores açorianos por conta de outrem, representando um aumento de 0,3% da massa salarial paga pelas empresas.


GaCS/SM

Graciosa vai ter um novo autocarro

O Governo dos Açores atribuiu a seis empresas da Região incentivos financeiros, no montante de 1,8 milhões de euros, destinados a comparticipar a aquisição de 17 autocarros para o transporte regular de passageiros nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.


A decisão consta de um despacho do secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, hoje publicado em Jornal Oficial, e contempla a Auto Viação Micaelense, Lda. (7 autocarros), Varela & C.ª Lda. (5), Caetano Raposo & Pereira, Lda. (2), Empresa de Viação Terceirense, Lda. (1), Empresa de Viação do Pico – Cristiano, Lda. (1) e Empresa de Transportes Colectivos da Ilha Graciosa (1).

Concedida no âmbito do Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros (SIRIART), esta comparticipação financeira visa também a aquisição de equipamentos de gestão de frota, bilhético, de georeferenciação, de geolocalização e de vigilância.

Este apoio governamental assume a forma de subsídio a fundo perdido e será suportado pelo orçamento privativo do Fundo Regional dos Transportes.



GaCS/FG

O filme "Força G" em exibição esta sexta-feira, dia 21, no Centro Cultural da Graciosa

Vai ser exibido o filme "Força G" esta sexta-feira, dia 21 de Janeiro, no Centro Cultural da Graciosa pelas 21h00.


Género: Acção, Aventura, Fantástico

Duração: 88 min.

Classificação: M/6

Realização: Hoyt Yeatman

Intérpretes: Bill Nighy, Will Arnett, Zach Galifianakis, Nicolas Cage, Sam Rockwell, Jon Favreau, Penélope Cruz, Steve Buscemi.


Força-G é a mais recente evolução de um programa governamental, clandestino, de treino de animais para espionagem. Munidos com o mais evoluído equipamento tecnológico de espionagem, estas cobaias - altamente treinadas - descobrem que o destino do mundo está "nas suas patas". Alistados na Força-G estão as cobaias Darwin (Sam Rockwell), o líder de equipa determinado a obter o êxito a qualquer custo; Blaster (Tracy Morgan), um escandaloso perito em armamento com grande atitude e um amor por todas as coisas radicais; Juarez (Penélope Cruz), uma sedutora especialista em artes marciais; o indetectável perito de reconhecimento Mooch, e uma toupeira, Speckles (Nicolas Cage), munida de ciber inteligência. Força-G apresenta-nos ainda vários outros espécimes do reino animal, incluindo a preguiçosa Hurley (Jon Favreau) e o hamster ultra territorial Bucky (Steve Buscemi).


Fonte: CMSCGr



Núcleo sede do Museu da Graciosa encerra para obras

O Núcleo sede do Museu da Graciosa encerrou ao público para obras de ampliação e reprogramação museológica, a partir do dia 21 de Janeiro de 2010. Este Núcleo funciona desde 1978 num antigo granel do século XIX.

O projecto em curso visa aumentar e requalificar os espaços, bem como dotar o Núcleo sede do Museu da Graciosa com estruturas e equipamentos que se adequam às necessidades técnicas e científicas dos espaços museológicos actuais. A reabertura ao público está programada para o corrente ano.

A empreitada será desenvolvida sob a responsabilidade da Direcção Regional da Cultura e enquadra-se no Plano de Actividades de 2010, no âmbito da valorização das estruturas culturais.


GaCS/SF/DRaC

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pedrito de Portugal e João Moura Jr. na praça de toiros da Graciosa este verão

O cavaleiro tauromáquico João Moura Júnior e o matador Pedrito de Portugal estão confirmados para as corridas da Graciosa que se realizam nos dias 7 e 9 de Agosto de 2010.

A corrida à portuguesa do sábado, dia 7 de Agosto, terá os cavaleiros de alternativa João Moura Jr., Tiago Pamplona, Rui Lopes e o cavaleiro praticante Miguel Moura. Os toiros a lidar nesta corrida são de Rego Botelho.

Na segunda-feira, dia 9, será uma corrida mista com o matador Pedrito de Portugal, os cavaleiros de alternativa João Moura Jr., Tiago Pamplona e o praticante Miguel Moura. Nesta corrida serão lidados toiros já adquiridos pela ganadaria graciosense de Valentim Santos & Dimas Bettencourt.


por : Luís Costa

Fonte: RTP

Agravamento do estado do tempo nas ilhas dos grupos Ocidental e Central

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que a passagem de uma superfície frontal fria deverá provocar hoje um agravamento das condições meteorológicas, com aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

De acordo com dados fornecidos pelo Instituto de Meteorologia, prevê-se que, entre as 12 e as 20 horas de hoje, ocorra vento forte a muito forte de sudoeste com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

A Protecção Civil açoriana, citando a mesma fonte, revela, também, que no período entre as 12 horas de hoje e as 5 horas de amanhã, quinta-feira, a agitação marítima apresentar-se-á com ondas de sudoeste, passando a oeste de quatro a cinco metros, apenas no Grupo Ocidental.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/CM

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Governo reforça segurança rodoviária na Graciosa

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da Delegação de ilha da Graciosa, está a levar a cabo a empreitada de pintura a quente de vários troços da estrada regional da ilha.

A empreitada inclui a pintura numa extensão aproximada de quarenta quilómetros de linhas axiais a tracejado e de guias laterais a continuo, em diferentes troços, nomeadamente na E.R. 1-2ª entre os Fenais e o Carapacho, Porto Afonso/Santa Cruz e Ancoradouro da Folga, também na E.R. 3-2.ª, Trás dos Pomares, E.R. 4-2.ª, na Vitória e ainda no troço E.R. 5-2.ª, entre a Calheta e o Calhau Miúdo.

A pintura do pavimento, um investimento de cerca de cem mil euros, foi adjudicada à firma Tecnovia Açores, S.A. e tem um prazo de execução de 45 dias.
A empreitada surge na sequência da intenção do executivo açoriano em cumprir o proposto no Plano Rodoviário Regional, cuja finalidade está amplamente direccionada para a melhoria das condições de segurança rodoviárias, adequando a sinalização às necessidades e tipologia do tráfego actual e de futuro.

A sinalização horizontal é mais um dos elementos rodoviários que a SRCTE pretende reforçar na estrada regional seguindo a estratégia de defesa dos factores inerentes à segurança dos condutores e, consequentemente, continuação do percurso de redução dos números da sinistralidade nos Açores.


GaCS/VS

A arte de bordar na Graciosa


De Maio a Novembro de 2009 realizou-se, na Graciosa, um curso específico sobre a técnica do bordado, com a inscrição de 14 formandas. Algumas para aprender e outras para aperfeiçoar conhecimentos.

O curso promovido pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato teve a duração de 198 horas. Contou com a colaboração da Associação de Artesãos da Graciosa, da Junta de Freguesia de Santa Cruz e da Câmara Municipal.

As novas artesãs receberam o certificado de participação durante a cerimónia de inauguração da mostra de trabalhos que realizaram no curso. A exposição está na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa até ao dia 29 de Janeiro.
por : Luís Costa
Fonte: RTP

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Acções de formação em Reservas da Biosfera



A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está a promover, nos meses de Janeiro e de Fevereiro, acções de formação sobre o Sistema de Registo de Informação sobre Resíduos (SRIR) nas ilhas da Biosfera dos Açores: Graciosa, Flores e Corvo. Em pleno Ano Internacional para a Biodiversidade da UNESCO, estas acções têm o objectivo de dinamizar e promover a preservação da qualidade ambiental e, em consequência, a harmonia e a beleza natural destas ilhas classificadas como Reservas da Biosfera.

As acções de formação sobre a inscrição, registo e operação do SRIR são dirigidas a produtores de resíduos, operadores de gestão de resíduos, autarquias, associações de municípios, câmaras de comércio e indústria e postos RIAC.

Em Santa Cruz da Graciosa, a acção de formação está agendada para a tarde do dia 26 de Janeiro e, na ilha do Corvo, realizar-se-á na manhã do dia 2 de Fevereiro. Nas Flores estão agendadas duas acções, uma na tarde de dia 8 de Fevereiro no Concelho das Lajes das Flores e a segunda no Concelho de Santa Cruz na manhã de dia 9 de Fevereiro.

Com estas acções, a Direcção Regional do Ambiente pretende divulgar e demonstrar o funcionamento do Sistema de Registo de Informação sobre Resíduos dos Açores.



GaCS/SF/DRA

Gripe A: Vacinação alarga-se aos 18 anos

A Secretaria Regional da Saúde decidiu alargar, na Região Autónoma dos Açores, a vacinação contra a gripe A aos jovens dos 12 aos 18 anos.

Segundo Miguel Correia, o calendário de distribuição de vacinas permite abrir a vacinação a este grupo. Os pais que pretendam que os filhos sejam vacinados jovens devem contactar os respectivos Centros de Saúde.

Esta medida não altera o restante calendário, relativo à vacinação nas escolas e dos grupos prioritários.

Em declarações à Comunicação Social, o secretário regional da Saúde confirmou, ainda, que a partir de hoje passam à fase de minimização os concelhos das Lajes e de Santa Cruz das Flores, tendo em conta o número de casos de gripe A que tem surgido nestas localidades.

Nestas circunstâncias, os testes da Gripe A (H1N1) passam a realizar-se apenas aos doentes cujo quadro clínico o justifique, bem como às crianças até aos cinco anos de idade.

Encontram-se já em fase de minimização todos os concelhos nas ilhas de S. Miguel, Pico e Terceira.


GaCS/RC

Goraz, congro e boca negra têm novos tamanhos e pesos mínimos de captura

O Governo dos Açores acaba de fixar novos tamanhos e pesos mínimos para a captura de organismos marinhos das espécies goraz (Pagellus bogaraveo), congro (Conger conger) e boca negra (Helicolenus dactylopterus dactylopterus) nas águas da subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional.

A decisão consta de uma portaria do subsecretário regional das Pescas, hoje publicada em Jornal Oficial, que revoga uma outra, datada de 27 de Outubro do ano passado.

Nos termos deste diploma, que entra em vigor terça-feira, os tamanhos e pesos mínimos para captura daquelas espécies passam a ser de 250 milímetros ou 250 gramas para o boca negra, 1.130 milímetros ou 3.000 gramas para o congro e 300 milímetros ou 400 gramas para o goraz.

A nova legislação aplica-se às capturas de organismos marinhos das espécies goraz, congro e boca negra efectuadas por embarcações de pesca registadas nos portos dos Açores, assim como às capturas no âmbito da pesca sem auxílio de embarcação ou pesca apeada com fins comerciais, quando regulamentada.

Estas regras aplicam-se nas águas marítimas, a partir da linha de costa, quer à pesca comercial quer à pesca marítima exercida com fins meramente lúdicos.

Para efeitos do disposto nesta portaria, na Região Autónoma dos Açores correspondem à espécie Pagellus bogaraveo os peixes com os nomes comuns de goraz, peixão, carapau ou ruamba e à espécie Conger conger os peixes com os nomes comuns de congro ou safio.

Os organismos marinhos capturados nas águas da subárea dos Açores da ZEE nacional cujos tamanhos forem inferiores aos tamanhos mínimos agora fixados devem ser imediatamente devolvidos ao mar, não podendo ser mantidos a bordo, transbordados, desembarcados, transportados, armazenados, expostos, colocados à venda ou vendidos.

Todavia, podem ser autorizadas, por acto normativo genérico do membro do Governo Regional responsável pelas pescas, capturas temporárias de organismos marinhos da espécie goraz de tamanhos ou pesos inferiores, desde que os mesmos sejam utilizados, exclusivamente, como isco vivo para a pesca de espécies pelágicas e sejam mantidos vivos a bordo das embarcações de pesca.

Não é abrangida por este diploma a captura de goraz no exercício da pesca lúdica praticada desde terra firme, com linhas de mão ou canas de pesca.

As regras estabelecidas por esta portaria não se aplicam também às capturas das espécies registadas no âmbito de competições da modalidade lúdica de pesca desportiva, desde que tais provas sejam prévia e devidamente autorizadas.

O estabelecimento de tamanhos mínimos constitui uma medida técnica de protecção dos juvenis de organismos marinhos, no âmbito da conservação dos mananciais biológicos e de exploração equilibrada dos recursos haliêuticos, tendo em vista a manutenção da sustentabilidade da actividade da pesca.


GaCS/FG

domingo, 17 de janeiro de 2010

Previsão do estado do tempo para 2ª Feira, 18 de Janeiro de 2010


Previsão do estado do tempo para segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010


GRUPO CENTRAL


Céu geralmente muito nublado .Períodos de chuva, especialmente a partir da tarde, passando a aguaceiros .

Vento sudoeste fresco a muito fresco (30/50 km/h), soprando por vezes FORTE(50/65km/h)com rajadas até 75 km/h, rodando para oeste.


ESTADO DO MAR:


Mar cavado a grosso temporariamente ALTEROSO. Ondas oeste de 4 metros.


Temperaturas previstas para a Horta: Mínima 12ºCMáxima 16ºC Água do mar 16ºC

Temperaturas previstas para Angra do Heroísmo:Mínima 12ºC Máxima 16ºC Água do mar 16ºC


Fonte: IMP

Resultados do desporto na Ilha Graciosa em DIRECTO na página de Luís Costa da RTP


Fique a par de todas as notícias do desporto praticado na Graciosa com resultados em directo visitando a GRACIOSA ONLINE, página de notícias de Luís Costa, reporter da RTP.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Previsão para Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Previsão do estado do tempo para Domingo, 17 de Janeiro de 2010



GRUPO CENTRAL:


Períodos de céu muito nublado com boas abertas.Vento norte fraco a bonançoso (05/20 km/h), rodando para sudoeste e tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 55 km/h.


ESTADO DO MAR:


Mar encrespado a de pequena vaga tornando-se cavado. Ondas oeste de 4 metros. Temperaturas previstas para a Horta: Mínima 12ºC
Máxima 15ºC
Água do mar 15ºC
Temperaturas previstas para Angra do Heroísmo:
Mínima 11ºC
Máxima 14ºC
Água do mar 16ºC



Fonte: IMP

Preço dos gasóleos pescas e agrícola voltam a subir na próxima segunda-feira

A subida que se tem vindo a registar nas últimas semanas do preço do petróleo nos mercados internacionais, levou o Governo dos Açores a proceder a uma subida no preço máximo de venda ao público dos gasóleos pescas e agrícola em 1 cêntimo por litro.

Assim, o gasóleo agrícola passará a ter o preço máximo de venda ao público de 59 cêntimos por litro e o gasóleo pescas de 45 cêntimos por litro.

Apesar destes aumentos, ambos os combustíveis continuam a ser comercializados nos Açores a um preço inferior ao praticado no restante território nacional com uma diferença que se situa entre os 24,9 por cento no caso do gasóleo agrícola (comercializado no continente a 73 cêntimos por litro) e os 27,6 por cento no caso do gasóleo pescas (57 cêntimos por litro).

Os novos valores entram em vigor a partir das 0h00 da próxima segunda feira.


GaCS/NM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Freguesias graciosenses são chamadas a participar no programa "Eco Freguesia: freguesia limpa"

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, lançou um concurso que pretende estimular as boas práticas ambientais denominado “ECO Freguesia: freguesia limpa”. Esta iniciativa pretende reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesias que, em colaboração com as populações, consigam obter bons resultados nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados no espaço público.

Todas as freguesias da Região podem participar no evento, sendo a participação voluntária e gratuita. As inscrições decorrem até 12 de Fevereiro de 2010 e podem ser efectuadas através do endereço electrónico ecofreguesia@azores.gov.pt ou através do fax: 292 240 901. As fichas de inscrição e restante informação serão remetidas a todas as Juntas e também estarão disponíveis on-line em http://www.residuos-azores.org/.

Neste momento, já há várias inscrições, tendo a primeira sido da Junta de Freguesia da Feteira na Ilha do Faial. Seguiram-se as Juntas da Maia e Relva, em São Miguel. Para que as freguesias consigam obter o galardão será necessária a colaboração de todos os cidadãos.



GaCS/DRA

Governo promove Prémio de Fotografia para Turistas

O subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa anunciou hoje, em conferência de imprensa, a instituição de um Prémio de Fotografia especialmente vocacionado para os turistas que visitem a Região durante o ano de 2010, denominado “Clic Açores – Prémio de Fotografia para Turistas”.

Rodrigo Oliveira, falando a jornalistas e agentes de turismo no auditório do Pavilhão dos Açores da Bolsa de Turismo dos Lisboa, referiu que o Prémio “Clic Açores” insere-se no programa da “Região Europeia do Ano 2010”, visando promover os Açores “de um modo muito particular, apelando àqueles que nos visitam, provenientes dos mais variados países europeus, que observem com mais atenção, que vejam para além do imediato e que captem, com as suas objectivas, o que de melhor temos e podemos oferecer”.

“Ao regressarem a casa, pretendemos que os nossos visitantes revejam com cuidado e reflictam atentamente sobre as imagens que levaram dos Açores, seleccionando as melhores e propondo-as a concurso” afirmou o subsecretário regional.

A iniciativa é promovida pelo Governo dos Açores em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, da qual resultará uma publicação e exposição, no final de 2010, com os melhores quarenta trabalhos, bem como a atribuição do Prémio à melhor fotografia, uma viagem e estadia aos Açores em 2011, para duas pessoas e durante uma semana, que contemple a visita a uma ilha ou ilhas diversas daquela que for visitada em 2010.

Poderao concorrer ao “Clic Açores – Prémio de Fotografia para Turistas” quaisquer pessoas que, não residentes na Região Autónoma dos Açores e provenientes de países europeus, visitem o nosso arquipélago durante o ano de 2010, as quais podem enviar as suas fotografias a concurso até 15 de Novembro de 2010.

Após o anúncio do Prémio “Clic Açores” foi assinado um protocolo entre o Governo dos Açores e a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, visando diversos aspectos da concretização do concurso, como recepção e tratamento das fotografias, constituição do juri e escolha dos trabalhos premiados, bem como a preparação da exposição e publicação.

Rodrigo Oliveira afirmou ainda, a terminar, que o Prémio de Fotografia para Turistas, inserido no programa da Região Europeia do Ano, visa “num contexto de esforço articulado para promover a notoriedade e o conhecimento da Região, que os turistas transmitam a sua própria visão dos Açores – de uma perspectiva amadora, é certo, mas de um modo criativo e, certamente, de grande qualidade”.



GaCS/LFC

Mais notícias da Graciosa publicadas hoje na RTP por Luís Costa


Resultados em directo na página de notícias de Luís Costa sobre os jogos na Ilha Graciosa


VOLEIBOL



O líder da Divisão A2 - Açores, do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, de voleibol, recebe esta semana a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, que ocupa o 3º lugar. Os jogos realizam-se no pavilhão da pesqueira. Este é o ultimo teste para as jogadoras do Santa Cruz que, na próxima jornada, recebem a equipa da ADREP, também candidata ao titulo.


ANDEBOL


Arranca tambem sexta-feira, na freguesia dos Biscoitos, ilha Terceira, a 2ª Fase do Campeonato Regional de Iniciados Masculinos na modalidade de Andebol, com a participação da equipa da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.


FUTEBOL


No futebol a partida mais importante está agendada para domingo entre o Guadalupe e o Desportivo Luzense. O jogo marca o regresso de João Picanço ao Sporting, agora, nas funções de treinador.


Fase de Ilha do Corta-mato escolar


Realizaram-se na manhã desta sexta-feira, no Complexo Desportivo de Santa Cruz, as provas da Fase de Ilha do Corta Mato Escolar, para as quais se inscreveram um total de 91 alunos.


Assim, nos escalões de Iniciados e Juvenis de ambos os sexos, ficaram apurados para representar a Ilha Graciosa na Fase Regional a realizar durante o próximo mês de Fevereiro os seguintes alunos:



Iniciados Masculinos: Nelson Melo e Rui Correia

Iniciados Femininos: Sara Mendonça

Juvenis Masculinos: Rui Espínola e André Silva

Juvenis Femininos: Catarina Santos



Esta prova foi organizada pelo Serviço de Desporto da Graciosa e pelo Departamento de Educação Física da Escola Básica e Secundária da Graciosa. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.


por : Luís Costa


Clique neste link para obter todos os pormenores e respectivos resultados dos jogos na página de notícias de, Luís Costa, Reporter da RTP na Ilha Graciosa


Fonte: RTP

METEOROLOGIA



Céu geralmente muito nublado.Neblinas e nevoeiro na madrugada.Períodos de chuva na madrugada e manhã, passando a aguaceiros fracos.Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h,rodando para oeste e tornando-se moderado (20/30 km/h).

ESTADO DO MAR:
Mar ALTEROSO, tornando-se cavado.Ondas oeste de 5 a 6 metros.Temperaturas previstas para a Horta:Máxima 16ºCÁgua do mar 15ºC
Temperaturas previstas para Angra do Heroísmo:Máxima 17ºCÁgua do mar 16ºC

Fonte: IPM

Desporto para o fim de semana



O líder da Divisão A2 - Açores, do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, de voleibol, recebe esta semana a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, que ocupa o 3º lugar. Os jogos realizam-se no pavilhão da pesqueira.

Este é o ultimo teste para as jogadoras do Santa Cruz que, na próxima jornada, recebem a equipa da ADREP, também candidata ao titulo.
No futebol a partida mais importante está agendada para domingo entre o Guadalupe e o Desportivo Luzense. O jogo marca o regresso de João Picanço ao Sporting, agora, nas funções de treinador.


Em atletismo, realizam-se esta sexta-feira as provas de corta-mato escolar, no Complexo Desportivo de Santa Cruz. Contamos apresentar o vídeo destas provas nos próximos dias.
Arranca tambem sexta-feira, na freguesia dos Biscoitos, ilha Terceira, a 2ª Fase do Campeonato Regional de Iniciados Masculinos na modalidade de Andebol, com a participação da equipa da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.A comitiva graciosense é constituída pelos atletas: Júlio Costa, Duarte Espínola, Vitor Melo, Hugo Freitas, Nuno Lima, Cláudio Santos, Rui Correia, Rui Câmara, Nelson Melo, Diogo Pinto, Rui Costa, Renato Melo, António Silva e Jorge Ramos. A equipa técnica é constituída pelo treinador Ricardo Ramalho e pelo dirigente Dércio Bettencourt.


por : Luís Costa




Fonte: RTP

Relvado da Luz vai a concurso

A empreitada de construção do relvado sintético do Campo Municipal da Luz vai ser lançada a concurso, conforme deliberação do executivo, aprovada, por unanimidade, na reunião desta quinta-feira.


A Câmara Municipal determinou a constituição do júri do concurso, presidido pela vice-presidente Maria da Conceição Cordeiro, com os membros Carlos Corte-Real e Maria de Lurdes Faustino...



MATRIZ RECEBE 15 MIL

Nesta reunião o executivo aprovou também a atribuição de um subsidio de 15 mil euros à Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa para apoiar o restauro dos altares. A Câmara teve em conta os ofícios que a Comissão Fabriqueira apresentou em 18 de Fevereiro de 2008 e 23 de Setembro de 2009, que acompanhavam um orçamento para restauro de varias capelas da matriz.


Foi ainda autorizada a despesa com a deslocação a Angra do Heroísmo do jogador Tomás Cordeiro, do Graciosa Futebol Clube, para integrar o estágio da selecção sub-18 e participar no Torneio Inter Associações, a realizar de 21 a 31 de Janeiro de 2010.


No periodo de antes da ordem do dia foi aprovado o projecto de arquitectura, apresentado pela Adega e Cooperativa Agricola da Ilha Graciosa, para remodelação e amplicação das instalações.



por : Luís Costa



Encontre mais pormenores sobre esta notícia aqui neste link



Fonte: RTP

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Filme "FAMA" em exibição no Centro Cultural da Graciosa


O Filme "Fama" é um musical da realização de Kevin Tancharoen e estará em exibição no Centro Cultural da Graciosa esta sexta-feira.


Sinopse


"Fama" segue um grupo de talentosos dançarinos, cantores, actores e artistas durante quatro anos na escola New York City High School of Performing Arts, onde, através de um variado e criativo conjunto de actividades, é oferecida aos estudantes de todos os níveis sociais a oportunidade de viverem os seus sonhos e alcançarem a verdadeira e duradoura fama... aquela que se consegue apenas com talento, dedicação e trabalho árduo.
Numa incrível atmosfera competitiva, atormentados por dúvidas interiores, a paixão de cada estudante vai ser posta em causa. Para além dos seus objectivos artísticos, eles terão de lidar com as questões normais da escola secundária, uma fase tumultuosa cheia de trabalhos da escola, amizades intensas, o despertar das paixões e a auto-descoberta.
À medida que cada aluno luta pelo seu momento de glória, eles irão descobrir quem, entre eles, tem talento inato e a disciplina necessária para ser bem sucedido.
Com o amor e a ajuda dos amigos e colegas artistas, eles descobrirão quem alcançará a fama.


Festival Ilha Branca 2010




Integrado nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Festival Ilha Branca 2010 irá realizar-se nos dias 6, 7 e 9 de Agosto e contará com a presença de 3 Bandas Portuguesas.



Veja aqui mais detalhes sobre esta notícia



Fonte: CMSCGraciosa

Furna do Enxofre candidata às 7 maravilhas


Em 323 candidaturas às 7 maravilhas naturais de Portugal, os Açores destacam-se com 29 locais de beleza natural, representando practicamente 9% do total de candidaturas.A notícia foi hoje avançada pela "New 7 Wonders Portugal", que apresentou a lista de concorrentes às "7 maravilhas naturais de Portugal", cuja cerimónia terá lugar em Setembro deste ano, na Lagoa das Sete Cidades, na ilha de S. Miguel.


As candidaturas chegaram um pouco de todo o País, tendo sido propostas pelas respectivas autarquias. Segundo considerou o secretário de estado do Ambiente, Humberto Rosa, “o nosso país tem um património natural muito valioso e variado, que é frequentemente esquecido ou desvalorizado", especialmente no ano em que se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade, realçou o responsável. Também António Vitorino, comissário para as "7 maravilhas naturais de Portugal", considera que o evento é importante para "consciencializar os portugueses para a preservação do meio ambiente e do património natural".

Na próxima fase do projecto, um painel de 77 especialistas deverá chegar a um consenso, de forma a criar uma lista de pré-finalistas. Posteriormente, 21 personalidades irão escolher os finalistas do concurso, cuja votação pública terá início a sete de Março de 2010.Nesta lista, obrigatoriamente, estão incluídos locais de cada uma das sete regiões do país. De entre as candidaturas açorianas destacam-se, em S. Miguel, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, a Lagoa das Furnas e a Gruta do Carvão; na Terceira, o Algar do Carvão; em Santa Maria, os ilhéus das Formigas; em S. Jorge, a Caldeira da Fajã do Santo Cristo; no Faial, o Vulcão dos Capelinhos; na Graciosa, a Furna do Enxofre; no Corvo, o Caldeirão; nas Flores, a Gruta do Enxaréu; e, no Pico, a Paisagem Vulcânica.



Fonte: CMSCGraciosa

Mau tempo para os Grupos Ocidental e Central

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que devido à passagem de uma superfície frontal fria, prevê-se um agravamento do estado do tempo nos Açores, nas próximas horas.

Assim, e de acordo com o Instituto de Meteorologia, o vento vai soprar de Sudoeste, rodando para Oeste, de 65 a 74 quilómetros por hora, com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros, em especial no Grupo Ocidental, entre as oito e as 14 horas de amanhã.

No período compreendido entre as 23 horas de hoje até à noite de amanhã o estado do mar também, vai alterar-se, com ondas de Oeste de 6 a 7 metros.

Para o Grupo Central estão previstas ondas de Oeste de 6 metros, entre as 11 e as 23 horas de amanhã.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções adequadas em situações desta natureza.


GaCS/LM

DRaC reúne chefias para optimizar concretização da política cultural

O director regional da Cultura, Jorge Bruno, reuniu-se esta semana com as diversas chefias do departamento que dirige e respectivos serviços periféricos, em encontros destinados a optimizar a concretização da política cultural do X Governo Regional dos Açores. Inicialmente marcadas para a ilha Graciosa durante três dias, as reuniões de coordenação tiveram que ser realizadas na Terceira, devido à falta de ligações aéreas, por causa do mau tempo.

Os objectivos principais dos encontros passavam por transmitir aos serviços periféricos as principais orientações programáticas da Direcção Regional, tendo em vista uma mais eficaz concretização da política cultural do XI Governo Regional dos Açores, bem como articular procedimentos de gestão e administração, de modo a operacionalizar, uniformizar, agilizar e simplificar as relações entre a DRaC e os serviços periféricos.

As reuniões, em que participaram chefes de serviço e de divisão e os directores dos museus e bibliotecas públicas, bem como a directora do Centro de Conhecimento dos Açores, tinham, ainda, o propósito de partilhar mutuamente os objectivos, as expectativas e os condicionalismos da DRaC e dos serviços periféricos.

Outro assunto abordado prende-se com os empreendimentos em curso, nomeadamente a nova Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo e o Centro de Arte Contemporânea na Ribeira Grande, que envolvem verbas afectas ao Plano a Médio Prazo no montante global de 10,6 milhões de euros.

A obra da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo decorre dentro dos prazos previstos e com normalidade, estando prevista a conclusão para o início de 2011.

O empreendimento do Centro de Arte Contemporânea encontra-se na fase de realização do projecto.

Foram também planificadas e definidas as estratégias de actuação para os planos de actividades de 2010.


GaCS/FA/DRaC

Governo está a pagar com maior celeridade os apoios aos agricultores

O secretário regional da Agricultura e Florestas apresentou à Federação Agrícola dos Açores, os calendários indicativos dos pagamentos de apoios aos produtores, no âmbito do Programa POSEI que serão efectuados até 30 de Junho deste ano.

Em reunião realizada, hoje, em Ponta Delgada, Noé Rodrigues divulgou ainda os valores dos apoios atribuídos ao sector até 31 de Dezembro de 2009, verificando-se que o montante pago aos produtores era muito superior ao montante pago na mesma data do ano anterior, “o que significa que estamos a trabalhar melhor para com maior celeridade fazer chegar aos agricultores os apoios a que têm direito”, frisou o governante.

No que diz respeito aos projectos de investimentos dos agricultores, existe já um número significativos de candidaturas apresentadas, sendo que muitas destas candidaturas já foram contratadas e pagas.

No entanto, Noé Rodrigues reconheceu o excesso de burocracia imposta pelas entidades europeias para o cumprimento dos processos de controlo e contratação destes projectos..

Em cima da mesa esteve também a análise da portaria do Governo dos Açores que vai estabelecer um apoio extraordinário à compra de um contingente de produto alimentar de categoria fibrosa como forma de ajudar os produtos regionais a ultrapassarem as dificuldades inerentes á redução anormal da produção forrageira.



GaCS/MS

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Governo lança concurso de limpeza pública aberto a todas as juntas de freguesia da Região



O Governo dos Açores anunciou hoje o lançamento de um concurso de limpeza pública dirigido a todas as freguesias do arquipélago com o objectivo de promover, até final de Agosto, a remoção geral dos resíduos não controlados.


Denominado “ECO Freguesia: freguesia limpa”, o concurso é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e, nesta sua primeira edição, pretende “reconhecer e distinguir os esforços das freguesias, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos” nos espaços públicos.

Na apresentação do concurso, que decorreu hoje no Jardim Botânico do Faial, o secretário do Ambiente e do Mar definiu o projecto como “um convite para termos a freguesia onde vivemos mais limpa” e um desafio para que as juntas de freguesia, em colaboração com o voluntariado, obtenham algum grau de distinção e sejam premiadas nos seus esforços a favor de um melhor ambiente.

Para algumas freguesias, que ainda têm um longo caminho a fazer nesta área, trata-se sem dúvida de “um grande desafio”, admitiu Álamo Meneses, adiantando todavia que o esforço será bem menor para aquelas que, tendo já investido no passado, “estão já neste momento numa situação muito favorável”.

Segundo afirmou, o concurso, ao qual será também associado futuramente um programa de educação ambiental, é exigente e não se destina propriamente a premiar toda a gente.

Para além do reconhecimento público, a Secretaria do Ambiente oferece ainda às juntas de freguesia um acompanhamento que passa por receber os resíduos que forem retirados, ficando o Governo encarregue de os remeter para o seu destino final, esclareceu Álamo Meneses.

A inscrição, voluntária e gratuita, neste concurso, que é exclusivamente destinado às juntas de freguesia, decorre até 12 de Fevereiro e poderá ser feita através do endereço electrónico
ecofreguesia@azores.gov.pt ou do fax 292 240 901. Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março, decorrerá a primeira visita por parte do júri de avaliação.

As juntas de freguesia concorrentes deverão proceder, até 31 de Agosto, à retirada de todos os resíduos dos espaços públicos, decorrendo, entre 1 e 30 de Setembro, a visita final do júri de avaliação.

A divulgação das juntas de freguesia distinguidas neste concurso acontecerá no mês de Outubro e a entrega dos prémios terá lugar em Novembro, durante uma gala regional, no âmbito da Semana dos Resíduos.

Aos vencedores serão atribuídos um certificado e uma bandeira que a junta de freguesia poderá hastear durante um ano.



GaCS/FG