Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A passagem de ano na Graciosa



São 7 as sociedades da Graciosa que abrem portas para a chegada do novo ano. Santa Cruz Sport Club, Sport Club Marítimo, Graciosa Futebol Clube, Sporting Clube de Guadalupe, Irmandade da Srª da Esperança - Ribeirinha, Filarmónica União Praiense e Filarmónica União Popular Luzense.


Este ano é também novidade a passagem de ano do Graciosa Resort & Businees Hotel, com inscrição confirmada de 80 clientes.


Os graciosenses podem ainda ver o presépio vivo, pela última vez, no dia 1 de Janeiro, entre as 16h00 e as 18h00. À noite, a Filarmónica Recreio dos Artistas assinala o seu 97º aniversário com um concerto às 21h30 e baile a seguir, onde não faltarão as tradicionais 'modas de viola'.



por : Luís Costa



Fonte: RTP

Clique neste link para ver vídeos relacionados com esta notícia

António Lourenço coordena a Comissão de Trânsito



O vereador do PS António Lourenço foi proposto, pelo presidente da Câmara, para coordenar a Comissão de Trânsito de Santa Cruz da Graciosa. A deliberação aprovada na reunião do executivo, que se realizou esta quarta-feira, define ainda como elementos da comissão o engenheiro da autarquia, comandante da PSP, comandante de Bombeiros, delegado da secretaria regional dos equipamentos, presidentes das juntas de freguesia, presidentes das associações de agricultores e um representante do Núcleo Empresarial. A comissão de trânsito foi criada por deliberação do executivo de 16 de Novembro de 2006.

Na reunião foi também deliberado conceder um subsídio de 10 mil euros à Associação dos Bombeiros Voluntários da Graciosa, definido nas Grandes Opções do Plano para 2009.

Outro subsídio, de 1.500 euros, foi deliberado atribuir à Academia Musical para apoiar a participação de alunos num Workshop de Orquestra, que se realiza de 12 a 17 de Janeiro, em Ponta Delgada.
CONSELHO DE ILHA A 12 DE JANEIRO

O presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, João Cunha, convocou uma reunião do Conselho de Ilha da Graciosa para o dia 12 de Janeiro, às 17 horas.

A ordem de trabalhos tem como ponto único a eleição da nova mesa do Conselho de Ilha, presidida por Luís Reis desde que foi criado aquele órgão consultivo.

por : Luís Costa
Fonte: RTP

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agenda cultural do Museu da Graciosa para Janeiro




A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, promove dia 2 de Janeiro, pelas 20:30 horas, no centro cultural de Santa Cruz, um Concerto de Ano Novo pelo Coro Pactis, da ilha Terceira.

No dia 10, a partir das 20:30 horas, o Centro Cultural da Ilha Graciosa acolhe também o espectáculo “Dois Maridos em Apuros”, numa encenação do grupo de teatro local “A Semente”.

A agenda cultural do Museu da Graciosa para o mês de Janeiro integra ainda a realização de uma oficina denominada “Velho e Novo” e de um ateliê de informática, bem como a exibição de um presépio, de uma árvore reciclada e de ecobrinquedos. Colaboram nestas iniciativas a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa e a Ecoteca da Graciosa.

De 1 até 24 de Janeiro, estará também patente ao público no núcleo-sede do Museu da Graciosa uma exposição de artesanato intitulada “Trabalhos loucos”, uma amostra de parte dos trabalhos que vão ser executados na oficina “Velho e Novo”.


GaCS/FG/DRaC

Academia Musical da Graciosa está contratando pessoal docente para a sua Escola de Música



A Academia Musical da Ilha Graciosa pretende contratar professores para a sua Escola de Música na seguintes áreas:


Piano
Guitarra
Trompete
Trompa
Trombone
Tuba
Violino
Flauta Transversal
Percussão
Clarinete
Saxofone


Os candidatos interessados deverão fazer chegar aos Serviços Administrativos da AMIG o seu Curriculum Vitae, acompanhado de cópia de todos os documentos comprovativos, remetendo para:


Academia Musical da Ilha Graciosa

Rua Dr. Manuel Sousa Menezes nº 319880-233

São Mateus SCGFax: 295 732 328E-mail: amig@vizzavi.pt

Em caso de dúvidas contacte: 295 712 739


Concerto de Ano Novo na Graciosa


O Coro Pactis, da ilha Terceira, actua no próximo sábado, dia 2 de Janeiro de 2010, às 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa.



O Concerto de Ano Novo é promovido pelo Museu da Graciosa com o patrocínio da Direcção Regional da Cultura e o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.


por : Luís Costa


Fonte: RTP


Clique neste link para ver o vídeo relacionado com esta notícia

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores - Aviso de mau tempo



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se:


Para o Grupo Central, no período entre as 14 horas de 28/12/2009 e as 05 horas de 30/12/2009, vento forte, de oeste, rodando para noroeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.


No período entre as 14 horas de 28/12/2009 e as 14 de 30/12/2009, aguaceiros pontualmente fortes.


Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas frequentes e dispersas.


No período entre as 14 horas de 28/12/2009 e as 11 horas de 30/12/2009, ondas de 6 a 7 metros, de oeste, passando a noroeste.

GaCS/FA/SRPCBA

domingo, 27 de dezembro de 2009

Revista do ano na Graciosa

Uma retrospectiva em vídeo dos grandes acontecimentos ocorridos na Ilha Graciosa durante o ano de 2009

2009 trouxe alguns acontecimentos importantes à Graciosa. No ano que agora termina realizou-se o 1º Rali da Ilha Graciosa e o concerto mais internacional de sempre com Mariza. Neste ano a ilha branca foi escolhida para as comemorações oficiais do Dia da Marinha, nos Açores, acolhendo também o Dia Regional do Guarda-Florestal e a II Bienal de Turismo Subaquático dos Açores.

A inauguração e abertura do hotel foi outra página virada na promoção do destino Graciosa. Para a história da democracia ficou ainda o resultado das eleições autárquicas, que ditou a primeira mudança à esquerda deste Concelho.

Inauguraram-se obras de ampliação do porto enquanto, no aeroporto, abriu a Estação de Radiação Atmosférica. O velho Centro de Saude recebeu mais um médico e o novo foi lançado a concurso. A Feira Sabores da Inovação marcou também o final do ano. Lançaram-se livros, homenagearam-se 'pequenos' vultos e, no desporto, o 'grande' Lucas Silva foi para o Sporting Clube de Portugal.

Este ano passou uma reportagem da Graciosa em cada 2,4 dias, na RTP-Açores. O vídeo que preparamos é uma retrospectiva das principais notícias de 2009. Boas entradas e um Feliz Ano Novo para todos.



por: Luís Costa



Fonte: RTP



Órgão de Tubos da Igreja de Guadalupe vai tocar em 2010




Datado de 1775, o órgão de tubos da Igreja de Nª Srª de Guadalupe é o segundo mais antigo dos Açores. Foi construído pelo organeiro português José Leandros da Cunha. Tem 360 tubos e 47 notas.


Tratando-se de uma importante peça do património móvel cultural da Região e porque a paróquia não possui os meios necessários, o Governo Regional decidiu apoiar o restauro, na totalidade, atribuindo uma verba de 42.408 euros.


O instrumento já não toca há mais de 20 anos. A recuperação foi interrompida em 1989, ano em que a Igreja de Guadalupe foi atingida por um sismo. Na altura, as ofertas que se destinavam ao restauro, foram utilizadas nas obras.


O órgão encontra-se nas oficinas de Dinarte Machado, em Mafra, que garante o restauro no prazo de 6 meses. Trata-se de um trabalho difícil e complexo devido à antiguidade da peça.


por : Luís Costa


Fonte: RTP


sábado, 26 de dezembro de 2009

Vento forte impede voo entre Graciosa / Terceira


O vento forte que atinge os Açores desde o princípio da tarde deste sábado obrigou ao cancelamento de um voo da transportadora aérea regional SATA entre as ilhas Graciosa e Terceira.

Uma fonte da companhia indicou à agência Lusa que os 72 passageiros impedidos de viajar entre as duas ilhas deverão ser transportados num voo extraordinário programado para domingo de manhã.

As outras ligações programadas pela SATA têm vindo a realizar-se dentro do horário, acrescentou.

Num aviso emitido ao princípio da tarde o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores alertou para a previsão da ocorrência de ventos fortes com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora em todas as ilhas até ao fim da manhã de domingo.

Segundo a previsão da Protecção Civil, para esse período estão também previstas chuvas intensas, trovoadas e agitação marítima com vagas que podem atingir os sete a oito metros.

Para preparar a intervenção de vários departamentos da administração e da Protecção Civil face a um cenário de eventuais consequências do mau tempo, os secretários regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e do Trabalho e Solidariedade Social reuniram-se hoje à tarde em Ponta Delgada com dirigentes de diversos serviços do Executivo.


Fonte: IOL

Mau tempo persiste



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se:


PARA O GRUPO CENTRAL

No período entre as 12 horas locais de 26-12-2009 e as 11 horas locais de 27-12-2009

Períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser fortes e trovoadas dispersas.

No período entre as 12 horas locais de 26-12-2009 e as 00 horas locais de 28-12-2009

Vento Sueste moderado a fresco (20/40 km/h) tornando-se forte a muito forte (50/75 km/h) com rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora.

Mar cavado, tornando-se alteroso a tempestuoso com ondas de Sudoeste 4 a 5 metros passando a Oeste.


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS/FA/SRPCBA

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"A ilha em presépio" no natal da Graciosa


Chama-se "a ilha em presépio" e é uma iniciativa, diferente, da Ouvidoria da Ilha Graciosa, em conjunto com os vários centros de catequese. O presépio vivo envolve a participação de 60 catequistas e mais de 500 crianças e jovens, ligados a este movimento da Igreja.



Os 7 quadros do presépio estão espalhados por vários locais, de modo a juntar todos nesta actividade. Estará aberto nos dias 25 e 27 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 16h00 às 18h00. Aos graciosenses que visitarem o presépio vivo recomendamos o seguinte percurso:


1º Quadro: Anunciação Centro Paroquial de Santa Cruz
2º Quadro: Nascimento na Igreja de Sto. António (Vitória)
3º Quadro: Adoração dos Magos no Império da Ribeirinha
4º Quadro: Adoração dos Pastores no Centro Pastoral de Guadalupe
5º Quadro: Fuga para o Egipto no Centro Paroquial da Luz
6º Quadro: Jesus a Trabalhar no Império da Fonte do Mato
7º Quadro: Baptismo de Jesus no Império da Igreja de S. Mateus



As primeiras imagens do presépio vivo serão publicadas aqui neste link no próximo sábado.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

Sandro Paím considera injusto criticar a restauração



O presidente da Câmara do Comercio de Angra do Heroísmo falava para empresários da Graciosa, durante a cerimónia de entrega de prémios da feira de gastronomia.

Sandro Paím sustenta que o estudo elaborado pelo Observatório Regional do Turismo levanta críticas ao sector da restauração, consideradas injustas, face ao investimento dos empresários, mesmo em tempos de crise, nas áreas da higiene e formação.

O responsável empresarial está preocupado com as consequências negativas do estudo, sobretudo ao nível da imagem da região junto dos turistas.



Mais pormenores sobre esta notícia em vídeo aqui neste link


por : Luís Costa





Fonte: RTP

Governo financia restauro do órgão da igreja do Guadalupe



O Governo Regional vai financiar o restauro do órgão da igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, na Graciosa, o segundo mais antigo instrumento musical do género dos Açores, datado de 1775.

A Resolução, para o efeito, foi publicada hoje no Jornal Oficial e prevê a atribuição de uma verba no montante de 42.408 euros, para a intervenção.

Esta decisão do Governo dos Açores enquadra-se no objectivo de prosseguir as intervenções que visem a defesa e valorização do património arquitectónico e cultural da Região.

O executivo considera ser de “excepcional interesse” o restauro daquele órgão, por ser “uma importante peça do património móvel cultural da Região”.

O restauro deste tipo de bens encontra-se abrangido pelo sistema de apoios a conceder pela Administração Regional Autónoma para a recuperação e conservação do património cultural arquitectónico e móvel dos Açores, com uma comparticipação máxima de 50% do custo.

No entanto, considerando que a paróquia não dispõe de meios que lhe permitam fazer face à sua parte dos encargos com o restauro do instrumento, no uso das competências conferidas pelas alíneas d) e e) do n.º 1 do artigo 90. ° do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, o Conselho do Governo resolveu financiar a intervenção na totalidade.

A concessão do apoio está condicionada à aprovação do plano de trabalhos de restauro pela Direcção Regional da Cultura.




GaCS/FA

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores - Aviso de mau tempo




O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, continua a prever-se para todos os Grupos aguaceiros por vezes FORTES e trovoadas. Também se prevê para o Grupo Ocidental vento de leste com rajadas que poderão atingir os 85 km/h.

Assim, prevê-se:

PARA O GRUPO OCIDENTAL:

No período entre as 14 horas locais de 23-12-2009 e as 20 horas locais de 24-12-2009
Chuva contínua, aguaceiros pontualmente FORTES

No período entre as 14 horas locais de 23-12-2009 e as 20 horas locais de 24-12-2009
Trovoadas frequentes e dispersas.

No período entre as 05 horas locais de 24-12-2009 e as 23 horas locais de 25-12-2009
Vento de leste com rajada máxima entre 85 a 100 km/h

PARA O GRUPO CENTRAL:

No período entre as 02 horas locais de 24-12-2009 e as 20 horas locais de 24-12-2009
Chuva e aguaceiros pontualmente FORTES

No período entre as 02 horas locais de 24-12-2009 e as 20 horas locais de 24-12-2009
Trovoadas frequentes e dispersas.

PARA O GRUPO ORIENTAL:

No período entre as 11 horas locais de 24-12-2009 e as 23 horas locais de 24-12-2009
Chuva e aguaceiros pontualmente FORTES

No período entre as 11horas locais de 24-12-2009 e as 23 horas locais de 24-12-2009
Trovoadas frequentes e dispersas.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS/SF/SRPCBA

Quinta das Grotas melhor restaurante da feira


O público que participou na Feira de Gastronomia "Sabores da Inovação Graciosa Best Food Awards 2009", de 6 a 22 de Novembro, elegeu como melhor restaurante o Quinta das Grotas.


O júri do concurso atribuiu tambem os prémios de melhor entrada ao restaurante Dolphin, melhor prato de carne ao restaurante do hotel, melhor parto de peixe ao Quinta das Grotas e melhor prato internacional ao restaurante "A Marisqueira JJ".


Foi ainda divulgado o resultado do sorteio, dos prémios do concurso destinado aos clientes. Ângelo Andrade foi contemplado com o primeiro prémio - uma viagem a Barcelona. Carla Espinola recebeu o 2º premio - uma viagem à Madeira - e o 3º prémio - um cruzeiro no Douro - foi atribuído a Maria de Jesus Sousa.


Nos 17 dias da feira serviram-se 2 mil refeições, com um encaixe superior a 20 mil euros para os restaurantes, o que prova o sucesso desta iniciativa pioneira que é para continuar e estender às ilhas de S. Jorge e Terceira. Recorde-se que a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apostou num modelo inovador de realizar o evento nos próprios restaurantes.

A reportagem em vídeo da entrega dos prémios, ontem à noite na Biblioteca Municipal, estará disponível aqui, neste link, depois das 13 horas de hoje.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PS-Graciosa chumba descida do IRS




Na última reunião da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a bancada do PSD apresentou uma proposta de redução de 2,5%, dos 5% de IRS colectado que a Câmara Municipal recebe.
A proposta não fazia parte da ordem de trabalhos, mas tinha carácter de urgência para ser discutida e aprovada antes do fim do ano e, assim, os contribuintes graciosenses poderem beneficiar da redução do imposto já em 2010.

No entanto, depois de pedir um intervalo regimental de 10 minutos, a bancada do PS votou contra a admissibilidade da proposta, prejudicando-a, uma vez que eram necessários dois terços dos votos.
Seguiu-se uma discussão mais acalorada entre os dois irmãos que lideram as respectivas bancadas. Pedro Costa, do PS, classificou o timing da apresentação da proposta dos social-democratas como "pouco sério e inoportuno", uma vez que os deputados não estavam preparados para discuti-la.

Tratando-se de uma lei de 2007, os socialistas acusam ainda o PSD de nunca se ter lembrado desta medida, quando o executivo era liderado por José Aguiar. No entanto, dizem-se dispostos a estudar a iniciativa numa próxima reunião.

Os membros do PSD acusaram a indignação, salientando que "o PS teima em não descriminar, positivamente, os graciosenses". João Costa, líder da bancada, prometeu levar a proposta a discussão na próxima assembleia, onde a maioria do PSD garante a aprovação. Entretanto, lamenta que os graciosenses tenham de esperar até 2011.

por : Luís Costa

Fonte: RTP

domingo, 20 de dezembro de 2009

Mau tempo afecta 93 passageiros entre Terceira / Graciosa / Terceira



Cancelamentos da SATA Air-Açores, que realiza as ligações entre a Terceira/Graciosa/Terceira, deixa em terra 93 passageiros.


A Companhia Aérea açoriana espera repor as respectivas ligações, quando as condições atmosféricas o permitirem.





Fonte: RTP

Guadalupe perde primeiro jogo da época

Desporto na Ilha Graciosa


O líder do campeonato perdeu o primeiro jogo da temporada, este domingo, frente ao Desportivo Luzense, por uma bola a zero. Para os homens da freguesia da Luz esta foi tambem a primeira vitória do campeonato. O golo de Isidro Lima coloca o Desportivo Luzense em igualdade pontual com o Graciosa FC e a 6 pontos do Sporting de Guadalupe.

No escalão de Juniores D, no sábado, o Luzense recebeu também o Sporting de Guadalupe e foi goleado por 13 golos sem resposta.


Em voleibol, aA equipa de seniores femininos do Santa Cruz Sport Club deslocou-se neste fim de semana à ilha de S. Miguel, para defrontar a turma da Escola Secundária da Ribeira Grande, ultima classificada do Campeonato Nacional - Divisão A2 Açores.As graciosenses ganharam os dois encontros por 3-0, com destaque para o segundo set do ultimo jogo que terminou num surpreendente 0-25.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

Para ter acesso ao resultado dos jogos queira, por favor, clicar aqui neste link

Mensagem de Natal do Presidente do Governo Regional dos Açores


Realço sempre, nesta ocasião em que me dirijo a todos os açorianos, o significado acumulado deste período festivo que estamos a viver: o Natal e o Ano Novo.

É uma época que nos estimula para uma avaliação do nosso papel na sociedade que nos rodeia, que favorece a nossa reflexão sobre o que fizemos e sobre o que estamos a fazer, que convoca lembranças e sentimentos que enformam as nossas vidas; mas é também um tempo de renovo e de esperança que alimenta a nossa ambição de viver melhor, com os outros e para os outros.

O espírito do Natal, forjado na boa nova do nascimento de Jesus, é, pois, um apelo de intimidade que a todos toca e através do qual percepcionamos a vida com outra energia e outra sensibilidade, com outro regozijo, mas também com outra consciência das nossas omissões e dos actos que julgamos culposos. Olhamos em redor e descobrimos, com outra evidência, o que falta e o que sobra, compreendendo que fazemos parte desse todo, onde contribuímos, em mais ou em menos, para o seu melhor como para o seu pior.

É curiosa e singular essa propensão introspectiva do tempo de Natal, e também como, olhando para o nosso interior, vemos de outra maneira este nosso Mundo, onde se revelam, com outra proximidade e outra força, muito mais os infortúnios do que as venturas alheias. No Natal, ficamos tomados por afectos e por um sentimento tão universal e fraterno que compreendemos como tudo seria estupendo se o mundo fosse, por mais tempo, movido por esses sentimentos.

Pelo contrário, faz muita falta essa sensibilidade para evitar e ou resolver tantos problemas. Milhões de pessoas, espalhadas pelos continentes, vivem abaixo do limiar da pobreza e outros morrem diariamente de fome e sem assistência médica, todos desprotegidos e entregues à sua falta de sorte – felizmente nada que aconteça entre nós! Sociedades inteiras vivem em guerra, seja ela a motivada pelo terrorismo, seja ela a chamada guerra “preventiva”, seja, ainda, a fomentada pela criminalidade internacional e local organizadas, que decepam vidas em todos os segundos de todos os minutos. Felizmente não temos essas desolações nos Açores!

Mas as nossas sociedades podem ser salvas pela bondade e pelo verdadeiro sentido da vida que está em cada um de nós. O Natal é, afinal, um dos períodos mais incitadores para o exercício dessa cidadania requerente, que é, como quem diz, da melhor ética e da maior responsabilidade social.

Por todos os lugares – da América à Europa e ao Oriente – ainda se repercutem as consequências para a vida das famílias desta crise financeira e económica global. Vemos e ouvimos, com inusitada frequência, nestes últimos meses, notícias de falências de grandes empresas, de despedimentos colectivos, de migrantes sem destino à procura de meios de subsistência, e até de países ricos que colapsam com surpreendente fragilidade. E apesar de nos Açores esses efeitos terríveis da crise serem, felizmente, muito menores, temos também sectores e empresas em dificuldades e um acréscimo do número de pessoas à procura de emprego. Essas percepções devem contribuir para avivar as nossas consciências e o nosso empenhamento cívico numa impulsão ética e política promotora do progresso e da justiça em simultâneo.

Tivemos há dias a boa notícia de que a nossa economia cresceu no ano passado mais do que em qualquer outra região do nosso país. Mas sabemos que o desemprego subiu ligeiramente, embora seja também o mais baixo em Portugal, e que temos tido menos consumo e menos turistas por causa das crises nos seus países de origem, ocasionando uma menor actividade das nossas empresas. Sabemos, pois, que temos de ultrapassar esses entraves que afligem as famílias açorianas, desgastam os nossos empresários e a sua capacidade de gerar emprego e trabalho bem remunerado. Sabemos que temos de melhorar muito a qualificação dos açorianos para termos sucesso nesta competição global em que nos inserimos. São tarefas difíceis no tempo actual, mas que confiamos desenvolver com sucesso no Ano Novo que agora vai começar.

Precisamos também de prosseguir a obra entusiasmante que temos feito de apoio à infância, aos idosos, às pessoas com necessidades especiais, aos carenciados de habitação e às famílias com problemas graves, para que todos se sintam mais seguros e mais confiantes no futuro.

Todos, porém, têm de colaborar. Quem tiver capacidades tem de se formar e qualificar. Quem puder e tiver trabalho não tem o direito de o recusar e pensar que pode viver à custa de todos nós. Quem puder participar tem o dever de colaborar. Quem souber criticar não se deve eximir a propor e a construir. Ninguém deve viver só para si, porque ninguém sobrevive só. Sentir o Natal tem a ver com tudo isso! Os Açores precisam de pessoas a agir assim.

A todas as Açorianas e Açorianos e – de forma muito expressiva – aos nossos concidadãos residentes no estrangeiro, bem como aos imigrantes que estão a trabalhar e a residir nas nossas ilhas, desejo, em meu nome pessoal e no da minha família, e em nome do Governo dos Açores, um Natal feliz e muita saúde e prosperidades em 2010.
Bom Natal.



GaCS/CT

Grupo central espera ventos de 120 quilómetros


As ilhas do Grupo Central vão ser fustigadas por ventos cuja intensidade poderá atingir os 120 quilómetros por hora a partir do fim do dia de hoje (domingo) e até segunda-feira à tarde, alertou hoje a Protecção Civil.

Segundo um aviso do Serviço Regional de Protecção Civil, para as ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial está prevista igualmente a ocorrência de vagas de mar alteroso que poderão atingir os 8 a 9 metros.


Em S. Miguel e Santa Maria - Grupo Oriental - prevêem-se, até ao princípio da tarde de segunda-feira, ventos com rajadas de 90 quilómetros/hora e vagas de seis metros de altura.


O alerta da Protecção Civil indica, também, que são esperadas nas próximas horas chuvas intensas e trovoadas em todas as ilhas açorianas.


Fonte: Protecção Civil

sábado, 19 de dezembro de 2009

Cientistas portugueses encontram um ‘ovo estrelado’ no mar dos Açores


Resultado do impacto de um meteorito nos últimos 17 milhões de anos ou um vulcão de lama? Não é por ora possível excluir qualquer das hipóteses como origem da formação geomorfológica encontrada por investigadores portugueses a dois quilómetros de profundidade e a cerca de 150 quilómetros a sul dos Açores. Trata-se de uma cratera mais ou menos circular com uma cavidade de seis quilómetros e uma cúpula central, tal e qual um mega ovo estrelado.

Realizada no âmbito dos trabalhos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continente (EMEPC), a descoberta foi apresentada na conferência da União de Geofísica norte-americana, em S. Francisco.

“A apresentação suscitou muita curiosidade nos mais de 15 mil cientistas presentes”, contou Paulo Neves Coelho, coordenador jurídico da EMEPC. A tese que recolheu maior aceitação foi a do impacto, dado que não se descobriram correntes de lava na estrutura, mas só a recolha e estudo de amostras permitirão tirar conclusões.


PSD viabiliza Plano e Orçamento para 2010



O Plano e Orçamento da Câmara da Graciosa foi aprovado pela Assembleia Municipal, após uma longa maratona de debate, com 8 votos a favor do Partido Socialista e 11 abstenções do PSD.

Na apresentação dos documentos, Manuel Avelar reafirmou a intenção do executivo em avançar com os campos sintéticos na Luz e em Santa Cruz, Parque de Campismo de Santa Cruz, Zona Pedonal da Pesqueira, Estrada Rochela/Lagoa e o inicio da Requalificação do Centro de Santa Cruz. O Orçamento para o próximo ano é de 6,6 milhões de euros.


Da bancada do PS, Pedro Costa adjectivou o Plano de inovador, na medida em que prevê um aumento das despesas de capital e responsável, por dar continuidade a obras programadas pela Câmara anterior.


No entanto, o PSD, por João Costa, teceu várias criticas ao Plano e enquadrou como um "beneficio da duvida", a abstenção da bancada da maioria. Os social democratas entendem que muitas obras não passam de intenções sem verbas definidas. Outra preocupação prende-se com uma eventual redução das verbas a transferir para as juntas de freguesia, opinião refutada pelo PS e pelo presidente da Câmara.


por: Luís Costa


Fonte: RTP

Siga aqui neste link outras informações pormenorizadas em texto e vídeo ná página de Luís Costa da RTP

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alterações no preço do petróleo nos mercados internacionais reflectida no preço do gasóleo pescas




A variação do preço do petróleo nos mercados internacionais, registada ao longo das últimas semanas, levou o Governo dos Açores a proceder a uma descida de 1 cêntimo no preço máximo de venda ao público do gasóleo pescas.

Desta forma, o gasóleo pescas passará a ter o preço máximo de venda ao público a 43 cêntimos por litro.

Todos os restantes combustíveis mantêm o preço inalterado.

Os novos valores, que fixam o preço máximo de venda ao público, entram em vigor a partir das 00h00 de Sábado.


GaCS/SF/SRE

Mais notícias da Graciosa

Primeiro e último - em directo

A equipa de seniores femininos do Santa Cruz Sport Club desloca-se neste fim de semana à ilha de S. Miguel, para defrontar a turma da Escola Secundária da Ribeira Grande, no âmbito do Campeonato Nacional de Voleibol - Divisão A2 Açores.

******************************************************

Concerto de Natal na Graciosa

No próximo domingo, dia 20 de Dezembro, às 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, realiza-se um concerto de natal com a participação do Rancho de Natal da Casa do Povo de Guadalupe, Coro de Nª. Srª. de Guadalupe, Grupo Coral de Nª. Srª. da Luz e Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa...

*******************************************************

Autarquia compra terrenos no Quitadouro

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu esta quinta-feira e deliberou adquirir um terreno sito ao Quitadouro Velho, de 51.304 m2, no valor de 212 mil euros. Uma parcela do prédio rústico, que pertence ao munícipe Dagoberto Boga, destina-se à construção do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa e, outra parte, às futuras instalações do Parque Industrial.
A Câmara Municipal decidiu ainda apoiar a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, com alojamento dos participantes, a realização do Torneio Inter-Associações Sub-17, a ter lugar na Graciosa de 19 a 21 de Março de 2010.

********************************************************

Assembleia Munícipal vota Plano e Orçamento

O Plano e Orçamento da Câmara para 2010 é discutido e votado na Assembleia Munícipal de Santa Cruz da Graciosa, sexta-feira, 18 de Dezembro. O encontro tem início marcado para as 20h30.

por : Luís Costa

Fonte: RTP

Para ver mais pormenores em vídeo na página de Luís Costa sobre estas e outras notícias da Graciosa clique aqui neste link

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Não guarde os seus telemóveis velhos, tinteiros e toners usados. Eles podem salvar vidas.‏


A AMI pede para informar que são já mais de 6.000 os parceiros que se juntaram a esta organização com o objectivo de promover a reutilização de consumíveis e telemóveis. Estes funcionam como pontos de recolha, ficando a AMI responsável pelo seu posterior encaminhamento para reutilização em países de todo o mundo. Empresas, instituições e cidadãos têm ainda a oportunidade de reduzir custos na aquisição de consumíveis informáticos regenerados.

É um contributo da AMI na promoção da sustentabilidade ambiental, funcionando adicionalmente como um original meio de angariação de fundos para as suas Equipas de Rua, que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.

Faça já a sua entrega num dos pontos de recolha aderentes. Conheça a rede completa
aqui. Adquira consumíveis informáticos regenerados. Consulte os preços aqui. Inscreva o seu escritório, preenchendo a ficha de adesão anexa. Peça-nos cartazes e folhetos para divulgar este projecto. Para esclarecer qualquer dúvida, contacte-nos através do endereço de e-mail reciclagem@ami.org.pt.

Clique
aqui para ler mais sobre este projecto ou aqui para ver uma reportagem sobre todos os projectos de ambiente da AMI.



Rua José do Patrocínio, 49 1959-003 Lisboa Tel. 218 362 100 Fax 218 362 199E-Mail: fundacao.ami@ami.org.pt Internet: http://www.ami.org.pt/

Filme para esta sexta-feira no Centro Cultural da Graciosa



"A esperança está onde menos se espera" é um drama português com realização de Joaquim Leitão.



SINOPSE


Lourenço tem 15 anos e é feliz: é o melhor aluno de um dos mais exclusivos colégios particulares de Cascais/Sintra, tem uma banda e é popular entre as raparigas. O pai, Francisco Figueiredo, é um treinador de futebol que começa a construir uma carreira de sucesso e, apesar de treinar uma equipa modesta, qualificou-se para a final da Taça de Portugal. Mas Francisco é um homem de princípios e não quer ganhar a qualquer custo, o que lhe vai sair caro. É despedido do clube e nenhuma outra equipa o contrata. Todos lhe fecham as portas. E mês após mês, o dinheiro vai-se esgotando. Lourenço tem de deixar o Colégio e passa a frequentar uma Escola Secundária oficial cujos alunos são predominantemente da Cova da Moura. Lourenço, ao mesmo tempo que luta para se integrar numa nova e dura realidade, vai também ajudar o Pai a recuperar a dignidade perdida.





Fonte: Cinema Sapo

Electricidade aumenta nos Açores 2,1%



O aumento entra em vigor já no próximo mês de Janeiro e representa cerca de 1 euro, numa factura de 40 euros mensais.

A electricidade sobe menos na Região Autónoma dos Açores do que no resto do país, o que está relacionado com o processo de convergência tarifária, iniciado em 2002.


Os preços da elecricidade vão aumentar 2,9% no Continente, 2,5% na Madeira e 2,1% nos Açores.


Como resultado da crise económica, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estima que haja uma redução no consumo de elecricidade no próximo ano de 2010.


Gabinete Multimédia.


Fonte: RTP

Sorteio da Feira de Gastronomia é segunda-feira


A cerimónia de entrega de prémios da Feira Sabores da Inovação - Graciosa Best Food Awards'09, está marcada para a próxima segunda-feira, 21 de Dezembro.

A sessão de balanço do evento e divulgação do resultado das votações do júri, assim como para o sorteio dos três prémios do concurso, no qual os clientes participaram, terá lugar às 19h00, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Vasco Cordeiro, secretário regional da economia, está convidado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

Nível das quotas de pesca mantêm-se para os Açores



O Governo dos Açores ficou satisfeito com as conclusões saídas da reunião do Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia, que decorreu em Bruxelas.

Nesta reunião onde esteve presente, integrado na comitiva portuguesa, o subsecretário regional das Pescas, foram estabelecidas as possibilidades de pesca para 2010 das espécies atum patudo, com uma quota de 6.160,4 toneladas, o que representa um aumento de 2%, do chicharro, com uma quota de 3.072 toneladas, o que representa uma descida residual de 4%, e do espadarte, com uma quota de 1.408,5 toneladas, o que representa uma descida residual de 2%.

Estes números fazem com que a Região praticamente mantenha o nível das quotas com maior relevância, garantindo mesmo a manutenção das possibilidades de pesca em valores superiores às capturas actuais, permitindo que os nossos profissionais do sector possam intensificar as capturas destas espécies durante o próximo ano.

O Governo Regional também considera que é oportuno aproveitar-se o debate sobre a revisão em curso da Política Comum de Pescas para se implementarem mecanismos de gestão regionalizados das pescarias e com a introdução de mais instrumentos de flexibilidade para permitir quotas conjuntas para várias espécies, que possibilitem o desenvolvimento socioeconómico das populações e das comunidades que estão mais dependentes da actividade da pesca.



GaCS/LC

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Festa de Natal esta quinta-feira no Centro Cultural


O Jardim de Infância "O Balão" vai realizar uma festa de Natal no Centro Cultural da Ilha Graciosa no próximo dia 17 de Dezembro, esta quinta-feira, pelas 19h


Actividades do Museu da Graciosa para esta época de Natal




O Museu da Graciosa promove, ao longo de todo o mês de Dezembro, em colaboração com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa um atelier de informática e uma oficina intitulada “Velho e Novo”.

Até ao dia 31 de Dezembro, está patente nas instalações do Museu uma exposição de artesanato produzido no âmbito desta última oficina, intitulada “Trabalhos Loucos”.

Até ao dia 31, na ecoteca da ilha, realiza-se também a iniciativa EcoNatal, um presépio e uma árvore reciclada, na oficina de postais de Natal e de eco brinquedos.

Domingo, dia 20, o Museu promove um concerto de Natal, com o apoio logístico da Câmara Municipal, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, às 20:30 horas, com o Rancho de Natal do Guadalupe, o Coro Nossa Senhora de Guadalupe e o Grupo Coral Nossa Senhora da Luz



GaCS/FA/MG

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Santa Cruz da Graciosa com novo estilo


O centro histórico de Santa Cruz vai ser adaptado ao século XXI. O plano de requalificação, encomendado pela autarquia, prevê intervenções na Praça Fontes Pereira de Melo, Largo Vasco da Gama, parque infantil e pauis.


As actuais esplanadas de madeira vão desaparecer assim como o actual coreto da praça. O projecto é para desenvolver em três fases, com início em 2010.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

Clique aqui para ver mais detalhes em vídeo desta e outras notícias da Graciosa

Quer mais notícias da Graciosa?


É fácil e simples, mande-nos as vossas notícias para o nosso email. Todas as notícias serão publicadas aqui nesta página.


"Notícias da Graciosa" é um serviço informativo grátis do Grupo Galeriacores

domingo, 13 de dezembro de 2009

Guadalupe mais primeiro e Graciosa campeão de juniores



O Graciosa FC falhou a colagem ao primeiro lugar ao perder, este domingo, no Campo de Jogos de Guadalupe por duas bola a uma, frente ao Sporting. Os leões continuam isolados no topo da classificação, agora, a uma distância mais confortável de 6 pontos.


Melhor sorte teve a equipa de Juniores B que, ao bater o Guadalupe por seis bolas a duas, sagrou-se campeão da Graciosa, a três jornadas do fim.



Em Juniores D, o Graciosa FC ganhou por seis bolas a uma, reforçando a liderança na caminhada para o titulo, embora faltem ainda disputar 11 jogos do campeonato.

por : Luís Costa



Fonte: RTP

Siga este link e fique a par dos resultados dos jogos

sábado, 12 de dezembro de 2009

Mau tempo e mar bravo na Graciosa provoca grandes estragos no cais do Porto Afonso





Mau tempo e mar bravo provocaram grandes estragos esta noite no pequeno cais do Porto Afonso na Ilha Graciosa.




Esta notícia chegou à Galeriacores pelo nosso amigo João Silva que também tomou da iniciativa de fotografar todos os estragos ocorridos neste local.


Segundo esta testemunha ocular os estragos verificados ocorreram devido ao mar tempestuoso que acabou por destruir a ponta do cais zona que, segundo ele, já apresentava há já algum tempo alguma deterioração significativa e estava a necessitar de algumas obras de reparação urgentes.


O cais do Porto Afonso é utilizado essencialmente por alguns donos de barcos de recreio daquela zona da ilha.


O nosso muito obrigado a João Silva pelas fotos aqui publicadas bem como pelas restantes informações que foram obtidas através dele e que deram origem a esta notícia.



sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Recenseamento agrícola já arrancou na Região




Conhecer a realidade agrícola açoriana é o principal objectivo do recenseamento agrícola que está a decorrer em todo o arquipélago dos Açores.

Para auxiliar nesse recenseamento, esta manhã em Rabo de Peixe, teve lugar uma reunião de coordenação da Direcção Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura e do Serviço Regional de Estatística dos Açores com os utilizadores de informação agrícola da Federação Agrícola dos Açores.

Para Augusto Elavai, director do Serviço Regional de Estatística dos Açores, este encontro serviu para dar a conhecer à Federação Agrícola açoriana, em que consiste este processo, com vista a influenciar os agricultores com respostas mais objectivas questionários.

Pretende-se respostas objectivas e exactas de forma a caracterizar a agricultura dos Açores, através do quadro das políticas agrícolas existentes, bem como determinar a influência de indicadores económicos, ambientais, entre outros, na actividade.

Além desses aspectos a informação obtida vai permitir conhecer a origem do rendimento dos agricultores em termos percentuais.

Esta é a única operação agrícola, segundo o director regional, que dá informação detalhada ao nível da agricultura e que só se realiza de 10 em 10 anos, é pois um processo que visa a actualização dos dados da amostra para a próxima década.

Actualmente, a Região tem 18.551 explorações registadas, com a realização deste recenseamento vai ficar-se a saber se foram criadas novas explorações ou se desapareceram algumas delas.

Nesta abordagem pode-se obter, igualmente, informações sobre os produtos agrícolas, o efectivo animal, os sistemas de produção, algumas práticas agrícolas, a população agrícola familiar e ainda a mão-de-obra familiar.

Por outro lado, referiu Augusto Alavai, o recenseamento vai possibilitar detectar se há outras actividades não agrícolas mas lucrativas ligadas à exploração, é o caso do turismo rural, do artesanato ou mesmo da produção de queijo.

Nesse sentido, toda a informação recolhida vai facilitar a obtenção da informação estatística como base essencial para a tomada de decisões.

É de salientar que o recenseamento agrícola, que termina a 31 de Maio de 2010, é obrigatório e os dados recolhidos são estritamente confidenciais, quanto aos primeiros resultados só deverão ser tornados públicos em Outubro do próximo ano.


GaCS/LM

Ataque ao primeiro lugar


Curioso. Os três jogos de futebol a realizar este fim de semana, na Graciosa, nos diferentes escalões, são entre o Sporting de Guadalupe e o Graciosa Futebol Clube.


Em Juniores D a partida é relativa à 7ª jornada do campeonato, uma prova ainda longa, mas em Juniores B, já se começam a definir posições, uma vez que faltam apenas quatro jogos para o fim do campeonato.


Entretanto, no escalão principal, o Graciosa recebe o Sporting de Guadalupe, no Estádio Municipal, domingo, às 15h00. Os leões levam uma vantagem de 3 pontos.


por : Luís Costa


Fonte: RTP

O graciosaonline da-lhe a conhecer os resultados em directo:

Governo apresentou Plano para combate aos roedores



O secretário regional da Agricultura e Florestas apelou hoje a um maior envolvimento das entidades públicas e privadas no combate aos roedores, uma vez que nos últimos anos “a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas tem feito, de forma quase exclusiva, este trabalho e a distribuição de isco rodenticida pelas autarquias locais e pelos agricultores”.

Noé Rodrigues falava na sessão de apresentação do Plano de Gestão Ambiental Integrada de roedores para o arquipélago dos Açores, elaborado através de um caso de estudo na ilha de São Miguel e levado a cabo pelo Governo dos Açores com a colaboração do Ministério da Agricultura e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ao abrigo do acordo de cooperação entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Noé Rodrigues salientou a importância da realização deste trabalho que “permite um maior conhecimento sobre a realidade dos roedores nos Açores, das suas origens, populações e incidências e permite identificar melhor quais os meios necessários para controlar e combater os ratos na Região”.

Os objectivos centrais da realização deste trabalho passam pela defesa da saúde pública e da saúde animal e para que se pudesse definir um novo modelo de combate aos roedores garantindo, simultaneamente, uma gestão ambiental integrada.

Com a informação conseguida através da realização deste estudo, o Governo dos Açores vai agora, consultar todas as entidades envolvidas neste processo, para fazerem sugestões e comentários com a finalidade de preparar um Decreto Legislativo Regional que integrará, de forma articulada, “os esforços que a todos dizem respeito no processo de combate aos roedores na Região”.



GaCS/MS

Eco Natal na Graciosa


A Ecoteca da Graciosa montou, este ano, um presépio num vulcão, duas árvores recicladas, o cantinho da amizade e o cantinho dos ecobrinquedos, todos interligados numa perspectiva pedagógica e ecológica.



As crianças das várias escolas da ilha têm organizado visitas ao espaço e constroem postais de natal, a partir de papel reciclado...


por : Luís Costa


Fonte: RTP

Para ver o vídeo com mais detalhes sobre esta notícia clique aqui neste link

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Filme para esta sexta-feira no Centro Cultural da Graciosa


"A esperança está onde menos se espera" é um drama português com realização de Joaquim Leitão.


SINOPSE

Lourenço tem 15 anos e é feliz: é o melhor aluno de um dos mais exclusivos colégios particulares de Cascais/Sintra, tem uma banda e é popular entre as raparigas. O pai, Francisco Figueiredo, é um treinador de futebol que começa a construir uma carreira de sucesso e, apesar de treinar uma equipa modesta, qualificou-se para a final da Taça de Portugal. Mas Francisco é um homem de princípios e não quer ganhar a qualquer custo, o que lhe vai sair caro. É despedido do clube e nenhuma outra equipa o contrata. Todos lhe fecham as portas. E mês após mês, o dinheiro vai-se esgotando. Lourenço tem de deixar o Colégio e passa a frequentar uma Escola Secundária oficial cujos alunos são predominantemente da Cova da Moura. Lourenço, ao mesmo tempo que luta para se integrar numa nova e dura realidade, vai também ajudar o Pai a recuperar a dignidade perdida.


Boletim informativo da Câmara Municipal da Graciosa



Informação:


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que termina no dia 16 Dezembro, o ultimo período de candidaturas ao programa Porta 65 Jovem.


Para mais informações sobre este programa pede-se o favor de consultar aqui neste link:


Concerto de Natal:


No próximo dia 20 de Dezembro tem lugar no Centro Cultural da Ilha Graciosa um Concerto de Natal.


Festa de Natal:


O Jardim de Infância "O Balão" vai realizar uma festa de Natal no Centro Cultural da Ilha Graciosa no próximo dia 17 de Dezembro pelas 19h.





Fonte: Câmara Municipal da Graciosa